PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PENITENCIÁRIA SUPERLOTADA


Informação em primeira mão aqui do blog: o juiz da 3ª Vara Criminal de Abaetetuba Daniel Dacier Lobato agendou para a manhã desta quinta-feira (13) uma inspeção à penitenciária do Baixo Tocantins. O local, que tem capacidade para 120 detentos, está hoje com 353 presos. Só para se ter uma ideia de como a superlotação é rápida, há menos de um mês havia 290 pessoas cumprindo pena ali.

O Ministério Público já pediu a interdição parcial do Centro de Recuperação. A Superintendência do Sistema Penal do Estado estuda a proposta do MP de adotar a seguinte estratégia: a cada novo detento que desse entrada na casa penal, outras quatro vagas seriam abertas.

Um comentário:

  1. Olá Naldo, estou de volta a acompnhar seu blog.
    Sempre que me deparo com uma notícia como esta constato que estamos na contramão da civilidade. Vou fazer uma pergunta mais do que óbvia e sei que receberei uma resposta mais do que evidente: Qual o objetivo dos chamados "Centros de recuperação"?
    Ao contrário de inibir a inserção de pessoas no mundo da criminalidade e recuperar os que por várias razões seguiram esse caminho, estamos produzindo, em larga escala, como em uma linha de montagem, um exército de profissionais do crime. Não combatemos as causas da violência e da criminalidade, estimulamos um sistema político e econômico voltado a perpetuação das desigualdades, aceitamos passivamente que a máxima de que somente os três "P" sejam presos, enquanto os maiores causadores da falta de políticas pública justas permaneçam tranquilos sob a proteção de uma pervesa "imunidade" e do corporativismo das elites.
    Já não basta nossa indignação, pois de forma explícita vários dos chamados "representantes do povo" afirmaram que estão pouco se lixando pra opinião pública. A democracia pressupõe que além da opinião o cidadão tem direito à participação. Ah! Mas ao que parece, participar dá muito trabalho, então deixe como está e vamos apenas nos indignar!

    ResponderExcluir