PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NÃO ÀS DROGAS

Prefeitura de Abaetetuba e Polícia Militar assinaram nesta quarta-feira (19) convênio para implantação no município do Programa Educacional de Resistência às Drogas. A ideia é levar às escolas cursos que tenham como objetivo evitar que crianças e adolescentes tenham contato com as drogas. O PROERD será desenvolvido, inicialmente, em sete escolas de áreas suburbanas. Participarão dos cursos, que têm duração de dez semanas, 360 alunos de 4ª série das escolas públicas. As orientações estarão relacionadas a temas como efeito das drogas, pressão de grupo, influência da mídia, habilidades de resistência, escolha dos amigos, e opções saudáveis de vida. Iniciativa nota dez em um município que detém o triste rótulo de Medellin Brasileira.
Xô, traficantes assassinos da juventude!
Bem vindos, mensageiros da vida!

Um comentário:

  1. Considero importantes toda iniciativa no sentido de combater a volência, a criminalidade e todos os males que as drogas causam à nossa sociedade. Entretanto comungo da visão do Professor Antônio Carlos Gomes da Costa que afirma que precisamos inverter a ordem de abordagem do problema das drogas. Explico: segundo o educador por muito tempo quando falamos de drogas a crianças, adolescentes e jovens, abordamos a composição das drogas, seus efeitos, consequências, etc. tornamos esse público em experts no assunto. No entanto, poucas vezes buscamos enfatizar e incentivar o modo de vida saudável. Como alternativa ele propõe adotarmos outra forma de abordagem e cita para isso o exemplo de uma estrada. A estrada é o caminho que seguimos; é onde queremos chegar; é o nosso objetivo e devemos nos manter nela. Os perigos estão à margem dessa estrada e são sinalizadas por placas de advertência. Caso não obedeçamos aos alertas saíremos de nosso caminho e podemos nos acidentar. Portanto devemos, segundo ele, reforçar o modo saudável de viver e tratar o assunto das drogas na lateralidade. Crianças, adolescentes e jovens que estejam com suas vidas equilibradas e saibam valorizar suas conquistas não everedaram pelo caminho da dependência química. Finalmente, se a um adolescente apresentarmos um jovem com uma família estruturada e que tem todas as suas necessidades básicas asseguradas e em contrapartida apresentarmos um dependente químico de crack, acredito que a escolha seria óbvia.
    Portanto, creio que as inciativas anunciadas pelo governos podem ser válidas. porém, enquanto aceitarmos uma cidade que valoriza um tipo de lazer fundamentado nas incontáveis festas como as que são tradicionais em Abaetetuba e os governos e a sociedade não adotarem formas mais saudáveis de diversão, valorizando o esporte e a convivência familiar e comunitária, continuaremos sofrendo as consequências do crescente tráfico e consumo de drogas e todos os problemas decorrentes disto.

    ResponderExcluir