PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

terça-feira, 4 de agosto de 2009

EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO

Há algumas semanas contei no Programa Panorama (RedeTV! Canal 9-Abaetetuba) a história de tesouros escondidos nas matas do ramal do Sucurijuquara - na estrada que liga Abaetetuba a Igarapé Miri. Segundo os moradores, fornos carregados de ouro estariam repousando no fundo de uma fonte conhecida como lago da Piaçaba. Seriam resquícios dos tempos da Cabanagem, quando os revoltosos, depois de pilhar as propriedades que encontravam pela frente, tratavam de preservar o produto dos saques. A história é encarada com tanta veracidade que, ao longo dos anos, várias expedições já foram organizadas em busca das tais riquezas. Até hoje nada foi encontrado.
No mesmo ramal, só que em outro trecho, há o relato de um pote de moedas de ouro e prata qe havia sido enterrado aos pés de duas castanheiras. Deste, conta-se um episódio curioso: no início do século passado, um prefeito de polícia (delegado na época) tinha o hábito de colocar os presos para trabalhar em uma de suas propriedades, justamente nessa área onde estariam as duas ditas árvores no ramal do Sucurijuquara. O tal detento, um cearense, ao contrário de todas as outras pessoas que tinham medo até de frequentar o local por acreditar ser um terreno mal assombrado, resolveu morar na área. Uma noite, o sujeito teria recebido, em sonho, a mensagem de onde estaria um tal pote recheado de riquezas. Pela manhã, para espanto de todos e sem saber do que se tratava, o moradores viram o estranho se despedir para sempre. Levava um saco nas costas. Só depois, souberam da tal história e descobriram um buraco escavado entre as duas castanheiras.
Encontrei hoje pela manhã o Baca, um simpático agricultor que me contou os tais episódios, que na verdade são de conhecimento de todos. Ele me disse que logo após a exibição da reportagem, uma senhora o procurou e disse: -vocês não sabem, mas existe um outro tesouro escondido dentro de uma árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário