PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOVA ENQUETE

Estamos com nova enquete (verifique aí ao lado e vote). O resultado da pesquisa anterior foi este:

Em relação ao tema "os ribeirinhos estão se armando para enfrentar a pirataria. Na sua opinião..."
-57% acham que os ribeirinhos não deveriam se armar, pois violência gera mais violência.
-42% consideram que eles estão certos. Olho por olho, dente por dente.
-1% acha que os ribeirinhos deveriam confiar mais na política de segurança do estado.

ABAETETUBA NA IMPRENSA

Abaetetuba está mais uma vez no foco da imprensa. Pena que é de forma negativa. Leia essa notícia publicada no portal ORM agora pela manhã:

Será encerrada, na manhã desta segunda-feira (31), a fase de oitivas de testemunhas de acusação do caso da adolescente que ficou presa com homens no município de Abaetetuba. Os depoimentos estão sendo conduzidos pelo juiz Daniel Ribeiro Dacier Lobato, da 3ª Vara Criminal do município. Ao todo 90 testemunhas figuram no processo, sendo que este é o 15º depoimento.

O último depoimento de testemunha de acusação será da juíza Clarice Maria Andrade. Como o processo corre em segredo de justiça, não foi informado nem o local, nem o horário da oitiva. A imprensa também não poderá ter acesso ao depoimento da magistrada.
Ao todo 90 testemunhas, entre defesa e acusação figuram no processo. Até agora 15 testemunhas foram ouvidas. A Justiça deve determinar hoje, após a oitiva da magistrada, a data do início dos depoimentos das testemunhas de defesa. Cada acusado tem direito a oito testemunhas.
Figuram no processo como acusados 12 policiais civis que já foram ouvidos pelo magistrado. O magistrado aguarda o retorno da carta precatória encaminhada ao Judiciário do Distrito Federal, com o depoimento da vítima.

NOTA DO BLOG:
Quando vejo essas notícias, lembro de uma frase célebre do folclore jornalístico: Good news is no news (notícia boa não é notícia). Como jornalista digo, em mea culpa, que isso tem um fundo de verdade. Mas a desgraça só vende porque tem quem a compre. É um círculo vicioso. Eu conto dramas, você compra o jornal, eu conto dramas...Quando posso, tento puxar uma brasa pra nossa sardinha. Uma vez, liguei para uma amiga minha, que ocupava um cargo de comando na área de jornalismo de uma importante emissora de Belém ( convém não mencionar), perguntando qual seria  a possibilidade de uma equipe da tal TV vir fazer uma matéria sobre o círio de Conceição. Não dava naquele momento, foi a resposta. Insisti e consegui a exibição de uma nota coberta (ou seja, o apresentador do telejornal leu um texto elaborado por mim enquanto passavam imagens feitas pela nossa equipe aqui de Abaetetuba). A nossa maior festa religiosa só foi mostrada porque, na época, houve o famoso quebra-quebra, quando foram destruídas a prefeitura, a casa do prefeito... A TV achou que era uma boa cobrir o círio como emblema de uma cidade que se recuperava da violência através da fé.
Em outro momento, eu e o Márcio Negrão fomos a Belém ao encontro de um amigo meu dos tempos de universidade, o Mauro Netto (que até hoje é chefe de reportagem -ou de redação, sei lá- de O Liberal). Conseguimos, a custo zero, a cobertura da Folia de Reis em página inteira do cadernoMagazine. Falo essas coisas pela primeira vez publicamente para repor a verdade em seus devidos termos e para mostrar que é possível demonstrar o amor pela terra natal, sem pirotecnias, exibicionismos, nem interesses outros que não seja mostrar que Abaetetuba não é só o que (mal) dizem dela.

O ANIVERSÁRIO DO FLADILSON

Abro espaço para uma nota social: Meu amigo Fladilson Nobre esteve aniversariando neste domingo (30). A data foi comemorada com a família e os amigos no sítio Paraíso, na estrada de Beja. Na foto aí ao lado, o Fla (à esquerda) dá toda a atenção ao Rodrigo, que é o churrasqueiro-mor da turma. Cá pra nós, a foto merece um comentário: Que lindo!!!!
Fiquem à vontade pra fazer seus comentários.

TÁ ACABANDO!!!

Faltam menos de cinco horas para o fim da nossa enquete (ver tema aí ao lado). É muito importante sua paticipação, para que tenhamos noção do que pensa nossa sociedade. Vote logo!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

SEMPRE EM FRENTE

O naldoaraujo.blogspot.com continua apresentando números surpreendentes. No Google já aparecemos com quase 12 mil resultados no sistema de buscas. Vamos em frente

DEPOIS DAS TREVAS, A LUZ!

Ligações clandestinas de energia são sempre um perigo. Mas os moradores da Vila do Sossego, no km 10 da PA 252, em Abaetetuba, não tiveram alternativa. Cansados de tanto aguardar por uma resposta da Rede Celpa, para a qual enviaram vários documentos solicitando o posteamento da área, eles resolveram a situação por conta própria. Fincaram pedaços de pau ao longo do ramal e neles esticaram a energia que passa na rodovia, há seiscentos metros. Só que o improviso acabou em tragédia. No final da tarde do domingo, 23, o lavrador José Maria Pereira, de 54 anos, resolveu religar os fios de um poste improvisado na entrada do ramal, que haviam sido rompidos por um urubu. Acabou atingido por uma forte descarga elétrica e acabou morrendo. Era um dos maiores lutadores para que a energia elétrica chegasse de forma regular às casas da Vila do Sossego. A resposta da Rede Celpa finalmente chegou aos moradores. Em nota enviada ao autor deste blog (em atendimento às solicitações do Programa Panorama, que exibira uma reportagem a respeito), a empresa informa que "está levantando as informações físicas da localidade para encaminhá-las ao comitê gestor do programa (Luz para todos), que vai tomar as providências necessárias para atender a comunidade com energia elétrica." Antes tarde do que nunca!

PREFEITA PASSA POR INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

Foi concluída às 10:30h da manhã de hoje na clínica Saúde da Criança, em Belém, a cirurgia a que foi submetida a prefeita Francineti Carvalho. A ooforectomia (operação para a retirada do ovário) foi um sucesso. A intervenção se fez necessária ao ser detectada a presença de quistos ováricos. A prefeita permanece sedada e não há previsão de alta.

CUIDADO COM OS RAIOS ULTRA-VIOLETA

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE- Abaetetuba deverá ter um sábado e domingo com poucas nuvens. Por conta disso, o índice UV (que mede a intensidade dos raios ultra-violeta) estará no nível 10, considerado muito alto. Por isso, os especialistas recomendam: Evitar o sol ao meio-dia Permanecer na sombra Usar camisa e bone Usar protetor solar. Com as crianças, o cuidado deve ser redobrado.

VAMOS EM FRENTE

O naldoaraujo.blogspot.com alcança a marca de quinze leitores registrados. Somos, de longe, o blog genuinamente abaetetubense com maior número de seguidores oficialmente cadastrados. Bem-vindo Ademir-Heleno.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVE CIDADANIA

A Defensoria Pública do Estado, através do seu Núcleo de Desenvolvimento Humano, promove nesta terça-feira, 1º de setembro, uma audiência pública em Abaetetuba para promover a cultura da cidadania na sociedade. O evento vai mostrar que todos são iguais perante a lei, sejam índios, brancos, homossexuais, negros, pessoas portadoras de deficiência, enfim, todo e qualquer cidadão e cidadã brasileira. Tome nota: terça-feira, dia 1º de setembro, a partir das 14h, no auditório do Ministério Público.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A AIDS EM ABAETETUBA

No programa Panorama deste sábado, a entrevista da semana será com a diretora do Centro de Testagem e Aconselhameno, Lucilene Ribeiro, que fala sobre os números da AIDS no município. O assunto é preocupante. Segundo dados do CTA-Abaetetuba, 11 casos positivos foram diagnosticados este ano. Atualmente, cem pessoas soropositivas recebem acompanhamento do Centro de Testagem e Aconselhamento.
O Panorama vai ao ar às 12:45h na REDETV! Canal 9.

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM DEBATE

Com o tema "Participação e controle social no SUAS-Sistema Único da Assistência Social", será realizada nesta sexta-feira (28) e sábado (29) , a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Abaetetuba. A abertura será as 9h no Centro de Referência Maria do Pará (Estrada de Beja, km 01). A programação inclui debates, palestras, trabalhos de grupos e apresentações culturais. Entre os assuntos a ser discutidos estão: a participação popular no orçamento e co-financiamento na perspectiva do SUAS; representatividade, composição e processo de escolha do Conselho Municipal da Assistência Social; atuação das entidades na execução da política e fortalecimento do controle social; definição e proposição de estratégias de fortalecimento da política de Assistência; e avaliação da gestão da Assistência Social.
A Conferência será encerrada com a escolha dos delegados para a VII Conferência Estadual de Assistência Social.

VOTE LOGO!

Faltam só três dias para o encerramento da nossa enquete (ver tema aí ao lado). E você, já votou? Dê a sua opinião.

ABAETÉ TEM NOVO PRESIDENTE

Em eleição realizada nesta sexta-feira, o cartorário João Batista Ferreira foi eleito o novo presidente do Abaeté Futebol Clube. Batista encabeçava a chapa 1, que conquistou 49 dos 90 votos apurados. A chapa 2, que tinha como candidato a presidente o empresário Afonso Sarges, obteve 41 votos. A nova diretoria comandará o Guará abaetetubense até 2012.

JADER ENTRE OS TUCANOS?

Segundo o Radar on-line, do jornalista Lauro Jardim, na Veja.com:
"O PSDB paraense está conversando com Jader Barbalho. Discutem uma aliança em 2010."

comentário do blog:
E agora, Jatene? E agora, Mário Couto? E agora, Almir Gabriel?

Como diria minha finada avó: Jesus, Maria, José!!!!!!

LULA VAI MUITO BEM, OBRIGADO! JÁ ANA JÚLIA...

Diz o jornalista Lauro Jardim, no Radar On-line da Veja.com desta quinta-feira (27):

O ex-governador do Pará Jader Barbalho está navegando em céu de brigadeiro. Uma pesquisa Ibope encomendada pelo DEM mostra que Jader está à frente da governadora Ana Júlia Carepa e lidera a corrida pelo governo. Caso decida tentar o Senado, o quadro é ainda melhor: Jader lidera a disputa e tem mais que o dobro das intenções de voto do terceiro colocado, já que dois se elegem.

E a via-crucis da governadora parece não ter fim:

Pesquisa do Ibope no Estado do Pará indica que a governadora Ana Julia Carepa (PT) tem a desaprovação de 59% dos entrevistados, contra apenas 26% que aprovam. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 e entrevistou 700 eleitores. O desempenho da governadora petista é o inverso do presidente Lula, que soma 68% de aprovação, contra 23% que consideram seu governo regular e apenas 7% acham ruim ou péssimo.

LIVRO NOVO NA PRAÇA

Navegando no tempo e na fantasia dos sonhos. Esse é o título do mais novo livro da professora e escritora Maria do Monte Serrat. A obra reúne relatos do imaginário, fábulas que, segundo a autora, encantam na infância e devem ser preservadas na maturidade. Nessa sua oitava publicação, Monte Serrat mistura relatos fantásticos com poesias, homenagens e textos que abordam, de forma literária, mas com forte conteúdo de crítica social, a situação do idoso na sociedade.
Aos 72 anos, Monte Serrat não pensa em parar. Quer seguir escrevendo impressões, histórias, relatos de uma escritora que nuca desistiu de enfrentar desafios.
O lançamento de Navegando no tempo e na fantasia dos sonhos será na próxima sexta-feira, 4 de setembro, na Assembleia Abaetetubense.

ELEIÇÕES NO ABAETÉ

O Abaeté Futebol Clube escolhe hoje a nova diretoria para um mandato de três anos. A eleição acontece às 19:00, no Complexo Esportivo Humberto Maciel. Duas chapas estão concorrendo: uma, encabeçada pelo empresário Afonso Sarges; e outra, pelo cartorário João Batista Ferreira. Assim como na política partidária, o clima pré-votação anda fervendo lá pelas bandas do Guará.

HELENNA GAUER

Obrigado, Helenna, pelas suas palavras. Com simplicidade na escrita e fortes argumentos na essência, me fizestes entender muita coisa. É isso. Fico extremamente feliz quando percebo que algo fica de importante no que escrevo. E que apreendo algo também. Tens razão: não devemos nunca tentar julgar a razão do próximo em tomar certas atitudes. Assim, de onde menos imaginamos, aprendemos lições, tentamos corrigir rumos, seguir adiante sem se preocupar com a opção alheia.
Isso tanto serve para mim quanto para o Professor Valente. Que continuemos mantendo nosso debate em bom combate, aliás, no melhor dos combates: o das ideias. Entender melhor as coisas não é recuar. É avançar na razão!

Vou dormir um pouco mais maduro! Boa noite, Helenna Gauer! Boa sorte, Professor Valente!

Naldo Araújo

Diploma para jornalistas será tema de debate no Senado

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) deve realizar audiência para debater proposta que pretende incluir no texto da Constituição dispositivo para tornar obrigatória a exigência de diploma de curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. Ainda sem data marcada, a realização da audiência foi aprovada na reunião desta quarta-feira (26). Serão convidadas entidades de classe dos jornalistas, assim como as que representam empresas do setor de comunicação.
O requerimento foi apresentado pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), o relator da matéria (PEC 33/09), e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da proposição. Para Valadares, exigir formação acadêmica para o exercício de atividade tão 'específica, sensível e importante' como o jornalismo não limita a liberdade de expressão de ninguém. Segundo o senador, é 'razoável' que esteja sob a responsabilidade de profissionais graduados função que repercute diretamente sobre a vida da população.
O debate deverá contar com a participação dos presidentes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo de Andrade, e da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azedo, entre outras entidades da classe. Os presidentes da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, Daniel Pimentel Slaviero, e da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Judith Brito, serão convidados para representar a área empresarial. A lista de debatedores inclui ainda o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Raimundo Cezar Britto Aragão, além de membros da comunidade acadêmica.

Fonte: Agência Senado

Comentário do blog:

A decisão não poderia ser mais sensata. Depois da humilhação pública, nós, jornalistas de fato e de direito merecemos um pouco mais de respeito.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PREFEITA VAI PASSAR POR CIRURGIA

A prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho será submetida a uma ooforectomia, uma operação cirúrgica que consiste na retirada do ovário. A intervenção cirúrgica se faz necessária para a remoção de quistos ováricos. O procedimento será realizado na manhã deste sábado (29), no hospital Saúde da Criança, em Belém. Francineti terá de se ausentar do município por quinze dias, período em que a administração será exercida interinamente pelo vice-prefeito Ronald Margalho Ferreira.

QUE BOM!

Reencontrei meu grande amigo Marajó, o ex-craque do Clube do Remo e de outros clubes do Brasil. Perguntei aqui no blog por onde ele andava. Esclarecido: Marajó estava em Almeirim, treinando a seleção local. O eterno zagueiro do Leão recebeu proposta para ficar por lá, como resultado do bom trabalho que fez. Sujeito de bom coração e homem de caráter, ele merece!!!
Ah, e por falar no Marajó, recebi uma outra mensagem do Winiston. Por um erro de entendimento, acabei publicando uma informação incorreta. Vamos desfazer o mal-entendido:

"Eu (Winiston), sou abaetetubense, hoje moro em Belém nos dias de semana e nos fins sempre estou por aqui.Marajó que eu citei ser filho é o seu amigo que estava pra almeirim e voltou ontem (e por sinal já entrou em contato com vc).Espero ter esclarecido.Abraços.até a próxima"

Nota do titular deste blog:
Agora, ao saber que você é filho do "cara", é que me considero seu amigo, mesmo!!!

OLÁ, HELENNA E WINISTON!

Que legal!!!

Helenna e Winiston, meus colaboradores aqui do espaço, enviaram resposta às minhas solicitações. Fiquei sabendo que o Winiston é marajoara, estava em Almeirim e agora encontra-se em Abaetetuba. Helenna Gauer (nome de celebridade, hein!) mora em Abaetetuba. Como digo sempre, aqui na terrinha todo mundo acaba se conhecendo. Exceto quem não quer ser encontrado!

QUEM ÉS TU, BLOGUEIRO II

Recebi mensagem do blogueiro misterioso!!! Eis o que ele diz, sempre anônimo, é claro:

Não fique triste ou com ciúmes meu caro amigo Blogueiro, admiro seu trabalho. Seu Blog é muito bom. Mas você está tenso! Tente relaxar e procure ter uma postura um pouco mais independente. Um abraço a você e até breve.

E eu respondo:

Obrigado, amigo anônimo. Também acompanho seu blog e imagino que seja escrito por uma pessoa inteligente. Sempre comento que ele é muito bem redigido. Uma pena não conhecê-lo. Mas como seria bom um encontro dos blogueiros de Abaetetuba. Poderíamos trocar ideias. Não seria legal?
A propósito, amigo PROFESSOR, valeu pela visita!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

QUEM ÉS TU, BLOGUEIRO?

Quem é o autor do blog que eu costumo acompanhar? Onde ele mora? Como vive? Qual a sua profissão? Onde e quando poderia encontrá-lo para conhecê-lo melhor?
Cada leitor deveria fazer essas perguntas ao seu blogueiro preferido. Aí, não pairaria dúvidas incômodas do tipo: será que o blog que eu acompanho é uma farsa? Será que o blogueiro de minha preferência usa um pseudônimo? Se é isso, por que o anonimato? Por que eu, apesar de morar numa cidade onde todos se conhecem, nunca ouvi falar do meu blogueiro favorito?
Escrever um blog é ter responsabilidade com o que se publica. Isso vale tanto para o blogueiro que é médico, político, advogado, jornalista, engenheiro e PROFESSOR!!!
Eis que a tecnologia nos permite surpresas.

DELEGAÇÃO DE ABAETETUBA NO CONGRESSO NACIONAL DO PSOL

Uma delegação de Abaetetuba esteve participando do 2º Congresso Nacional do PSOL. O evento foi realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo. Estiveram na capital paulista, o presidente do Diretório Municipal e membro da Executiva Estadual, Nilson Melo da Cruz, e José Guilherme Ferreira, membro do Conselho Fiscal do Diretório Municipal. Outro integrantre do PSOL-Abaetetuba, Acrizio Galdez, esteve presente como observador. 
No Congresso, foram discutidas as conjunturas nacional e internacional; criação de uma nova central sindical; reformulação no estatuto do partido; eleição do Diretório e  Executiva Nacional; e eleições 2010. 
Por falar no PSOL, o senador José Nery participa no dia 27, em Parauapebas, do Encontro Estadual de conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Pará. O assessor parlamentar do senador Nery e ex-conselheiro tutelar, Élison Ferreira, participará de toda a programação, representando Abaetetuba.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Está sendo realizada hoje e nesta quarta-feira a Conferência Municipal de Educação. O evento é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com vários outros órgãos e entidades ligados ao assunto. O tema é "Construindo o Sistema Nacional Articulado de educação: o Plano Nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação". Entre os objetivos está a mobilização da sociedade para discutir e definir políticas voltadas para a educação do município. A programação, na barraca de Conceição, inclui palestras, mesas-redondas e plenárias. Serão eleitos 46 delegados para representar o município na Conferência Regional e Educação.

DROGA!

O comando da Polícia Militar de Abaetetuba recebeu agora pela manhã, 15 kg de maconha apreendidos em Moju. O comandante do policiamento do interior Sargento Angelino informou que, ao receber uma denúncia anônima, uma equipe de seis policiais dirigiu-se a uma das estradas vicinais da PA-150. Em uma barracão, foram encontrados pacotes de maconha prensada, um caderno de anotações e um passaporte de Sueny Miranda Caetano. A polícia levanta a hipótese de que ela seja a chefa do tráfico, já que no documento há registros de viagens para o Japão e o Suriname. Ninguém estava no local no momento da operação policial.

JÁ SOMOS 14

Contem comigo. Já são 14 os leitores fiéis desse espaço. Bem-vindo, Lial Bentes, que aí de Redenção passa a acompanhar o naldoaraujo.blogspot.com. Conosco estão, ainda, o Edilvane, lá em Tailândia; a Edilma, a Tânia, o Acrizio, o Élison, o dj Daniel Bonney, o Wender Curió, o Moraes, todos em Abaetetuba; O Stoesel, lá no Rio de Janeiro; a Helenna Gauer , o Winniston Facuri, e a Geração Eletrizante, que não sei onde moram (se quiserem nos informar, fiquem à vontade. Se não quiserem, tudo bem); o Marajó (onde estás, velho amigo?).
Que tal convidar os amigos, os parentes, a vizinhança? Faltam só 986 pessoas para alcançarmos a marca de mil seguidores. Fácil, né?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FINALMENTE, O RECONHECIMENTO

Encontro o ex-jogador Fortunato radiante. Ele foi um dos personagens (o outro foi o também ex-jogador Vicente) de uma matéria sobre o Abaeté Futebol Clube, exibida no sábado no Programa Panorama (RedeTv! Canal 9-Abaetetuba). Tanta alegria foi pela repercussão da reportagem. Fortunato me contou que, logo após a exibição, recebeu diversos telefonemas, pessoas foram à casa dele, foi cumprimentado nas ruas. Foi, apenas, a correção de uma injustiça.
Como tantos ex-atletas que deram imensas felicidades e encheram de orgulho os abaetetubenses, Fortunato nunca tivera o reconhecimento devido. Quase ninguém sabia de sua trajetória vitoriosa pelos campos de Abaetetuba e pelos gramados de outras cidades, integrando a quase imbatível seleção abaetetubense dos anos 60/70. Foi várias vezes campeão intermunicipal. E lamentava o fato do município não contar com nenhum tipo de iniciativa que legasse à posteridade os relatos daqueles feitos heróicos nos campos de futebol. Vai, infelizmente, continuar lamentando.
O município continua com uma enorme dívida com seus ex-jogadores. Vai prefeito, vem prefeito. Vai presidente da Liga Esportiva Abaetetubense, vem presidente da LEA e... nada!!! Políticos? Só na hora das fotos em algum evento comemorativo.
Pelo menos, nós vamos fazendo a nossa parte. Antes dessa reportagem, havíamos levado ao ar a vídeo-biografia dos ex-jogadores Marajó e Toninho. Outros personagens de nosso esporte serão retratados.

ESTÁ VALENDO A PENA

Que bonito e gratificante ver o blog promovendo discussões sobre determinados temas. Na nota "PT X PMDB", os leitores Winiston Facuri, Helenna Gauer e Élison Ferreira deram show de bola (leiam). Como o blog não gera receita nem tem fins lucrativos, o que ganho são os comentários sempre saudáveis de vocês. Obrigado por serem co-autores deste espaço. Aqui, não há censura!

A ENQUETE ESTÁ DE VOLTA

O blog retorna com suas enquetes, sempre abordando temas de interesse da coletividade. Veja aí ao lado a pergunta dessa semana e dê sua opinião. Participe. O resultado será apresentado semanalmente aqui e no Programa Panorama (RedeTV! Canal 9-Abaetetuba)

domingo, 23 de agosto de 2009

CAPOEIRA NACIONAL

Dizem que lá pelas bandas do rio Capim tem um lugar algo místico chamado Capoeira Nacional. O problema é que ninguém consegue chegar lá em sã consciência. A história me foi repassada pelo Ailton Lima, que atuou no Programa Pobreza e Meio Ambiente da Amazônia-POEMA- e é o que chamaríamos de um profissional sério, profundo conhecedor dos rincões de nosso estado. E é abaetetubense, acima de tudo. Logo, conhece o Capim e o povo daquelas bandas. Pois bem, eu e o Ailton chegamos a esse assunto quando comentei com ele minhas andanças por todos os cantos de Abaetetuba, em busca de reportagens especiais para o programa de TV Panorama. E acabei fascinado com o que ouvi.
Segundo o Ailton, ele costumava ouvir dos ribeirinhos do Capim a história do tal local. Embora curioso, nunca teve tempo nem oportunidade de conferir a veracidade dos relatos. O fato é que, contam os moradores das redondezas, ninguém sabe ao certo como chegar à tal Capoeira Nacional. Quem tentou, segundo consta, conseguiu. Mas a conquista veio acompanhada de uma narração assustadora. O ramal de entrada todos conhecem. O problema é que geralmente no meio do caminho, as pessoas enfrentam alucinações, ficam momentaneamente perturbadas. É como se forças sobrenaturais permitissem o acesso, desde que o trajeto continuasse em segredo. E o que se encontraria lá? Um imenso capoeiral, limpo, como se fosse varrido todos os dias, já que no solo não haveria nehuma folha caída, apesar de estar rodeado de árvores frondosas. Não sou de desperdiçar oportunidades de uma boa matéria. Nem costumo recuar de desafios. Mas confesso que fiquei assustado. Em todo o caso, iniciarei os preparativos para conhecer a estranha Capoeira Nacional. Convidarei o Ailton, conforme ficou acertado. E vocês, fiquem na expectativa.

EU, HEIN!


Na revista Veja desta semana:

PMDB X PT

O deputado Jader Barbalho é candidato ao governo do Pará pelo PMDB. Pois é, depois de ter sido preso e obrigado a renunciar ao Senado há oito anos por causa de denúncias de corrupção, ele quer voltar ao time principal da política. Comunicada ao Planalto, a decisão de Jader é um obstáculo à candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Isso porque, para apoiá-la, o paraense exige que a governadora petista Ana Júlia Carepa desista da reeleição.

Comentário do blog: Eu, hein!!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

O REMO POR UMA BICICLETA

Vicente foi um dos maiores jogadores de futebol de Abaetetuba de todos os tempos. Uma verdadeira lenda, dizem quem o viu jogar. Um caso raro de quarto-zagueiro que virou atacante. Foi o terror dos centro-avantes daquele final dos anos 50 e durante toda a metade da década de 60. Resolveu que chegara a hora de infernizar a vida dos defensores adversários. Fez sucesso nas duas posições. Vestindo a camisa do Abaeté Futebol Clube conquistou títulos. Era inevitável que chegasse à seleção abaetetubense. E isso naqueles tempos era um feito. Até então, Abaetetuba era um celeiro de craques. Vicente recorda: "o treinador tinha uma baita dor de cabeça, tendo 25 jogadores, cada um melhor que o outro. Todos em condições de ser titular". Os abaetetubenses eram praticamente imbatíveis nos campeonatos intermunicipais. Vicente era nome certo nas convocações. Jogou tanto na época do Crisantinho quanto na era do Dinaldo, monstros sagrados debaixo do gol. Formou equipes memoráveis ao lado de Piranha, Afonso, Filhinho, Batista, Florisvaldo, Fortunato, entre tantos outros. Logo chamaria a atenção de um clube grande. E não deu outra.
No auge da carreira, Vicente um dia recebeu a visita de um dirigente do Clube do Remo. Imagina vestir a gloriosa camisa azul-marinho? Não falo desse Leão de hoje que, ao lado do Papão, não dá orgulho em ninguém. Falo dos verdadeiros esquadrões formados pelos dois maiores rivais do futebol paraense naquele final dos anos sessenta. E Vicente tinha lugar nesses elencos. Tanto que chegou a atuar profissionalmente em uma partida do Remo contra o Ceará Sporting. Tinha futuro. Isso era opinião unânime de quem sabia diferenciar um atleta habilidoso de um perna-de-pau. Mas...
Vicente ri da decisão que o tirou da rota de êxitos nos gramados. Treinava no Baenão. Mas sua cabeça estava sempre na sua querida Abaeté. "Nos fins de tarde, batia uma saudade imensa do pessoal, daquela bandalheira toda", recorda o zagueiro/atacante. E como pensava na bicicleta que deixara guardada em casa, sob os cuidados do pai, o "seu" Teobaldo Maciel! Isso no tempo em que viajar para Abaeté não era tão fácil quanto hoje. No natal de 1968, 1969, por aí, os jogadores viajariam para as folgas de fim-de-ano. Vicente resolvera dar a si mesmo um presente de papai noel. Foi a uma loja da capital, onde gastou parte do salário comprando enfeites para a sua bicicleta. "Caprichei mesmo, porque quem tinha bicicleta naquele tempo, era como se tivesse um carro". Veio feliz da vida para a terra natal. Só quem morou em Belém, principalmente em meio a dificuldades, sabe como era contar nos dedos o passar do tempo para o retorno à cidadezinha às margens do Rio Maratauíra. Vicente não poderia estar mais feliz. "Imagina o cara com uma bicicleta e sendo jogador do Remo...". O jogador de futuro certo na profissão veio. E não voltaria!
Vicente saía orgulhoso com a bicicleta toda paramentada. Era o cara! E como ficava empolgado com os olhares da mulherada! Nem sabia mais se olhavam para o cara da bicicleta ou para o atleta do "Filho da glória e do triunfo". O tempo foi passando. Dia primeiro de janeiro, dia dois, três. E nada do retorno à capital. Os dirigentes, impacientes, resolveram saber o porquê daquela folga infindável. Já era o dia treze de janeiro. Vicente, então, mandou o recado: "Não volto mais para o Remo!!!". Como assim?-perguntavam-se estupefatos os cartolas remistas. Salário em dia, boas condições de treino, toda a estrutura necessária na capital. Ninguém entendia nada. Nem nunca entenderiam.
-Não dava mais- sentenciou décadas depois um Vicente que parece não se arrepender da decisão. "Imagina um cara com a minha idade naquele tempo com uma bicicleta...". A frase não continha mais um outro fator de orgulho: "...E sendo jogador do Clube do Remo".

ABAETÉ: 74 ANOS HONRANDO NOSSO FUTEBOL


Um evento simples, mas de grande significado. Assim foi a festa em comemoração aos 74 anos de fundação do Abaeté Futebol Clube, nesta sexta-feira, no estádio Humberto Parente. Aos diretores, associados e convidados, o presidente Benedito Barbosa, o Bucuca, anunciou que estava se despedindo, após cinco anos à frente do Guará. O dirigente fez um balanço de sua administração e disse que saía de cabeça erguida, apesar de magoado. Bucuca referia-se aos recentes episódios de acusações por parte de um grupo de oposição. Em uma reunião com discussões acaloradas sobre o destino das finanças do clube, o presidente quase foi agredido fisicamente.
Entre alegrias e desabafos, a diretoria de esporte informou que o Abaeté está pronto para iniciar a caminhada de retorno ao campeonato paraense. Nesta segunda-feira (24) iniciam-se os treinos com a equipe praticamente toda prata-da-casa, da comissão técnica aos jogadores.
Parabéns e boa sorte, glorioso Guará abaetetubense!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SERÁ?

De acordo com o blog do jornalista Ronaldo Brasiliense, sob o título Ana Júlia está em terceiro, diz Jader:

O notório deputado Jader Barbalho, o sobrancelhudo como diria o Juca, mostrou para a governadora Ana Júlia Carepa, em recente reunião com portas fechadas, que pesquisa encomendada pelo PMDB no Estado mostra que ela, Ana Júlia, aparece em terceiro lugar... Advinhem que aparece em primeiro...?

Nota deste blog:
A julgar pelos nomes que se apresentam como candidatos ao governo do Estado, é melhor nem saber o resultado dessa tal pesquisa. Como diria meu avô: tanto faz como tanto fez. Pobre Pará!

HOSPITAL DE SANTA ROSA FAZ ANIVERSÁRIO

A Unidade Mista de Saúde de Abaeteuba ou, como todos conhecem, o Hospital de Santa Rosa completou nesta quinta-feira 26 anos de funcionamento. O maior hospital público do Baixo Tocantins foi inaugurado em 1983 pelo então prefeito Ronald Reis Ferreira. A data foi marcada por uma programação que incluiu celebrações ecumênicas e pronunciamento de autoridades municipais. Francineti Carvalho disse estar orgulhosa de comemorar o primeiro aniversário da unidade na condição de prefeita. Ela lembrou que, ainda secretária de saúde, implantou o programa HumanizaSus e a brinquedoteca, recentemente reinaugurada.
Como parte das comemorações de aniversário, foi realizada uma campanha de doação de equipamentos e utensílios ao Santa Rosa. Entre as doações estavam desde panelas e cadeiras até geladeiras.

ABAETETUBA RECEBE VISITA DE AVALIADORES DAS NAÇÕES UNIDAS

Estão desde esta quinta-feira (20) em Abaetetuba os representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD- que vieram verificar in loco os itens apresentados pelo nosso município em um projeto que acabou sendo selecionado entre os doze melhores do país, e o único do Pará, no Projeto “Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local”. O principal objetivo dessa iniciativa, que tem a chancela das Nações Unidas, é contribuir para que os municípios alcancem um desenvolvimento sócio-econômico inclusivo e sustentável. A equipe do PNUD é formada por Suely Couto Rosa- conselheira do PNUD, Narsdan Paz- técnico do Conselho Nacional dos Municípios, e Ieva Lazareviciute, assessora do programa. Nesse dois dias de visita, essa comissão de avaliação e julgamento está cumprindo uma extensa agenda que inclui reuniões com a prefeita e os secretários municipais de governo, com os vereadores e com a sociedade civil organizada; e a visita propriamente dita a alguns locais definidos no projeto original. Ficando entre os quatro finalistas, Abaetetuba dividirá com outros quatro municípios investimentos de R$ 1.800.000. Esses recursos chegarão aos municípios na forma de disponibilização de funcionários e consultores do PNUD para auxiliar na elaboração de políticas, programas e projetos nesse sentido nas cidades classificadas.
Um dos critérios para a seleção é que cada município elencasse três prioridades. O projeto abaetetubense apontou como temas principais o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente; a ampliação do sistema de abastecimento de água; e a aplicação de medidas que tornasse mais ambientalmente adequado om destino do lixo urbano. Os finalistas foram divididos em quatro grupos. Abaetetuba tem como concorrentes diretos por uma das quatro vagas as cidades de Tefé(AM) e Corumbá de Goiás (GO). As cidades vencedoras serão conhecidas no dia 14 de setembro.
Façamos figa!!!

COM A PALAVRA, O LEITOR

Interessante a opinião do leitor Élison Ferreira a respeito da nota sobre o lançamento do PROERD em Abaetetuba. Acompanhem:

Considero importantes toda iniciativa no sentido de combater a volência, a criminalidade e todos os males que as drogas causam à nossa sociedade. Entretanto comungo da visão do Professor Antônio Carlos Gomes da Costa que afirma que precisamos inverter a ordem de abordagem do problema das drogas. Explico: segundo o educador por muito tempo quando falamos de drogas a crianças, adolescentes e jovens, abordamos a composição das drogas, seus efeitos, consequências, etc. tornamos esse público em experts no assunto. No entanto, poucas vezes buscamos enfatizar e incentivar o modo de vida saudável. Como alternativa ele propõe adotarmos outra forma de abordagem e cita para isso o exemplo de uma estrada. A estrada é o caminho que seguimos; é onde queremos chegar; é o nosso objetivo e devemos nos manter nela. Os perigos estão à margem dessa estrada e são sinalizadas por placas de advertência. Caso não obedeçamos aos alertas saíremos de nosso caminho e podemos nos acidentar. Portanto devemos, segundo ele, reforçar o modo saudável de viver e tratar o assunto das drogas na lateralidade. Crianças, adolescentes e jovens que estejam com suas vidas equilibradas e saibam valorizar suas conquistas não everedaram pelo caminho da dependência química. Finalmente, se a um adolescente apresentarmos um jovem com uma família estruturada e que tem todas as suas necessidades básicas asseguradas e em contrapartida apresentarmos um dependente químico de crack, acredito que a escolha seria óbvia.Portanto, creio que as inciativas anunciadas pelo governos podem ser válidas. porém, enquanto aceitarmos uma cidade que valoriza um tipo de lazer fundamentado nas incontáveis festas como as que são tradicionais em Abaetetuba e os governos e a sociedade não adotarem formas mais saudáveis de diversão, valorizando o esporte e a convivência familiar e comunitária, continuaremos sofrendo as consequências do crescente tráfico e consumo de drogas e todos os problemas decorrentes disto.

NÃO ÀS DROGAS

Prefeitura de Abaetetuba e Polícia Militar assinaram nesta quarta-feira (19) convênio para implantação no município do Programa Educacional de Resistência às Drogas. A ideia é levar às escolas cursos que tenham como objetivo evitar que crianças e adolescentes tenham contato com as drogas. O PROERD será desenvolvido, inicialmente, em sete escolas de áreas suburbanas. Participarão dos cursos, que têm duração de dez semanas, 360 alunos de 4ª série das escolas públicas. As orientações estarão relacionadas a temas como efeito das drogas, pressão de grupo, influência da mídia, habilidades de resistência, escolha dos amigos, e opções saudáveis de vida. Iniciativa nota dez em um município que detém o triste rótulo de Medellin Brasileira.
Xô, traficantes assassinos da juventude!
Bem vindos, mensageiros da vida!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SEM ESSA DE ANÔNIMO

Nunca gostei desse negócio de alguém mandar uma mensagem e colocar "anônimo". Que é isso? Opiniões devem ser assinadas, devem ser assumidas. Aqui, isso nunca aconteceu. Nem vai acontecer. Você pode elogiar, criticar, abrir seu coração. A sua mensagem será postada, respeitando, é claro, os critérios de respeito e fundamento do que é dito.
Não tolero esses blogs onde todo mundo se diz "anônimo". Se não têm nome, não têm opiniões firmes. Se não têm opiniões firmes, não passam de meio-cidadãos, que jogam a pedra e escondem a mão. Aqui, não!!!!!
Por isso, orgulho-me de meus leitores. Todos cidadãos e cidadãs por inteiro. Que falam e assinam embaixo!!!!

VÁ MANDANDO

A turma aqui do blog tá que tá em termos de colaboração. Eis o que nos diz o leitor Abílio, em relação à matéria sobre Abaetetuba, exibida no sábado (15) no Programa Panorama:

EXCELENTE REPORTAGEM! fiquei emocionadoao ver e ouvir a memória fotográfica de Abaetetuba, comentada por dois abaetetubenses que carregam sem medo o titulo de homem "forte e valente", admiro muito o trabalho de vocês principalmente por manter viva nossa memória. Uma história, como a de origem de nosso povo deve ser contada por muito tempo, principalmente por estarmos intimamente ligados ao culto a Nossa Senhora da Conceição. Que a história de nossa querida cidade permaneça viva. Parabéns Abaetetuba, e parabéns a você Naldo Araújo e ao Jorge Machado, em nome de todos os que amam a história desta cidade e não querem vê-la perdida, muito obrigado.Gostaria de saber mais sobre a origem da cidade, o culto a Virgem da Conceição e se possível rever a reportagem do antigo cemitério e a igreja que existiam ali próximo ao cruzeiro. Será um prazer revê-lo aos sábados principalmente se for na companhia desse grande escritor que é Jorge Machado.UM GRANDE ABRAÇO E MAIS E MAIS SUCESSO.

Grande, Abílio. Teria o maior prazer em conhecê-lo pessoalmente. Você e a Helenna Gauer! Mantenham contato.

QUE HOMENAGEM!

A nossa amiga Helenna Gauer envia uma belíssima mensagem em homenagem ao aniversário de Abaetetuba:

Cidade acolhedora
De horizonte sereno e inspirador
Estar aqui é viver em um mundo
Onde tudo posso
Pois me encho de energia
E sinto-me capaz do impossível
Minha cidade , meu amor, meu refugio
Aqui tudo é mais
Alegre
Possível
Encantado
Doce
E reviver a emoção de ouvir a Banda Carlos Gomes no coreto da Praça
E relembrar a infância e sentir no peito a dor da saudade
Dos que aqui cantaram e encantaramAbaetetuba, minha cidade, meu amor
Minha fortaleza.

FALOU, TÁ FALADO

O leitor Élison Ferreira diz que está de volta e manda um comentário, como sempre, lúcido e pertinente:

Olá Naldo, estou de volta a acompanhar seu blog.Sempre que me deparo com uma notícia como esta (refere-se à nota sobre a superlotação da penitenciária de Abaetetuba) constato que estamos na contramão da civilidade. Vou fazer uma pergunta mais do que óbvia e sei que receberei uma resposta mais do que evidente: Qual o objetivo dos chamados "Centros de recuperação"?Ao contrário de inibir a inserção de pessoas no mundo da criminalidade e recuperar os que por várias razões seguiram esse caminho, estamos produzindo, em larga escala, como em uma linha de montagem, um exército de profissionais do crime. Não combatemos as causas da violência e da criminalidade, estimulamos um sistema político e econômico voltado a perpetuação das desigualdades, aceitamos passivamente que a máxima de que somente os três "P" sejam presos, enquanto os maiores causadores da falta de políticas pública justas permaneçam tranquilos sob a proteção de uma perversa "imunidade" e do corporativismo das elites.Já não basta nossa indignação, pois de forma explícita vários dos chamados "representantes do povo" afirmaram que estão pouco se lixando pra opinião pública. A democracia pressupõe que além da opinião o cidadão tem direito à participação. Ah! Mas ao que parece, participar dá muito trabalho, então deixe como está e vamos apenas nos indignar!

ABAETETUBA 114 ANOS


Aos amigos distantes da terra natal mando a boa nova: Abaetetuba completou 114 anos no dia 15 de agosto com uma gande festa em toda a cidade. As comemorações começaram às cinco horas da manhã com uma alvorada de fogos. Foi emocionante ver as nossas bandas de música Carlos Gomes e Virgem da Conceição percorrendo as ruas com marchas e dobrados. Em seguida, tivemos o hasteamento das bandeiras na Praça Francisco Azevedo Monteiro, com a participaçção de autoridades e as tradicionais bandas marcias das escolas da rede pública. A programação contou ainda com uma série de inaugurações, algumas realizadas em conjunto entre a governadora Ana Júlia e a prefeita Francineti Carvalho.
Na noite do dia 15, foi aberta a Semana de Arte e Folclore, que vai até o dia 22, dia do folclore.
Você, que está longe, deve imaginar como são legais esses momentos festivos em nossa cidade. As ruas, as praças, todos em festa. Aqueles momentos inesquecíveis com o calor humano típico das cidades do interior.
Bateu a saudade? É porque você é um autêntico abaetetubense, daqueles que chegam depois de um longo tempo à terrinha e querem visitar Deus e o mundo, estar em todos os lugares, tudo em um só dia. Então, conte nos dedos os dias que faltam para o círio de Conceição ou o reveillon e vem prá casa, agora, pequeno!!!!
Viva Abaetetuba!!!!!

JÁ SOMOS 13

É isso aí. Agora, já são treze os nossos seguidores. Meus apelos tem dado certo. Faltam, agora, só mais 987 para alcançarmos a marca de mil leitores assíduos deste blog. Um dia eu chego lá!!!
Mesmo assim, o naldoaraujo.blogspot.com já é o blog abaetetubense com maior número de seguidores. Viva!!!!!!

VARDIVINO VAI À LUTA

Confirmado: o comediante Castor, famoso pelo personagem Vardivino da dupla com Coroné Tunico, viaja nesta segunda-feira para São Paulo. Vai tentar a sorte no sudeste do país. Começa visitando emissoras de TV como SBT e Record. O artista abaetetubense promete não sossegar enquanto não entregar dvds com seus trabalhos nessas duas grandes redes de televisão.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MATADOURO É OFICIALMENTE REABERTO

A PREFEITURA DE ABAETETUBA RECEBEU OFICIALMENTE NESTA QUINTA-FEIRA, O TERMO DE DESINTERDIÇÃO DO MATADOURO MUNICIPAL, ASSINADO PELO DIRETOR DA AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO PARÁ, A ADEPARÁ, SANDRO JOSÉ LEMANSKY.
O DOCUMENTO, EXPEDIDO PELA ADEPARÁ, É A ÚLTIMA ETAPA DO PROCESSO DE REABERTURA DO MATADOURO. NA SEMANA PASSADA, O LOCAL FOI VISTORIADO PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA AMARILDO GUERRA, QUE FOI VERIFICAR SE A PREFEITURA HAVIA CUMPRIDO COM O QUE FOI ACERTADO NO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA ASSINADO ENTRE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O MUNICÍPIO. AO FINAL DA VISTORIA, O PROMOTOR CONSIDEROU, COM RESSALVAS, O MATADOURO APTO A FUNCONAR NOVAMENTE.

REPRESENTANTE DO PAPA NO BRASIL VISITA ABAETETUBA


O Núncio Apostólico Dom Lourenço Baldisseri visitará Abaetetuba neste sábado. O representante do Papa e embaixador do Vaticano no Brasil está no Pará participando do encerramento da Semana Nacional da Família, promovida pela CNBB. Pela manhã, ele participa de uma celebração no Acará e às 19h estará presente na Missa da Família, no auditório do Colégio São Francisco Xavier.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DE BRAÇOS CRUZADOS

Cena rara no judiciário abaetetubense : pela primeira vez na história, os serventuários do Fórum de Abaetetuba cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (13). A paralisação por três horas foi em apoio à decisão do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário do Pará-SINJEP. A categoria reivindica reajuste salarial de 12%, revisão do PCCR (Plano de Carreira, Cargos e Remuneração) e o fim da resolução 006/2009, que determina algumas condições para recebimento do auxílio alimentação e da licença prêmio. Et por cause, o juiz Daniel Lobato, da 3ª Vara Criminal, resolveu adiar para a próxima semana a visita que faria hoje à penitenciária (ver nota anterior), para verificar a denúncia de superlotação da casa penal.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PENITENCIÁRIA SUPERLOTADA


Informação em primeira mão aqui do blog: o juiz da 3ª Vara Criminal de Abaetetuba Daniel Dacier Lobato agendou para a manhã desta quinta-feira (13) uma inspeção à penitenciária do Baixo Tocantins. O local, que tem capacidade para 120 detentos, está hoje com 353 presos. Só para se ter uma ideia de como a superlotação é rápida, há menos de um mês havia 290 pessoas cumprindo pena ali.

O Ministério Público já pediu a interdição parcial do Centro de Recuperação. A Superintendência do Sistema Penal do Estado estuda a proposta do MP de adotar a seguinte estratégia: a cada novo detento que desse entrada na casa penal, outras quatro vagas seriam abertas.

E O BLOG VAI EM FRENTE

Viram? O blog já tem onze seguidores. Não demora muito e já alcançaremos a marca de mil leitores assíduos deste espaço. Faltam, apenas, mais 989 pessoas. Quer me ajudar a chegar lá? Indique o naldoaraujo.blogspot.com aos amigos, aos inimigos, aos familiares, ao Barack Obama...

TÚNEL DO TEMPO


O Programa Panorama (REDETV! Canal 9-Abaetetuba) está imperdível neste sábado. A atração será dedicada ao aniversário de Abaetetuba. Assim, teremos música com o Sandália de Ambuá, depoimentos do povo nas ruas e uma entrevista bem diferente com o escritor e pesquisador Jorge Machado. O Jorge vai nos mostrar fotos bem antigas da cidade (como essa aí do lado, da Praça da Bandeira nos anos 60) e, ao mesmo tempo, mostraremos como está o local nos dias atuais. Vai ser bem legal! Não perca!
O Panorama vai ao ar às 12:45

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A MELHOR DE TODAS AS CIDADES

Naldo Araújo

O título vem carregado de bairrismo. Mas é que nós, abaetetubenses, natos ou adotivos, somos mesmo assim. Carregados de um orgulho que suplanta qualquer desaforo a esse pedaço de terra no coração do Baixo Tocantins. Gostaríamos de deixar bem claro a todo o mundo que não fomos nós, abaeteuaras, quem trancafiamos uma menor com vinte homens em uma cela de delegacia. Não seríamos capazes de manchar o nome sagrado de nosso lar. Não somos nós os responsáveis pela agressão estúpida ao meio-ambiente. Nunca submeteríamos nosso berço natal à melancolia de um futuro com céu carregado de nuvens tóxicas. Não somos nós os beneficiários da ganância putrefata das drogas. Nem desejaríamos a nossos filhos uma existência perdida. Não somos nós os piratas covardes que assombram os rios. Não planejaríamos tamanha desgraça aos irmãos ribeirinhos.
O que somos? somos cidadãos e cidadãs machucados, sim, pelo conjunto de maldades que infligem à nossa terra. Mas com a esperança de que um dia tudo vai passar. Mesmo com a internet e a TV ligada na novela das oito ainda poderemos sentar na porta de casa, misturando conversa fiada com o vento gostoso da noite. Teremos afastado de vez o perigo de presenciarmos um assalto na esquina. Nossos filhos menores poderão brincar, livres, nas ruas que já não estarão tão dominadas pelos milhares de mototáxis em alta velocidade, ávidos pelo próximo freguês. Nossos filhos mais velhos curtirão as baladas sem precisar se esquivar do assédio criminoso dos atravessadores do tráfico. Nossos irmãos ribeirinhos poderão cruzar os rios na hora que bem desejarem. Terão, enfim, a certeza de que as economias de toda uma vida, o motorzinho comprado com tanto sacrifício, a família... todos estarão a salvo.
O que somos? Somos senhores de nosso próprio destino. Que só aprendemos a engolir nossas próprias angústias. Haveremos de ser mais homens e mulheres dignos de ocupar esse solo. Haveremos de ser mais fortes. Haveremos de ser mais valentes.


ao dia 15 de agosto

ASSIM ERA A MINHA TERRA


Sábado, vamos todos cantar os parabéns para Abaetetuba. Para quem não sabe, no dia 15 de agosto comemoramos os 114 anos de elevação da então vila de Abaeté à categoria de cidade. A lei da transformação política foi promulgada no dia 6 de julho de 1895 pelo governador Lauro Sodré. Mas a instalação oficial da cidade, mesmo, só se deu no dia 15 de agosto daquele ano em solenidade no Paço Municipal (a prefeitura da época).

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RECADO DO JAIME

Recebi mensagem do Jaime Brasil -o polivalente- dizendo que tem lido o espaço, mas com uma ressalva: quer mais notícias boas. Certíssimo! Eu mesmo já tinha feito uma autocrítica e reparado nisso. Na minha visão jornalística egoísta, acabei virando um repórter mundo-cão e não pensei nos abaetetubenses que, mundo afora, acessam o blog com saudades da terra. Tem toda a razão o Jaime. Abaetetuba não pode ser confundida com os que só a maltratam. É muito, muito mais do que isso.

sábado, 8 de agosto de 2009

ONDE FORAM PARAR OS CARA-PINTADAS?

O Brasil não merece!
No turbilhão de baixarias no Congreso Nacional, a revista Veja dessa semana publica uma interessante reportagem com as pessoas que um dia pintaram o rosto e foram para as ruas pelo impeachment de Collor. Todos, eu disse, mostram-se decepcionados pelo Brasil de hoje.
Nao poderia ser diferente. Como ficamos nós, cidadãos, vendo Sarney segurando-se com unhas e dentes à cadeira da presidência do Senado? Como ficamos nós, assistindo à união de figuras como Renan, Collor e até- que desaforo à nação!!!- o presidente Lula em prol da permanência de Sarney? Onde estão os manifestantes? Onde está a indignação nacional? Nos sindicatos? Não. Nas sacristias? Pouco provável. Na UNE? Nessa, muito menos. O caso da União Nacional do Estudantes é emblemático. A ex-combativa entidade estudantil hoje emudece sob os auspícios do patrocínio oficial. Os recursos repassados à UNE pelo governo Lula saltaram de R$ 199 mil em 2004 para R$ 4,5 milhões no ano passado. Até agora, este ano, a entidade já recebeu R$ 2,5 milhões. Como o governo federal não considera uma boa o afastamento de Sarney, alguma dúvida sobre o silêncio da ex-combativa UNE?

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CRIANÇA VÍTIMA DE ACIDENTE COM RABETAS É ENTERRADA

O corpo de Adelan Janahu Barbosa foi enterrado agora há pouco no cemitério de Abaetetuba. A criança, de três anos de idade, foi a única vítima fatal de um choque entre duas rabetas no rio Tucumandubazinho. Adelan viajava em uma das rabetas com mais oito pessoas, incluindo a mãe, que passou mal e não pode acompanhar o enterro. A outra rabeta tinha dois ocupantes. Um deles, o viajante João Batista, também estava nas despedidas ao pequeno Adelan. Era amigo da família da vítima. Bastante abalado, ele contou que foi tudo muito rápido. Os barcos viajavam por um local conhecido como Furo do Vilhena. Em uma parte estreita do braço de rio, as duas rabetas, que viajavam em sentido contrário, acabaram se chocando. A violência da batida foi tanta que todos acabaram sendo jogados na água. Só a criança não pode ser salva. "Eu ainda vi a criança afundando, mas não deu tempo de fazer nada", contou João Batista, aos prantos.
Adelan era o caçula dos cinco filhos do pescador Antônio Barbosa. Mesmo consternada, a família classificou tudo como uma fatalidade, já que todos os envolvidos no acidente são amigos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TRAGÉDIA NAS ÁGUAS DO TUCUMANDUBAZINHO

Uma equipe do Corpo de Bombeiros encerrou agora há pouco as buscas por uma criança de três anos, que está desaparecida depois do choque entre duas rabetas. O acidente aconteceu no rio Tucumandubazinho-região das ilhas de Abaetetuba- esta tarde e, segundo as primeiras informações, as duas embarcações não conseguiram evitar o choque ocorrido em uma curva de um braço de rio bastante estreito. Uma das rabetas vinha com 12 pessoas e a outra, com apenas um ocupante. Os bombeiros retomarão as buscas na manhã desta sexta-feira.

COM A PALAVRA, O DELEGADO

Nem trapalhada nem omissão. Estive esta tarde com o delegado que preside o inquérito sobre a agressão sofrida por um agente de trânsito. O juiz Daniel Lobato disse que só decidiu a liberdade provisória do acusado com base em critérios técnicos (ver nota abaixo) e de acordo com as informações constantes dos autos enviados pela Polícia Civil. O material enviado pela PC estaria omitindo informações importantes que poderiam ter mudado o curso dos fatos? O delegado Manoel Matos me disse que não. E embasou seu relato.
O delegado disse, mostrando documentos, que fez todo o procedimento cabível nesse caso. E enviou à justiça o pedido de prisão em flagrante do agressor Jhonatha Vilhena enquadrando-o nos artigos 129 (lesão corporal grave); 180 (receptação de roubo); e 329 (resistência à prisão).
Anexou nos autos, inclusive, a posição do juiz, que decidiu, ainda no dia 29 de julho, pela manutenção da prisão em flagrante. No dia 30, o juiz decidiu "com base em normas técnicas do STF" pela liberdade provisória do acusado. "A Polícia Civil fez todo o procedimento que a ela cabia", disse o delegado Manoel Matos. Então não houve prevaricação do escrivão?-perguntei. "O escrivão cumpriu seu dever com toda seriedade", concluiu Manoel Matos.

COM A PALAVRA, O JUIZ

O caso da agressão a um agente de trânsito em Abaetetuba continua rendendo. Na quarta-feira (5), houve protestos em frente ao Fórum pela manutenção da prisão do agressor. Hoje pela manhã, estive com o juiz da 3ª Vara Criminal, Daniel Lobato, que disse ter tomado a decisão de deferir o pedido de liberação do acusado-que estava detido na penitenciária do município-com base em critérios técnicos. Até então, segundo ele, "o flagrante produzido na delegacia de polícia local só mencionava um soco no rosto do agente". Nesses casos, explicou o juiz, o flagrante tem de ser enviado para apreciação da justiça em até 24 horas após a ocorrência. Ao não ter sido informado da gravidade do caso, Daniel Lobato optou pelo que preconiza o Supremo Tribunal Federal. Na decisão do juiz "a regra estabelecida no ordenamento pátrio é a da presunçaõ da inocência, excepcionalmente é admitida a prisão cautelar, todavia, não ocorrendo os requisitos legais para a prisão, é direito subjetivo do acusado responder o processo em liberdade". Pelo rito processual, o inquérito deve ser concluído em até trinta dias. Só então, a justiça poderá fazer outra manifestação.
Perguntei, então, ao juiz: e o que acontece se ficar configurado que, ao invés de falta de elementos, o escrivão que lavrou o flagrante tiver omitido voluntariamente informações que poderiam agravar a situação do agressor Jhonatha Vilhena da Silva? Na peça enviada pela polícia civil não constavam o soco dado com uma chave entre os dedos e o fato de que a moto conduzida pelo agressor na hora da abordagem do agente de trânsito era roubada. Disse o juiz Daniel Dacier Lobato: "Aí, esse agente público (o escrivão de polícia) pode responder até pelo crime de prevaricação". Prevaricação é um crime perpetrado por funcionário público, e que consiste em retardar ou deixar de praticar, indebitamente, ato de ofício, ou em praticá-lo contra disposição legal expressa, para satisfação de interesse ou sentimento pessoal.(art. 319 do Código Penal Brasileiro). Agora, à tarde, conforme acertado ontem, deverei ouvir a opinião da superintende da Polícia Civil no Baixo Tocantins, Andreza Franco.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ABAETETUBA ENTRE OS FINALISTAS EM PROJETO DAS NAÇÕES UNIDAS

Abaetetuba está entre os doze municípios classificados à segunda etapa do Projeto “Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local”. A iniciativa é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD- e tem como principal objetivo contribuir para os esforços em andamento nos municípios para alcançar um desenvolvimento sócio-econômico inclusivo e sustentável. Para isso, será disponibilizado todo o corpo de funcionários e consultores do PNUD para auxiliar na elaboração de políticas, programas e projetos nesse sentido nas cidades classificadas. Os municípios foram avaliados com base em avaliação técnica feita por uma Comissão de Avaliação e Julgamento, que levou em conta os planos de trabalho apresentados pelos participantes.
Os finalistas foram divididos em quatro grupos. Abaetetuba é o único município paraense na fase final e terá como concorrentes diretos por uma das quatro vagas as cidades de Tefé(AM) e Corumbá de Goiás (GO). Ao todo serão destinados aos municípios Um milhão e oitocentos mil dólares oriundos do PNUD, sendo que o projeto será concluído em 2010. A expectativa é grande. No dia 14 de agosto, haverá reunião em Brasília para esclarecimentos de dúvidas do programa aos municípios finalistas. No dia 17, começam as visitas aos municípios e no dia 14 de setembro serão divulgados os municípios selecionados.

QUEDA DO FPM

O alerta já havia sido dado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM): o Fundo de Participação dos Municípios-FPM-de julho é 11% menor que no mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, "este é um mês que o FPM é bem menor, mas a queda verificada está bem acima do estimado. O que pode indicar que a recuperação da economia e o aumento da arrecadação de IPI e IR ainda vai demorar um pouco para chegar aos cofres municipais".
Enquanto isso, os municípios sofrem com o pires na mão...

INAGURAÇÃO DO CPC RENATO CHAVES EM ABAETETUBA

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves-unidade de Abaetetuba - será inaugurado no dia 15 de agosto, dentro das comemorações do aniversário da cidade. A atual unidade do IML funciona em um prédio anexo do hospital público de Santa Rosa e funciona só com o serviço de necropsia. Uma sede própria do Renato Chaves está sendo cosntruída no km 2 da rodovia João Miranda.

TRAPALHADA OU OMISSÃO?

Uma trapalhada,ou até mesmo uma omissão, na produção do flagrante que apura a agressão de um agente de trânsito pode ter resultado na liberação do agressor, um dia depois dele ter sido preso e enviado à penitenciária. O caso aconteceu na semana passada, quando o acusado Jonathan Vilhena desferiu um soco violenta no rosto do agente Clodonildo Correa. O agente foi transefrido para Belém, com fratura no nariz e um golpe profundo próximo no olho esquerdo. Jonathan foi preso em flagrante, enviado à penitenciária, mas no dia seguinte já estava na rua. Indignados, os agentes resolveram protestar na manhã desta quarta-feira (5) em frente ao Fórum. Uma comitiva foi recebida pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Abaetetuba Dainel Lobato, que prometeu falar com a imprensa sobre o assunto na manhã desta quinta-feira (6), mas o procurador da Prefeitura, Wellington Farias Machado, que está acompanhando o caso a pedido da prefeita, adiantou que foi isso mesmo: o juiz deferiu o pedido de liberação provisória, porque a peça que veio da polícia civil não esclareceu que Jonathan agrediu com uma chave entre os dedos, provocando uma lesão grave, nem que o agressor estava em uma moto roubada.
Agora, o caso retorna para a polícia civil, que só vai reencaminhar a ocorrência depois que aparecer uma testemunha. Jonathan agora poderá responder por tentativa de homicídio e receptação de roubo.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

GRATA SURPRESA

Fiquei muito feliz e orgulhoso ao reiniciar o blog e ver que já são dez os seguidores deste espaço.
E você? Me dê o privilégio de tê-lo aqui em nossa companhia.

EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO

Há algumas semanas contei no Programa Panorama (RedeTV! Canal 9-Abaetetuba) a história de tesouros escondidos nas matas do ramal do Sucurijuquara - na estrada que liga Abaetetuba a Igarapé Miri. Segundo os moradores, fornos carregados de ouro estariam repousando no fundo de uma fonte conhecida como lago da Piaçaba. Seriam resquícios dos tempos da Cabanagem, quando os revoltosos, depois de pilhar as propriedades que encontravam pela frente, tratavam de preservar o produto dos saques. A história é encarada com tanta veracidade que, ao longo dos anos, várias expedições já foram organizadas em busca das tais riquezas. Até hoje nada foi encontrado.
No mesmo ramal, só que em outro trecho, há o relato de um pote de moedas de ouro e prata qe havia sido enterrado aos pés de duas castanheiras. Deste, conta-se um episódio curioso: no início do século passado, um prefeito de polícia (delegado na época) tinha o hábito de colocar os presos para trabalhar em uma de suas propriedades, justamente nessa área onde estariam as duas ditas árvores no ramal do Sucurijuquara. O tal detento, um cearense, ao contrário de todas as outras pessoas que tinham medo até de frequentar o local por acreditar ser um terreno mal assombrado, resolveu morar na área. Uma noite, o sujeito teria recebido, em sonho, a mensagem de onde estaria um tal pote recheado de riquezas. Pela manhã, para espanto de todos e sem saber do que se tratava, o moradores viram o estranho se despedir para sempre. Levava um saco nas costas. Só depois, souberam da tal história e descobriram um buraco escavado entre as duas castanheiras.
Encontrei hoje pela manhã o Baca, um simpático agricultor que me contou os tais episódios, que na verdade são de conhecimento de todos. Ele me disse que logo após a exibição da reportagem, uma senhora o procurou e disse: -vocês não sabem, mas existe um outro tesouro escondido dentro de uma árvore.

ALÔ, FRANÇA

Olá, Elisângela. Soube que você está acompanhando nosso blog aí na França. Manda uma mensagem pro nosso povo de Abaeté.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CASTOR EM SÃO PAULO

O comediante abaetetubense Castor, o Vardivino da dupla com o Coroné Tunico, está de viagem marcada para este mês. Viaja para São Paulo. Vai tentar a sorte em programas humorísticos em rede nacional. Boa sorte.

ESTÃO PRA LEVAR A CASA DOS RIBEIRINHOS

Quando pensamos já ter visto de tudo em termos de pirataria em Abaetetuba, eis que os bandidos d'água nos surpreendem. A prática, agora, é usar redes de pesca para emboscar os incautos que viajam pelos nossos rios. Funciona assim: as embarcações viajam tranquilamente pelos nossos rios quando, de repente, algo trança na hélice. Ao parar para ver do que se trata, lá vêm os assaltantes e levam tudo...até o motor do barco. Ficou surpreso? Tem mais. Um dia desses, os piratas aproveitaram um descuido do dono e conseguiram desaparecer com uma... geleira!!! Isso mesmo, uma geleira, embarcação de médio porte com capacidade para até oito toneladas, muito utilizada em pescarias em alto- mar.
Enquanto os bandidos agem livremente, os ribeirinhos ficam presos em casa!!! Socorro!!!!!!!!!

O BLOG CORRE O MUNDO

Recebo mensagem de um abaetetubense longe da terra:
Olá meu amigo Naldo Araújo, sou de Abaetetuba, mas moro no Rio de Janeiro, chamo-me Stoésel Araújo, sou filho do Hortêncio, vulgo Telê, e é uma grande satisfação encontrar seu blog e tambem um imenso prazer ver algo de bom na internet de nossa cidade.Gostaria que você colocasse mas noticias ou se possivel noticias diarias!Desde já muito obrigado e um grande abraço!!

UM ABAETETUBENSE NO HAITI

Como nunca mais tinha atualizado meu blog, só agora, vasculhando-o, descobri uma mensagem do Washington, um abaetetubense que está fora da terra natal e, como tantos e tantos, sente enorme saudades da sua Abaeté. O que ele escreveu para este blog é tocante:

Olá meu caro Naldo Araújo, sou de Abaetetuba, mas moro no Rio de Janeiro, chamo-me Washington Luis dos santos , sou sobrinho da professora Cleide dos santos,Diretora do colégio Bernardino, e é uma grande satisfação encontrar seu blog,Sou militar do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS onde NO momento estou no HAITI em missão de PAZ pela ONU,Onde gostaria de poder mostrar para o nosso povo abaetetubense que nos filho da terra temos uma grande capacidade de conseguir nossos objetivos e poder levar solidariedade e esperança a essas pessoas que estão passando por grande dificuldades, nossa maior emoção foi quando tivemos que deixar nossos familiares. “Espero retorna com saúde e que tudo ocorra em PAZ. Mas a saudade já está apertando no sucesso da missão. “Sabemos o que teremos para frente, mas estamos preparados. Vai tudo Ocorrer bem e daqui a seis meses retornaremos com a consciência do dever cumprido.e de um verdadeiro abaetetubense que senti grandes saudades de sua terra e seu povo....

PRESSÃO

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito -Demutran- Marcelo Santos esteve reunido com a prefeita Francineti Carvalho. Em pauta, as agressões de que tem sido vítimas os agentes de trânsito de Abaetetuba. O mais recente episódio aconteceu na última quinta-feira (27 de julho), quando o agente Clodonildo Correa foi brutalmente agredido ao fazer uma abordagem em frente ao Terminal Rodoviário de Abaetetuba. A violência do soco foi tanta que o agente de trânsito teve fratura do nariz e afundamento de parte do rosto. Ele teve de ser levado para Belém, onde aguarda para fazer uma cirurgia na face. Detido na hora, o agressor Jonathan Vilhena da Silva acabou solto no dia seguinte. Há uma pista para o motivo de tanta fúria: a moto conduzida por Jonathan aparece nos registros do Detran como veículo roubado. Da reunião com a prefeita ficou definido o acompanhamento do caso pela assessoria jurídica da Prefeitura.
Indignados com a rápida liberação do agressor, os agentes de trânsito decidiram organizar manifestações nesta terça-feira(4) em frente ao Fórum e na quarta-feira (5) em frente ao Ministério Público. Querem perguntar ao juiz e ao promotor: por que tanta agilidade na soltura de quem quase mata outra pessoa?

É GUERRA!

Não convidem para a mesma mesa o empresário e comunicador João de Deus e a delegada Leina Souza. Os dois andaram se estranhando desde a semana passada quando João de Deus entrevistava um rapaz preso em flagrante pelo roubo de uma moto. No meio da entrevista a delegada impediu a continuação da filmagem, alegando ser o acusado um menor de idade. Outro quiprocuó aconteceu nesta segunda-feira(3). No momento em que estava na delegacia de Abaetetuba, para onde foi um dos acusados de um assalto com refém no Moju, João de Deus presenciou o exato momento em que a delegada dava voz de prisão ao Gérson Santos, por este ter tentado filmá-la com um celular. Ali estariam imagens da delegada momentos antes dela ter supostamente se negado a proceder um flagrante no caso de um roubo. João, mais uma vez, entrou em rota de colisão com a delegada. O celular do Gérson foi apreendido. A um grupo de pessoas na porta da delegacia, a delegada Leina mostrava-se abatida e indignada com toda essa situação.
Como disse um investigador que passava pelo local: é só ter calma, pessoal!!!!

O FIM DE UM CICLO

No último sábado, despedi-me de meus ouvintes na rádio Guarany. Após três anos, resolvi retirar do ar o programa Salada. Foi uma decisão pessoal. Agradeci e agradeço às empresas que me patrocinaram; aos ouvintes, que me mandavam cartas e me ligavam todo sábado e não deixei de lembrar do Roque Dias, que foi quem me fez o convite para fazer o programa.

ESTOU DE VOLTA

Olá, amigos. Estava com saudades de vocês. Por isso, resolvi voltar. Me ajudem a fazer este blog. Enviem-me sugestões, comentem as postagens. Façam qualquer coisa!!!