PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DOENÇA DE CHAGAS ASSUSTA ABAETETUBA


A Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba informa que são 13 os casos oficiais de Doença de Chagas no município. Só no Hospital Geral de Abaetetuba, 10 pessoas foram internadas com sintomas da doença desde o último sábado. 9 casos foram confirmados no laboratório anexo àquela unidade de saúde. 4 pacientes são de uma mesma família, moradora na 5ª rua do bairro da Aviação. Dois integrantes dessa família foram transferidos para Belém na tarde desta sexta-feira (4). Um deles, um homem de 45 anos, estava em estado grave e teve de ser removido em um helicóptero do Corpo de Bombeiros para a capital. Uma outra pessoa seguiu em um carro cedido pela prefeitura. Ambos estão internados no Hospital das Clínicas.

A Sesmab intensificará campanhas nos meios de comunicação, orientando a população sobre como evitar o contágio dessa doença transmitida pelo protozoário Trypanossoma Cruzi, presente nas fezes de um inseto conhecido como barbeiro.

2 comentários:

  1. Oi,Naldo.
    Primeiramente,parabéns pelo seu blog.Ele é um exemplo de ética profissional,em que não se mistura informação e ideologia.
    Bom, gostaria de saber se a partir de suas pesquisas e entrevistas a respeito do assunto Doença de Chagas seria possável me dizer se há um período de incubação do protozoário Trypanossoma Cruzi para que depois a doença se manifeste.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juline. Muito obrigado por estar conosco e pelas suas palavras. Elas me são muito valiosas. Mas, a respeito de seu questionamento, veja o que diz o informe técnico da Agência Nacional de Vigilância sanitária:

    O período de incubação da Doença de Chagas varia de acordo com a via de transmissão, sendo de 5 a 15 dias na vetorial,ou seja quando a doença é transmitida diretamente pela ação do barbeiro; de 30 a 40 dias na via transfusional, ou, quando é transmitida pela transfusão de sangue contaminado; do quarto ao nono mês de gestação na via transplacentária e cerca de 7 a 22 dias para via oral, ou seja pela ingestão de alimentos contaminados. Tomei a liberdade de "traduzir" as informações para facilitar ainda mais para você, om base em informações de especialistas. Abraços, Juline.

    ResponderExcluir