PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sábado, 17 de janeiro de 2009

DEFICIENTES DE ABAETETUBA VÃO À LUTA

Depois de passar anos abrigada em imóveis alugados, a Associação dos Deficientes de Abaetetuba-ADEMA- finalmente vai ter prédio próprio. Uma equipe voluntária de engenheiros e arquitetos elaborou o projeto-belíssimo, por sinal- da nova sede. Serão 215 m² de área construída em terreno adquirido pela entidade, na rua Philo Nery, bairro de Santa Rosa.
Com a planta na mão, a ADEMA, que conta com quase seiscentos associados, vai em busca de ajuda para conseguir o material de construção. Campanhas nos meios de comunicação e o corpo-a-corpo em órgãos e entidades farão parte da estratégia de arrecadação de donativos. Quando concluída, a sede da Associação será modelo de espaço público apropriado para pessoas portadoras de deficiência, contando, inclusive, com salas para atividades artísticas e culturais. Tudo, claro, obedecendo os critérios de acessibilidade e conforto.

Um comentário:

  1. Uma grande notícia para o respeito às diferenças em Abaetetuba. Oxalá se esta conquista da ADEMA possa servir de inspiração a todas as pessoas e principalmente aos nossos administradores.
    Para percebermos a miopia administrativa de alguns governantes podemos observar a passarela que foi construida na rua Joaquim Mendes Contente, ao lado da "praça do barco" para travessia de pedestres e quando da inauguração foi enaltecida como um passo no caminho da acessibilidade. Parece que a mesma só foi construida para dar acesso a uma determinada lanchonete. Explico!
    Observando o final da passarela do outro lado da praça vai se notar que existem dois "muros" feitos por calçadas desniveladas que após um cadeirante atravessar a passarela não poderá mais se locomover sem ajuda.
    A acessibilidade deve obedecer um planejamento amplo e sério que envolva todos os espaços público de forma a efetivamente garantir o direito de ir e vir a todos independentemente se são crianças, jovens, adultos, possuam alguma defîculdade de locomoção ou são idosos.

    ResponderExcluir