PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

AEROCLUBE EM ABAETETUBA

A ONG Aviation Safety, com sede no Rio de Janeiro, elaborou um projeto para a revitalização do aérodromo de Abaetetuba. O município de quase cento e quarenta mil habitantes contava com uma única pista de pouso. O local, que já não tinha condições de receber pousos e decolagens, foi interditado por um motivo prosaico. Vizinho do lixão público, acabou vítima do excesso de detritos jogados no terreno ao lado. A imundície era tanta que acabou transbordando, invadindo o nosso "aeroporto". Como urubus e aeronaves não devem ocupar o mesmo espaço aéreo, a pista foi interditada. E assim tem sido há quatro anos.
O projeto de revitalização prevê investimentos na infraestrutura aeroportuária da região, no rastro das discussões sobre a necessidade de transferência do aeroclube de Belém para um outro município próximo. Abaetetuba seria, pela sua importância no Baixo Tocantins, a melhor opção. Seria. Moleza se nossos políticos perderem essa oportunidade de dar ao nosso município a chance de ser rota de tráfego aéreo, com todos os benefícios que tal condição nos proporcionaria.

2 comentários:

  1. Precisamos de pessoas competentes e visão de futuro, para perceber a importância que tem este aeroporto em Abaetetuba. Imaginemos as inúmeras oportunidades de trabalho para os nossos jovens, com a perspectiva de colocar o nosso município na rota do turismo nacional entre outras vantagens que este investimento pode trazer.

    Jairo Martins
    Presidente do Conselho Consultivo
    Aviation Safety-ONG

    ResponderExcluir
  2. A Agência Nacional de Aviação Civil, interessada em reinstalar o Aeroporto em Abaetetuba, necessita apenas da anuência da Prefeita Municipal. É bastante dizer que a situação do lixão naquele local já foi resolvida com a participação popular, o que jamais deve ser esquecido. A comunidade do Bairro do Bosque enfrentou as arbitrariedades e conseguiu não somente a retirada do lixão, mas também a proibição de novos acúmulos. A Associação de Moradores está empenhada também em promover campanhas de conscientização e reflorestamento, prática de reciclagem e outras atividades comunitárias desta natureza. Devemos lembrar que a Comunidade é forte, sua liderança é forte e forte continuará.

    ResponderExcluir