Em 2010, os Jogos Estudantis Abaetetubenses completam trinta anos. É um dos mais antigos no gênero em todo o estado. Para comemorar essa marca, um grupo de professores de educação física pensa em lançar um livro, contando, com fotos e depoimentos, toda a história dos JEA'S.
O registro histórico é fundamental para a evolução de qualquer ramo social. Entretanto, eu que participei desses jogos, lamento a falta de incentivo que hoje impera. Recordo-me dos tempos áureos das Olimpíadas do "Pedrão", dos Jogos Estudantis na extinta quadra da Laburina, que mobilizava grandes massas das escolas. Era algo mágico, entrar na quadra com as arquibancadas lotadas de pessoas incentivando aos atletas e eles representando toda uma coletividade.
ResponderExcluirOs jogos, guardadas as devidas proporções, se igualava aos Jogos Olímpicos e um aspecto: Se cultivava a esportividade e a solidariedade acima de tudo.
Que possamos, imbuidos do espírito olímpico que aportará em 2016 no Brasil, resgatar não só a história, mas o incentivo, o apoio à realização dos jogos estudantis, em várias modalidades, não só o futebol, o volei, ou outros esporte de quadra, mas o atletismo, a natação, os esportes de tatame, etc.
Parabéns aos professores pela iniciativa e um pedido aos nossos administradores que façam sua parte.
Eu também já fui um dos participantes dos JEA'S. É isso mesmo, Élison, bons tempos aqueles!!!
ResponderExcluirAbraços.