- MODERNIDADE- A inauguração da nova sede da Superintendência da Polícia Civil no Baixo Tocantins contou com a presença da governadora do estado Ana Júlia Carepa e de várias outras autoridades e políticos. O complexo é formado por três setores, num total de 28 salas. Além das unidades da Polícia Civil, como a Delegacia da Mulher, haverá as áreas dos serviços de Identificação Civil e do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves". A delegacia contará ainda com novos equipamentos de informática e móveis, além de três alojamentos para servidores, refeitório, auditório para cerca de 70 lugares e estacionamento
- A ONU NO EVENTO- Uma das presenças mais emblemáticas na inauguração, embora pouco citada na imprensa, foi a do representante da ONU, Nívio Nascimento. Para quem não se lembra, a sede da superintendência foi construída no mesmo local onde funcionava a antiga delegacia, demolida depois do escândalo da adolescente que ficou presa com homens durante um mês, em uma das celas. A irregularidade da prisão e a história dos abusos sexuais sofridos pela menina viraram manchete internacional. Eis a importância simbólica de uma representação das Nações Unidas num acontecimento que é o resultado direto de um atentado aos direitos humanos.
- PISADA DE BOLA DO CERIMONIAL- A cena se repetiu durante a inauguração da nova delegacia de Abaetetuba. O cerimonial do governo do estado mais uma vez pisou na bola. A exemplo do que ocorreu na inauguração do Centro Maria do Pará, em agosto, foi quebrada a ordem natural dos discursos das autoridades. Naquele ato, a prefeita da cidade anfitriã do evento acabou discursando antes até de representantes de movimentos sociais, o que não coaduna com o protocolo oficial. Na solenidade desta sexta-feira, só quem deveria se pronunciar depois da prefeita Francineti Carvalho (PSDB), pela ordem de precedência naquela circunstância, era a governadora Ana Júlia Carepa (PT). Mas foi o deputado Miriquinho Batista (PT) quem cumpriu esse papel.
- LANCHAS E VIATURAS- Durante a solenidade, a governadora entregou viaturas e uma lancha à Polícia Civil e uma lancha à Polícia Militar. A missão é reforçar o patrulhamento nos rios da região.
- MANIFESTAÇÃO- A inauguração não foi marcada só por festa. Integrantes do Movimento Pró-Meia organizaram uma manifestção em frente à nova delegacia, numa tentativa de sensibilizar a governadora a vetar um artigo da lei recentemente votada na Assembleia Legislativa, que garante apenas 10% dos assentos nos ônibus intermunicipais aos estudantes com direito à meia-passagem. A governadora, a quem cabe sancionar ou vetar o artigo, chegou a dizer que não leu direito o que estabelece a lei. Mas que vai estudar o caso direitinho.
foto: Agência Pará
Paabéns pelo blog e também pela sua consistencia ao comentar os fatos.
ResponderExcluirOS ESTUDANTES DEVERIAM SE UNIR PARA QUESTIONAR SOLUÇÕES IMPORTANTES A MEIA-PASSAGEM E FECHAMENTO DA CASA DAS ESTUDANTES EM BELÉM. CADÊ O SANADOR SERÁQ. ESTÁ VIAJANTO NO JATINHO DO JATENE.
ResponderExcluir