PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LUTA CONTRA A AIDS



Ontem foi o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Abaetetuba, a data foi marcada por uma programação que começou com uma caminhada saindo do Terminal Rodoviário. No percurso, mensagens conscientizando a população para a prevenção de uma doença que se alastra no município. Só no Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA- são atendidas mais cem pessoas portadoras do vírus HIV. Números que, obviamente, não correspondem à realidade da propagação da AIDS. “Muitas pessoas fazem os exames em outros locais, com medo de se expor. Outras tantas, cujos resultados deram positivo, não retornam para o tratamento”, revela Lucilene Ribeiro, coordenadora do CTA.


A caminhada foi encerrada na Praça da Bandeira, onde houve atividades culturais, com teatro, música e dança, e distribuição de preservativos, porta-preservativos e folders educativos.

Um comentário:

  1. josé alexandre dias feio2 de dezembro de 2009 às 11:17

    O que adianta promover uma caminhada de conscientização para a prevenção contra a AIDS somente no dia dito como mundial. Todo dia e dia de se tratar desse assunto principalmente em nosso querido e abandonado município onde a cada dia que passa o índice de prostituição, principalmente infantil, é crescente. Hoje em nosso município nosso sistema saúde é totalmente precário, pois, não existe uma unidade especializada ou pelo menos que sirva de referencia para essas pessoas que são portadores do vírus HIV, expondo as mesmas ao risco iminente do constrangimento, pois, ate mesmo alguns “profissionais” sem nem uma ética quando vêem essas pessoas fora do seu ambiente de trabalho fazem comentários que se espalham rapidamente e como toda sociedade e excludente, querendo ou não, essas pessoas pro temer serem excluídos não se submetem ao tratamento e sem consciência da gravidade do assunto contaminam outras pessoas. Esse assunto tem que ser discutido todos os dias nas escolas, igrejas e principalmente dentro de nossas casas. Mesmo correndo o risco de alarmar nossos filhos os dados reais sobre o índice de pessoas contaminadas em nosso município principalmente devem ser divulgados. Espero com toda a minha fé em nossa padroeira que nossos governantes se preocupem mais com a saúde e com a educação dos filhos e filhas de Abaeté do que com suas briguinhas particulares.

    ResponderExcluir