PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 31 de março de 2010

NOTICIANDO


PANE GERAL


O blog ficou quase uma semana fora do ar. Não bastasse o apagão de energia do domingo, sobrevieram panes na telefonia celular (fiquei sem contatos por vários dias) e nos provedores de internet.


Em razão dessas panes, fiquei sem responder a um questionamento do leitor Ruinaldo, que me escreveu perguntando se houve uma nova convocação de concursados na Prefeitura de Abaetetuba.



Meu caro Ruinaldo, lamentei muito não ter como responder o quanto antes, mas, só a título de informação, houve, sim, uma nova e última convocação dos candidatos aprovados e classificados no concurso de 2005.


Essa última convocação foi encerrada na segunda-feira (29), sendo preenchidas sessenta vagas para os cargos de agente administrativo, servente, vigia e auxiliar de serviços gerais.



Foram chamados candidatos inscritos em treze pólos da cidade e ilhas, que ocuparão suas funções nas secretarias municipais de obras e de educação.



ALMA DE REPÓRTER


Quem lembra daquele grave acidente de carro na entrada da cidade, ocorrido em abril, e quem acompanha o blog, sabe que recebi uma mensagem do motorista do Gol envolvido no acidente, agradecendo o que considerou uma cobertura profissional dos fatos.


Aí, retornei a mensagem para o Aldo César (o motorista do Gol) fazendo algumas perguntas e convidando-o a respondê-las, se isso fosse possível.


Pois bem, logo depois ele me mandou as respostas. Como vocês sabem, problemas técnicos mencionados acima me levaram a, somente agora, publicar o que me disse o Aldo a respeito desse triste fato.


P- Qual a causa real do acidente?


R-Não posso lhe responder com toda certeza, pois já tentei me lembrar mas não consigo, não consigo.


P-Qual o atual estado de saúde de todos os ocupantes do veículo?


R-Graças a Deus estamos todos fora de perigo, mas como você mesmo sabe, foi uma colisão muito forte. Posso dizer que estamos em fase de recuperação dos ferimentos.


P-Do que você se lembra em relação ao acidente?


R-Como disse anteriormente em relação ao acidente, não me lembro de nada, não ingeri nenhuma bebida alcóolica. Estava saindo do Equatorial em direção à cidade de Abaetetuba, é como se tivesse apagado da minha memória desde o momento da saída do clube até o acidente.


enviei pra você essas respostas porque sei do seu profissionalismo e responsabilidade jornalística.

Desde já agradeço o espaço.



CADÊ O PEIXE?


Feira do Peixe, realizada hoje em Abaetetuba, não saiu como esperada.



O movimento de consumidores na Feira do Produtor nem se comparou ao do ano passado.



Inicialmente vendido a três reais, o pescado teve seu preço reduzido por determinação da prefeita Francineti Carvalho.



O problema é que das três espécies acordadas com o Governo do Estado, só a piramutaba veio em quantidade suficiente. O estoque de pescada e dourada cabia em poucos paneiros.



Em entrevista à TV local, o vice-prefeito Ronald Sobrinho classificou a atitude do governo do estado como "propaganda enganosa".




PAIXÃO DE CRISTO


A novíssima paróquia de Nossa Senhora de Nazaré prossegue com uma das mais movimentadas programações da Semana Santa em Abaetetuba.



Hoje à noite será encenada a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, no salão paroquial de Nazaré.



Na quinta-feira haverá celebrações do Lava-pés e a instituição da Eucaristia, nas igrejas de Nazaré e do Sagrado Coração de Jesus.


A sexta-feira santa, em Abaetetuba, será marcada pela tradicional Procissão de Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.


Em vários setores e paróquias da Igreja Católica, será encenada a peregrinação de Jesus rumo ao calvário.


Amanhã, no clima da quinta-feira santa, publicaremos o conto A Via Crucis de Ashverus, do Francisco Girard, o nosso amigo Fifiti, atualmente radicado em São Luiz do Maranhão.



AMIA VAI ÀS URNAS


Marcadas para os dias 10 e 11 de abril as eleições da nova diretoria da Associação dos Moradores das Ilhas de Abaetetuba - AMIA.


A nova diretoria da AMIA, para um mandato de dois anos, será escolhida durante a plenária anual da entidade, que será realizada no Centro de Formação Cristã Laranjal.


A entidade representativa da população ribeirinha de Abaetetuba conta com aproximadamente três mil associados.




CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AÍ!


Na semana passada, o senador José Nery esteve reunido, em Brasília, com o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa.


Em pauta: a inclusão de Abaetetuba no plano de expansão da PF.


Já não era sem tempo uma presença mais efetiva da Polícia Federal por aqui.


A notícia só é ruim, mesmo, para os criminosos de todas as espécies.




DESABAFO


Da prefeita Francineti Carvalho, recebo e publico:


Amigos,


Abaetetuba é um município com muitos desafios a serem enfrentados. Entre eles: a falta de geração de renda, o crescimento desordenado da cidade, o elevado índice de violência, a baixa arrecadação tributária, o trânsito caótico e desordenado... Não é fácil para um gestor ( a) enfrentar todos estes desafios sem contar com o apoio do povo. Neste momento, estou passando pela grande dificuldade de ordenar o nosso trânsito em Abaetetuba. E vocês não imaginam o quanto isto está me custando. Percebo que muitos não a compreendem e querem continuar na irregularidade, brincando com as vidas humanas. Atualmente, travo uma batalha com os mototaxistas. Já fui até ameaçada de morte, mas não terei medo, pois conto com a proteção de Deus e o apoio de pessoas sensatas que comprrendem que esta é uma ação necessária. Sei que muitos agem desta forma por necessidade. Nosso município é pobre e com poucas possibilidades de renda, porém entre eles também existem os que não querem se submeter às regras e à lei. Há também os ambiciosos que compram várias motos e as alugam, há ainda os mal intencionados que usam este veículo como disfarce para assaltar... Tenho minha conciência tranquila de que estou fazendo tudo que é possível para conciliar o direito deles ao trabalho com o direito dos abaetetubenses ao trânsito justo e ordenado ( aumentei o número de concessões, aguardei um ano para que eles se legalizassem...), mas nem Cristo agradou a todos. Conto com vocês nesta luta em prol de Abaetetuba.


Um abraço,


Francineti







3 comentários:

  1. Olá Prefeita!
    Quando em seu comentário você diz que os mototaxistas brincam com vidas humanas, vou lhe alertar aqui para um problema que está ocorrendo bem no centro de abaetetuba onde o poder público também brinca com vidas humanas e você sendo nossa prefeita é a responsável, dê uma volta mesmo que de carro com vidros escuros como é o seu, aqui na preça de conceição e veja o que é desrespeitar vidas humanas, não pense que as pessoas só correm perigo nas trazeiras de mototaxistas irresponsáveis, as pessoasa também correm riscos no abandono em que se enconta a praça de conceição, e olhe prefeita, lembro quando você disse em palanques que praças eram pra crianças jogarem petecas e brincarem,se é isso, então mande suas crianças jogarem petecas e brincarem nessa praça, correm o risco de pegarem uma doença não só por dejetos deixados por cavalos e cachorros, mas também pela piscina cheia de pau velho e pregos que se encontra entulhado bem no meio da praça ou será que você quer imitar o Rio de Janeiro com o piscinão de abaeté, sei que você não tem recursos para modernizar a praça, mas pelo menos mantenha como ela era, "limpa", por favor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Naldo, e parabéns pelo excelente blog.
    É curioso como uma chefe de governo fala como se não tivesse autoridade e nossa cidade não tivesse perspectivas.
    Se o trânsito está desordenado, é pela falta de gestão, de campanhas educativas e até de sinalização vertical e horizontal, além da falta de manutenção nos semáforos, que por sinal, deveriam existir em outros cruzamentos importantes.
    Onde já se viu numa cidade com mais de 100 mil pessoas a principal rodovia de acesso não ser sinalizada? Porque a cidade ainda não têm um sistema de transporte coletivo, e fica dependendo de mototáxis que além de perigosos, chegam a cobrar absurdos R$ 5,00 por um trajeto de menos de 2 Km?
    Quanto à falta de renda, é um reflexo de várias gestões que não aproveitaram a excelente localização que Abaetetuba apresenta para buscar investimentos externos, e assim incrementar a economia municipal, arrecadando mais e consequentemente, desenvolvendo as outras àreas.
    Se queremos uma cidade rica, nossos governantes devem ir atrás de investimentos privados, para desenvolver todos os outros setores, e não ficar nesse marasmo e se lamentando.
    É necessário que o gestor tenha um perfil dinâmico e mostre sua autoridade, pelo bem da população.
    Nossa cidade pode muito mais, basta querer, pois Abaetetuba não deve ficar parada no tempo apenas como cidade cultural, deve se desenvolver com o grande potencial que tem para alcançar o lugar de destaque que merece no estado.

    ResponderExcluir
  3. Srª Prefeita!
    Realmente essa questão do trânsito em nossa cidade é algo difícil, mas não impossível de ser solucionado. Sou morador da rua, que na minha opinião, é a segunda que recebe o maior fluxo de veículos durante à noite. Estou me referindo a avenida S. Paulo, pois apartir das 18 horas o trânsito é intenso e os acidentes constantes, paralela a esta avenida existe a Rua Paraiso, ou primeira rua da Angêlica pra uns ou rua da Antarctica para outros. Para "desafogar" a avenida São Paulo deveria haver um investimento em infra-estrura na Rua Paraiso, que esta precisando de asfaltamento e iluminação.

    ResponderExcluir