ABAETETUBA VAI TOMANDO ARES DE CIDADE GRANDE, como não poderia de ser, assumindo todas as vantagens e desvantagens dessa situação.
FOI-SE O TEMPO em que os mais velhos diziam às crianças: - Saí da chuva, menino, olha a gripe!!!
AGORA, A VERSÃO MODERNA da recomendação adulta vem com um adendo: Cuidado com a gripe... A!!!
A MORTE DE UMA CRIANÇA no município vizinho de Moju acendeu o sinal vermelho nas autoridades de saúde de Abaetetuba.
NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (11), a Secretaria Municipal de Saúde inicia uma campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), conhecida como a gripe suína (nome que depois foi abolido pela Organização Mundial de saúde).
A AÇÃO EM ABAETETUBA faz parte da estratégia nacional de vacinação contra o vírus H1N1, do Ministério da Saúde.
A PREFEITURA DE ABAETETUBA estará iniciando uma campanha nos meios de comunicação, alertando a população para os sintomas e as formas de contágio da doença.
A VACINAÇÃO SERÁ FEITA POR ETAPAS e seguirá um cronograma, atendendo alguns grupos considerados prioritários.
DEVERÃO SER IMUNIZADOS, nesta etapa dos trabalhos, os profissionais de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, população de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, e idosos com sessenta anos ou mais.
TAMBÉM RECEBERÃO A VACINA pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, obesidade grau III, doenças respiratórias, cardíacas e imunodepressoras, doenças hematológicas, hepáticas e renais.
A META É VACINAR 80% da população abaetetubense.
O FOCO DA CAMPANHA são os chamados grupos prioritários, mas qualquer pessoa poderá ser imunizada em clínicas particulares. Resta saber se já há disponibilidade do produto na cidade.
COMO O NÚMERO DE VACINAS ainda não é suficiente para uma cobertura total da população, o Ministério da Saúde, em consenso com as secretarias estaduais e municipais de saúde, decidiu garantir a vacina, primeiramente, a esses grupos prioritários.
NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS foram incluídas aquelas pessoas mais propensas a contrair a doença.
34 POSTOS DE VACINAÇÃO estarão funcionando na cidade, ilhas e centro.
NA CIDADE, os postos funcionarão em hospitais públicos e particulares, centros de saúde, clínicas e laboratórios, cobrindo praticamente toda a área urbana.
NA ZONA RURAL (centro e ilhas), as pessoas incluídas nos grupos prioritários serão atendidas nas Unidades Saúde da Família.
"O TEMOR É TANTO, que muitas pessoas têm procurado os postos em busca de informações sobre como se vacinar", relata o coordenador de vigilância em saúde de Abaetetuba, Victor Viana.
ATENÇÃO PARA AS DATAS DE VACINAÇÃO:
- Trabalhadores em saúde: 11 a 19 de março.
- Gestantes: 22 de março a 7 de maio.
- População com doenças crônicas: 22 de março a 2 de abril.
- Crianças entre seis meses e menores de dois anos: 22 de março a 2 de abril.
- População de 20 a 29 anos: 5 a 24 de abril.
- População de 30 a 39 anos: 10 a 21 de abril.
- População de 60 anos ou mais: 24 de abril a 7 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário