ANTONIO OLIVIO R. SERRANO
Esclareço, o termo “doutor” empregado a advogados, juízes e promotores decorre de tradição, multissecular tradição. A denominação surgiu na Europa no século 11 dc., aplicada primeiramente aos profissionais do Direito, onde com a complexidade crescente do comércio e das relações sociais nas cidades européias e principalmente italianas, começaram a despontar profissionais juristas, encarregados de interpretar as leis, costumes e regras à luz da compilação de textos autorizados do Direito Romano, e eles ensinavam essa sua ciência aos que queriam segui-la. Esses primeiros juristas apresentavam-se sob o titulo de “Doctor Legis”.
E, somente depois, com o decorrer do tempo foi estendido também o termo “doutor” aos médicos. Todavia, a idéia do termo “doutor” cientifico (aquele que conclui o curso de doutorado), somente surge em Berlim/Alemanha, na Universidade de Humboldt, já nos idos de 1810. ou seja, já no século 19 ac.
Concluindo, cito a jurista renomada, Maria Helena Diniz, que em seu Dicionário Jurídico, identifica duas acepções para a palavra “doutor” (1) a de tratamento honorífico a juízes, promotores, delegados, advogados e médicos, e (2) titulo daquele que defendeu tese de doutorado em universidade.
Ou seja, o melhor entendimento é de que a titulação científica difere do título profissional mas, ambos são de correto uso.
O autor é advogado militante, especializado em direito do trabalho.
O título de Doutor é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado ou Doutoramento. Dicionário Aurelio
ResponderExcluirO termo "doutor" também é tradicionalmente usado nos países de língua portuguesa para referir-se a Médicos, Dentistas, Veterinários e Farmacêuticos, mais recentemente, vem sendo utilizado por costume por todos os profissionais da área de saúde que avaliam e tratam seus pacientes, incluindo Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos, mesmo que não possuam o grau acadêmico de doutor. No Brasil e em Portugal, vem de uma longa tradição também referir-se a Advogados, Promotores, Juízes (magistrados) e outros profissionais do Direito como "doutores". Mais amplamente, no Brasil especificamente, costuma-se usar o tratamento "doutor" na língua popular também como fórmula de reverência e respeito.
INDEPENDENTE DE QUALQUER TRATAMNETO , ACRESCENTO AQUI , ,GOSTARIA DE AMPLIAR ESTE TRATAMNETO PARA TODAS AS GRADUAÇÕES, PENSAVA ASSIM ANTERIORMENTE. MAIS REFELTINDO SOBRE TERMOS DE TRATAMNETO E OS ROTULOS CRIADOS , O SIGNIFICADO DE DOUTOR VEM GERALMENTE ASSOCIADO A UMA POSTURA DE SUPERIORIDADE E ARROGANCIA. NÃO QUERO AQUI GENERALIZAR MAIS PARA AQUELES QUE FAZEM QUESTÃO E EXIGEM ESTE TRATAMNETO, RECOMENDO UMA SUPER DOSE DE HUMILDADE.
DR Helenna Gauer ou simplismente Helenna Gauer . Sem problemas e traumas .
O grande DOUTOR Paulo Freire, certa vez foi convidado a participar de evento em uma comunidade rural no interior do Brasil. Aceitou o convite e ao chegar ao local, diga-se de passagem estava lotado de trabalhadores rurais, sua entrada no barracão foi um burburinho só. Sua fama de grande educador era fomosa, principalmente pelo seu método alfabetizador. Mas bem, ao adentrar foi anunciado no sistema de som dom local e aproximou-se da frente e sentou-se em um banco de madeira. A coordenação do evento aguardava que o mesmo pudesse subir ao palco improvissado e começasse sua palestra, entretanto o mesmo permanecia calmamente sentado no banco de madeira. Os sussuros da platéia começaram e a organização começou a chamá-lo:
ResponderExcluir- Doutor, o senhor já pode começar!
Calmamente o senhor baixinho e de barbas longas retrucou: - Mas por que eu tenho que começar?
E a organização foi direta: - Porque o senhor é Doutor e veio para nos ensinar!
Então mansamente o educador subiu ao palco, observou a espectativa da platéia e a euforia da organização e propôs um jogo, uma bricadeira:
- Vamos fazer um jogo - disse ele - Eu farei uma pergunta para vocês. Se vocês acertarem vocês marcam um ponto. Se vocês errarem, eu marco um ponto. Depois vocês me fazem a pergunta e também se eu acertar eu marco um ponto, se eu errar vocês marcam um ponto.
O protesto foi geral por parte da assenbléia que se acharam injustiçados, pois alegavam que ele sabia de tudo, pois era doutor. Ainda assim, o DOUTOR Paulo Freire os convenceu a iniciar o jogo.
Começou ele:
_ Quais os princípios fundamentais da Teoria Histórica-materialista-dialética de Karl Marx?
Os protestos foram gerais. um a zero para o doutor.
Então ele pediu que os trabalhadores rurais fizessem sua pergunta, mas ninguém se arriscava. Insistiu ele até que um agricultor levantou o braço e meio tínido perguntou:
_ Qual o melhor mês pra plantar arroz?
Os risos se espalharam pela platéia.
O DOUTOR Paulo Freire, que havia dividido a lousa em duas para anotar o placar do jogo, marcou um ponto para os trabalhadores.
A partir daí o jogo transcorreu mais discontraido. o DOUTOR Paulo Freire co suas perguntas acadêmicas e os trabalhadores com suas experiências de vida.
Após a última pergunta, ao fazer a contagem o senhor baixinho e de barbas longas, relatou o placar: 10 a 10. O jogo empatou.
Ele olhou para a platéia, já totalmente extasiada, e disse:
_ Estão vendo? Não existe saber maior, ou menor. Não existe saber melhor ou pior, o que existem são saberes diferentes.
Estava realizada sua palestra. O DOUTOR demonstrava na prática a base de sua teoria: "Minha visão de mundo antecede minha leitura da palavra."
Existem um sem número de doutores de títulos por esse mundo afora que pouco fazem pela transformação da sociedade.
O saber só se torna conhecimento quando é compartilhado e quando é direcionado para uma causa nobre.
Minhas saudações a todos os grandes DOUTORES que fazem do seu conhecimento uma ferramenta na luta pela superação das desiguadades.