PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

QUE VENHA O FINAL DE SEMANA



O BLOG CADA VEZ MAIS FORTE

O blog dá as boas-vindas ao Dhione Cardoso e ao Giovanni NR. Abraços!!!

Ah, e quem acabou de chegar foi o ElsonFox17. Entre, a casa é sua.





OS MORTOS PEDEM SOCORRO!

A onda de saques e vandalismo no cemitério público de Abaetetuba impressiona pela audácia e pela insensibilidade desses desocupados que, depois de ingerir drogas, transformam o local numa terra sem lei.

O próprio administrador do cemitério, Santos Góes, admite que pouco pode ser feito, diante dos poucos vigias e da violência com que agem esses criminosos.

Só para se ter uma ideia do absurdo, no início da semana, uma família ficou horrorizada ao ver que o jazigo tinha sido depredado.

Detalhe: o jazigo é todo cercado por grades, o que não impediu que os vândalos quebrassem tudo do lado de fora, mesmo, usando pedaços de pau.

O resultado da barbárie foi uma cena lamentável: o caixão, onde foi sepultado uma criança de três anos, ficou exposto. Triste!

Pensa que acabou? Um homem, que preferiu manter o anonimato, conta que ouviu de um grupo de rapazes (esses mesmos desocupados) a seguinte ameaça macabra: "Vamos começar a roubar caixões, desses mais caros".

Fomos ouvir o secretário municipal de administração, Ider Baptista, que informou ter a Prefeitura iniciado o processo de licitação para a contratação de uma empresa de segurança patrimonial, que ficará, inclusive, responsável pela instalação de câmeras no local.

Se tudo correr nos conformes, o processo será iniciado em quinze dias.





NA TELINHA

O programa Naldo Araújo está sendo finalizado neste momento. Vou antecipar os destaques:

  • Presos três homens acusados de participações em sequestros. Um deles é sargento da PM.
  • Motorista de táxi é feito reféns por bandidos.
  • Sedurb apresenta projeto para ampliação do sistema de abastecimento de água de Abaetetuba.
  • Novo semáforo será instalado na confluência das avenidas D. Pedro II e São Paulo.
  • No Memória Photographica, Jorge Machado conta, através da fotografia, o dia em que o inesquecível time do Clube do Remo de 1977 veio jogar em Abaetetuba
É neste sábado, às 12:30h, na Record Canal 9. Te espero!!!


Bom sábado!


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROBLEMAS E SOLUÇÕES


carro usado pelos acusados de sequestro

SEQUESTRADORES

Era o início da noite de quarta-feira. Um carro foi visto rodando pelo bairro do Algodoal, em atitude considerada suspeita por pessoas que logo ligaram para o 190 da polícia militar.

Uma equipe do Tático abordou o veículo ainda no Algodoal. Dentro, estavam 3 homens, que foram levados para o quartel da PM, para averiguações.

Iam ser liberados, por não haver provas contra eles. Isso só não aconteceu porque o grupo teria sido identificados por testemunhas como as mesmas pessoas que vinham praticando sequestros em Abaetetuba.

Imediatamente, avisado pelos denunciantes, o delegado da policia civil , Maurício de Menezes, seguiu para o quartel e solicitou que os suspeitos fossem levados à delegacia, para apurar as acusações.

Uma das vítimas diz não ter dúvidas de que foram esses mesmos homens que o levaram da porta de casa e exigiram resgate para libertá-lo.

Ao todo, seis pessoas compareceram à delegacia, dizendo a mesma história: todas foram sequestradas e levadas para Belém. E todas pagaram resgate, em valores que variavam entre mil e vinte mil reais.

A polícia civil não permitiu filmagens no interior do prédio da Superintendência, onde acusados e vítimas prestaram depoimentos durante toda a madrugada.

Os três homens presos são Dênis Augusto da Cruz Fortes, Ilton Carlos Paes Andrade e Ricardo Carlos Souza.

Dênis é sargento da PM (lotado em Belém) e por isso ele e Ilton, também militar, serão transferidos para o presídio Anastácio das Neves (reservado para funcionários públicos do estado envolvidos em crimes), no Complexo Penitenciário de Americano. Ricardo, o único civil, ficará na ala normal de presos em Americano.



visita ao Beco do Manda- Chuva


ÁGUA

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional do estado (SEDURB), esteve reunida esta manhã, com representantes da Prefeitura e da Cosanpa. Em pauta: o projeto de ampliação do sistema de distribuição de água de Abaetetuba.

O projeto prevê, até 2012, levar água tratada a mais de 80 mil habitantes do município, implantando 1.420 novas ligações domiciliares.

A meta é ampliar, em até dez anos, a captação de água para 1.206 m3 por hora.

A previsão é de que a primeira fase da obra, orçada em R$ 8.659.000, seja concluída até o ano que vem.

Depois da reunião, a equipe da Sedurb foi ver de perto a situação vivida pelos moradores do final da travessa Emídio Nery da Costa, no local conhecido como Beco do Manda Chuva.

Os moradores dessa área são obrigados a conviver com o aguaceiro provocado pela lavagem dos filtros da Estação de Tratamento da Cosanpa, cujo volume d'água é despejado justamente no Beco.

A engenheira da Sedurb, Diane Saraiva, recolheu dados, fotografou tudo e prometeu que será feito um estudo para evitar que todo o resultado da descarga de água dos filtros da Cosanpa seja despejado naquele local.

Esperemos.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

SENTA, QUE LÁ VEM NOTÍCIA!!!


MAIS UM SEMÁFORO

O Departamento Municipal de Trânsito de Abaetetuba realizou, na tarde de hoje, uma atividade de orientação e educação no trânsito, na confluência das avenidas D. Pedro II e São Paulo.

Trata-se de uma preparação para a instalação de semáforos naquela área, que, por tratar-se da entrada da cidade, apresenta grande fluxo de veículos e pedestres.

Uma excelente iniciativa, sem dúvida.



IMPRUDÊNCIA

Ainda falando de trânsito, só que este não é um bom exemplo: uma menina de 13 anos, conduzindo uma moto, causou um acidente na rua Lauro Sodré, em frente à Assembleia de Deus.

Ao tentar atravessar a rua, a adolescente não conseguiu manobrar a moto e acabou acertando a lateral de um carro, que trafegava do outro lado da pista.

Foi a própria dona do veículo abalroado, Marilza Silva (por sinal, mulher de um agente do Demutran) quem socorreu a menina-que estava bastante nervosa- e a levou para atendimento médico.

Onde estavam os pais dessa adolescente?



QUE VERGONHA!!!

Hoje pela manhã se repetiria uma cena que vem se tornando comum no centro comercial de Abaetetuba.

Maria da Conceição da Silva, moradora de Barcarena, entrou em uma loja com a filha de 8 anos, que tem problemas mentais. Só que a intenção dela não era comprar.

A mulher pedia para a filha ir escondendo brinquedos, sem saber que estava sendo observada pelo dono do estabelecimento.

Apanhada em flagrante, a mãe desnaturada foi apresentada ao Conselho Tutelar de Abaetetuba e depois todos, acusadores e acusada, seguiram para a delegacia.

Diante do delegado, o empresário Caio Nery confirmou a história, enquanto Maria da Conceição tratava de desmenti-lo.

Maria vai responder a inquérito e a filha foi levada para o Conselho Tutelar de Barcarena, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

A afirmação de que esse é um crime comum no comércio abaetetubense é da própria conselheira que acompanhou todo o caso, Tatiane Rodrigues. "O Conselho está cheio de denúncias desse tipo". Perturbador, né???




OXI

Recentemente, a imprensa do sudeste do país escandalizou-se com a comercialização do oxi, uma das drogas mais devastadoras que existe, nas ruas de São Paulo.

Em Abaetetuba, a venda desse entorpecente já vem sendo registrada há pelo menos dois anos.

Hoje pela manhã, uma equipe da Polícia Militar foi verificar a denúncia dos moradores do bairro de São sebastião e encontrou em uma casa, drogas e dinheiro.

No local, foram presos dois homens, Alexandre Silva, o "Marituba", e Miguel Diogo Souza. "Marituba" confessou ser vendedor de oxi; Diogo disse que o único crime dele é ser foragido do sistema penal, onde deveria estar cumprindo pena por assalto.


BYE

Ate amanhã.



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A SEMANA COMEÇOU




NOS BASTIDORES DA POLÍTICA

A política em Abaetetuba tá que tá.

O grupo que iria fazer parte do PHS (aquele partido que recentemente virou "filial" do PMDB) reuniu com a cúpula do Partido Verde na noite desta segunda-feira.

Como já foi dito aqui, depois dessa "traição", o líder do grupo, o ex-vereador Zema, passou a conversar com outras legendas.

A resposta definitiva ( se o grupo irá se filiar em peso no PV) será dada na quinta-feira à noite.

Até lá...

O vereador Iraci Jr., que nas rodas políticas é apontado como futuro candidato a vice da atual prefeita Francineti Carvalho, foi visto no centro da cidade acompanhado do ex-vereador Elton Quaresma, assessor especial da prefeita.

Não deve ser nada...

O Simão, do PV, tem mania de anotar dados estatísticos de cada eleição municipal em Abaetetuba. Vê a evolução de cada legenda, faz prognósticos e tira suas próprias conclusões.

Com rigor "científico", ele sentencia: vocês já viram o PSB apoiar o PSDB e deixar de lado o PT? Vocês já viram o DEM apoiar o PT e abandonar o PSDB? E por aí vai.

"É uma tendência natural", define ele, com sabedoria e, pelo visto, com toda a razão.

E como fica a pré-candidatura de Pedro negrão, que vem sendo alardeada pelo Partido Socialista Brasileiro?

O ex-senador José Nery vai consolidando sua candidatura a prefeito de Abaetetuba pelo PSOL. É reunião atrás de reunião.

Um experiente político andou ventilando a hipótese do PSOL lançar um único candidato a vereador, como estratégia para tentar ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Se non é vero...

Vocês não acham que o PT tá quieto demais, não? É só impressão. O vereador Pipico, que não disputará a reeleição, anda costurando apoios para a candidatura de Luiz Lopes.

Ex-vereador Zé Miguel anda cada vez mais distante de seu antigo grupo político, do qual fazia parte o presidente da Câmara, Fernandes Anselmo Sabiá..

Não se espantem se ele começar a defender o meio-ambiente, a ecologia...







TRÂNSITO

Reduzir em até 10% o número de acidentes de trânsito nos municípios do Baixo-Tocantins. Esse é um dos objetivos da programação que está sendo organizada pela Sociedade Perna do Vento.

As ações, que incluem blitzes educativas em conjunto com Detran, Demutran e Polícia Militar, eventos culturais e campanhas de orientação nos meios de comunicação, serão desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.





MEMÓRIA PHOTOGRAPHICA

Quem é torcedor do Clube do Remo, vai gostar do quadro comandado por Jorge Machado, no Programa Naldo Araújo deste sábado.

Jorge vai mostrar uma viagem do time azulino a Abaetetuba, nos anos 70. Ele trata a camisa do Leão Azul de "manto sagrado". Nesse ponto, discordo.


Até logo!!!!







sábado, 10 de setembro de 2011

SABADÃO


Renan comemora o primeiro gol de Abaetetuba


FUTEBOL

A seleção abaetetubense de futebol manteve os 100% de aproveitamento no campeonato intermunicipal de seleções. Jogando na noite desta sexta-feira, no estádio Humberto Parente, os abaetetubenses derrotaram a seleção de Barcarena pelo placar de 2x0, gols assinalados ainda no primeiro tempo, com Renan, aos 25', e Gatão, aos 43'.
O próximo compromisso de Abaetetuba é sexta-feira (16) em Moju, contra o selecionado local.




CÍRIO MIRIM

Centenas de pessoas sairam às ruas do bairro de S. Lourenço, na manhã desta sexta-feira, acompanhado o círio mirim de Nossa Senhora Nazaré. A manifestação religiosa, que tem como objetivo estimular a religiosidade nas crianças e jovens, faz parte da programação oficial da festividade de Nazaré. A caminhada tem as mesmas características da procissão tradicional, como a turma do pote mirim, que permanece durante todo o percurso distribuindo água aos fieis. A imagem da santa seguiu à frente, conduzida pelos devotos.

A festividade de Nossa Senhora de Nazaré, a segunda maior de Abaetetuba, será encerrada neste domingo, às 17:30, com a procissão de encerramento, seguida de missa e a coroação da imagem da padroeira do São Lourenço.


BOM FINAL DE SEMANA!!!!!






sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO


O ex-vereador Zema vinha há meses articulando a implantação, em Abaetetuba, do Partido Humanista da Solidariedade. Foram inúmeras visitas e articulações. O trabalho penoso vinha dando resultado: quinze pessoas já estavam na lista que seria enviada dia 20 de setembro ao TRE. O resultado poderia ser bem melhor, não fosse o assédio constante de outras legendas aos futuros membros do PHS. Esses ataques sistemáticos, vindos de todos os lados, vinham dando certo, relativamente. Até mesmo membros fundadores, que faziam parte da comissão provisória, seguiram o canto da sereia, sob a promessa de benesses, ou agora ou lá na frente. Abandonaram o barco antes mesmo dele deixar o porto. Mas, comparado ao que ainda estaria por acontecer, isso era "fichinha".
Na tarde desta quinta-feira, Zema passou a disparar telefonemas nervosos aos integrantes do grupo que estava sendo formado. A voz embargada denotava certo abatimento. Bem diferente do discurso efusivo de outros convites para reuniões. À noite, veio a revelação: o PHS havia se tornado uma espécie de "filial", no Pará, do PMDB. A confirmação desse novo cenário veio do até então presidente regional do PHS, Douglas Augusto Schimmelpfenning, que também chorou ao dar essa notícia ao telefone em "viva voz" aos presentes à reunião. Ele mesmo, Douglas, deixaria a legenda, sentindo-se traído pela Executiva Nacional, de onde teria partido a negociação. E disse que precisava ser transparente com Zema, com o qual vinha estruturando a legenda no município.
Encarando o episódio da "compra" do PHS pelo PMDB como boato, Douglas chegou até mesmo a conceder entrevista ao jornal O Liberal, na edição de 30 de agosto, acusando o cacique peemedebista Jader Barbalho de tentar "desestabilizar"a legenda. E quem estaria divulgando tais rumores seria Igor Nascimento, líder da juventude do PMDB no Pará. Igor, agora se sabe, é quem assumirá o PHS paraense.
Nesse novo tabuleiro político, o prefeito do Moju, o peemedebista Iran Lima, seria o manda-chuva do PHS no Baixo Tocantins. Assim, abriria-se mais uma trincheira para a consolidação da candidatura do irmão, Ray Lima, à prefeitura de Abaetetuba, ou, quem sabe, uma vaga de vice em alguma chapa majoritária. Não demorou cinco minutos para que um dos que integravam o grupo de formação do PHS, e que é assessor da deputada Nilma Lima (esposa de Iran Lima), ligasse para o prefeito do Moju e recebesse deste a orientação de que mantivesse os cinco nomes da Comissão Provisória, incluindo Zema, que de pronto recusou, em solidariedade a Douglas Augusto.
Ao Zema foi oferecida uma outra legenda, o Partido Trabalhista Nacional, mas o ex-vereador não pretende assumir, por ora, esse tipo de compromisso. "Estou profundamente decepcionado", disse. Não deixará, contudo, de receber e ouvir, entre terça e quinta-feira da próxima semana, os dirigentes do PTN. Assim como poderá sacramentar sua ida para o Partido Verde. A estratégia, agora, é manter unido o grupo que ele (Zema) tanto lutou para formar. E pelo que se viu da reunião de ontem à noite, essa será a tendência.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O VICE-PREFEITO ABRE O JOGO

"Creio que o Pedro Negrão deveria estar em sala de aula, cumprindo estágio probatório na Seduc, e não falando em campanha política". Dessa forma, o vice-prefeito Ronald Sobrinho comentou a nota publicada aqui no blog sobre a provável candidatura de Pedro Negrão à prefeitura de Abaetetuba. Ronald quer distância de Pedro, desde que o ex-diretor da 3ª URE falou, em recente entrevista à rádio Guarany, "cobras e lagartos" da atual administração, sobrando para a mulher de Ronald acusações de que ela estaria sendo beneficiada em horário de trabalho (Ronald deu a resposta a essas denúncias à mesma emissora).
A verbalização do descontentamento com as pretensões políticas de Pedro Negrão é só o primeiro movimento do atual vice-prefeito que, com isso, demonstra não pretender ser um mero coadjuvante no processo político que se avizinha. E qual será o papel desta jovem liderança nas eleições municipais do ano que vem? A resposta é uma incógnita. A manutenção da parceria com a prefeita Francineti Carvalho não é o caminho óbvio, como se deveria supor. As conversas de bastidores, dando conta de possíveis alianças para sacramentar o vereador Iraci Júnior (ou o empresário Zé Miguel) como companheiro de chapa da atual gestora "me desobrigam de qualquer outro compromisso com ela", sentencia o atual vice.
Livre, leve e solto até o momento, Ronald vai cumprindo a agenda de entendimentos com outros grupos políticos. Num dos mais recentes encontros, foi ouvir o que tinha a lhe dizer o ex-senador e candidato do PSOL à prefeitura, José Nery Azevedo. "Estou aberto ao diálogo". Aberto ao diálogo e até mesmo às novas propostas de filiação. Sim, Ronald ainda não definiu por qual agremiação seguirá sua vida partidária. Desde que deixou o PV, anda em busca de uma legenda que leve em consideração seu potencial político, que, acredita ele, ainda carece de maior reconhecimento. "Temos de pensar em renovação, em uma política feita por lideranças jovens, construindo um cenário onde não existam mais espaços para políticos oportunistas". O vice-prefeito teve várias reuniões com o presidente estadual do PPS, Arnaldo Jordy, andou empenhado em arregimentar novos filiados, cedeu um imóvel para servir de escritório político para o partido. Mas até que sejam aparadas algumas arestas com o atual presidente local do partido, o cantor e compositor Cabinho, tudo pode virar poeira.
A hesitação tem fundamento: Ronald anda recebendo vários convites. O mais recente deles veio do DEM. Sim, os Democratas o querem em suas fileiras. Vai aceitar? Só o tempo dirá. Embora esse tempo esteja expirando.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SÓ AMANHÃ!!!

Hoje estamos aproveitando o feriado, mas amanhã teremos muitas novidades. Entre os destaques:

  • Vice-prefeito Ronald Sobrinho fala de seu futuro político. Vai continuar ao lado da prefeita Francineti Carvalho na campanha pela reeleição? A filiação ao PPS é definitiva?
  • Ronald faz ainda críticas à abordagem feita pelo blog da pré-candidatura do ex-secretário municipal de educação, Pedro Negrão, à prefeitura de Abaetetuba.
  • E revela o nome da agremiação política para a qual pode migrar, caso a adesão ao PPS não dê certo, por motivos (logicamente) políticos.
Amanhã. Não deixe de ler.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

FERIADO



PIRATARIA

Quem pensava que os casos de pirataria tinham desaparecido das ilhas de Abaetetuba estava, infelizmente, errado.

No início da tarde de hoje, Martinho Pinheiro, de 57 anos, deixava Abaetetuba e retornava para o município de Muaná, depois de ter vendido todo o carregamento de quase duas toneladas de açaí.

A viagem foi tranquila até a ilha Tabatinga, bem em frente ao município. Lá, a embarcação onde Martinho viajava com outras nove pessoas, entre elas duas mulheres e três crianças, foi abordada por dois homens armados, que chegaram em uma dessas rabetas movidas a motor rabudo.

Os bandidos estavam de "cara limpa", sem qualquer disfarce para esconder o rosto. Foram ríspidos, especialmente com Martinho, dizendo coisas como "te rebarba, agora".

Martinho sabia do que os criminosos estavam falando. Foram os mesmos piratas (reconhecidos pela vítima) que o atacaram há pouco mais de um mês, nas mesmas circunstâncias, próximo à Vila do Conde. Na ocasião, ele reagiu e os assaltantes não tiveram êxito.

Martinho foi baleado, ferido a terçadada e humilhado na frente da família e dos outros passageiros e tripulantes. Os bandidos sumiram, levando três mil reais, celular e outros objetos.

Enquanto os outros ocupantes do barco seguiram viagem para o Muaná, Martinho teve de ser levado ao hospital de Santa Rosa, em Abaetetuba. E depois, transferido para o Hospital Metropolitano, em Belém, já que a radiografia mostrou a bala alojada no fêmur, numa posição delicada, bem rente à veia femural da perna esquerda.

Disse o médico Pedro Alcântara, que o atendeu: "Ele não morreu por milagre".





SETE DE SETEMBRO


Os desfiles do Sete de Setembro em Abaetetuba, este ano, serão realizados do meio da tarde para a noite, começando às 16 horas, na avenida D. Pedro II.

A decisão, inédita, é para poupar os participantes das apresentações, especialmente as crianças, do sol inclemente das manhãs de setembro. Até porque a programação costumava atrasar e lá iam todos, estudantes e espectadores, torrando no calorzão de meio-dia.

A abertura dos desfiles será feita pelas corporações militares, seguindo-se as escolas e entidades.



GRITO DOS EXCLUÍDOS

Como os desfiles serão à tarde/noite, o Grito dos Excluídos será a única manifestação pública marcada para a manhã do Dia da Pátria em Abaetetuba.

A 17ª versão do Grito terá como tema "Pela vida grita a Terra... Por direitos, todos nós!".

A concentração será no terminal rodoviário às 8:00h.



BYE

Aproveitem o feriado!



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ALÔ, PESSOAL!

Praia das Dunas-CE


DIAS FELIZES!

Abro a coluna com a constatação óbvia: passeio em família é sempre bom, né, não????






Dívidas de drogas pagas com cartão do Bolsa-Família

BOLSA-DROGAS

Foram apresentados hoje no prédio da Superintendência Regional da Polícia Civil, sediada em Abaetetuba, seis integrantes de uma quadrilha que traficava drogas na região do Baixo Tocantins paraense.

A Operação Baião sem drogas foi realizada no município de Baião, reunindo 22 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães de Abaetetuba, Barcarena, Moju, Igarapé-Miri e Vila dos Cabanos.

Foram apreendidos drogas, armas, celulares, moto e uma grande quantidade de dinheiro e cheques. Entre os produtos apreendidos, estavam até pés de maconha e a droga já imprensada.

O mais impressionante é que, com a quadrilha, foram encontrados 36 cartões do Programa Bolsa-família, do governo federal. Os compradores da droga deixavam o cartão, inclusive com a senha, como garantia de pagamento.

A polícia vinha há dois meses investigando a atuação da quadrilha, que seria comandada apor Ieda Ramos Vieira, de 48 anos. Entre os presos estavam o marido e uma filha de Ieda.




POLÍTICA

Os bastidores da política continuam fervendo, faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais.

O prefeiturável Pedro Negrão, que se bandeou com um grupo para o PSB, não largava o celular, durante viagem na quarta-feira, 31 de agosto, na balsa que faz a travessia Arapari-Belém.

Do outro lado da linha, Vicente Maciel , que já foi candidato a prefeito e é uma das lideranças do PMDB em Abaetetuba.

Outro postulante à cadeira atualmente ocupada por Francineti Carvalho, o vereador Arnaldo Sereni, trabalha diuturnamente, tentando engordar as hostes do PSL.

Enquanto isso, o PSDB anda conversando longamente com o ex-vereador e candidato a prefeito na últimas eleições, Zé Miguel, e o vereador Iraci Santos. Assunto: a vaga de vice na chapa encabeçada por Francineti.

Pelo lado do PT, quem anda encarregado de costurar alianças é o vereador Pipico, que não vai tentar a reeleição à câmara municipal.



CONTROLE DA INFORMAÇÃO, NÃO!!!!

Fica aqui a minha indignação contra a proposta de controle da mídia.

Isso mais parece ideia de jerico. E é.