PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

domingo, 28 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DE DOMINGO

Praça da Bandeira-década de 60




POR SOBRE OS TELHADOS DE ABAETÉ




UM TRIBUTO ÀS ANTENAS ESPINHAS DE PEIXE


Naldo Araújo




Até bem pouco tempo atrás, eram elas quem dominavam a paisagem por sobre os telhados de Abaetetuba. Bastava olhar para cima e lá estavam elas, as onipresentes antenas espinhas de peixe, reinando absolutas com todo seu simbolismo. Eram sinal de uma cidade do interior cada vez mais sendo envolvida pela globalização, num tempo em que nem se cogitava usar essa palavra como sinônimo de todo tipo de integração dos povos da Terra. Eram admiradas, por serem, até então, o único instrumento pelo qual as imagens da TV chegavam às nossas casas. E, com seus vários modelos e tamanhos, configuravam-se como referencial de status social. Ficava imaginando como seria bom se tivéssemos antenas com 24 elementos! Um dia, pensava eu, teria um emprego e trocaria nossa pequena espinha de peixe de apenas oito peças. Era a antítese perfeita da nanotecnologia. Tamanho era, sim , documento!

Tomo por base minha verdadeira fixação por tudo o que representasse a melhor captação possível de sinais eletromagnéticos, para concluir, por conta própria, que nasci apaixonado pela comunicação. E, assim, desde muito pequeno, era eu quem sugeria o modelo e o formato da nova antena a ser comprada ( e isso para mim era uma festa). Chegava a ficar horas acompanhando o trabalho dos técnicos de instalação. Isso até o dia em que eu mesmo passei a fazer o serviço (de muito bom grado, diga-se de passagem). Modéstia a parte, não fui um instalador “comum”. Busquei novas formas de alcançar a melhor recepção possível de canais, se bem que tínhamos apenas três, naqueles idos da década de 70. Inventei estruturas “geniais”, como ir emendando grossos canos de ferro, uns sobre outros, utilizando buracos laterais onde ia fazendo a “amarração” com pregos tamanho-família ou mesmo outros pedaços de ferro menores. Era bonito ver nossa antena cada vez mais lá no alto, pairando altaneira sobre o telhado da velha casa de madeira do avô Caetano. Sou do tempo em que, lá de cima, reposicionávamos a antena depois de uma chuvarada, enquanto deixávamos alguém lá embaixo em frente à TV monitorando o sinal.

-E aí, tá bom?

-Tá quase... Aí, roda mais prá esquerda, peraí, um pouco mais pra direita. Agora, agora, deixa, deixa.

Pronto. Havíamos desempenhado com êxito, mais uma vez, nossa missão de verdadeiros exterminadores de “fantasmas” na TV, aquele incômodo vai-e-vem da transmissão, causado por algum obstáculo na viagem do som e da imagem em linha reta através das ondas eletromagnéticas. Um dia, percebi que, para chegar até a antena, teria de passar primeiro por um ninho de cabas que havia se instalado quase na base do ferro de sustentação da espinha de peixe. Não tive dúvidas: vesti um velho paletó do vovô, calcei sapatos e os amarrei na bainha da calça, coloquei luvas que minha irmã havia usado no sete de setembro, cubri o rosto com uma sacola plástica, deixando pequenos furos para respiração e lá fui eu. De “armadura” improvisada e tudo, hermeticamente protegido, comecei mais uma de minhas aventuras em busca da imagem perfeita. E assim, íamos conferir o resultado. O significado de “imagem boa” naqueles idos da década de 70 seria impensável nos dias de hoje. A imagem vinha com pequenos “chuviscos”. Algumas vezes, verdadeiros “trovões”, mesmo. Bastava um relâmpago lá fora, e a TV relampejava junto. E aí vinha a inevitável ordem de algum adulto: “Desliga isso, menino!!!”. Mas pelo menos ainda dava para assistir às emissoras da capital. O caminho ainda estava livre entre as antenas nos altos de nossas casas e as potentes torres geradoras de imagem lá do outro lado da Baía do Guajará. Ficava feliz vendo Tia Mundica podendo assistir todas as noites à novela Mulheres de Areia na TV Marajoara, canal 2; o vovô ligado no Bolso do Repórter, com o Joaquim Antunes, na TV Guajará, canal 4; e todos nós, moleques da casa, torcendo pelo Tarzan, na Sessão da Tarde na novata TV Liberal, canal 7. Aí, vieram os prédios mais altos, produzindo barreiras físicas. Aí, vieram as emissoras locais, produzindo barreiras tecnológicas. E os sinais que vinham de Belém foram ficando pelo caminho.

Até então, o sistema de emissão/recepção de imagens era o mais direto possível. Isso me levou um dia, já estudante de comunicação, a perguntar para um professor de tecnologia da informação, o porquê de, em Abaetetuba, eu poder assistir a algumas emissoras de outros países sul-americanos. Descobri isso meio por acaso, ao revirar (manualmente, claro) o botão de canais e me deparar com imagens meio difusas de uma partida de futebol narrada em castelhano. Verifiquei que isso ocorria em canais “vazios”, tipo canal 3, canal 5, enfim, freqüências que não estavam sendo ocupadas. Foi o bastante para que a turma toda caísse na gargalhada, com alguns gaiatos dizendo coisas do tipo: “Olha, em Abaeté a gente assiste até programa estrangeiro, quá, quá, quá...”. Era estranho, mesmo, num tempo em que nem se falava em TV por assinatura por estas bandas. Mas a sala logo ficaria calada com a explicação do professor Gondim dizendo ser isso perfeitamente possível, aventando a possibilidade de que Abaetetuba fosse uma daquelas cidades com uma espécie de “satélite” natural, uma área propícia a atuar como ímã na recepção de elementos áudio-visuais (complicado, né?). Suprema vingança ! Agora era eu quem sorria: o conhecimento empírico do caboclo do interior suplantando a ineficiência teórica dos “civilizados” da metrópole.

As velhas e antológicas antenas espinhas de peixes recebiam e nos repassavam um turbilhão de emoções, alegrias e tristezas. Quantos beijos de novela? Quantos latidos heróicos do Rin-tin-tin? Quantas vezes não sonhamos em viver em um lugar fantástico como o Sítio do Pica-Pau Amarelo? Até hoje, não suporto a idéia de que aquela família continua lá, no Elo Perdido, fazendo companhia ao Tchaca! Imagens e sons de um mundo mágico, que viajavam de bem longe, trafegavam por cada elemento de nossas antenas e invadiam nossos lares... e nos faziam sorrir... e nos faziam chorar... e nos faziam sonhar!!!

Nesse instante fotográfico (acima, na primeira foto) daquela Abaeté ainda pacata dos anos 60, vemos as antenas espinhas de peixe portentosas da casa de "seu" Expedito e Dona Edna, próxima à Praça da Bandeira. "Foi ali que, assisti pela TV, emocionado, à chegada do homem à Lua", relembra o professor e escritor Jorge Machado.

Mas não era só em seus intestinos que as antenas de TV provocavam toda sorte de sentimentos. Ela mesma, por si só, protagonizava momentos memoráveis. Um dia, o Vandoca, um dos mais folclóricos personagens de Abaeté, tinha acabado de posicionar sua antena da melhor forma possível. Aboletava-se em seu sofá e agora, finalmente, poderia continuar assistindo a seu programa matinal favorito. Eis que, lá fora, homens da Celpa preparavam-se para cumprir as ordens de cortar a luz por falta de pagamento. Vendo que um dos técnicos preparava-se para subir no poste, o Vandoca suplicou, com aquela típica voz de malandro:

- Ei, tio. Dei o maior duro prá ajeitar a espinha de peixe. Deixa pelo menos terminar o He-Man!!!!

Centro comercial de Abaetetuba nos anos 80


Hoje, elas ainda estão lá. Mas já não reinam soberanas nos telhados cada vez mais povoados por outros recursos mais avançados de captação de som e imagens. Sua presença, emblemática de vários pontos-de-vista, do econômico ao social, hoje parece destoar da tecnologia que amplia sua abrangência reduzindo sua forma. Assim, entre antenas parabólicas, de TV a cabo, de internet, as antenas espinhas de peixe exercem mais um simbolismo: o da própria vida, que segue seu curso inexorável, de transformações que não pedem licença para chegar e ocupar seu lugar, de substituições impiedosas, de quem resiste o quanto pode e um dia há de sucumbir.




Fotos gentilmente cedidas por Jorge Machado

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NÓS E OS MOTOTÁXIS


O DEMUTRAN- Departamento Municipal de Trânsito de Abaetetuba- decidiu prorrogar o prazo para recadastramento de mototáxis e regularização de quem já atua na área e pretende legitimar sua situação (os chamados clandestinos).


INICIADA HÁ UM MÊS, essa atualização de dados deveria ter sido encerrada hoje, mas foi estendida até a primeira quinzena de março, atendendo a pedidos da categoria.


DAS ATUAIS 143 CONCESSÕES, sessenta ainda estão pendentes de atualização junto ao órgão municipal de trânsito.


ESSA INICIATIVA vem no rastro do processo de regulamentação federal da profissão de mototaxista...


...E FAZ CUMPRIR O QUE DETERMINA a novíssima lei municipal nº 285/2009, que estabelece o número de mototaxista respeitando o contingente populacional.


POR ESSE CRITÉRIO (de um mototáxi a cada 455 habitantes), Abaetetuba teria de contar, no máximo, com 307 mototaxistas.


O NÚMERO DE PONTOS DE MOTOTÁXIS também é delimitado por lei. Dos atuais 14, passaríamos a contar com 26 mini-terminais desse tipo de serviço.


NUNCA É DEMAIS lembrar que a lei também prevê algo que vai deixar muita gente com a pulga atrás da orelha: quem tem emprego e renda fixa não deve atuar como mototaxista.


NADA MAIS CORRETO, já que tem muita gente (muita gente mesmo) que, nas horas de folga do trabalho formal, veste uma camisa de mototaxista e sai rodando pela cidade. Concorrência desleal com quem realmente precisa trabalhar.


SE TUDO CORRER como manda a lei, será um alento. Ninguém aguenta mais alguns (eu disse alguns) mototaxistas que parecem saídos diretamente da Idade da Pedra para as ruas de Abaetetuba. Atitudes tão nocivas que, pela generalização, acabam prejudicando a imagem de toda a classe.


BASTA ANDAR PELAS RUAS da cidade para constatar que há alguns profissionais que andam dentro da lei, com capacete, colete, alvará e tudo. E há tantos outros que não sabem nem como fazer uma ultrapassagem.


E É UM TAL de zigue-zague de mototáxis por entre os carros e pedestres. E condutores sem capacetes levando famílias inteiras nas garupas.


ÀS VEZES, vemos mais mototáxis nas ruas de Abaetetuba do que estrelas no céu...
EM ABAETETUBA, são apenas quinze agentes (sendo que três estão fora das ruas por motivos diversos) para tomar conta de um trânsito de cidade grande. No último concurso público, foram preenchidas as 25 vagas requisitadas. Mas vinte aprovados decidiram em busca de outros empregos.

PARODIANDO MACUNAÍMA, o anti-herói de Mário de Andrade, que dizia: Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são, diríamos: Pouca educação e muitos mototáxis irresponsáveis, os males do trânsito de Abaeté são.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

UM DIA DE CÃO



VEJA A QUE PONTO chega o problema da (in) segurança pública. Por volta de 22:30 desta quarta-feira, estudantes da Universidade Estadual do Pará, núcleo Moju, retornavam para Abaetetuba. Quando concluía a travessia da ponte Moju-cidade, o ônibus foi surpreendido por três homens que vinham em uma moto e armados.



DIANTE DO PERIGO IMINENTE, um dos passageiros pediu para que o motorista acelerasse. Foi então que mais dois bandidos, também em uma moto e igualmente de arma em punho, saíram de dentro do mato. Foram instantes de terror para o motorista e os trinta universitários a bordo.



A PERSEGUIÇÃO implacável da quadrilha continuou por quase todos os 15 quilômetros da ponte até próximo ao trevo da Colônia Velha. Enquanto que o ônibus, em fuga alucinada, era alvo de uma saraivada de tiros, vindos de todos os lados.



A ÚNICA SAÍDA, naquele momento, era chegar ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, no início da PA 252. E foi o que aconteceu. Por sorte, ninguém saiu ferido.



DOS CINCOS integrantes da quadrilha, apenas um estava encapuzado.



O CASO FOI REGISTRADO na delegacia do Moju.



DIANTE DESSE FATO, a providência imediata foi garantir escolta policial a esses ônibus que todos os dias conduzem universitários que moram em Abaetetuba e estudam na UEPA-Moju.



O PROBLEMA, dizem os estudantes é até quando essa proteção vai perdurar. Com medo, muitos pensam até em desistir de continuar os estudos.



RELATOS DÃO CONTA de que essa seria a sexta ocorrência de violência grave contra estudantes da UEPA-Moju. Há relatos de agressões físicas sofridas por estudantes até em frente ao prédio da instituição.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O BLOG NA SALA DE AULA



Recebo e publico, com orgulho:



Caríssimo Naldo Araújo, é com muito apreço e estima que me apresento:

Sou Jairo da Silva e Silva, maranhense, estou aqui em Abaetetuba há 1 ano e meio, sou Professor Efetivo da SEDUC PA, matricula 57203632/01, residente na Avenida São Paulo, nº 2196, cep 68440-000, Abaetetuba Pará, lotado em três escolas da Rede pública: EEEFM Esmerina Bou Habib (e seu Anexo), EEEFM Profº Leônidas Monte e EEEFM Terezinha de Jesus Ferreira Lima, onde leciono a disciplina Lingua Espanhola, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Médio!

Pois bem, como é de conhecimento de todos, o Presidente Lula, assinou uma lei no dia 05 de agosto de 2005, a Lei nº11.161/05 que dá OBRIGATORIEDADE AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, PÚBLICAS OU NÃO!!! Aos poucos os estados estão cumprindo o seu dever... Porém, infelizmente, não temos o principal/e mais usado material didático, o livro... assim, este ano tive a iniciativa de preparar uma apostila de espanhol que venha atender a necessidade e realidade de meus alunos abaetetubenses, uma apostila bem regional (se for bem aceito, pretendo transformá-la em livro), e pesquisando na internet sobre Abaetetuba, para minha satisfação e alegria encontrei blog espetacular, recheado de muitas informações sobre Abaetetuba e sua cultura, seu povo , sua gente... Desta forma, venho pedir sua autorização para usar alguns trechos de seu magnífico blog em minha humilde apostila, pois gostaria de traduzir ao espanhol alguns trechos, com o seu consentimento!!! Seria possivel???

Desde já, aguardo sua manifestação!!! No demais, muitíssimo obrigado!!!

Jairo da Silva e Silva.



Meu caro Jairo, claro que você está autorizado. Obrigado pela confiança e conte conosco!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

NUM DIA DE DOMINGO...





A NOSSA ENQUETE DA SEMANA tem tudo para ser a mais participativa da história do blog. Faltando quatro dias para seu encerramento, já registramos quase cinquenta votos. E você já votou?


NAZARENO JR., cap do Sítio Amazônia, organizando mais um grande baile no aprazível recanto ecológico próximo ao Laranjal. Dessa vez, o lance será uma festa revival, tipo "De Volta aos anos 70".



VEM AÍ UMA NOVA ACADEMIA DE GINÁSTICA. A S/A Fitness, que será inaugurada nesta quarta-feira nos altos da Associação Comercial de Abaetetuba, trará novidades como body jump, body pump, fit training, step training, ginásticas localizadas, ritmos e alongamento com bola suíça.


A FATEP, Faculdade Teológica do Estado do Pará, resolveu estabelecer uma base sólida aqui em Abaetetuba. Além da estrutura própria que está sendo concluída ali perto do trevo da estrada de Beja, a instituição, que até então atuava somente no ramo do ensino superior, está implantando este ano o ensino fundamental.


A NOVA RÁDIO COMUNITÁRIA de Abaetetuba, que ocupará a frequência 104.9, nem saiu do papel e já é alvo de disputas políticas. Têm peixes graúdos de olho na isca.


QUEM JÁ VIU o novo comercial de TV do Grupo E. Carvalho observa o realismo da cena em que o personagem Charmoso, que contracena com a dupla Tunico e Vardivino, pula no rio no momento em que o motor da rabeta explode.



O QUE NINGUÉM SABE é que o susto foi real. Ao simular a explosão, o ator Ismaile Rodrigues acabou acendendo o fósforo muito próximo à pólvora. Pulou na água de susto, mesmo. E ainda teve os cabelos chamuscados e a orelha esquerda levemente atingida.





A CENA FOI GRAVADA no rio Maratauíra, que banha Abaetetuba. O comediante Castor, na pele do compadre Vardivino, teve de nadar de verdade. Fora de forma, ele quase não aguenta a sequência de takes em que se desloca até um posto flutuante na orla da cidade.
DOMINGO, dia de visitar a parentada, reunir os amigos, passear com a família lá pelo balneário Rio Paraíso, dar um pulo em Beja ou simplesmente ficar em casa, lendo um bom livro, assistindo a um bom filme na TV, brincando com os filhotes... E depois, curtir uma soneca daquelas, com a chuva do nosso inverno paraense tamborilando na janela.
UM SUPER ABRAÇO e uma ótima semana a todos.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

SÁBADO DE PAZ E AMOR


PADRE RAIMUNDO MAUÉS assumindo hoje a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em substituição ao padre Mariano Martinez. A primeira celebração de padre Raimundo como novo pároco de Conceição será às 19:00, na catedral.


HOJE É SÁBADO, dia de celebrar a paz e o amor. Publicamos algumas mensagens de leitores pregando a união em prol da felicidade geral.


CLÁUDIO SERENI, do Bloco Hyabadabadu:


Os parabéns são para todos: Prefeitura, Atracajá, Kamaka, Hyabadabadu, Pimenta, Pânico, Dente de Leite, Kanto do Basa, que juntos fizemos desse carnaval um show (...) Lamentamos os incidentes técnicos ocorridos com o trio e lançamos uma proposta de união, numa tentativa de minimizar esse tipo de prejuízo e ainda fortalecer objetivamente esse evento que se propõe a ser um dos maiores do estado.


DADOS DA POLÍCIA MILITAR, divulgados nesta sexta-feira, revelam que este foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. A maior incidência foi de desordem causada por bebedeira. Ao contrário do ano passado, quando ocorreram sete mortes, em 2010 não foi registrado nenhum homicídio diretamente relacionado ao período carnavalesco.


DO PROFESSOR MIGUEL NETO:


Abaetetuba pode crescer bastante, principalmente o dia que Francineti Carvalho, Ronald Ferreira, Luiz Lopes, Miriquinho Batista, José Nery, Pipico, Chita, Sabiá, Afonso Sarges, Zé Miguel, Adelino Ferranti, Antonia Botelho, Norma Cruz, Jeferson Felgueiras entre outros agentes políticos sentarem na mesma mesa e se comprometerem a trabalhar juntos pelo bem de Abaetetuba. Eles têm que aprender o sentido da coexistência, pois só aceitando a existência do outro é que você pode melhorar a sociedade. Todas essas pessoas são inteligentes e têm bons sentimentos por Abaetetuba, sei porque em diferentes momentos convivi com ambos, contudo a cultura partidária do conflito acabou afastando-os. Você pode defender sua bandeira partidária apresentando projetos concretos e articulando melhorias para o município, não precisa ofender o outro ou dizer quem faz melhor, todos contribuem.


OTACÍLIO DIAS (conhecem?), o comediante Castor, pode estar retornando à administração de Francineti Carvalho. Havia deixado, a pedido, a coordenação da merenda escolar. O embarque em uma nova função está sendo ventilada nas hostes tucanas.


LEITOR ESCREVE pedindo para que a Secretaria de Obras providencie a retirada do arco da avenida D. Pedro II, que todos os anos é instalado durante a festividade de Nossa Senhora da Conceição. Acontece que passou o círio, em novembro, veio o Natal, o Carnaval... e o arco continua lá, ameaçando desabar a qualquer momento.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NOS BASTIDORES DO MIRITIFEST 2010


CENAS COMO ESSA são sempre emocionantes para nós, abaetetubenses: ir a Belém na época do círio e ver os nossos brinquedos de miriti colorindo a maior festa religiosa do povo católico paraense.
MELHOR AINDA é ver que assumimos, com orgulho, a condição de capital mundial do brinquedo de miriti.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA, em 2004 passamos a dar ao miriti o valor que ele tanto merece. Assim, foi criado o Festival do Miriti - também conhecido como Miritifest.
E, AGORA, CÁ ESTAMOS NÓS às vésperas de mais uma edição de um dos mais importantes momentos do nosso calendário cultural.


O VII MIRITIFEST, o Festival do Miriti, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril. E vem com muitas novidades.
PRÁ COMEÇAR, a partir de agora, o evento terá uma data fixa: será sempre no segundo final-de-semana de abril, aproveitando o período de safra do fruto.

ASSIM COMO ERA NO INÍCIO, a maior feira de exposição e comercialização de produtos à base do miriti volta a ser realizada em praça pública, depois de alguns anos no Complexo Cultural Hildo Carvalho (antigo Bancrévea).


SÓ NÃO VOLTARÁ totalmente às suas origens porque não será na Praça de Conceição e, sim, pela primeira vez, na Praça da Bandeira.


PARA QUEM NÃO SABE, do miritizeiro tudo se aproveita: desde a bucha, matéria-prima dos famosos brinquedos artesanais, até o fruto, com o qual se produz suco (ou vinho, como dizemos por aqui), mingau de arroz ou de farinha, bolo, licor e até complementos de pratos regionais.


A COORDENAÇÃO é de responsabilidade de um Comitê Gestor, formado por representantes da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação dos Artesãos de Miriti, Prefeitura Municipal, Sebrae e Conselho da Mulher Enpresária.


ESSE TAMBÉM SERÁ um Miritifest feito de ineditismos.


SERÁ O PRIMEIRO MIRITIFEST com a logomarca oficial do evento devidamente patenteada.


EM 2010, o Festival do Miriti de Abaetetuba virá também com a honraria de ter sido declarado Patrimônio Cultural do Estado, de acordo com a lei nº 7.282, sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa em 1º de julho de 2009.


COMO PARTE DOS PREPARATIVOS, serão realizados cursos de capacitação para todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no festival.


ESTA É UMA FORMA DE PROFISSIONALIZAR a relação com os milhares de visitantes que vêm todos os anos para o festival.


OUTRA LUTA dos coordenadores é incluir o projeto na Lei Semear, garantindo incentivos fiscais a quem patrocinar o Miritifest.


O PROJETO MIRITIFEST já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Pará, Secretaria de Estado de Cultura do Estado, Paratur, Fundação Tancredo Neves e grandes empresas privadas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DÊ SUA OPINIÃO


HOJE estamos retornando com nossas enquetes. O assunto é carnaval. Vá aí ao lado e dê sua opinião.


A TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL não foi motivo de festa para o Centro Maria do Pará.



O LOCAL, onde funcionam programas de apoio às mulheres vítimas de violência, foi invadido pelo telhado. As primeiras informações dão conta que, de lá, foram levados computador, TV, ar condicionado e impressora.


AS IGREJAS DE ABAETETUBA ficaram lotadas nas celebrações da quarta-feira de cinzas.


A CELEBRAÇÃO marca o início da Quaresma, os quarenta dias de preparação dos cristãos católicos para a Páscoa.


NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, a cerimônia foi presidida pelo bispo D. Flávio Giovenale, que exortou os fieis a seguir o que prega a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: Economia e Vida.


O LEMA DA CF 2010 é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24)


AO LEMBRAR DO APEGO EXCESSIVO DO HOMEM aos bens materiais, em detrimento da vida, D. Flávio ilustrou sua mensagem dizendo: "Façam o exercício diário de utilizar bem poucas vezes o celular, por exemplo. Eu estou tentando".


ACABOU O CARNAVAL e tá chegando a Semana Santa. Mais um feriadão em que Abaetetuba recebe milhares de visitantes.


ENQUANTO ISSO, a ponte de madeira da estrada de Beja continua daquele jeito...


É BOM LEMBRAR: Passou o carnaval, tá chegando a Semana Santa e... estão chegando as eleições, viu!!!!



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRA TUDO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA...






ALÔ, PESSOAL. Depois de curtir o carnaval, estou de volta. Meus dias de folia, passados aqui mesmo em Abaetetuba, foram ótimos. E o de vocês?


QUE FESTA! Abaetetuba vem, cada vez mais, consolidando a condição de um dos mais movimentados carnavais do Pará.



FIQUEI FELIZ E ORGULHOSO em ver como o bloco Kamaka (do qual sou fã inveterado e membro perpétuo) soube reverter uma situação desagradável.


PREJUDICADO por problemas técnicos do trio que, ainda por cima, chegou atrasado a Abaetetuba (descumprindo uma cláusula contratual), o Kamaka deu a volta por cima no domingo e na terça-feira de carnaval, levando três mil brincantes para a avenida.


A COORDENAÇÃO DO KAMAKA decidiu manter o mesmo trio em respeito aos brincantes, já que seria impossível encontrar um substituto àquela altura do campeonato. Mas deverá tomar providências legais pelos prejuízos morais que sofreu.






NOTA MIL para a moçada do Styllus Show que provou que santo de casa faz, sim, milagres. Levantou a galera a bordo do Trio Tonhão do Kamaka.


O HYABADABADU veio de comissão de frente e tudo. Um show!!!





AS MICARETAS DERAM UM SHOW. Os blocos considerados de ponta como o Kamaka, o Hyabadabadu e, a grande surpresa, o Pânico na Folia arrastaram multidões.


MESMO SEM DIVULGAÇÃO a nível estadual, o carnaval abaetetubense superou todas as expectativas. Foram mais de trinta mil brincantes, segundo a coordenação do evento, do sábado à terça-feira gorda.



QUANDO É PRÁ FALAR de desgraça, os coleguinhas da grande imprensa da capital correm prá cá pra Abaetetuba. Quando é prá divulgar um dos maiores carnavais do Pará, cadê a moçada????


PELO MENOS Abaetetuba foi citada pelo jornal O Liberal, na edição de domingo, como o terceiro maior carnaval do estado, só perdendo para Belém e Vigia.











AÍ, A TURMA vai cobrir o carnaval de Cametá, de Bragança, de São Caetano de Odivelas, de Ourém. Ignoram o que já é considerado o terceiro maior carnaval do Pará.



PRÁ COMPLETAR a boa fase do nosso carnaval, não foram registrados, este ano, nenhum caso de violência extrema ou incidentes graves associados à festa popular.


APESAR DO VOLUME DE PESSOAS no corredor da folia, foi um carnaval de paz. Fora uma ou outra confusão aqui e acolá, o povo, no balanço final, se comportou direitinho.


A FESTA POPULAR teve um pouco de tudo: arrastões culturais, blocos de sujo, som automotivos... Não entendo como certos críticos ainda dizem que essa é uma programação para poucos. Como assim?







PARABÉNS ao Manoel de Jesus, diretor da Fundação Cultural Abaeteubense. Pegou o barco andando, mas não se intimidou.



ASSIM COMO EM OUTROS DIAS, a prefeita Francineti Carvalho esteve no palanque oficial no último dia de programação, ao lado do vice, de todo o staff de governo, políticos e convidados.










QUARTA-FEIRA DE CINZAS. Ainda tem gente fazendo carnaval pelas ruas da cidade. Para os restante dos mortais, é hora de guardar as fantasias e voltar ao trampo. Ano que vem tem mais.




Fotos: Bebé Negrão e naldoaraujo.blogspot.com

sábado, 13 de fevereiro de 2010

É CARNAVAL!!!!!


ESSE AÍ É O CARNAINSA, a micareta organizada pelo Instituto Nossa Senhora dos Anjos-INSA. A folia saiu às ruas da cidade nesta-sexta-feira (12) reunindo professores, alunos, pais e funcionários de um dos mais tradicionais colégios de Abaetetuba.
MILHARES DE PESSOAS continuam chegando a Abaetetuba. É a força de um carnaval que só veio crescendo nos últimos anos e hoje é um dos maiores do interior do Pará.
A PROGRAMAÇÃO OFICIAL do Carnaval abaetetubense foi aberta nesta sexta-feira (12) pelo Rei Momo. Em seguida, o corredor da folia recebeu os blocos de micareta.
NESTE SÁBADO, a programação começa às 19:00h com o Bloco da Saúde, continuando com o arrastão cultural dos Amigos do Brejo, Acadêmicos doPsinti e S.B.C.
UM DOS MOMENTOS mais esperados nesta sábado é a passagem dos blocos de micareta. Entram hoje na avenida os blocos Pimenta, Tramontina e Kamaka.
NO DOMINGO, a festa popular será aberta às 18:00h com o bloco infantil Dente de Leite, seguido do Tribos na Folia, Arrasta-Céu, Rola Cansada, Gato a Jato e o B'ora Ard, da região das ilhas.
NA SEGUNDA PARTE das apresentações do domingo, os trios elétricos invadem a pista trazendo os blocos Kamaka, Atracajá, Hyabadabadu, Pânico na Folia e Gleydson.
A SEGUNDA-FEIRA GORDA traz a irreverência dos blocos de sujo como o Kanto Nu Xadrez, Rola Cansada, Gargalhada, Bloco da Parentada, Pânico, Unidos da Garibaldi, Bloco dos Estudantes da UFPa e a micareta do Pimenta.
O ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO, na terça-feira, promete ser em grande estilo, novamente com os blocos de micareta Kamaka, Hyabadabadu, Pânico na Folia e Atracajá.
O CARNAVAL DE ABAETETUBA tem como tema este ano "Consciência Ecológica, carnaval e alegria".
FIEL AO TEMA, a avenida D. Pedro II, o palanque oficial das autoridades e o arco principal foram todos decorados com materiais recicláveis, principalmente com garrafas pet.
A EXPECTATIVA dos organizadores é de que o corredor da folia de Abaetetuba receba um público de aproximadamente trinta mil pessoas nos quatro dias de programação.
A SEGURANÇA DOS FOLIÕES será garantida por um esquema especial, que inclui Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança particular contratada pela Prefeitura.
ESTE ANO, as apresentações serão iniciadas na rua 1º de Maio e encerradas na rua Lauro Sodré.
PERGUNTEI AGORA HÁ POUCO ao Manoel de Jesus que comanda, neste governo, seu primeiro grande evento: -Pronto para a primeira prova de fogo?
MANOEL DE JESUS apenas riu. Não sei se de tranquilidade ou de nervosismo.
BOA SORTE, Manoel!
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE está com uma equipe desde esta sexta-feira na avenida. E por lá permanecerá até a terça-feira gorda.
O TRABALHO DA SESMAB inclui serviços de orientação e prevenção, principalmente em DST/AIDS, em um stand do Centro de Testagem e Aconselhamento, ao lado do palanque oficial.
UMA UNIDADE MÓVEL de Urgência e Emergência estará de prontidão a altura da Rua Lauro Sodré. A SESMAB também está com uma ambulância posicionada na rua Magno de Araújo, na mesma base de apoio do Corpo de Bombeiros.
NEM SÓ DE PROGRAMAÇÃO OFICIAL vive o carnaval de Abaetetuba.
A PARTIR DE AGORA, foliões, com ou sem abadás, invadirão as ruas da cidade, na autêntica festa popular que toma conta de Abaetetuba.
TEM O BLOCO DO FERNANDÃO, um dos mais folclóricos brincantes da cidade, que, aproveitando a alta estatura, sempre vem pintado de verde, numa alusão ao Incrível Hulk.
TEM O BLOCO DAS VIRGENS, que sai do bairro de Francilândia com uma multidão de homens vestidos de mulher.
TEM AS TRADICIONAIS PELADAS em campos da periferia, onde a tradição é homens vestidos de mulher enfrentarem mulheres vestidas de homens.
ENFIM, É CARNAVAL!!! Viva esse período do jeito que você quiser. Para uns, descanso. Para outros, folia total.
O IMPORTANTE, mesmo, é celebrar a vida com alegria e, claro, muita responsabilidade.
BOM CARNAVAL a todos!!!!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARNAVAL: TÁ CHEGANDO A HORA


TUDO PRONTO para o Baile Gala Gay 2010, nesta sexta-feira, na sede do Tietê. Com 32 anos, esta é uma das mais tradicionais promoções do calendário carnavalesco de Abaetetuba e um dos mais antigos eventos do gênero em todo o Brasil.


NESTA QUINTA-FEIRA acontece a reunião final da coordenação onde será definida a ordem das apresentações e realizado o ensaio geral do desfile.


O CONCURSO contará com a participação de dez candidatas, entre as quais Núbia Cavalero, Duda Nereyda, Lana Carolina, Stéphany Morgado, Paola Brás, Dhidhia Mikaele e Nayara Monayara O´Hara Dohara.


PAULO PAIVA é o apresentador oficial. O desfile tem como trilha principal a mesma música-tema do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense.
O GALA GAY de Abaetetuba tem uma longa história. Começou no final da década de 70, idealizado pelo Sabá, que, hoje, adota o nome artístico de Babalú e participa da festa como hors- concours.
O BAILE já foi realizado em dezenas de sedes, desde barracões na área da estrada até os mais renomados clubes da cidade.
PREFEITA FRANCINETI CARVALHO ainda tem esperança de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado envie mais do que o reforço de quinze policiais, conforme nos foi informado pelo comando local da PM.
GERALDO ARAÚJO, o titular da SEGUP, ligou para a prefeita, nesta terça-feira, para informar que, no máximo, no máximo, tentaria enviar para cá mais dez homens.
CONFIRMADA, mesmo, é a presença de cinquenta seguranças particulares contratados pela Prefeitura.
EM REUNIÃO nesta terça-feira (9) com representantes de órgãos e entidades envolvidos na programação do carnaval de Abaetetuba, o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Adriano Seduvim, insistiu bastante no cumprimento de horários e no que estabelece a lei em relação à participação de menores na festa popular.
O JUIZ Adriano Seduvim reafirmou que é proibida, entre outras coisas, a presença de crianças em eventos públicos após as 22:00 h, mesmo acompanhadas de seus pais ou responsáveis.
PARA ESTAR DE ACORDO COM A LEI, os blocos de abadás terão um trabalho extra: exigir dos adolescentes a partir de 16 anos uma autorização por escrito de seus pais ou representantes legais. Isso se os pais ou representantes não estiverem juntos.
PARA QUEM É MENOR DE 16 ANOS não tem jeito: só poderá brincar se estiver com os pais ou responsáveis, devidamente documentados. Ou com uma pessoa maior de 21 anos devidamente autorizada.
É BOM LEMBRAR que vender ou fornecer bebidas alcóolicas a crianças ou adolescentes é crime, passível até de prisão.
EM OUTRA REUNIÃO, ainda na terça-feira, o diretor da Fundação Cultural Abaetetubense, Manoel de Jesus, foi bem claro com os representantes de agremiaçãoes carnavalescas e blocos de abadá: não irá tolerar atrasos nas apresentações.
OS ATRASADINHOS poderão até sofrer punições neste ou no próximo carnaval.
A PERGUNTA que não quer calar: será que esse ano não teremos atrasos nas apresentações?
NEM PRECISARIA punição da coordenação do carnaval. Os próprios blocos se punem ao atrasar a apresentação. Deixam de ser vistos por um público maior que, cansado, acaba desistindo e vai embora. E acabam punindo o próprio brincante que pode acabar mudando de ares na próxima temporada.
O ATRASO é, por vezes, o único senão na realidade dos blocos de micareta de Abaetetuba. Todos muito bem estruturados, com trios dignos dos grandes centros, atrações de primeira e milhares de brincantes na avenida.
A PALAVRA está concedida aos blocos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


CONFIRMADO: Abaetetuba contará com o reforço de quinze policiais militares vindos da capital. Contando com o efetivo local, a programação oficial de carnaval contará com quarenta PMs. A informação é do comando local. Parece pouco, né, não?



SOMENTE em abril será definido o percentual de reajuste dos servidores municipais.



FUNDAÇÃO CULTURAL ABAETETUBENSE realiza hoje à noite sua última reunião preparatória para a programação oficial de carnaval.



6 DE MARÇO. Esse é o dia em que autoridades do município e, possivelmente, representantes do Governo do Estado estarão visitando o que restou do Projeto Açaí, no rio Quianduba.



A IDEIA original até que era boa. Garantir às famílias ribeirinhas de Abaetetuba o máximo de benefícios sociais e econômicos a partir da produção do açaí.

PARA ISSO, uma estrutura grandiosa chegou a ser erguida em 240 m2 de área construída, dotada de todos equipamentos necessários para a despolpa do açaí e aproveitamento do caroço da fruta para a geração de energia.


CONCLUÍDO em 2003, o complexo nem chegou a ser inaugurado.

O COORDENADOR de projetos de áreas quilombolas de Abaetetuba, Gercino Costa, esteve, na última sexta-feira (5) na Secretaria de Justiça do Estado pedindo providências.


GERCINO foi curto e grosso: "Disse lá que, se nada for resolvido, denunciarei o projeto nos meios de comunicação e protocolarei uma ação contra o Estado, junto ao Ministério Público Federal".

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POUCAS & BOAS


COM MUITO ORGULHO registramos a presença da Diana Bruna como nossa 83ª leitora cadastrada. E assim caminha a humanidade!


ESSA É PARA A GALERA BICOLOR. Tá lá na página 7 da revista Placar deste mês: o Paysandu é, percentualmente, o clube brasileiro com maior aproveitamento na Libertadores.


DIZ A REVISTA: "Em sua primeira e única Libertadores (em 2003), o Papão obteve cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota- a que o eliminou da competição, contra o Boca Júniors, nas oitava-de final.


POR ESSE CRITÉRIO, o Papão obteve um aproveitamento de 70,83%, liderando a lista que inclui todos os 27 clubes brasileiros que já disputaram a mais importante competição sul-americana.


DÁ-LHE, PAPÃO!!!!!


O BEJA FOLIA foi um sucesso. A festa popular, que abriu a programação oficial do carnaval de Abaetetuba, reuniu aproximadamente dez mil brincantes na principal vila-balneário do município, no último domingo.


LAMENTÁVEL é ver que até hoje uma das pontes da estrada até a praia de Beja continua semi-destruída, com um imenso buraco causado por um incêndio, que acredita-se, ter sido feito em protesto pelas más condições da vergonhosa e obsoleta estrutura de madeira.


A DECORAÇÃO do Corredor da Folia de Abaetetuba (conforme já foi dito aqui) será toda a base de garrafas pet. Estão sendo utilizadas mais de dez mil unidades desse tipo de recipiente.


A CONFECÇÃO das peças decorativas está sendo feita em um dos espaços da Feira do Produtor. 80% dos trabalhos estão concluídos.


A FOTO AÍ DE CIMA é um instante que merece registro: o Baile das Máscaras, realizado no último sábado na Assembleia Abaetetubense.


O BAILE é um esforço (até agora vitorioso) do casal Lina e Biba de resgatar e manter aquelas tradicionais e inesquecíveis festas de salão, sem violência e com muita descontração.


QUEM PERDEU, PERDEU. Quem esteve lá pode, finalmente, nem que seja uma vez no ano, dançar o alalaô,ô,ô,ô,ô... e "o teu cabelo não nega, mulata..."

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ABAETETUBA CANTADA EM VERSO E PROSA


QUE BOM quando Abaetetuba é notícia de forma positiva! O leitor Gildo Martins deu-me a dica: informar aos conterrâneos abaetetubenses que o nosso município seria destacado em uma das mais tradicionais escolas de samba do Pará.


NO CARNAVAL DESTE ANO, o Império de Samba Quem São Eles homenageará o escritor abaetetubense João de Jesus Paes Loureiro, com o enredo "Paes Loureiro-voz da poesia, pássaro da terra, poeta da Amazônia".


DIZ UM DOS TRECHOS DO SAMBA DO QUENZÃO:


A poesia me levou a viajar nessa história

Abaetetuba terra que abençoou

A sua bela trajetória

Às margens do rio Meruí

Capital dos brinquedos de miriti

Retrato de um povo de fé e tradição

Paes Loureiro...

És o grande filho deste chão!
O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA de Belém será no dia 13 de fevereiro, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel.


E TEM MAIS ABAETETUBENSE sendo homenageado lá fora. O ambientalista e artista plástico Ray Cardoso será um dos homenageados, este ano, no tradicional Baile dos Artistas, em Belém.


RAY CARDOSO, que é o atual Secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba, foi indicado pela comissão organizadora, como "reconhecimento no incentivo à cultura".


O XXVI BAILE DOS ARTISTAS, a maior premiação da cultura paraense, será realizado na próxima quinta-feira (11), na Estação das Docas.


TEM MAIS COISA BOA sobre Abaetetuba. Caso consiga a justa condição de primeiro e legítimo produtor do artesanato de miriti, com direito a selo de origem e tudo, o nosso município será o primeiro do norte do país a conseguir a tal indicação geográfica (ver nota anterior) de um produto ou serviço.


AGORA, É APROVEITAR o domingo pré-carnavalesco e sair cantando:


Abaetetuba, terra morena de garotas de valor. Abaetetuba, hoje é domingo e eu vou ver o meu amor, ô, ô, ô...


Foto: Bebé Negrão

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DO BEM QUE O ARTESANATO DE MIRITI NOS FAZ


Todo mundo fala no brinquedo de miriti. E logo vem o complemento: "de Abaetetuba". É uma relação de criador e criatura tão umbilical que até parece redundância. Afinal, foram os nossos caboclos abaetetubenses os criadores dessa arte popular que, com o passar do tempo, virou símbolo do Círio de Nazaré e foi além. Hoje, é um produto até de exportação. E aí, surgiram os genéricos. Um dia, um pessoal da Globo veio ao Pará e mostrou o brinquedo de miriti...de Ananindeua. Tem também os brinquedos da periferia de Belém, e por aí vai. Não vale. O miriti é nosso. Agora, de fato e de direito.


Um seminário realizado hoje em Abaetetuba foi mais um passo para que o município conquiste a tão almejada indicação geográfica do artesanato miriti, ou seja, quando se falar em brinquedo de miriti, do legítimo mesmo, estará se falando em Abaetetuba. Quando todo esse processo estiver concluído, só aos artesãos do município será permitida a utilização de um selo de origem, conferindo a autenticidade do produto. Tudo protegido por uma lei de propriedade intelectual.

Nos discursos que pontuaram a abertura do seminário todos estavam de alguma forma emocionados, da prefeita aos diretores do Sebrae; dos representantes dos governos federal e estadual aos artesãos. Estavam todos ali participando de um processo histórico. Do instante em que Abaetetuba recebe o reconhecimento que é seu, concedido, antes de tudo, pela história. Dos tempos em que os artistas saiam daqui rumo à capital em tempos de círio de Nazaré, viajando em canoas a vela carregadas de cobrinha, tatu, soca-pilão e uma inifinidade de objetos simples e, naquela época, rústicos.


Hoje, não. A arte ganhou um melhor acabamento. As peças ainda são multicoloridas, mas agora com uma harmonia de cores. A produção e distribuição estão mais organizadas. As relações comerciais ficaram mais estabelecidas. Há mercado o ano inteiro. Só não mudam os processos de criação e concretização de formas e modelos. Permanecem como uma empresa familiar, promovendo o ajuntamento de pais, filhos, mulheres e toda sorte de parentes numa arte que transborda dos ateliês improvisados para todos os cômodos da casa. Arte que agrega ao resultado final muito mais do que o lucro. Promove o ganho social, no momento em que Abaetetuba alcança as manchetes pelo que tem de melhor. E colabora para exemplos edificantes de capítulos pessoais. Estão aí os inúmeros relatos de quando o artesanato de miriti mudou vidas... construiu novos caminhos.


Um dos maiores expoentes contemporâneos do artesanato feito da bucha do miritizeiro, Valdeli Costa discorria sobre o papel dessa atividade em sua vida, contribuindo para livrá-lo das drogas e do álcool. Lá pelas tantas, falando de uma reunião em que, pela primeira vez, os artesãos foram instados a aceitar uma produção em larga escala, Valdeli revela que chegou a rezar para que alguém ali do grupo desse um "sim" como resposta. Coube ao artesão conhecido como Diabinho dar a palavra final. E, a partir daquele dia, a nossa mais autêntica arte ganharia novos ares. Aí, o artesanato de miriti produziria um célebre milagre, no dizer de Valdeli:


-Foi Deus quem iluminou o Diabinho naquele dia...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DEPOIS DA POLÊMICA, CARNAVAL DE ABAETETUBA, ENFIM, RECEBERÁ REFORÇOS DA PM


Francineti Carvalho recebeu, na noite desta quarta-feira, uma mensagem no seu celular pessoal. Era o Secretário de Segurança Pública do Estado, Geraldo Araújo, reafirmando o propósito de atender aos apelos da prefeita de Abaetetuba. Antes, à tarde, Francineti estivera na Segup acompanhada do deputado estadual José Megale, e dos vereadores Márcio Barreto, Arnaldo Sereni, Regi Moraes e Iraci Jr. A comitiva fora em busca de explicações (e solução) para uma informação preocupante: Abaetetuba não receberia policiamento extra para o carnaval, o que, se confirmado, poderia até resultar no cancelamento da festa popular no município. "Ficaria inviável garantir a segurança de milhares de pessoas", ponderava a prefeita.

A ciranda factual começara quando a coordenação da programação oficial da Prefeitura solicitara oficialmente, como de praxe, ao comando do policiamento militar local a relação de quantos homens do destacamento comporiam o esquema de segurança no corredor da folia. Recebera a preocupante resposta de que não só não viriam reforços, como poderia até haver a diminuição do efetivo, que seria dividido com outros municípios da região.

Alertado para a grandiosidade da festa popular e das sérias consequências que a redução do contingente policial poderia acarretar, Geraldo Araújo apresentou alternativas imediatas: rever a escala de trabalho e convocar, sob a devida remuneração, quem deveria estar de folga nesses cinco dias em que os índices de violência, tradicionalmente, sobem na mesma proporção do consumo de álcool e drogas; ou destinar cem homens para cobrir Abaetetuba e outros três municípios do Baixo Tocantins. Duas situações que, na avaliação dos representantes abaetetubenses, não seriam de todo satisfatórias. Mas já foi um bom sinal. O fato é que teremos mais policiais nas ruas de Abaetetuba durante o carnaval. Quantos? Essa é uma resposta que ficou de ser dada pelo secretário de segurança pública somente na segunda-feira.



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

BRINQUEDO DE MIRITI: LEGÍTIMO, SÓ MESMO O DE ABAETETUBA



  • A TURMA CRESCE- Lúcia Ferreira e Regiane. Nossa turma não para de crescer. Agora, já são 82 leitores cadastrados.

  • O MIRITI É NOSSO- Vejam que legal: Assim como o champagne, da França, o miriti só poderá ter selo de origem de Abaetetuba. Ou seja, a "marca" brinquedo de miriti passará a ser exclusivamente abaetetubense.

  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA- Um dos passos iniciais para esse processo é a realização do seminário Indicação Geográfica para o Artesanato de Miriti, que o Sebrae promove nesta sexta-feira (5), na Associação Comercial.


  • É, SIM, DE ABAETETUBA- A indicação geográfica garante uma associação imediata entre o produto e o seu local de origem. É o que já acontece com o nosso brinquedo de miriti, mas que, agora, passará a ter uma proteção legal.



  • NOSSO POR DIREITO- Eis a importância desse processo: dotar as entidades interessadas de todas as informações necessárias para que seja requerido o reconhecimento de Abaetetuba como legítimo e original produtor do artesanato de miriti.



  • É LEI- Estes direitos estão garantidos na Lei Federal Brasileira 9.276/1996.



  • CARNAVAL- O carnaval de Abaetetuba não é feito só de foliões nas ruas.



  • ENQUANTO UNS BRINCAM- Muitos órgãos e entidades estarão trabalhando antes, durante e depois para que tudo corra bem no período do ziriguidum.



  • CIDADANIA- A prefeitura municipal estará divulgando várias mensagens educativas e informações úteis aos brincantes no serviço de som do corredor da folia.



  • DOE SANGUE- A partir desta segunda-feira (8) até a sexta-feira de carnaval, o Hemopa Abaetetuba estará promovendo a campanha "Quem doa sangue, tem amor no coração".



  • QUEM DOA, GANHA- Quem doar sangue ganhará não só pelo fato de que pode estar salvando vidas.



  • BRINDES E ABADÁS- Durante a mobilização, serão distribuídas camisas, material educativo e de prevenção, lanche especial e ainda haverá música ao vivo e sorteio de abadás dos blocos Kamaka, Pimenta, Hyabadabu e Pânico na Folia.



  • HAJA FÔLEGO- Pela primeira vez, os blocos Kamaka e Hyabadabu (os maiores das cidade) sairão durante três dias no corredor da folia.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

QUENTÍSSIMAS



  • A Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba tem novo titular: Álvaro Luís Botelho Rodrigues.

  • Renata Neri é a nossa 80ª leitora cadastrada.

  • Hoje está sendo realizada, no prédio da Fundação Cultural Abaetetubense, a posse dos novos conselheiros tutelares.

  • Falando nisso, Manoel de Jesus, o novo diretor da FCA, fez hoje sua primeira reunião com a equipe de trabalho.

  • Até hoje o episódio das mudanças na Fundação Cultural continuam rendendo dezenas de comentários aqui no blog.

  • Simão Jatene, o candidato do PSDB ao governo do estado, estará em Abaetetuba neste sábado, 6 de fevereiro. Fará palestra no Instituto Nossa Senhora dos Anjos, a partir das 16:00h.

  • Carnaval de Abaetetuba começa oficialmente neste domingo, dia 7 de fevereiro, na praia de Beja, com banda Inspiração, Lia e banda e banda Styllus Show. A partir das 11 da manhã.

  • Na cidade, a folia começa na sexta-feira, 12 de fevereiro, com a entrada do Rei Momo no corredor da folia (Avenida D. Pedro II). Em seguida, virão os blocos Hyabadabadu e Pimenta.

  • Como parte da programação de abertura do carnaval, haverá o Baile Gala Gay, na sede do Tietê.

  • Nas bancas e nas ruas mais uma edição do Jornal de Abaetetuba. Nonato Loureiro está de volta.