PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NOS BASTIDORES DO MIRITIFEST 2010


CENAS COMO ESSA são sempre emocionantes para nós, abaetetubenses: ir a Belém na época do círio e ver os nossos brinquedos de miriti colorindo a maior festa religiosa do povo católico paraense.
MELHOR AINDA é ver que assumimos, com orgulho, a condição de capital mundial do brinquedo de miriti.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA, em 2004 passamos a dar ao miriti o valor que ele tanto merece. Assim, foi criado o Festival do Miriti - também conhecido como Miritifest.
E, AGORA, CÁ ESTAMOS NÓS às vésperas de mais uma edição de um dos mais importantes momentos do nosso calendário cultural.


O VII MIRITIFEST, o Festival do Miriti, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril. E vem com muitas novidades.
PRÁ COMEÇAR, a partir de agora, o evento terá uma data fixa: será sempre no segundo final-de-semana de abril, aproveitando o período de safra do fruto.

ASSIM COMO ERA NO INÍCIO, a maior feira de exposição e comercialização de produtos à base do miriti volta a ser realizada em praça pública, depois de alguns anos no Complexo Cultural Hildo Carvalho (antigo Bancrévea).


SÓ NÃO VOLTARÁ totalmente às suas origens porque não será na Praça de Conceição e, sim, pela primeira vez, na Praça da Bandeira.


PARA QUEM NÃO SABE, do miritizeiro tudo se aproveita: desde a bucha, matéria-prima dos famosos brinquedos artesanais, até o fruto, com o qual se produz suco (ou vinho, como dizemos por aqui), mingau de arroz ou de farinha, bolo, licor e até complementos de pratos regionais.


A COORDENAÇÃO é de responsabilidade de um Comitê Gestor, formado por representantes da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação dos Artesãos de Miriti, Prefeitura Municipal, Sebrae e Conselho da Mulher Enpresária.


ESSE TAMBÉM SERÁ um Miritifest feito de ineditismos.


SERÁ O PRIMEIRO MIRITIFEST com a logomarca oficial do evento devidamente patenteada.


EM 2010, o Festival do Miriti de Abaetetuba virá também com a honraria de ter sido declarado Patrimônio Cultural do Estado, de acordo com a lei nº 7.282, sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa em 1º de julho de 2009.


COMO PARTE DOS PREPARATIVOS, serão realizados cursos de capacitação para todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no festival.


ESTA É UMA FORMA DE PROFISSIONALIZAR a relação com os milhares de visitantes que vêm todos os anos para o festival.


OUTRA LUTA dos coordenadores é incluir o projeto na Lei Semear, garantindo incentivos fiscais a quem patrocinar o Miritifest.


O PROJETO MIRITIFEST já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Pará, Secretaria de Estado de Cultura do Estado, Paratur, Fundação Tancredo Neves e grandes empresas privadas.

3 comentários:

  1. É otimo ver que o miriti fest se tornou um evento divilgado e particularmente abaetetubense..

    ResponderExcluir
  2. Naldo, você conhece o cantor Ray Borges?
    Faz mais de 10 anos que não o vejo.
    Se você o conhecer passa meu e-mail para ele.
    Moro em Parauapebas. Sou assistente social e jornalista

    ResponderExcluir
  3. Naldo, você conhece Ray Borges?
    Se você o conhecer passa meu e-mail para ele.
    Faz mais de 10 anos que não o vejo.

    ResponderExcluir