PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NÓS E OS MOTOTÁXIS


O DEMUTRAN- Departamento Municipal de Trânsito de Abaetetuba- decidiu prorrogar o prazo para recadastramento de mototáxis e regularização de quem já atua na área e pretende legitimar sua situação (os chamados clandestinos).


INICIADA HÁ UM MÊS, essa atualização de dados deveria ter sido encerrada hoje, mas foi estendida até a primeira quinzena de março, atendendo a pedidos da categoria.


DAS ATUAIS 143 CONCESSÕES, sessenta ainda estão pendentes de atualização junto ao órgão municipal de trânsito.


ESSA INICIATIVA vem no rastro do processo de regulamentação federal da profissão de mototaxista...


...E FAZ CUMPRIR O QUE DETERMINA a novíssima lei municipal nº 285/2009, que estabelece o número de mototaxista respeitando o contingente populacional.


POR ESSE CRITÉRIO (de um mototáxi a cada 455 habitantes), Abaetetuba teria de contar, no máximo, com 307 mototaxistas.


O NÚMERO DE PONTOS DE MOTOTÁXIS também é delimitado por lei. Dos atuais 14, passaríamos a contar com 26 mini-terminais desse tipo de serviço.


NUNCA É DEMAIS lembrar que a lei também prevê algo que vai deixar muita gente com a pulga atrás da orelha: quem tem emprego e renda fixa não deve atuar como mototaxista.


NADA MAIS CORRETO, já que tem muita gente (muita gente mesmo) que, nas horas de folga do trabalho formal, veste uma camisa de mototaxista e sai rodando pela cidade. Concorrência desleal com quem realmente precisa trabalhar.


SE TUDO CORRER como manda a lei, será um alento. Ninguém aguenta mais alguns (eu disse alguns) mototaxistas que parecem saídos diretamente da Idade da Pedra para as ruas de Abaetetuba. Atitudes tão nocivas que, pela generalização, acabam prejudicando a imagem de toda a classe.


BASTA ANDAR PELAS RUAS da cidade para constatar que há alguns profissionais que andam dentro da lei, com capacete, colete, alvará e tudo. E há tantos outros que não sabem nem como fazer uma ultrapassagem.


E É UM TAL de zigue-zague de mototáxis por entre os carros e pedestres. E condutores sem capacetes levando famílias inteiras nas garupas.


ÀS VEZES, vemos mais mototáxis nas ruas de Abaetetuba do que estrelas no céu...
EM ABAETETUBA, são apenas quinze agentes (sendo que três estão fora das ruas por motivos diversos) para tomar conta de um trânsito de cidade grande. No último concurso público, foram preenchidas as 25 vagas requisitadas. Mas vinte aprovados decidiram em busca de outros empregos.

PARODIANDO MACUNAÍMA, o anti-herói de Mário de Andrade, que dizia: Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são, diríamos: Pouca educação e muitos mototáxis irresponsáveis, os males do trânsito de Abaeté são.


4 comentários:

  1. Bom dia...
    Recentemente aconteceu a 2ª Edição do Prêmio Top de Marketing (Abaetetuba)... mais uma vez o Emanoel Lime tá (texto moderado).
    Se é uma pesquisa de opinião, pq as empresas precisam pagar R$1.000,00 (em média por categoria) para poder ter seu nome na tal lista de opinião? Particularmente acho um valor um tanto exorbitante.
    Ele vem com jeitinho, como bom moço, educado e elegante e acaba convencendo os ingênuos comerciantes a participarem de tal "evento". (texto moderado) Poxa, vamos deixar de ser idiotas e acretidar em qualquer um que aparece com cara de bom moço.
    (texto moderado) tá na hora de vocês acordarem!

    flavio couto (flaviocoutodias@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Ao que se refere o amigo acima. É incrível como a associação comercial e a CDL dão aval a esse tipo de evento, até parece que comem juntos. São tantos problemas que vemos no comercio e essas entidades se calam aos problemas vitais como: Alto indice de assalto no comercio, basta cobrar mais policiamento e instalar câmeras em pontos estratégicos para identificar esses marginais. Precisamos de Apoio de verdade. e não festinhas, festinhas e festinhas.

    ResponderExcluir
  3. AO AMIGO FLÁVIO COUTO, ESSE TIPO DE TRABALHO DE PESQUISA É IMPORTANTE ATÉ DEMAIS.

    UMA PESQUISA FORÇA OS OUTROS COMERCIANTES A MELHORAR OS SEUS ESTABELECIMENTO AINDA MAIS, VEREMOS MAIS QUALIDADE.

    A CONCORRÊNCIA É MUITO IMPORTANTE, E UM COMERCIANTE QUE DEREPENTE NÃO FOI CONTEMPLADO COM ESSA PESQUISA, VAI OBRIGAMO A INVESTIR NA MIDIA, NO BOM ATENTEMENTO, EM MAIS QUALIDADE ETC...

    SUA COLOCAÇÃO, NÃO TEM SENTIDO.

    EU SOU COMERCIANTE E EU NÃO FUI CONTEMPLADO COM ESSA PESQUISA, MEU CONCORRÊNTE FOI.

    MAS ME FORÇOU A ENVESTIR EM MAIS QUALIDADE O QUE É BOM PRA TODOS.

    ESSE SEU PENSAMENDO É DE PESSOAS QUE NÃO QUEREM VER O COMERCIAL DE ABAETETUBA CRESCER, MAS CRESCER COM QUALIDADE.

    EU REPROVO SUA COLOCAÇÃO

    PRA FINALIZAR, O IPOP É UMA EMPREZA PARTICULAR, E LÓGICO UMA PESQUIZA DESSA GERA CUSTOS, PESQUIZA NENHUMA É DE GRAÇA, BASTA VOCÊ SE INFORMAR, ACHO...ACHO NÃO TENHO CERTEZA QUE VOCÊ É COMERCIANTE E SUA EMPREZA NÃO FOI CONTEMPLADA, POR ISSO ESSA INVEJA TODA.MAS NÃO PENSE ASSIM PENSE COMO EU.

    FLÁVIO COUTO, VOCÊ TEM QUE ACORDAR PRO MUNDO DOS NEGÓCIOS, ABAETÉ É CIDADE GRANDE. NÃO OLHE PRA ELA COMO INTERIOR.

    A GERAÇÃO ANTIGA DE COMERCIANTES, TRABALHA DE MANHÃ E DORME A TARDE.HEHEHE

    ISSO NÃO EXISTE MAIS AMIGO !!!

    ResponderExcluir
  4. "A GERAÇÃO ANTIGA DE COMERCIANTES, TRABALHA DE MANHÃ E DORME A TARDE.HEHEHE"

    Concordo com você caro anônimo, das panificadoras da cidade, quantas vendem pães em dia de domingo à tarde? Eu só conheço uma e nesse horário o movimento naquele estabelecimento é intenso. Dia 1º de Janeiro somente um açougue abri na cidade e lotou de
    pessoas. Realmente esta na hora de nossos empresários repensarem seus conceitos!

    ResponderExcluir