MIRITI GANHA ESPAÇO PRÓPRIO
Abaetetuba respira por todos os poros, nestes dias, a arte que garantiu ao nosso município o título de "capital mundial do brinquedo de miriti".
Nesta quinta-feira (8) foi inaugurado o Centro de Artesanato e Cultura do Miriti, no espaço do antigo Mercado de Peixe, do Complexo Feira do Produtor, no bairro do Algodoal.
A iniciativa é resultado do trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba e Sebrae.
O Centro passa a ser, agora, o ponto de referência de exposição e comercialização desse tipo de artesanato, suprindo a necessidade de um local onde o turista pudesse encontrar o que procura, com muito mais facilidade.
Na inauguração, a prefeita Francineti Carvalho destacou o fato de que o local será utilizado como um verdadeiro espaço cultural, com programações que incluirão música, dança e outras manifestações artísticas.
Entre as várias autoridades presentes estavam o senador José Nery, o deputado federal Zenaldo Coutinho, o deputado estadual Ítalo Mácola e o vereador Iraci Jr.
Os prefeitos de Igarapé Miri, Pina, e de Moju, Iran Lima, também marcaram presença.
O presidente da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba- ASAMAB- Desidério Neto, disse que "estamos vivendo um momento especial na história do nosso artesanato", lembrando o apoio que vem recebendo da Prefeitura e do Sebrae.
Desidério destacou, ainda, que na série de boas notícias, está correndo o processo de identidade geográfica dessa modalidade de artesanato, o que garantirá a Abaetetuba o direito de utilizar, com exclusividade, o selo de origem "brinquedo de miriti".
O espaço abriga 29 boxes padronizados e teve toda a sua concepção visual baseada no artesanatao de miriti.
Bacana foi o que a gerente regional do Sebrae, Uyara Póvoas, revelou ao secretário de agricultura de Abaetetuba, Sérgio Maués: a instituição pretende elaborar um projeto e apresentá-lo a uma indústria de tintas, para que fosse providenciada a pintura das fachadas, pelo menos, das casas do entorno do Centro.
Cada imóvel receberia uma cor diferente, contribuindo, ainda mais, para a valorização do Centro de Artesanato como espaço turístico.
CHEGOU O DIA!
E logo mais à noite será iniciada, na Praça Francisco Azevedo Monteiro, a 7ª edição do Festival do Miriti, o Miritifest.
Por conta desse que é um dos mais importantes eventos de Abaetetuba, e agora oficialmente considerado patrimônio cultural do Pará, a cidade vive um clima de festa, recebendo muitos turistas.
É época, também, de congraçamento, quando muitos filhos de Abaetetuba, que moram em outros lugares, retornam à terra natal, revendo amigos e parentes.
Este ano, o Miritifest contará com 44 stands oferecendo entre 25 mil e 35 mil peças do artesanato.
A expectativa dos organizadores é de que, até domingo, o festival receba mais de trinta mil visitantes.
O Miritifest inclui programações de palco, durante o dia e à noite; feira de exposição e comercialização do artesanato de miriti; e praça de alimentação, oferecendo toda a culinária à base do fruto do miritizeiro.
Uma das tradições do festival é o almoço do sábado e do domingo, quando é possível se deliciar com as iguarias regionais, tomar uma cervejinha ou um refrigerante, e com o privilégio de fazer tudo isso assistindo às apresentações das diversas manifestações culturais do município.
Chica Quaresma, na TV Cultura, e Marinoel Manolo, na TV Liberal, deram entrevistas divulgando, ainda mais, o nosso festival do miriti.
PROGRAMAÇÃO DO MIRITIFEST PARA ESTA SEXTA-FEIRA:
19:00h- Banda Virgem da Conceição
20:00h- Pronunciamento das autoridades
21:00h- Banda Os Muiraquitãs
22:00h- Concurso Garota Miritifest
23:00h- Show Claudeth & Cia
Nenhum comentário:
Postar um comentário