Não fosse a Banda do Boca e não teríamos, este ano, nenhuma menção à Folia de Reis nas ruas de Abaetetuba. Quebrou-se, com isso, uma das mais belas tradições das noites de 5 de janeiro, quando vários grupos de foliões saiam às ruas da cidade, numa animada alegoria da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Festança que varava a madrugada até os primeiros raios de sol do dia 6, dia de Santos Reis. Essa manifestação, que estava um pouco esquecida, ganhou fôlego nos últimos anos, merecendo até divulgação na imprensa a nível estadual.
As ruas praticamente vazias na noite passada denotavam uma certa apatia dos nossos promotores culturais, que, se não quisessem trazer algo de novo, deveriam, ao menos, preservar o que estava estabelecido.
hoje eu falie sobre isso em casa será que os responsaveis pelo cultura se esqueceram , ja to imaginando o carnaval como vai ser com essa gente que tá ai tomando conta. acho que vou viajar.
ResponderExcluirCOISAS DE POLÍTICA, SERÁ NALDO TUDO Q. É BOM VAI SE ACABAR POR CAUSA DO REVANCHISMO POLÍTICO
ResponderExcluirenfelismente essa diretora da cultura vai acabar com a nossa tradição, desculpa prefeita, vc está mal assessorada na cultura, despacha essa turminha ai, mil vezes a cléo!!!
ResponderExcluirNaldo, eu presenciei duas folias de Reis em Abaetetuba uma delas foi organizada no Bairro do Algodoal pela comunidade de Santa Luzia, até participei da oração que foi feita por este grupo na casa de minha avó Dona Raimunda. A outra foi uma que me deparei pela rua, esta segunda foi organizada pela Fundação Cultural de Abaetetuba.
ResponderExcluir"E OLHA QUE ELA SE ENTITULA MUITO SÁBIA EM CULTURA POPULAR "
ResponderExcluirNaldo.
ResponderExcluirPosso falar com propriedade deste assunto, pois fui fomentador direto deste evento ainda quando estava a frente da Reginal da Celpa em Abaeté. Na época escolhi o grupo Sandália de Ambuá por admiração ao trabalho e ter a certeza que aquele grupo poderia inserir novos ritmos como também uma formatação mais moderna no cortejo com elementos da cultura paraense.
Trouxe parceiros da Iniciativa Privada como Grupo Oliveira & Oliveira e Hotel Jarumã, na época, fizemos algumas oficinas com outros grupos em uma tentativa de mostrar como é importante a diversidade cultural e foi muito bem aceito por todos, já que a tradição é para ser mantida porém é necessário fazer algumas inserções de elementos que venham a somar e também fomentar o turismo, mais para isso é necessário INOVAR.
Nestes eventos junto com a Iacilda, Sabrecado, Capacete convidei o premiadíssimo compositor Cabinho que enriqueceu nos últimos 03 anos de Folia o cortejo. Fazíamos um passeio pela cultura paraense com os rítmos:
Toadas de Boi, Retumbão, Mazurca, Samba, Samba de Cacete, o Famoso BANGUÉ de Cametá onde já tinhamos uma sequencia que os foliões adoravam, Carimbó, Lundum até Merengue.
É uma pena que tudo isso acabou...
Pois a base já estava bem montada era só dar sequência e motivar os grupos para não deixar acabar uma tradição que como voçê muito bem comentou no Título, Houve uma melhora nos últimos anos.
Abraço e Parabéns pelo Blog e pelo Programa.
Carlos Henrique S Rodrigues
Administrador & Consultor
naldo prefeita precisar urgente mudar equipe cultura,muita gente e não faz nada,o gabá que e semple fez show grande oque faz para cultura municipio,ele só que fazer do enterese dele ?e besta ganha 1800 por mês pra nada abri olho prefeita?
ResponderExcluirCONCORDO COM O SEU COMENTÁRIO, NÃO MANJA NADA, PODERIA CHAMA-LO DE GABA ROÇA, QUER TIRAR O DINHEIRO DELE NA COSTA DA PREFEITURA, SAI FORA OLHÃO!!!!!!!!!
ResponderExcluirSÓ OLHO ESSE BESTA!!!
prefeita abrir os olhos,nora do Dr.dicel está acabando com sua imagem no hospital do santa rosa,esta salto alto,orgulhosa não falar com fucionarios direito,não isso que vc faz com povo que prefeita zelar tanto. destrato medicos do municipio,e só traz medicos de belém colegas delas que nada tem compromisso com nosso povo temos bom medicos Dr.rony,Gabriela,Dr.Edilson,Dr.manoel,Dr.
ResponderExcluirFOLIA DE REIS
ResponderExcluirCada um tem o direito de dizer aquilo que quer,onde bem lhe aprover, principalmente quando assina "ANÔNIMO", sem nenhum compromisso com nenhuma verdade.Pois bem, comentar pelo simples fato de fazê-lo é uma forma de não dizer nada.O interessante é que ninguém procurou saber, de veras, o que houve com as Folias de Reis este ano:Temos,de veras, cinco grupos de Folias tradicionais em Abaetetuba,os quais nunca precisaram de prefeitura e muito menos de Fundação Cultural para colocá-los nas ruas.Essas pessoas há quase 50 anos vêm promovendo essas Folias.Acontece que este ano,quando pensamos fazer tal qual aconteceu ano passado,quando fomos ter com os promotores de Folia, nos deparamos com o seguinte quadro:A Folia do Luis do Nilamon não saiu,porque morreu a esposa dele;a do Diabinho e Professora Hélia não saiu, porque morreu o filho do Diabinho;A do Júnior da Mariana não saiu,porque o Júnior está operado e não podia assumir os encargos do grupo;a Iacilda não pude organizar a dela,porque está de bebê recem-nascido;a do Graciliano não pude sair,porque o grupo é do interior e ele teve dificuldades de reunir os músicos.O mais engraçado é que: ano passado nós fizemos um palco, na Praça de Conceição, sonorizamos o local, divulgamos o evento tanto em rádio quanto em televisão, as Folias estiveram todas no palco, fizeram um lindo show,mas o público era pequeno para a beleza do espetáculo.E,também,não deu uma linha nas rádios...nem nos blogs!Para o anônimo que quer a "Cléo"...Ela já esteve na Fundação Cultural por dois mandatos e, nunca tomou conhecimento de Folia nenhuma.Eu tenho sim conhecimento da cultura da minha terra, infelizmente trabalho em uma fundação que não tem verba própria não somente para fazer eventos, mas para desenvolver projetos que venha atender às carências do povo de minha terra.Criticar é bom;mas só quando ajuda!Caso contrário,é o mesmo que chover no molhado!
Neusa Rodrigues
parabens pelo blog...
ResponderExcluirNa musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.