PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

segunda-feira, 12 de março de 2012

Programa Naldo Araujo - Materia Judeus em Abaetetuba

Olá, amigos, retomo o blog com a mesma paixão que sempre dedico a todos os meus trabalhos na área da comunicação. Essa é uma iniciativa que tem cmo objetivo cumprir a promessa de proporcionar a todos os abaetetubenses, daqui de Abaetetuba ou espalhados pelo mundo, a possibilidade de assistir às reportagens sobre a nossa terra!!!

Em exibição: OS JUDEUS EM ABAETETUBA





CURIOSIDADES DESTA REPORTAGEM:

A ideia surgiu de minha própria curiosidade em descobrir a história daquele lugar que muitos consideravam sinistro. O temor, na infância, era grande. Só agora, aos 44 anos e para fazer essa reportagem, pisei naquele lugar pela primeira vez.


Ninguém entrava naquele lugar há pelo menos doze anos. O próprio cadeado do portão estava bastante enferrujado. A chave foi levada por um homem que fazia a limpeza e manutenção do local. Esse homem nunca mais foi localizado.

Para entrar no mausoléu, pedimos autorização do administrador e, com a ajuda de um segurança do cemitério, o cadeado foi arrombado. Cumprimos a promessa e doamos outro novinho.

A cada nova descoberta, ficava eufórico. Prestes a concluir o trabalho, descobri, na internet, uma edição do jornal A Constituição, de Belém. Em uma edição de julho de 1877, dez anos da morte de Abrahaam Fortunato, havia a notícia de um caso rumoroso em que um filho do judeu o havia ameaçado de morte e, por isso, acabaria sendo detido pelo subdelegado de Abaeté. O pai retirou a queixa e o filho fugiu. O jornal, comandado pelo cônego Siqueira Mendes, ligado ao Partido Conservador e á Igreja Católica, condenou essa atitude e classificou Abraham, de forma ofensiva, como "judeu perverso" e "pae desnaturado" (grafia da época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário