CÍRIO CHEGANDO
Chegou novembro e Abaetetuba começa a sentir o clima da maior festa religiosa do povo católico do município: o Círio de Nossa Senhora da Conceição, no dia 28 (é sempre realizado no último domingo de novembro).
O cartaz oficial do Círio 2010 (acima) foi lançado no último sábado, durante celebração especial na catedral de Abaetetuba.
Serão onze dias de festividade, com grandes manifestações de fé, como a procissão fluvial, a motoromaria, a trasladação e o círio, que reúne mais de vinte mil pessoas nas ruas da cidade.
Depois das mobilizações populares da véspera e do dia do círio, Abaetetuba volta a receber milhares de visitantes em outra data importante: 8 de dezembro, dia consagrado à Nossa Senhora da Conceição, e que para nós, abaetetubenses, é considerado o Dia da Festa.
AINDA OS VOTOS
Nem bem fecharam as urnas e já começaram as disputas para as eleições municipais.
É bom os atuais detentores do poder abrirem o olho. Começou, também, a época da trairagem. Já têm grupos reunindo na surdina, buscando "puxar o tapete" uns dos outros. Eu, hein!!!
Fala-se muito no aumento do número de vereadores em Abaetetuba, subindo dos atuais 11 para 19 parlamentares. Mas não há nada de concreto nisso.
O fato é que a Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009, a chamada PEC dos Vereadores, estabelece o limite máximo nos parlamentos municipais, de acordo com a população. Não determina, portanto, que cada município deva ter esse ou aquele número fixo de vagas na Câmara.
Os municípios brasileiros não poderão ter menos de 9 e mais de 55 vereadores.
A Constituição Federal estabelece limites. Quem decide o número de vagas nas Câmaras (observando o que diz a nova lei) são os municípios, através da sua Lei Orgânica, como sempre acontece.
O que diz a emenda é que 19 vereadores é o "limite" para municípios que tenham de 120 mil a até 160 mil habitantes (Abaetetuba tem 140 mil). O número de parlamentares pode ser menor, nunca ultrapassar essa faixa.
O problema é que o aumento do número de parlamentares deve ocasionar a redução do orçamento para o poder legislativo municipal.
No caso de Abaetetuba (que se posiciona entre os municípios entre 101 mil e 300 mil habitantes) os gastos com a Câmara deverá corresponder a 7% da receita líquida do município.
Com a possível redução nos vencimentos, veremos quantos cidadãos estarão dispostos a encarar o mandato de vereador.
A questão nem é aumentar ou diminuir o número de vereadores. Bom seria se fossem criados mecanismos para medir o grau de compromisso do pretenso candidato.
Não falamos aqui de posição social ou nível de intelectualidade, e sim dos reais motivos que levam um cidadão (qualquer cidadão, já que todos são iguais perante a lei) a tornar-se representante de seu povo no poder legislativo municipal.
THANKS!
Obrigadaço à Marivone e o Marciocley pela adesão ao blog. Já contamos com 133 seguidores.
Vão desculpando as longas ausências. Vou tentando achar brechas na agenda apertada.
E pensar que alcançamos, até o momento, mais de 32 mil acessos.
Valeu, demais!!!
Olá Naldo!
ResponderExcluirAssistindo o seu programa constatei o quanto ele esta melhorando a cada edição em qualidade, mas gostaria de apontar dois erros que presenciei na edição do último sábado:
1º - A professora de fitness equivocou-se ao responder que somente exercícios aeróbicos reduzem a barriga e que exercícios abdominais não contribuem para a redução da barriga; como um bom praticante de esportes posso afirmar que além da redução da barriga exercícios abdominais também tonificam o abdômen.
2º - Na crendice popular o Curupira "assombra" somente o caçador que caça por esporte ou por simples prazer de matar os animais, essa mesma crendice também diz que o Curupira não faz mal algum a quem caça para se alimentar, chegando mesmo a protegê-lo, portanto a estória mostrada esta completamente errada quando o Vardivino foi assediado pelo Curupira quando caçava para obter o seu alimento.
Agradeço o espaço!
E ai naldo!
ResponderExcluirSobre o comentário da professora de fitness, será que ela é conhecedora do assunto ou é só markting, pois caminhadas e alimentação correta também são bons para uma vida sadia?