PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

terça-feira, 22 de março de 2011

O ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO E OUTRAS NOTÍCIAS



EM FRENTE...

Obrigado, Marcos Neemias, nosso 149º amigo aqui do blog.

Falar no Marcos, ele tem fotos da nossa Vila de Beja (como essa que você vê aí em cima) publicadas em uma galeria na internet. Confiram em www.flickr.com/photos/marcosneemias/
ENQUETE
Você já votou na nossa enquete? Vote já. O resultado será divulgado neste sábado, às 12:30h, no Programa Naldo Araújo.
Estamos querendo saber sua opinião sobre as imagens captadas pelo circuito interno da Prefeitura de Abaetetuba.
Aliás, o nosso leitor Dylsinho escreve:

Dizer que a imagem que apareceu nas lentes do circuito interno da prefeitura se trata apenas de um funcionário fantasma não chega a ser mera brincadeira! Sabemos que muitas pessoas passaram por lá e nem todas estão mais entre nós, além de somarmos ao fato de que a prefeitura fica próximo ao cemitério e que antes, nesse mesmo quarteirão, existiu o primeiro cemitério da cidade, fato comprovado por vocês mesmos da imprensa, quando em uma reportagem sobre o escavamento das ruas para fazer a rede de esgoto da cidade, mostraram ossos humanos pertencentes a esse antigo cemitério. Outro fator é que antigamente no lugar onde é a Praça da Bandeira havia a igreja do Divino e ainda hoje muitas histórias de aparecimento de assombrações ainda são contadas por pessoas que viveram nessa época!

É isso mesmo, Dylsinho. Essa matéria a que você se refere foi feita por mim, nos anos 90, lá pela rua Pedro Rodrigues, nas imediações do Cruzeiro. Nesse trabalho, contei com a colaboração do Jorge Machado.

Falar nisso, estamos preparando uma reportagem especial sobre os casos considerados sobrenaturais que entraram para a história de Abaetetuba. Tem cada relato...



POLÍCIA

A falta de segurança em Abaetetuba produziu mais um absurdo nesta terça-feira (22). Dois homens chegaram armados em uma casa no bairro de Francilândia. Renderam as três mulheres e até uma criança que estavam no local.

Os bandidos queriam, mesmo, era saber onde estava o dono da casa. Diziam ter conhecimento de que havia uma gaveta cheia de dinheiro.

Nesse momento, o dono da casa chegou da feira, onde trabalha como vendedor de açaí. Tomou um susto danado ao ver as filhas, a nora e um neto feito reféns.

Só teve tempo de jogar uma pochete com dinheiro. Uma das mulheres aproveitou o descuido de um dos bandidos, desarmou-o e deu o alarme. Os criminosos, assustados, fugiram, levando uma pequena quantidade em dinheiro, roupas e um aparelho de DVD.

Instantes depois, a polícia civil capturava um dos assaltantes, Wilber Marlen Coutinho, de 19 anos. Ele veio de Barcarena, acompanhado de Maikon Ferreira Belo, o comparsa que ainda está foragido.










PARABÉNS À NOSSA ABAETÉ I

Nesta quarta-feira, 23 de março, Abaetetuba completa 128 anos de emancipação política.

Embora importante, essa é uma data pouco lembrada pelos abaetetubenses, que se confundem com o 15 de agosto, dia em que se comemora o aniversário da cidade.

É que nesssas indas e vindas da história, a Vila de Abaeté viria a ser incorporada aos territórios de Belém (inicialmente); em seguida, ao de Igarapé-Miri e, novamente, Belém.

Em 1880, Abaeté ganharia, definivitamente, sua autonomia. Faltava, entretanto, definir qual seria a sede do novo município, já que Beja, por ser mais antiga, reivindicava essa condição.

Foi, então, que em 23 de março de 1883, Abaeté foi, definitivamente, alçada à condição de sede do novo município.

Para que não se confundam as coisas: o 15 de agosto (a data mais lembrada) remete à transformação da vila em cidade (pela sua crescente urbanização), em 1895.



PARABÉNS À NOSSA ABAETÉ II

O hasteamento das bandeiras, na Praça Francisco Azevedo Monteiro, às 8 horas, marcará o início das comemorações do aniversário do município.

Após esse ato inicial, será assinado um acordo de pesca, envolvendo poder público, órgãos de preservação do meio ambiente e representantes de comunidades pesqueiras.

Por esse acordo, os pescadores se comprometem em seguir uma série de normas que têm como objetivo garantir a reprodução dos peixes, como a não-utilização de apetrechos de pesca fora dos padrões estabelecidos e a obediência aos períodos de defeso das espécies.

A programação inclui, ainda, atividades relacionadas ao Dia Munidal da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22 de março.

Parabéns, Abaetetuba!






















3 comentários:

  1. bom dia ,primeiramente quero parabenizar o programa ,pois é uma ferramenta + que inportante para nosso municipio.quero fazer uma critica posso? o programa nesse mes de julho deveria cobrir todo o beja verão 2011,passando as atrações que passam pelo palco principalmente o TECNOMELODY esse nosso ritmo que tá invadindo todo o brasil.o programa deveria olhar + para nossas culturas,não só para o ritmo + tambem para culinaria ...enfim espero que leiam aguardo resposta no washingtonferreira03@hotmail.com(orkut).valeuuu

    ResponderExcluir
  2. NALDO SEU PROGRAMA É DEZ. MANDA UMA ABRAÇO PARA A CASA DE BEJA, DO LANCHES TIO SABÁ.VALEU

    ResponderExcluir
  3. NALDO MANDA UMA ALÔ PARA OS DISCENTES DE QUÍMICA DE ABAETETUBA DA UFPA CAMPUS BELÉM, ASS: SANDRO, MIONY, JEFERSON.SEU PROGRAMA É NOTA INFINITESIMAL.

    ResponderExcluir