PARABÉNS, ABAETETUBA!
Abaetetuba festejou, nesta quarta-feira, seus 128 anos de emancipação política.
A data lembra o dia 23 de março de 1883, quando a então Vila de Abaeté foi elevada à condição de município autônomo ao da capital.
Autoridades civis e militares e dezenas de estudantes participaram de uma programação cívica na Praça Francisco Azevedo Monteiro.
Operação Casca de Banana: mais de duas centenas de petecas de cocaína apreendidas
CASCA DE BANANA
Esse é o nome da operação que vem sendo desencadeada pela polícia civil há alguns meses e que vem botando traficantes de drogas atrás das grades.
Nesta quinta-feira (24), a polícia deu mais uma batida em locais considerados pontos de venda de drogas. Em um bar na Travessa Padre Pffeil, bairro de São Lourenço, oito pessoas foram detidas.
No local, foram encontrados objetos para consumo de entorpecentes, dinheiro, celulares, balanças de precisão e 274 petecas de cocaína.
Peritos do IML são acionados para, na mesma hora, constatar se as substâncias encontradas são, mesmo, matéria-prima para a produção de drogas. O resultado, nesse caso, deu positivo.
Os acusados foram autuados por tráfico ou associação ao tráfico de drogas.
Fuga: presos fogem da delegacia de Abaetetuba usando uma serra
FUGA DE PRESOS
Cinco presos fugiram na manhã de hoje da única cela para presos provisórios da sede da Superintendência da Polícia Civil em Abaetetuba.
Os detentos Leonardo Costa dos Santos, o De Menor; Vilcley Corrrea Estumano, Fábio Morais Sacramento, o Tico: Adinaldo dos Santos Ferreira e Cleber Lopes Araújo escaparam serrando as grades da área de ventilação da ala carcerária.
A superintendente regional da Polícia Civil, Socorro Bezerra, admite que um dos principais problemas é o da superlotação. A cela, que deveria receber apenas seis detentos, estava abrigando 33 pessoas.
Diz a superintendente: "Está ficando insuportável essa custódia de presos de justiça. Os investigadores não sabem se ficam no prédio vigiando presos ou se vão para as ruas, fazer investigações".
Socorro Bezerra informou que tentará, junto à Superintendência do Sistema Penal do estado a transferência de alguns presos. E prometeu investigar como, quando e por que uma serra foi parar dentro de uma cela".
Águas de março: brincadeiras de criança e perigo para a saúde
MARÉ ALTA
As águas de março estão invadindo casas e ruas de Abaetetuba, principalmente nos bairros da periferia da cidade.
Em alguns locais, como o bairro de São João, cujas terras margeiam o rio Maratauíra, ruas e rios se confundem sob a maré cheia.
Sair de casa, para muitos, tem sido um tormento.
As crianças aproveitam e se esbaldam nos "piscinões" das ruas e quintais. E aí é que mora o perigo.
O contato com as águas deixam as pessoas à mercê das chamadas doenças de veiculação hídrica, males causados pelas águas sujas e contaminadas.
Entre essas doenças estão a leptospirose, as hepatites, problemas renais e várias outras infecções oportunistas que podem acometer quem, por acaso, ingerir ou ter algum ferimento em contato direto com essas águas de enchente, que passam por esgotos, banheiros e vêm trazendo toda sorte de imundície.
ENQUETE
Últimos dias da nossa enquete. Já votou? Os resultados serão divulgados neste sábado, no Programa Naldo Araújo.
Até logo!
Imagens: reprodução TV/Dilé Costa
oi naldo, assisto seu programa com frequencia, pois o mesmo é interessante e educativo. Teve uns que você falou sobre as comunidades de remanescente de quilombo- África, Caeté- e gostaria de saber se vocês disponibilizariam uma cópia para ser utilizada na sala de aula. Meu nome é Leila Araújo, sou professora de História e o e-mail leilapinheiroaraujo@gmail.com. Ficaria muito agradecida se isso fosse possível. Abraço
ResponderExcluir