PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

domingo, 3 de outubro de 2010

AS ELEIÇÕES EM ABAETETUBA




UMA BOCA DE URNA AQUI, OUTRA ALI...

Essa foi uma eleição sem grandes atropelos em Abaetetuba. A presença de forças federais em todas as seções deu uma esfriada naquelas pessoas que pretendiam cometer crimes eleitorais, como boca-de-urna, compra de voto...

Esfriou, pero no mucho.

O promotor de justiça Lauro Freitas Jr. passou o dia percorrendo as seções eleitorais. E, acompanhado de policiais, não deu trégua para a chamada propaganda de boca-de-urna, o crime eleitoral mais recorrente nestas eleições no município.

A escola estadual Pedro Teixeira foi um dos locais de votação que recebeu mais atenção do Exército, Polícia Federal e PM. Afinal, este é um dos locais onde, tradicionalmente, se verificam os maiores focos de conflitos entre simpatizantes de PT e PSDB, os dois principais partidos no município.

A equipe de reportagem do Programa Naldo Araújo registrou, com exclusividade, a detenção de duas mulheres em frente ao Pedro Teixeira, acusadas da prática de boca-de-urna.

Os detidos por crimes eleitorais eram encaminhados para o Ginásio Hildo Carvalho, onde a Polícia Civil realizava os procedimentos legais.






COMO VOTOU O ABAETETUBENSE

13. 556 dos 88.319 eleitores de Abaetetuba deixaram de comparecer às urnas, provocando uma abstenção de 15,35%. Uma multidão que, por motivos diversos, deixou de dar sua opinião sobre o futuro do país e do Pará.

Como vem acontecendo há vários pleitos, mais uma vez as candidaturas petistas prevaleceram no município.
A candidata do PT à presidência, Dilma Roussef, recebeu 46. 514 votos dos abaetetubenses (64,51%), enquanto José Serra, do PSDB, obteve 21.122 votos (29,3%).

A mesma preferência foi verificada na hora do voto para governador. A petista Ana Júlia conquistou 39.209 eleitores (54,39%), enquanto o tucano Simão Jatene amealhou por estas bandas 29.235 votos (40,55%).

Já quando o assunto foi escolher os senadores, aí o PSDB foi absoluto. Flexa Ribeiro abocanhou mais de 60% da preferência do eleitor de Abaetetuba, levando aqui 32. 931 votos.

Havia um abaetetubense na disputa para o Senado. Abel Ribeiro (PSTU), entretanto, só conseguiu empolgar 3.845 conterrâneos.

O campeão de votos para deputado estadual em Abaetetuba foi o atual senador José Nery (PSOL), com 9.405 votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado em Abaetetuba foi Miriquinho Batista, com 21.425 votos.

Agora, que venha o segundo turno!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário