PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DO LEITOR

Nosso leitor e amigo José Amadeu, o Jajá, nos envia este texto, lá da Serra dos Carajás, fazendo uma analogia com debate dos presidenciáveis, ontem na TV:






O DEBATE



Parecia uma disputa para síndico de condomínio popular.
Tem a amiga do síndico, que melhorou um pouco a vida de todos. Mandou passar massa e pintou as paredes (mesmo sabendo que ainda tem infiltrações), reformou a churrasqueira para o pagode/forró dos finais de semana, colocou interfone (é chique, né ???), enfim fez coisas que muitos acham não ser o suficiente, mas adoraram.
Essa amiga não é bacana como o antigo síndico, não “toma umas”, não conta piada, não sabe nem dançar forró, mas por ela ser amiga do “home” já tem grande vantagem, e ainda é “estudada”.
Tem o eterno “reclamão”, reclama de tudo e de todos, acha problema em tudo, lembra que ainda tem vazamento nas paredes, que a churrasqueira tá boa, mas poderia ser melhor (é compadre de um antigo síndico, e de vez em quando se lembra dessa “época boa”). Metido a intelectual, até vai ao churrasco do final de semana, mas sempre levando um livro para mostrar que não é da “ralé”. Dá tapinhas na costa do síndico atual, mas “mete o pau” depois. Na verdade, gostaria de estar no lugar dele, ter o mesmo carisma, e que no fundo, no fundo faria a mesma coisa, de outra forma, mas faria.
Como terceira personagem central aparece a “irmã”, aquela senhora caladinha, que todos acham gente boa, magrinha, que não gosta das farras do final de semana (algumas vezes reclama da altura do som), mas que evita reclamar sempre, para não ficar mal com ninguém. Adora cuidar das plantas e árvores do condomínio (ela nasceu no interior e gosta disso!!!) e faz isso todos os dias, teme que queiram acabar com tudo para fazer um “puxadinho” da área de churrasco, colocar um piso de cimento para a piscina de plástico que alguns moradores estão pedindo.
Por fim tem o “palhaço”, no sentido pleno do artista. É um cara bacana, conhece os problemas, mas “tira sarro” dos outros e “com”os outros. Tem umas “sacadas” bacanas, fala coisas engraçadas, sabe que não vai ganhar essa eleição, mas é radical, “daqui não saio daqui ninguém me tira”, parece que sabe tudo e tem algumas ideias mirabolantes e fora da realidade (imaginem: Invadir uma área ao lado do condomínio para fazer uma horta de plantas medicinais. “Pode???”) Olhando bem, ele se acha a síntese, melhorada, de todos os outros, o boa pinta que todos gostam, porém intelectual, e o “irmão”que cuida de tudo e todos radicalmente.
Existem outros candidatos, mas desses nem adianta comentar, pois, como dizem os moradores “não fedem nem cheiram!!!!”.
E assim, começou a disputa. A primeira reunião foi tranqüila, vamos esperar que continue assim, pois os moradores não gostam de baixaria. Eles gostam de rir, de reclamar, mas gostam de “farrear” também, e sabem que um pouco de organização não faz mal a ninguém, mas nada de radicalismos, pois todos são vizinhos e vão morar no mesmo lugar.
Ah !!!! Ia esquecendo.
Vocês podem estar perguntando:
- Qual o nome desse condomínio?????
E eu respondo:
- Nosso querido e amado ...
Um abraço, e boa eleição!!!!




José Amadeu

2 comentários:

  1. Aqui em Abaetetuba tem uma situação semelhante. Temos um condominio que anda meio capenga. Tem infiltração pra todo que é lado, e muito mofo em todos os cantos. Os elevadores estão quebrados. O jardim está sendo pavimentado com cimento. Apesar disso a síndica faz a maior propaganda. Os moradores estão insatisfeitos, mas tem medo de se manifestar (como eu). A síndica foi eleita por votos de moradores recentes. Se acha a toda poderosa, a rainha da cocada preta. Adora quando os vizinhos vão até o seu apartamento fazer uma fofoquinha. A sindica está fazendo um caixa para investir em um condomínio maior, que anda mais capenga que o nosso. Ao seu redor, a sindica está muito mal assessorada, cheia de funcionários mal intencionados... é a maior festa com o dinheiro do condomínio.
    Mas dizem que a justiça vai interditar o condomínio, antes que seja tarde demais.
    Depois termino...

    ResponderExcluir
  2. Caro Naldo,

    Sou um grande admirador do seu trabalho e gostaria de saber por que até agora vc não divulgou a sociedade abaetetubense a situação dos trabalhadores da saúde de nosso município? Que até o presente momento não tiveram um único centavo de reajuste no salário e recebem todo mês com atraso e as péssimas condições de trabalho e do improviso. Será que é por que vc também ta pegando uma berinha da prefeita? E o povo não pode ser informado dos fatos reais que ocorrem no município, pois são mais de um mês de greve e a prefeita se recusa a senta na mesa para resolver o problema. Se você realmente é um camarada ético, imparcial como fala? Ta na hora de fala a verdade ou pelo menos as duas verdades que existem: a da prefeita e a dos trabalhadores e deixe que o povo faça o juízo, tem uma audiência na sexta-feira, 13, com Ministério Público Federal e Estadual, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Prefeita, Senado, Câmara Federal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal e Conselho Municipal de Saúde. Seria importante vc mostrar no seu programa de sábado.

    ResponderExcluir