PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ABAETETUBA DIZ NÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


NÃO A UM CRIME QUE ROUBA A INFÂNCIA

As notícias sobre Abaetetuba vão tomando outros rumos. Ainda bem. Não que tenhamos nos livrado das drogas, da onda de violência que se instalou no município. Longe disso. Mas vamos reconstruindo nossa vida.


Depois da Marcha pela Paz, outra mensagem enviada por nós, abaetetubenses, ao mundo: não queremos, de forma alguma (e ninguém em sã consciência o faria), a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Assim, em menos de uma semana, invadimos os espaços públicos de nossa cidade em nome do bem. O cenário de mais uma manifestação popular foi a Praça Manoel Castro, que todos chamam de Praça do Barco (até os convites oficiais vêm assim, com esse nome popular).


Dessa vez, foi para assistirmos ao lançamento da revista Inocência Roubada, que trata do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Autoridades e centenas de estudantes e professores estavam presentes.
A publicação é resultado de uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação, Poder Judiciário e Ministério Público.

E surge como anteparo a uma situação que já beira o alarmante.
Esse tipo de crime que rouba a infância (daí o nome da revista), figura entre os mais recorrentes em Abaetetuba.

A revista conta a história de uma menina que vinha sendo abusada dentro de casa, por um parente. Uma situação que retrata a realidade em nosso município.

Em 85% dos sessenta casos registrados no ano passado em Abaetetuba, o criminoso foi alguém ligado à família das vítimas.
Esse tema, tão espinhoso por natureza, é abordado na revista de uma forma mais "palatável" (se é que isso é possivel).

M
as as ilustrações dos quadrinhos e os passatempos e jogos relacionados ao tema ajudam a uma melhor compreensão pelo público-alvo, o leitor-mirim.

A obra servirá como importante instrumento para que os educadores discutam a situação com seus alunos e para que eles mesmos (os professores) aprendam a detectar sinais de que uma criança vem sendo vítima de pedofilia.

O tem
a será, então, levado às salas de aula e às famílias. Aos pais, servirá como alerta. Às crianças, como mais um aprendizado, já que, normalmente, esses inocentes nem sabem que estão sendo vítimas de um crime brutal.




TELEVISÃO

Não esqueça: sábado é dia de Programa Naldo Araújo. Eis alguns destaques:

Fogos de artifício: uma brincadeira que pode causar tragédias. Você verá o caso de um homem teve os dedos da mão dilacerados por uma pistola; as dicas de segurança dos bombeiros e as orientações sobre como proceder em queimaduras, com a doutora Irian Dias.

Memória Photographica: Jorge Machado nos levará a mais uma viagem no tempo através da fotografia. Dessa vez, veremos como era a rua Siqueira Mendes décadas atrás.

Encontro marcado, tá?

2 comentários:

  1. Legal ter votado a comandar este blog! Pediria que na medida do possível vc colocasse aqui as fotos do "Memória fotográfica", eentre elas a que mostra a Igreja do Espirito Santo, onde hoje é a "Sal e Mel".
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. naldo saber que nosso povo sempre vai a luta eu coloquei que alguma coisa a população de abaete faria e bom saber que hj se faz um movimento em abaete e temos civilizados no comando e nos precisamos de melhores condições de segurança se posivel eu quero aproveitar teu programa de sabado que vem pra abraçar meus filhos douglas e daniellen que estão ai em abaete valeu meu amigo e um abraço(munnrá, muaná)

    ResponderExcluir