PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BOM FINAL DE SEMANA


Céu carregado: parece início de noite, mas esta cena é no meio da manhã, em uma rua de Abaetetuba



CHUVAS

As chuvas torrenciais dos últimos dias têm deixado várias ruas de Abaetetuba embaixo d’água.

Nos pontos considerados críticos, o alagamento é tanto que torna-se um perigo para quem trafega por essas áreas.

Tanto condutores de veículos quanto pedestres têm de estar bem atentos para não cair em buracos escondidos sob as águas.

A Prefeitura está iniciando até uma campanha, orientando a população a não jogar lixo em locais impróprios.

Em recente limpeza de bueiros, “bocas de lobo” e nas saídas das galerias de águas pluviais, foram retiradas impressionantes quantidades de lixo.

Claro que o poder público tem de tomar medidas mais eficazes para evitar esses transtornos para a população. Mas bem que o povo podia colaborar.





De sombrinha ou guarda-chuva: cena comum nesses dias chuvosos


E HAJA PAU D’ÁGUA


Segundo a meteorologia, esses primeiros três meses serão de muita chuva.

Vai piorar? Vai, segundo os institutos que pesquisam o tempo. Em março será o apogeu do período chuvoso, com chuvas ainda mais fortes nessa parte da Amazônia onde está incluída Abaetetuba.




MAIS UMA


Alô, pessoal do blog. Vamos dar as boas-vindas à Lolly, nossa mais nova seguidora.

Já somos 137. Convidem os amigos, os parentes, vamos tornar o blog ainda muito mais forte.






Benedito Almeida: APAE sob nova direção


APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE- estará retornando com suas atividades nesta segunda-feira.

O novo presidente da instituição, Benedito Almeida, informa que, em sua gestão, a pessoa com deficiência matriculada na APAE contará com novos serviços especializados.

A promessa é de que tudo funcione direitinho nas áreas de fisioterapia, psicologia, odontologia, clínica médica, fonoaudiologia, assistência social e apoio educacional especializado.





TEM VAGA?

A Seduc do Pará ( a quem cabe a responsabilidade) está ofertando para Abaetetuba 1.300 vagas para a 5ª série.

O problema é que a projeção para esta série, em 2011, é de 4.700 alunos. Ou seja, há um déficit de 3.400 vagas.

O secretário municipal de educação, Jéfferson Felgueiras já levou o problemão para o novo secretário estadual de educação, Nilson Pinto, resolver.

Jéfferson deixa bem claro que ao município só cabe responsabilidades sobre a educação infantil e o ensino fundamental menor (1ª a 4ª séries), além das duas primeiras etapas do EJA (educação de jovens e adultos).

Mas o secretário municipal sabe que, ao fim e ao cabo, o abacaxi das responsabilidades vai acabar nas mãos da Prefeitura.



TV

Sábado é dia de Programa Naldo Araújo, que vem com os seguintes destaques:

· A Polícia prende um homem que andava armado em pleno centro da cidade e só depois descobre que ele havia acabado de praticar um assalto.


· O Memória Photographica, de Jorge Machado, vai mostrar cenas dos primórdios do Banco da Amazônia em Abaetetuba.


· Na reportagem especial da semana, a história da comunidade quilombola Àfrica.


Às 12:30h, na TV Record Canal 9.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FIM-DE-SEMANA BATE À PORTA


Maria do Socorro Bezerra: "linha dura", mas dentro da lei



DELEGADA “LINHA DURA”

A nova superintendente regional da Polícia Civil no Baixo Tocantins, Maria do Socorro Bezerra, é falante e bem humorada.

Mas que ninguém se engane e misture boa educação com fragilidade. Ela mesma se define como “linha dura”, embora deixe bem claro que não é do tipo que impõe a autoridade pela força. “Faço tudo dentro da lei”, assegura.

A delegada Socorro Bezerra está há seis anos na Polícia Civil, e estava trabalhando em Santa Izabel do Pará.

Neste final de semana, o povo de Abaeté vai conhecer um pouco do trabalho da nova superintendente. É só aguardar!



Antônio Ricardo: posto de identificação informatizado em Abaetetuba


POSTO DE IDENTIFICAÇÃO INFORMATIZADO


Tem muita gente reclamando que não consegue tirar mais a carteira de identidade na Casa do Cidadão. E não vai tirar, mesmo.

É que poucos sabem que o posto está funcionando já há três meses em um local reservado para esse fim na Superintendência da Polícia Civil, antiga delegacia de Abaetetuba.

Falando nisso, quem esteve em Abaetetuba nesta quinta-feira foi o novo titular da Diretoria de Identificação Enéas Martins (DIDEM), Antônio Ricardo. Em visita à prefeita Francineti Carvalho, ele anunciou novidades para o serviço de expedição do documento de identidade.

O Posto de Identificação, que conta com funcionários cedidos pelo município, será todo informatizado, o que agilizará a expedição de RGs.

Antônio Ricardo informou que o Pará estará iniciando, em março, pela capital, a chamada “terceira etapa” da história da carteira de identidade, com a modernização do documento, que passará a ser de plástico, como os cartões de crédito, com todas as informações contidas em um chip.
Até 2012, essa é previsão, o Pará poderá estar totalmente integrado ao Registro Único, com todas as informações civis do cidadão contidas em um único documento.





Queda de árvore: chuvas provocam estragos em Abaetetuba



PAU D’ÁGUA

As fortes chuvas que desabaram na quarta-feira em Abaetetuba deixaram um rastro de destruição.

Em frente à escola Benvinda Pontes, uma árvore caiu, bloqueando meia-pista da travessa Santos Dumont.

A área central da Praça Galileu Moraes, conhecida como Praça do Skate, virou um piscinão.

Casas em bairros da periferia foram invadidas pelas águas.



SOLIDARIEDADE

O Hemopa de Abaetetuba realiza de 24 a 28 (segunda a sexta-feira da próxima semana) a campanha de doação de sangue intitulada A solidariedade está nas veias de cada um de nós. Doe sangue.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial do Município.




TELEVISÃO

Não perca, neste sábado, no Programa Naldo Araújo:


· Reportagem Especial: a história e as curiosidades da Vila Caeté, uma comunidade quilombola que guarda muitas lembranças dos tempos da escravidão.

· Dramas da Vida: um rapaz cheio de planos para o futuro é morto na véspera de completar vinte anos.

· Memória Photográphica: O comércio e a orla de Abaetetuba na década de 80.

· Protesto: mototaxistas promovem manifestação pedindo mais segurança nas ruas e providências contra os chamados “clandestinos”.


Às 12:30h deste sábado na TV Record canal 9.


Bom final de semana!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ABAETETUBA NO WIKIPÉDIA E A SAÚDE DA PREFEITA

Abaetetuba: para o Wikipédia, bem-vindos à cidade onde uma menina foi violentada...




ABAETETUBA E A VERSÃO NADA LISONJEIRA DO WIKIPEDIA EM INGLÊS

Pedro Cuesta-Unkhoff nos escreve lá da Espanha, indignado com algo que descobriu sobre o que dizem de Abaetetuba no Wikipedia.

E o que um espanhol tem a ver com isso? É que Pedro é casado com uma abaetetubense, gosta muito daqui e sempre vem à cidade, onde, inclusive, esteve recentemente.

Mas, vamos aos fatos: Pedro estava navegando pelas versões internacionais do Wikipedia sobre Abaetetuba. Achou razoáveis os artigos em português e espanhol. Mas quando leu o que foi escrito em inglês...

É realmente vergonhoso. Logo depois da localização geográfica e da densidade demográfica, o que vem? O caso da menina que foi presa em uma cela com vinte homens, em novembro de 2007.

Só que fui verificar e observei que em todas as versões internacionais, as menções não são nada favoráveis. O crime vem logo de cara, como, aliás, vêm todas as vezes em que pesquisamos o nome “Abaetetuba” na internet.

Pedro contesta o conteúdo, dizendo que um fato dessa natureza “não precisa ser mostrado todo dia como representativo de uma cidade”. E propõe: 1.Um protesto virtual; 2. Substituir o atual artigo.

“A Wikipedia tem relevância mundial, e, portanto, não pode ser que toda a comunidade que fala e vive em inglês receba uma visão tão parcial e negativa da cidade de Abaetetuba”, lamenta Pedro, mostrando-se, inclusive, disposto a elaborar, em inglês, um novo artigo para a enciclopédia multilíngue on line.




A SAÚDE DA PREFEITA

Francineti Carvalho retornou ao trabalho nesta quarta-feira, depois do susto que tomou na semana passada.

Durante um evento público no Ginásio Hildo Carvalho, a prefeita de Abaetetuba desmaiou na frente de autoridades e do público e teve de ser levada às pressas para um hospital da cidade.

Os médicos diagnosticaram um aumento súbito de pressão. Para a prefeita, foi uma surpresa, já que ela nunca havia apresentado um quadro de hipertensão arterial.

Em fase de recuperação, Francineti agora terá de seguir uma dieta combinada com exercícios físicos. Disso, ela pode dar conta. E dos boatos?

O mal-estar logo ganhou versões. Uma levantava a suspeita de gravidez. “Impossível”, responde a prefeita, que teve de se submeter, logo no início do mandato, a uma operação para retirada do útero.

Francineti lamentou, ainda, os mexericos envolvendo o nome do escritor Sam Moreno, de quem se separou recentemente. “Sou uma figura pública, é bem verdade. Mas tenho direito à preservação de minha vida pessoal”, conclui Francineti. Com toda razão.






NO ESCURO

Os dias para mim e para milhares de abaetetubenses têm sido de orações. Torcida braba, mesmo, para ver se conseguimos passar um dia inteiro sem que falte energia elétrica. Esse blog que você está está lendo nesta quinta-feira deveria ter sido publicado ontem. Mas...

Comecei a escrevê-lo às cinco da tarde da quarta-feira. Trinta minutos depois, puff, a luz foi embora. Lá fora, a tempestade desabava sobre a cidade. Aguardei, pacientemente. Escureceu. Saí para fazer uma pequena compra, percorrendo ruas transformadas em rios e atravessando semáforos que só estavam no modo "alerta".

Menos mal é que na porta da farmácia não havia ninguém para me cobrar o estacionamento na rua. Descobri que o blackout era parcial. Só atingiu parte do bairro de São Lourenço, onde moro. Insisto em não me acostumar a essas interrupções abruptas de energia. Não é só quando desaba um aguaceiro por aqui, não. Virou rotina.

Não me acostumo, mais ainda, com os prejuízos, os grandes e os pequenos. Já perdi até HDs e placas de vídeo de computador, levando para o túmulo trabalhos importantes. Justo na semana em que fizemos uma maratona de back ups.

Liguei para o serviço de atendimento ao cliente da Celpa. Claro que não consegui falar com ninguém. Fui para o pátio, não apreciar a noite escura, mas torcer para algum carro da concessionária de energia rasgar a noite em busca do transformador que havia estourado lá no canto do Galo´s Bar, segundo me contaram.

Enquanto isso, viveríamos o estranho fenômeno da luz divisada. Não entendendo essas coisas. Só sei que a energia estava fraca. Então, em alguns cômodos da casa havia luz. Noutros, não. Resolvemos aproveitar a nesga de luz para, no meu caso, ler, minha mulher costurar, e meus filhos brincar de jogos no celular.

Só que, de repente, a luz apagava na sala. Corríamos, então, para a cozinha. A luz apagava na cozinha. Corríamos para a sala. E assim, as horas foram passando. Lá pelas dez da noite, a casa ficou iluminada. Oba! Corri para o computador. Depois de escrever o blog, farei pesquisas para uma de minhas reportagens, pensei eufórico. Foram só uns dois minutos de comemoração. Bum! O barulho rasgou a noite silenciosa. -O transformador estourou de novo- tentou adivinhar a Edilma. Devia estar certa. O ébano voltou. A escuridão, dessa vez, era total.

Quando faltavam cinco minutos para a meia-noite, tudo clareou novamente. Corri para o computador. A luz se foi tão rapidamente quanto veio. Desisti. Resolvi ir dormir, mesmo tendo de enfrentar as hordas de carapanã. Ao deitar na cama, tudo se fez claro novamente. Dessa vez, não, pensei eu. Resolvi dormir, não sem antes descobrir que, nos piques de luz, havia perdido duas lâmpadas novinhas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A CIDADE FERVE



EM PRIMEIRA MÃO


Os leitores do blog souberam ainda ontem no final da tarde, o que a grande imprensa da capital só divulgou hoje: não há dengue tipo 4 em Abaetetuba.

A informação nos foi repassada, em primeira mão, pelo coordenador de vigilância em saúde da Sesmab, Victor Vianna, momentos depois do anúncio oficial do resultado, pelo Instituto Evandro Chagas.

Quem lê o naldoaraujo.blogspot. com sabe na frente.






RONALD X PV


O vice-prefeito de Abaetetuba Ronald Sobrinho assina dia 19 de fevereiro a sua ficha de filiação ao PPS.

Ronald deixa, desse modo, o PV, partido do qual foi um dos fundadores e estava há 12 anos.

Na verdade, ele já estava afastado da antiga agremiação há um ano. Ele alega divergências "irreconciliáveis" com o atual comando da legenda no município.

Pararemos a história por aqui, até ouvirmos o que tem a dizer o presidente local do PV, Raimundo José.

A ficha de filiação do Ronald será abonada pelo próprio presidente estadual do PPS, o recém- eleito deputado federal Arnaldo Jordy.





PROTESTOS


Dezenas de mototaxistas foram para a porta da prefeitura de Abaetetuba, hoje pela manhã, com uma série de reivindicações.

Os mototaxistas dizem estar cansados de ver a lei só ser cumprida do lado deles. Os chamados “clandestinos” estariam à margem das cobranças.

O presidente da Associação dos Mototaxistas de Abaetetuba, Djarino Pacheco, relata que “pessoas não legalizadas utilizam a condição de mototaxista para praticar assaltos, traficar drogas e cometer outros delitos”.

Uma comissão foi recebida pelo prefeito em exercício, Ronald Sobrinho. A reunião contou, ainda, com a presença de representantes da Polícia Militar, Detran e Demutran.

Ficou definido que a partir desta terça-feira serão realizadas blitz frequentes. Quem não tiver a documentação legal do veículo e não comprovar a condição de mototaxista profissional, terá o veículo apreendido.

Outra decisão é de que não será tolerada moto circulando em praças públicas. E nem mototaxistas de outros municípios trabalhando por aqui.

Agora, é torcer para tudo isso sair do papel.





O QUE ME CONTARAM É QUE...


Ana Lúcia deixará livre o caminho para a candidatra única de Luís Lopes a prefeito pelo PT. Sem prévias. É o que dizem por lá. A conferir.

O vereador Arnaldo Sereni está pensando em voos políticos mais altos. Prefeitura de Abaetetuba?

O médico Eduardo Dias continua firme e forte no propósito de levar até o fim o processo por calúnia e difamação que move contra um conhecido político abaetetubense.

Seus advogados reivindicam doze mil reais de indenização. Se ganhar, Eduardo Dias pretende doar o dinheiro para uma instituição que presta atendimento médico a pessoas carentes. O mais cotado é o Hospital das Irmãs, como é conhecido o Centro Médico Nossa Senhora da Conceição.

Secretária de Assistência Social de Abaetetuba, Rita Abreu, faz, na tarde desta quarta-feira, a entrega oficial de uma kombi, computadores, móveis e vários outros itens adquiridos com recursos do Fundo Nacional da Assistência Social e contrapartida do município.

Quem recebe tudo isso é o Centro de Referência Especializado das Assistência Social-CREAS. O FNAS destinou R$ 50.265,69 e a Prefeitura de Abaetetuba, R$ 7.784,68.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LÁ VEM NOTÍCIA

Instituto Evandro Chagas: Abaetetuba não tem dengue tipo 4




ALARME FALSO


Não é do tipo 4 o caso de dengue que causou tanta preocupação nas autoridades sanitárias e, principalmente, na população de Abaetetuba.

O diagnóstico final do Instituto Evandro Chagas chegou agora à tarde às mãos do coordenador de Vigilância em saúde do município Victor Viana.

Não é do tipo 4, mas não deixa de ser dengue. Só que do tipo 1.

Pena que a grande imprensa paraense não deu nenhum destaque a esse alarme falso. O mesmo destaque que foi dado aos rumores da dengue tipo 4.



E A TURMA VAI CRESCENDO...

Obrigado ao Luciano Pereira Modesto, que nos dá a honra de sua companhia. Já são 136 seguidores do blog.

O blog ultrapassou a marca de 36 mil acessos. Quanto orgulho e agradecimentos aos nossos leitores.










TÉDIO EM COPACABANA

Recebo e agradeço o livro “Tédio em Copacabana”, do Jaime Brasil. A obra reúne textos inéditos e alguns já publicados no blog do autor na internet, daí Jaime considerá-lo um “livro-blog”.

São 89 crônicas com o humor refinado, e comumente sarcástico, do escritor santareno de nascimento e abaetetubense de coração.

Cada texto vem acompanhado de comentários originalmente publicados no blog do Jaime. Estou incluído na lista das “participações especiais” da obra, o que muito me orgulha.

Já li o livro e posso assegurar que faz jus ao talento e à perspicácia literária do Jaime, um caboclo amazônida com visão universal, como poucos.

O lançamento em Abaetetuba está previsto para o dia 4 de fevereiro, em local a ser definido.






Le Moulin: vídeo de camping francês é produzido em Abaetetuba



OUI, C'EST PROMIDIA!

A ProMidia, produtora de vídeo 100% abaetetubense, foi a responsável pela criação de uma peça publicitária em vídeo para o Camping Le Moulin, da França.

Os donos do camping, Hugo e Elis Slladen, aproveitaram uma temporada de férias no Pará para a produção do vídeo de um minuto, que será veiculado exclusivamente na internet, no site www.campinglemoulin.com

O Le Moulin fica na região de Toulouse, no sul da França, aos pés da cordilheira dos Pirineus.

Os campings são muito apreciados na Europa, como locais ao ar livre, dotados de toda a infraestrutura para as famílias curtirem férias longe da agitação dos grandes centros.

A apresentação do vídeo foi toda gravada em Abaetetuba e ilustrada com fotos do Le Moulin.

Trabalho brilhante de toda nossa equipe, com imagens de Dilé Costa, edição de Nando Ferreira, produção de Edilma Neves, apoio à produção de Wender Wilson Curió, e direção geral do titular deste espaço.

Com isso, a ProMidia entra para a história como a primeira produtora de Abaetetuba com produção internacional no currículo. Chique, né?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FIM-DE-SEMANA


DENGUE TIPO 4

Uma equipe do Instituto Evandro Chagas, que se encontra em Abaetetuba desde o início da semana, encerra neste sábado uma investigação epidemiológica, depois da suspeita de que haveria um caso de dengue tipo 4 no município.

O IEC deveria entregar nesta sexta-feira à Secretaria de Saúde de Abaetetuba o resultado do isolamento viral, que confirmaria ou não o caso de dengue tipo 4.

A cidade está em alerta. O serviço de fumacê está nas ruas e as equipes da vigilância em saúde estão intensificando as campanhas de orientação à população.

95% dos focos do mosquito transmissor da doença foram verificados em fossas com rachaduras.





Fusca: crônica de um veículo que entrou para a história



TELEVISÃO


Não perca neste sábado, no Programa Naldo Araújo:


  • A história do avião que caiu nas matas do Rio Ajuaí vem com novas revelações. Entrevistamos o "seu" Célio Ferreira, que acompanhou o resgate dos corpos, transportados em uma embarcação da família.
  • No Memória Fotográfica, Jorge Machado nos brinda com uma bonita crônica sobre o Fusca.
  • A estreia do quadro Dramas da Vida Real, com história de pessoas que passaram por situações tramáuticas e como superaram esses momentos dolorosos.
  • Como agir diante de pessoas que sofreram acidentes? O sargento Raimundo Nonato, do Corpo de Bombeiros, explica o porquê de um atendimento adequado à vítimas não-fatais de tragédias.

É neste sábado, ao meio-dia e meia, na TV Record Canal 9-Abaetetuba.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VIDA QUE SEGUE



IMPRESSIONANTE


Caros leitores, não caiam pra trás, mas a média de acidentes envolvendo veículos, a maior parte motos, é de 10 a 15 ocorrências só de sexta a sábado, em Abaetetuba.

O levantamento do Corpo de Bombeiros também traz outra constatação preocupante: há pessoas, que até mesmo querendo ajudar, atrapalham no atendimento às vítimas não-fatais dessa catástrofe no trânsito.

Almas caridosas se arvoram em tentar remover os feridos e , sem técnica adequada, acabam causando danos maiores ainda à saúde das vítimas.

O pior é que ao ligar de celular para o 193, o telefone de emergência, o cidadão pode ter seu chamado desviado para Belém, por problemas causados pelas operadoras. Isso já vem acontecendo com muita frequência em Abatetuba.





DENGUE TIPO 4

Uma paciente de 12 anos está com suspeita de dengue tipo 4 em Abaetetuba.

É só uma suspeita. O diagnóstico final ainda não saiu.

Em época de chuva, no entanto, com tanta larva de aedes aegypti eclodindo por aí, todo cuidado é pouco.





OS CIDADÃOS DE BEM ESTÃO PRESOS...

A reunião sobre segurança pública (ou a falta dela), realizada nesta terça-feira, na Associação Comercial de Abaetetuba, foi o primeiro movimento nesse ano dos empresários abaetetubenses, ainda assustados com o sequestro de um representante da categoria.

O colóquio, que reuniu empresários, o vice-prefeito representando o poder público e polícias civil e militar, resultou em algumas deliberações. A volta, o mais rápido possível, dos patrulhões é uma delas.

O vice Ronald Ferreira acatou a sugestão de se dar o prazo de vinte dias para que o Departamento Municipal de Trânsito tome atitudes mais eficazes na fiscalização dos condutores de motos, principalmente mototaxistas.

É que muita gente vem utilizando motos, disfarçada de profissionais desse tipo de veículo, para promover crimes, sob o anonimato dos capacetes e a farsa dos coletes acima de qualquer suspeita.



DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL

Aberta nesta quarta-feira, no salão paroquial de Conceição, a Exposição das Cartografias Estratégicas de Abaetetuba.

Trata-se de mais uma etapa do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD- em parceria com a Confederação Nacional de Municípios-CNM- e Prefeitura Municipal.

Os diagnósticos foram divididos por temas: segurança e violência; infraestrutura e habitação; institucional; economia e produção; educação, cultura e lazer; e saúde e meio ambiente.

Os resultados das reuniões de trabalho estão sendo expostos, nestes dois dias da chamada leitura compartilhada, em mapas disponíveis para consulta de qualquer cidadão, que pode, até mesmo, corroborar, discordar ou apontar outros caminhos para as questões levantadas e nas áreas-alvo das análises.

Aproveite e vá, até esta quinta-feira, ao salão paroquial de Conceição e dê sua opinião.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS DA TERÇA



Marcela Parente: desencanto com eleição na APAE Abaetetuba

MARCELA E A APAE


Depois de duas gestões (2000 a 2004 e 2008 a 2010) à frente da APAE, a professora Marcela Parente deixa a entidade. Não conseguiu se reeleger nas eleições diretas realizadas em novembro do ano passado.


Marcela não saiu lá muito contente com o processo eleitoral, no qual enfrentou Benedito Almeida, o Bena, bastante conhecido por dirigir a Associação Amigos do Fígado, no Pará. O novo presidente asssumiu no último dia 4 de janeiro.


A ex-presidente, uma das fundadoras da APAE no município, reclama de uma possível campanha difamatória. E promete retornar futuramente "à minha querida APAE".



A professora Marcela, agora, tem outros planos: atualizar os conhecimentos em informática e aprender a tocar cavaquinho. "Um sonho antigo", revela.











CHOQUE


O Corpo de Bombeiros de Abaetetuba atendeu, nesta terça-feira, dois casos de pessoas que foram atingidas por descarga elétrica.


As vítimas pegaram choque quando manuseavam fiações elétricas em empresas da cidade.


Felizmente, não foi nada mais sério. Mas poderia ter sido. Cuidados com a segurança nunca são demais.








RUAS DE FOGO



A coisa anda braba quando o assunto é acidente envolvendo motos em Abaetetuba.

Só no último fim-de-semana foram registrados uns cinco a seis acidentes dessa natureza. A maior parte sem muita gravidade.


No mais trágico de todos, entretanto, um homem morreu depois de ter sua moto atingida em cheio por um motoqueiro que vinha em sentido contrário... e na contramão.


O acidente foi logo na entrada da cidade, a altura do Portal. A única vítima fatal iria levar comida para casa na manhã de domingo.


O causador do acidente e a mulher que vinha na garupa escaparam. Segundo bombeiros, ambos aparentavam sinais de embriaguez. Deviam estar "amanhecidos", já que a tragédia aconteceu no início da manhã de domingo.





LIVROS


O professor e escritor Jorge Machado está concluindo três livros de uma só vez.


Um fala de assombrações do imaginário popular (seu tema pedileto), outro, intitulado Mater Puríssima, aborda a Festa de Conceição (mas não pensem que são só textos água com açucar) e um terceiro vai pegar pesado na questão da depredação da paisagem amazônica.


Para quem não sabe, o Jorge já escreveu várias obras, entre as quais O que é Alquimia, para a conhecida Coleção Primeiros Passos, de circulação nacional.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O ANO COMEÇA AGORA... PELO MENOS PARA O BLOG



EI, OLHA EU AQUI DE NOVO!!!!


Um mês longe de vocês. Muitas saudades. Mas a escrita, para o jornalista, é como o ar que se respira. Não podemos viver sem.

Assim, retorno, de alma leve e cada vez mais convencido da importância desse espaço.

Ficava mais ansioso ao saber, por exemplo, que o amigo advogado Antônio Serrano abria todo o dia o blog lá em Minas, onde ele passou as festas de fim-de-ano com a família. E nada de notícia nova.

Sei que vocês não têm nada a ver com isso, mas aproveitei essa pausa, não para descansar, mas para pensar em novos rumos para a produtora, para o programa de TV, para os novos projetos na área de comunicação. E são tantos sonhos...





TRISTE

Empresários e o poder público estarão discutindo, nesta terça-feira e pela enésima vez, saídas para conter a onda de violência cada vez maior em Abaetetuba.

Esse tema estava meio adormecido, mas voltou com força depois da notícia do sequestro de um empresário, no penúltimo dia de 2010.

A vítima foi rendida quando seguia para uma propriedade na zona rural do município. Oito homens armados o fizeram de refém. Depois da violência física, a psicológica.

Com armas apontadas para a cabeça, o empresário foi obrigado a manter contato com a família e informar que o resgate era de 150 mil reais. Acabou ficando em cem mil.

O empresário foi libertado próximo ao Centro de Paz, no bairro do Mutirão. Nos instantes de terror ainda ouviu a revelação assustadora: "Pô, estivemos te aguardando uns três dias por aqui".

Os empresários estão assustados com uma suposta lista de próximas vítimas.


POLÍTICA

Ana Lúcia ou Luís Lopes? Quem será o próximo candidato do PT à prefeitura em 2012? Espaço aberto para sanarmos essa dúvida.

Em fim de mandato, senador José Nery ainda não definiu seu futuro político. Não está descartada uma candidatura a prefeito pelo PSOL.


Afonso Sarges anda percorendo as ilhas...




SUPER AMIGOS

Nesse corre-corre do cotidiano, aproveitei o fim-de-semana para reencontrar os amigos.

No sábado, fui à casa da Tia Noca e do "Seu" Elias, lá na Aviação. Botei o papo em dia com a Elisângela e o Hugo, que já estão em contagem regressiva para retornar à França, onde residem.

Depois, ainda no sábado, fomos visitar a mamãe de primeira viagem Kika, da Sociedade Recanto Verde. E levar um presentinho para a Ana Carla. O Xandinho tá todo prosa com a filhota.

No domingo, passamos o dia e o início da noite em um papo gostoso e produtivo com os amigos médicos Eduardo e Irian Dias, lá no Paraíso.

Hoje, fui visitar pessoas que tiveram suas vidas devassadas pela violência em tragédias que acompanhei de perto em minhas reportagens.

Voltei à casa da Marilza, que ainda sofre a perda do irmão, vítima de um ataque insano de uma gangue. Morando numa casa humilde, no bairro de Francilândia, teve de pedir demissão do emprego, por sofrer ameaças dos bandidos. Enquanto a mãe se desfaz em saudade e inconformismo.

A primeira audiência com os acusados de autoria dessa barbaridade, será amanhã, às nove horas, no Fórum.

Hoje, voltei à casa da Tia Noca. Almocei um peixe frito com camarão. Levei o açaí grosso.

No fim de tarde, fui saber como anda a vida da D. Maria de Jesus, um ano após o assassinato do filho, que trabalhava como mototaxista.

Encontrei-a feliz, apesar da saudade. Mostrou-me, orgulhosa, a vendinha que montou e de onde tira o sustento da família, vendendo coxinhas e açaí. O crime continua impune.
Viver feliz é simples. Basta querer. Não é o poder ou o dinheiro que nos torna melhores. É a paz de Espírito.
Agora, sim, e com certo atraso: FELIZ 2011!