PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ELEIÇÃO DO BARULHO




-Durma-se com um barulho desses?


-O PSOL, fundado por pessoas descontentes com os rumos do PT acaba de declarar "voto crítico" em Dilma Roussef candidata do... PT. Como assim?


-"Voto crítico" ??? E aqueles que chegaram a acreditar no Plínio velho de guerra?


-Gostaria de saber a posição do Edmilson Rodrigues nesse fuzuê todo. E o nosso senador Nery, como se posiciona?


-Esse negócio de "voto crítico" é eufemismo para "é melhor assim do que assado".


-Esquerdas por esquerda, o Serra foi presidente da UNE, ora bolas. Se bem que pertencer à UNE não quer dizer lá muita coisa, mesmo!


-"Voto crítico" não tem o mesmo peso eleitoral do voto comum? Ou "voto crítico" vem com algumas recomendações extras? Vale mais ou vale menos.


-Se "voto crítico" valer mais, entro na política e exijo de meus eleitores que só votem em mim "criticamente".


-E o PSOL daqui de Abaetetuba assina embaixo e vai para as ruas gritar: Ó, Ana Júliiiiiia????


-Ou então: Brasil em frente, Dilma presidente????


-E o Almir abraçado à Ana Júlia? E ninguém mais fala do Massacre de Eldorado de Carajás, combinado?


- Pobre, Dr. Almir.

-E o Jader, que resolveu liberar o PMDB, no momento em que ninguém mais comanda o PMDB.


-Priante, Asdrubal, Parsifal: alguém tem dúvidas de onde veio a ordem para apoiar Jatene?


-Juvenil, que passou o primeiro turno todinho batendo no Jatene, agora apoia... Jatene.


-Pelo andar da carruagem, a turma do Vicente Maciel bandeia para o lado amarelo. E para presidente? O PMDB não tem o vice da Dilma?


-"Voto crítico". O que será que ainda falta inventar????


-E a Marina Silva? preferiu o muro. Marina, a "esperança ética" disse ao Brasil que a melhor decisão é... não tomar decisão nenhuma. Muro, mano!!!!


-No Pará, o PV vai de Ana Júlia. Em Abaetetuba, vai de Jatene. O PV daqui não faz parte do governo tucano? Quem será, mesmo, que o Zé Carlos Lima comanda?




E EU COM ISSO?


- O colunista de O Liberal Bernardino Santos diz que passará a ler somente as revistas Piauí e Carta Capital. A Veja, a IstoÉ e a Época devem estar traumatizadas, coitadinhas!!!


-Recomendo ao Bernardino que leia de tudo um pouco. A formação das ideias exige o
conhecimento da diversidade de opiniões.


-E melhora a ortografia, viu!!!!



CIDADÃO


-Confirmada para o dia 8 de dezembro a Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Honorário de Abaetetuba ao advogado Antônio Serrano.


-A programação será realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Abaetetuba, às 9h, e contará com a presença de autoridades como o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Jr.


-A data não poderia ser mais significativa: é o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povo católico de Abaetetuba.



PARABÉNS


-Daqui envio as congratulações ao conterrâneo Luiz Solano e à Ilka, que no último sábado, subiram ao altar, em Brasília.



-Grato pelo convite.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CÍRIO: O QUE NEM TODO MUNDO VIU OU OUVIU

A COBERTURA DO CÍRIO
Imagem: Tarso Sarraf


Sou um fã incondicional do Círio de Nazaré, em Belém. Nesta condição, aliada à paixão natural pela comunicação, procuro observar como se comportam os veículos que cobrem essa gigantesca manifestação de fé. Nada científico ou rigoroso. Apenas curiosidade.

Assim como nos últimos cinco anos, ou mais ou menos por aí, acompanhei tudo, aqui em Abaetetuba, pela TV e pelo rádio. Deixei a internet para me inteirar da repercussão da procissão no Brasil e no mundo.

Na TV Liberal, assisti à entrevista com o Desidério Neto, presidente da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba. Quer dizer, o que presumi que seria uma entrevista, já que os apresentadores Layse Santos e André Laurent não deixaram o entrevistado completar suas observações. O comentarista João Carlos Pereira ajudou a enterrar a "entrevista". Excesso de intervenções. Troquei de canal.

No SBT, Úrsula Vidal e Edson Matoso foram mais concisos, apesar do cenário denotar uma certa apatia visual. A ideia de colocar artesãos abaetetubenses, como o conhecido Diabinho, produzindo "ao vivo" foi um toque de novidade num evento que, de tão previsível, tem de ter sua transmissão reinventada todos os anos.

Passei pela Record a tempo de ouvir só um pedaço do "rererererê", do Pica-Pau do desenho animado (que brigava com o Zeca Urubu bem na hora que os devotos sofriam sob o sol inclemente) e passeei pela TV Cultura, com suas imagens que, como sempre, mais parecem geradas pelos transmissores da extinta TV Marajoara, lá nos anos 70.

Não tive como acompanhar a transmissão da RBA (o sinal da repetidora em Abaetetuba é péssimo). Então, voltei para a TV Liberal. Lá, nem tudo estava perdido, apesar do Igor Fonseca ser chamado ao vivo e mostrar pontos de Belém, lá do Libcop. Detalhe: quase do outro lado da cidade... (Aliás, que bom seria se o Libcop fosse mais do que um sinal de status para a TV LIberal)

Minha emoção nas transmissões do Círio veio de um fato inusitado: ao narrar a chegada da imagem ao CAN, a repórter Elisângela Andrade foi se emocionando, foi se emocionando, foi ficando repetitiva no "que emoção, que emoção, que emoção..." e aí, nitidamente engolindo o choro, produziu um dos mais autênticos e tocantes instantes da história das coberturas da maior procissão religiosa do Brasil.

Ao sair de casa por alguns instantes (fui comprar o açaí do almoço do círio porque, mesmo estando em Abaeté, a gente reúne a família, saboreia o pato no tucupi...), liguei o rádio na CBN (a rádio que toca notícia). No ar, o âncora Clayton César chamava um repórter daqui, outro dali e aí, foi a vez de convocar o Celso Freire (com quem, aliás, trabalhei na Rádio Cultura).

Tentando ser simpático, o Celso, reportando o instante em que os fieis começavam a cortar e guardar pedaços da corda do círio, disse que tentaria pegar e guardar um pedaço do souvenir, "Como você pediu, Clayton". Ao que, surpreendemente, Clayton respondeu, meio ríspido: "Pra mim, não. Pedi pra colocar aqui na porta do estúdio". E completou: "não quero corda, quero saúde e paz". Será que eu tinha ouvido isso mesmo? Atitude estranha, né, não?

No outro dia, novamente sintonizado na CBN, acompanhei um debate sobre o Círio. Tudo muito insosso, até que o Celso Freire foi chamado a participar e tocou no assunto do tal pedaço de corda, "encarnando" que ela seria entregue ao paulista Clayton.

O âncora, então, disparou: "Não sou católico e não acho que um pedaço de corda vá resolver muita coisa". Pronto, disse tudo. Tudo bem que se coloque pessoas de outros credos para comandar a transmissão do Círio. Mas desde que isso seja feito com isenção, equilíbrio e muito, muito profissionalismo. O que não foi o caso dessa vez.

Emannuel Vilaça que o diga...


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LÁ VEM O CÍRIO...



PARA O ALTO...
O blog conta, agora, com 129 seguidores. Valeu, Lolly!!!


TELEVISÃO

Estamos finalizando o Programa Naldo Araújo deste sábado. Veja os destaques:

  • Círio de Nazaré: Milhares de romeiros deixam Abaetetuba rumo a Belém.

  • Ciência: estudante abaetetubense é destaque em Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

  • Humor: Tunico e Vardivino passam poucas e boas numa casa mal-assombrada.

  • Saúde: casos de dengue assustam moradores de Abaetetuba.

  • História: Jorge Machado conta a história da implantação da telefonia em Abaetetuba. A foto abaixo é do arquivo pessoal do Jorge.





Governador Alacid Nunes (à esquerda) e prefeito Hildo Carvalho inauguram telefonia em Abaetetuba



Tem muito mais. É neste sábado, às 13h, na TV Record Canal 9-Abaetetuba.






Esquina da Barão com Santos Dumont: carro não passa



QUERO PASSAR!!!




Cena cada vez mais comum na cidade: o caos no trânsito. Nesta sexta-feira, numa atitude recorrente, o tráfego de veículos e pessoas pela travessa Santos Dumont, entre as ruas Barão do Rio Branco e Siqueira Mendes, ficou travado porque...

...Porque uma empresa de ônibus estacionou, como sempre, seu veículo de um lado da pista. E um supermercado, bem na esquina da Barão, fez o mesmo com seus caminhões. Resultado: sobrou apenas uma nesga de rua, que dava dava para passar, malmente (como dizia minha avó), motos e bicicletas.

Os carros tinham de dar meia-volta e tentar outro caminho.



Outro dia, um conhecido empresário de Abaetetuba, em protesto pela bagunça no local, se recusou a retirar o veículo do outro lado da rua. Mais uma vez, os demais motoristas foram prejudicados.






DÉBORA E O CÍRIO


A abaetetubense Débora Xavier, 16 anos, aluna do Colégio Marista conquistou o primeiro lugar no Concurso Literário Oficial sobre o Círio de Nazaré 2010. Eis o texto vencedor:



Sigamos Maria, tenhamos fé.

“Deus não habita mais em construções de pedra, em templos ou em um lugar sagrado, mas no ventre de uma mulher”. A frase se refere à Maria, Rainha do Céu e da Terra, Virgem Santíssima Imaculada, mas, acima de tudo, mãe. Mãe porque nos ama e nos abençoa, seus filhos pecadores. Mãe porque aceitou o Espírito Santo e, livre do pecado, deu à luz Jesus Cristo, o Salvador. Mãe porque, hoje e sempre, no céu, intercede junto a Deus por nós e nos dá o exemplo da esperança e da fé incondicional no Senhor. Bem-aventurada é Nossa Senhora, porque acreditou no poder do Altíssimo.
Eis que a primeira bem-aventurança do Evangelho de Lucas é a aceitação de Maria em conceber Jesus: ela foi bem-aventurada não porque viu, mas porque demonstrou os valores que ilustram a verdadeira devoção – fé, esperança, caridade e amor. Mesmo com todas as dificuldades que poderia enfrentar tendo um filho que não era de José, seu esposo, a mãe manifestou suas graças e aceitou sua missão.
Podemos ir a Maria para alcançar o Senhor como o Senhor foi para nos alcançar. Por ser mãe, ela também será de nós advogada e auxiliadora, consolo e amparo. Mesmo cobertos de pecado e merecedores de castigo, teremos quem interceda em nosso favor: como uma mãe, ela nos perdoa e nos leva a seu colo, limpos e felizes. Faz isso porque ama e acredita: tem fé na misericórdia divina e na nossa redenção.
Seguir o exemplo de Maria e carregar Jesus conosco: eis a verdadeira devoção. Carreguemos esta devoção em cada Ave-maria, em cada Salve-rainha, em cada oração particular... Agradeçamos ao Senhor pela mãe que nos deu, santa, doce, imaculada e cheia de graça. Agradeçamos por, ainda na terra, podermos vivenciar a experiência com Deus, seja através da celebração do Círio, da Palavra, inspirada pelo Espírito Santo, do Sacramento maior que é Jesus, ou do modelo de fé e obediência deixado por Maria. Sejamos, enfim, como Nossa Senhora, e carreguemos Jesus dentro de nós.














BOM CÍRIO!!!!

domingo, 3 de outubro de 2010

AS ELEIÇÕES EM ABAETETUBA




UMA BOCA DE URNA AQUI, OUTRA ALI...

Essa foi uma eleição sem grandes atropelos em Abaetetuba. A presença de forças federais em todas as seções deu uma esfriada naquelas pessoas que pretendiam cometer crimes eleitorais, como boca-de-urna, compra de voto...

Esfriou, pero no mucho.

O promotor de justiça Lauro Freitas Jr. passou o dia percorrendo as seções eleitorais. E, acompanhado de policiais, não deu trégua para a chamada propaganda de boca-de-urna, o crime eleitoral mais recorrente nestas eleições no município.

A escola estadual Pedro Teixeira foi um dos locais de votação que recebeu mais atenção do Exército, Polícia Federal e PM. Afinal, este é um dos locais onde, tradicionalmente, se verificam os maiores focos de conflitos entre simpatizantes de PT e PSDB, os dois principais partidos no município.

A equipe de reportagem do Programa Naldo Araújo registrou, com exclusividade, a detenção de duas mulheres em frente ao Pedro Teixeira, acusadas da prática de boca-de-urna.

Os detidos por crimes eleitorais eram encaminhados para o Ginásio Hildo Carvalho, onde a Polícia Civil realizava os procedimentos legais.






COMO VOTOU O ABAETETUBENSE

13. 556 dos 88.319 eleitores de Abaetetuba deixaram de comparecer às urnas, provocando uma abstenção de 15,35%. Uma multidão que, por motivos diversos, deixou de dar sua opinião sobre o futuro do país e do Pará.

Como vem acontecendo há vários pleitos, mais uma vez as candidaturas petistas prevaleceram no município.
A candidata do PT à presidência, Dilma Roussef, recebeu 46. 514 votos dos abaetetubenses (64,51%), enquanto José Serra, do PSDB, obteve 21.122 votos (29,3%).

A mesma preferência foi verificada na hora do voto para governador. A petista Ana Júlia conquistou 39.209 eleitores (54,39%), enquanto o tucano Simão Jatene amealhou por estas bandas 29.235 votos (40,55%).

Já quando o assunto foi escolher os senadores, aí o PSDB foi absoluto. Flexa Ribeiro abocanhou mais de 60% da preferência do eleitor de Abaetetuba, levando aqui 32. 931 votos.

Havia um abaetetubense na disputa para o Senado. Abel Ribeiro (PSTU), entretanto, só conseguiu empolgar 3.845 conterrâneos.

O campeão de votos para deputado estadual em Abaetetuba foi o atual senador José Nery (PSOL), com 9.405 votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado em Abaetetuba foi Miriquinho Batista, com 21.425 votos.

Agora, que venha o segundo turno!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FIM-DE-SEMANA...


SUBINDO...

E o blog não para de encorpar: já contamos com 128 seguidores. Valeu, galera!!!


ELEIÇÕES 2010

Portaria baixada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado determina lei seca a partir da meia-noite até 20h de domingo.

Em Abaetetuba, a superintendente da Polícia Civil, Andreza Franco, determinou que não haverá promoções dançantes, mesmo depois de encerrada a votação no domingo.

O Cartório Eleitoral da 7ª Zona de Abaetetuba realiza em duas etapas a entrega das urnas nas seções eleitorais. Esse trabalho começou na sexta-feira pela região das ilhas.

O transporte das urnas para os 78 locais de votação na área ribeirinha foi feito por lanchas.
Neste sábado, o trabalho será concluído com a entrega de equipamentos e materiais de suporte às seções da cidade e das localidades da estrada.


O promotor de justiça eleitoral de Abaetetuba, Lauro Freitas Jr., promete rigor na manutenção da lei e da ordem nessas eleições.

Os trabalhos de fiscalização serão reforçados em locais considerados áreas tradicionais de conflitos, como é o caso da escola Pedro Teixeira, no Algodoal.

O exército e a Polícia Federal comporão, ao lado das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, o esquema de segurança nas eleições em Abaetetuba.


PROGRAMA NALDO ARAÚJO

Sábado, você já sabe, é dia de Programa Naldo Araújo.

Teremos a cobertura completa de mais um capítulo da violência em Abaetetuba. Ouvimos a principal testemunha do assassinato de um comerciante no bairro de Algodoal.



Seção Eleitoral em Abaetetuba: anos 50

Além da cobertura completa das eleições, o programa traz uma edição especial do quadro Memória Fotográfica, mostrando cenas de votações de décadas atrás.

As Aventuras de Tunico e Vardivino mostram nossa dupla às voltas com um gênio pra lá de atrapalhado.

E ainda: os últimos preparativos dos nossos artesãos de miriti para o grande dia do Círio de Nazaré, em Belém.

Só pra lembrar: com o fim do horário eleitoral, nosso programa começa às 13h, na TV Record Canal 9- Abaetetuba.







TÁ CHEGANDO A HORA


Nosso confrade, primo e amigo Luiz Solano e sua Ilka da Cunha Barros vivem a alegria contagiante da paixão, vivendo as emoções do grande dia do casamento, marcado para o próximo dia 16 em Brasília.


Obrigado pelo convite!


A propósito, tenho um carinho todo especial pelo Luiz, por ter sido ele o responsável por um de meus primeiros empregos na área da comunicação.


Taí algo que aprendi e nunca esqueço: a gratidão.


Quem pensa que o Luiz é daqueles que sairam da terra natal, se transformaram em pessoas de sucesso e, por conta disso, ficaram (como dizemos por aqui) pavulagem, engana-se.


O filho do rio Guajarazinho é o nosso embaixador mundo afora.





SABEDORIA


Do amigo Lial Bentes, anos atrás, numa frase que vive martelando minha cabeça: "o problema é que, enquanto nós, pessoas de bem, nos omitimos do processo eleitoral, muitos dos cafajestes se aproveitam e fazem da política um modo de vida".



Bom voto!