PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PRA COMEÇO DE CONVERSA...

ORGULHO ABAETETUBENSE



É de uma abaetetubense o texto vencedor do 16º Concurso de Redação sobre o Círio 2010, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré, e que teve como tema: "Maria, a bem-aventurada, porque acreditou".



Débora Xavier, 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Marista superou outros 71 concorrentes (entre alunos de escolas públicas e privadas) e conquistou o primeiro lugar.



Débora receberá como prêmio um microcomputador e (o mais importante) terá sua redação publicada no "Livro de Peregrinações", que será publicado em 2011.


Quem está, merecidamente, todo prosa com a premiação é o pai da Débora, o amigo Jaime Brasil.



Jaime, para quem não sabe, é o santareno mais abaetetubense que existe. Assim como o pai, a agora escritora Débora tem inúmeros talentos artísticos, entre os quais, a música. De onde concluo, perdoem-me, com um clichê: filha de peixe...



Foto: Mácio Ferreira/O Liberal









127 SEGUIDORES

Orgulhosamente, anunciamos ter alcançado o número espetacular de 127 seguidores.

Obrigado, Ameliane Oliveira e Valdira Matos. Valeu, mesmo!




ELEIÇÕES 2010

O Cartório Eleitoral da 7ª Zona de Abaetetuba iniciou nesta segunda-feira, o treinamento dos 1116 mesários e 279 presidentes de mesa, que irão trabalhar nas eleições no município.

Serão dois dias de preparação no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca, sob a supervisão do juiz eleitoral Carlos Márcio de Melo Queiroz.

A orientação é sobre como conduzir os trabalhos nos dias de votação, seguindo, inclusive, orientação dos técnicos de urna.

Esses técnicos trabalharão em duas frentes. Uma equipe ficará responsável pelo monitoramento das urnas, para evitar e, caso seja necessário, solucionar qualquer problema nos equipamentos; outro grupo se encarregará de transmitir, via satélite, os resultados das seções em locais mais distantes.







MIRITI


Artesãos de miriti de Abaetetuba iniciam, na próxima terça-feira, a tradicional viagem para Belém, às vésperas do Círio de Nazaré.

Assim como vem acontecendo há décadas, os artesãos viajam levando os famosos brinquedos de miriti, a arte tipicamente abaetetubense, que é um dos símbolos da maior festa religiosa do Brasil.

Os artesãos de Abaetetuba se concentram principalmente na Praça Waldemar Henrique, no centro da capital paraense, onde é realizada a Feira do Miriti, de 7 a 10 de outubro.

No local, serão instalados sessenta stands, para exposição e comercialização de aproximadamente 85 mil peças, de vários modelos e tamanhos.

Além da Praça Waldemar Henrique, os artesãos também costumam reunir seus trabalhos na Praça do Carmo, que vem a ser um dos mais antigos pontos de venda dessa arte popular em Belém.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PAPO DO FIM-DE-SEMANA


EI, TÔ AQUI

O blog tá reaparecendo devagarinho. Agenda cheia, graças a Deus!

Parodiando o juiz eleitoral de Abaetetuba, dr. Carlos Márcio Queiroz, quando nossa equipe de TV chegou um pouquinho atrasada para uma reportagem sobre as eleições: rindo, ele disse: "O Naldo é parece a justiça... tarda, mas não falha".

Nosso blog também é assim!








URNAS PRONTAS

Foi realizada, no início da semana, a chamada "solenidade de lacração das urnas", um dos mais importantes momentos desse processo de preparação para as eleições.

Diante do promotor eleitoral, Lauro Freitas Jr, de representantes de partidos e de nossa equipe de TV (representando a imprensa local), todas as 351 urnas que serão utilizadas nas eleições em Abaetetuba foram vistoriadas, equipadas com dispositivos de armazenamento de informações e lacradas.

Estão prontas para receber os votos dos 89 mil eleitores de Abaetetuba.
Os irmãos Afonso Sarges e Zé Miguel estão novamente em campos opostos nas eleições. Para o governo do estado, Afonso vai de Ana Júlia e Zé Miguel segue com Jatene.

Curiosa é a aposta entre Coroné Tunico e Compadre Vardivino.

Vardivino jura que Jatene leva já no primeiro turno. Tunico paga pra ver. Quem perder, paga uma pizza. Quem será que vai levar o prejuízo?







PARA O ALTO E AVANTE

O blog alcança a marca de 125 seguidores. Obrigado aos leitores Ray Martins e Cândida Modesto.

Aliás, a leitura do blog foi sugerida pelo advogado Antônio Serrano, ex-presidente da OAB-Abaetetuba, a parentes e amigos seus lá de Minas Gerais...
...Enquanto o jornalista Luiz Solano, nosso conterrâneo há muito radicado em Brasília, também vem divulgando nosso blog entre amigos e familiares lá da Capital Federal.

Thanks ao Luis Solano pelas palavras elogiosas a este jornalista no programa do Zacarias, na rádio Conceição FM.





TELEVISÃO

Amanhã é dia de Programa Naldo Araújo, com os seguintes destaques:


  • O Caça-abelhas - a história do "seu" Ademar, de 76 anos, que passa a vida procurando colmeias em Abaetetuba.

  • Memória Fotográfica- Jorge Machado nos transporta no túnel do tempo e nos mostra a história do Vasco da Gama, um time de futebol que marcou época em Abaetetuba.


  • As Aventuras de Tunico e Vardivino- nossa dupla vai investigar o aparecimento de uma luz misteriosa nos ramais de Abaetetuba. Será que estamos sendo atacados por extra-terrestres?

  • Drogas- A polícia militar faz mais uma apreensão de maconha em Abaetetuba. Entre os acusados de tráfico está uma senhora de 76 anos.

Tem muito mais, no Programa Naldo Araújo. Neste sábado, ao meio-dia, na TV Record Canal 9- Abaetetuba.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

POUCAS E BOAS



ELEIÇÃO CIDADÃ

Abaetetuba recebeu nesta sexta-feira (10), uma equipe da Escola Judiciária do TRE-PA, como parte do trabalho de divulgação do Projeto "Eleição Cidadã".

Essa iniciativa tem como objetivo fazer um levantamento da estrutura para as eleições em cada município paraense, ao mesmo tempo em que divulga as campanhas de orientação ao eleitor.

A coordenadora da Escola Judiciária, Ingrid Agrassar, conheceu as instalações do Cartório Eleitoral da 7ª Zona e reuniu com o juiz eleitoral Carlos Márcio, quando foi avaliada desde a logística até o mapeamento da área geográfica do município.

Com base nessas informações, o TRE poderá calcular o tempo médio de deslocamento das urnas dos pontos de votação até a sede do cartório, e, com isso, evitar atrasos na apuração final do pleito.


DEBATE

Uma comissão formada por várias entidades de classe de Abaetetuba está organizando um debate entre os candidatos nas próximas eleições.

Esse debate está marcado para o próximo dia 22, às 8 horas da noite, no Salão Paroquial de Conceição. Estão sendo definidas as regras e como as propostas dos candidatos serão apresentadas à população.

Em conversa recente com o advogado Antônio Serrano, um dos idealizadores do debate, perguntei quais os critérios para a participação dos candidatos (seriam majoritários ou proporcionais ou ambos?). A ideia era garantir a presença somente dos candidatos com base eleitoral em Abaetetuba.

O problema é definir, o que são candidatos com base eleitoral em Abaetetuba? São os abaetetubenses natos? São os não-nascidos aqui, mas que construíram toda sua vida política no município? Ou podem ser incluídos todos aqueles que estão sempre em campanhas por estas bandas e daqui levam pencas e pencas de votos?

Temo que haja mais candidatos do que plateia. Ainda bem que a coordenação dos trabalhos está a cargo de entidades sérias, como a OAB, Associação dos Moradores das Ilhas, Conselho da Mulher Empresária, Comissão de Bairros, Associação Comercial, CDL, Diocese de Abaetetuba e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.





TELEVISÃO

Sábado é dia de Programa Naldo Araújo. E estes são os destaques:


  • A Polícia continua a caçada implacável aos assaltantes que vem espalhando o terror aos motoristas que precisam trafegar pela PA-151, que liga Abaetetuba a Belém. Esta semana, em uma troca de tiros, um dos criminosos foi morto, logo depois de mais uma tentativa de assalto a um veículo que foi abordado quando o motorista teve de reduzir a velocidade em uma lombada.


  • No quadro Memória Fotográfica, Jorge Machado nos mostra fotos raras da Praça Francisco Azevedo Monteiro, a nossa Praça da Bandeira, desde o início da sua construção, até a inauguração, no final dos anos sessenta.


  • Nas Aventuras de Tunico e Vardivino nossos heróis voltam a ser importunados pelo pirata, do qual eles levaram um pote cheio de ouro. Só que dessa vez, a dupla vai ser auxiliada pelo Zorro, numa participação especial do The Litho's.

  • Esses e muitos outros assuntos, no Programa Naldo Araújo, neste sábado, ao meio-dia, na TV Record Canal 9-Abaetetuba.

Bom final de semana!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BATE-PAPO DA SEXTA



A CASA É SUA


Uma abelinha pousou aqui no blog e resolveu ficar conosco, fazendo-nos alcançar a marca de 122 seguidores. Valeu, abelinha!!!!






CIDADÃO ABAETETUBENSE


A Câmara Municipal de Abaetetuba concederá ao advogado Antônio Serrano, conceituado profissional da área e ex- presidente da seção local da OAB, o título de Cidadão Honorário de Abatetuba.


A concessão da honraria foi graças à iniciativa do vereador Alcides Negrão "Chita" (PSDB), com a anuência de todos os outros dez parlamentares do poder legislativo municipal.


Serrano receberá oficialmente o título em solenidade no salão da Câmara Municipal, às 10h do dia 25 de outubro.





O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Jr. será uma das autoridades presentes.








RUMO AO ALTAR


Quem está de casamento marcado é o conterrâneo jornalista Luiz Solano, há muitos anos radicado em Brasília.


A noiva é Ilka da Cunha Barros, bacharel em Turismo e Direito. Ela é filha do casal Ilton e Wilmar Barros. O pai é um dos mais conceituados médicos brasilienses.



O casamento está marcado para o dia 16 de outubro na igreja de Santa Cruz e Santa Edwiges. A lua-de-mel será em Maceió.


Luiz Solano é um abaetetubense que nunca esquece suas raízes. Faz questão de estar sempre presente na terra natal no dia 8 de dezembro, dia consagrado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povo católico de Abaetetuba.


Nesse dia de encerramento da maior festividade religiosa de Abaeté (conhecido como o Dia da Festa) Solano costuma visitar os inúmeros amigos e é sempre visto na Igreja Matriz, prestando homenagens à protetora da cidade onde passou a infância e a adolescência.


Mil felicidades, Luiz e Ilka!







COMUNICAÇÃO


Sábado é dia de Programa Naldo Araújo, ao meio-dia, na TV Record Abaetetuba Canal 9.


Mostraremos como estão os preparativos para os desfiles do Sete de Setembro, contando a história do Bena Coroca, como é conhecido um dos mais longevos regentes dessas bandas marciais que saem às ruas no Dia da Pátria.


Bena nos conta que vem comandando bandas marcias desde 1962. Há quase meio século, portanto. Só à frente da banda da escola Pedro Teixeira está há 37 anos.


Ainda no tema: Jorge Machado nos mostra no quadro Memória Fotográfica, como eram esses desfiles em Abaetetuba, nas décadas de 60 e 70.


Na entrevista da semana, o juiz eleitoral da 7ª Zona de Abaetetuba, dr. Carlos Márcio de Melo Queiroz, estará em nossos estúdios tirando as dúvidas do telespectador sobre, claro, as eleições 2010.


Nas Aventuras de Tunico e Vardivino, nossa dupla vai visitar o museu e acaba tendo de enfrentar uma múmia. É pra morrer de rir, como sempre.






Crianças participam da programação da Semana da Pátria em Abaetetuba


SEMANA DA PÁTRIA


Desde o dia 1º e até o dia 7, a Prefeitura de Abaetetuba realiza a programação oficial da Semana da Pátria.


Todas as manhãs, às 8h, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras, na Praça Francisco Azevedo Monteiro, reunindo estudantes, militares e autoridades municipais.


Em todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação promove atividades como gincanas, programações culturais e a execução diária do hino nacional.


Em todos os bairros, são realizados desfiles e caminhadas, enquanto que os estabelecimentos das áreas ribeirinhas promovem barqueatas.


No dia 7, milhares de estudantes, militares e integrantes de diversas entidades sociais, saem às ruas nos tradicionais desfiles do Dia da Pátria.



Tchau, que eu ainda vou ver se sobrou algum exemplar na Feira do Livro em Belém.


Bom final de semana.

Foto: Bebé Negrão