PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O BLOG É DO LEITOR


Recebo e publico esta crônica de amor pelas origens. Quem nos brinda com esse texto é o Varley Farias, lá de Fortaleza, Ceará.



Amigo Naldo,

Nasci numa cidade chamada Crateús, interior do Ceará, localizada no Sertão dos Inhamuns, 46 anos atrás, onde passei minha meninice brincando nas ruas, tomando banho de rio, convivendo com a paz que toda cidade do interior tinha. Lembro que, naquelas ruas, a única violência que se via, era o correr desenfreado da cachorrada quando algum gato mais atrevido ou desavisado invadia o território dos cães. E a meninada se divertia vendo aquele corre-corre. Naquele tempo os cães não se davam com os gatos. Afora essa “violência” animal, nessa época não se ouvia falar em qualquer outra.

As calçadas estavam sempre apinhadas de famílias jogando conversa fora até altas horas das noites, e naquelas ruas a meninada crescia lentamente. Lembro que depois de exaustos das brincadeiras, nossa mãe nos mandava tomar banho se aquietar e esperar o sono chegar. E lá íamos cumprir a determinação. Banhados, livres da poeira de um dia de muito suor e diversão, voltávamos à calçada, sentávamos no colo dela e recebíamos dela e da noite os carinhos que nos amoleciam o corpo e alma, e em poucos minutos éramos levados pelo sono, bem ali mesmo na calçada nos braços da nossa mãe, adormecíamos.

Hoje, vivo numa metrópole que se comparada a Crateús - que cresce com preguiça - com seus quase dois milhões de habitantes Fortaleza é uma metrópole gigantesca. Aqui, na terra da luz – como é conhecida Fortaleza – durante o dia os automóveis mandam também nas calçadas e durante as noites nas calçadas vazias, só se nota a presença dos muros altos enfeitados com cercas eletrificadas, vidros ou pontiagudos grampos enferrujados. Enfeites do medo. Muros que dão a falsa impressão de protegerem a infância desses dias tão violentos.

Os gatos já não temem os cães como outrora, é comum vê-los dormindo lado a lado e até comendo no mesmo prato um do outro. Hoje, o cidadão de bem é que tenta fugir e se proteger dos “cães” das ruas, querendo se esquivar da violência que as drogas e os outros vícios trazem.

Vez por outra tenho notícias da minha Crateús, e elas me são tão preocupantes com relação à violência, como as notícias do cotidiano na metrópole despojada pelo sol.

É, amigo, você tem razão no seu texto acima, a violência virou rotina de fato. Instalou-se no nosso dia a dia como praga abominável, e o terrorismo das ruas vai fazendo vítimas e mais vítimas, que muitas vezes sequer chegam a ter infância, e quando não somos surpreendidos por ela nas esquinas, nos sinais, na fila de um banco, ela vem a nossa procura, seqüestrar a paz do nosso lar.

Sinto muito por sua bela Abaetetuba ser também vítima dessa violência “globalizada”.

Tenho muita saudade do tempo em que os gatos temiam os cães.

quarta-feira, 28 de julho de 2010


UAHHHHH!!!

Depois de umas espreguiçadinhas neste mês de férias, tô voltando aos poucos...

Dei umas voltas com a Edilma, o Caetano, a Clara e a Clarisse e retorno, hoje, ao batente.

Fiquei de férias só pela metade, só de alguns compromissos profissionais. Outros, tive de manter normalmente. Um dia, ganho na Mega-sena.

Já que não tem jeito, mesmo, vamos lá!








MAIS GENTE CHEGANDO!!!!


Como diria meu amigo DJ Daniel Bonney, o blog tá bombando. Fiquei ausente um tempinho e quando volto, eis a surpresa: já contamos com 118 seguidores.


Abração pra Delma, Madson Dias, Ocimar e 15º GBM, nossos novos parceiros. O blog é de todos nós, viu????





VIOLÊNCIA: VIROU ROTINA
Lamentável, mas temos de registrar. Nesta terça-feira mais um mototaxista foi baleado em Abaetetuba. Desta vez, a violência aconteceu no bairro da Angélica.

Isso, quando ainda está latente o triste assassinato de um outro mototaxista, no início da semana.

João Nazareno, de 35 anos, tinha saído para trabalhar na manhã de domingo (25) prometendo à mulher que voltaria na hora do almoço, para que, juntos, fossem à praia do Caripi. Não deu mais notícias.

24 horas depois de desaparecer, soube-se o destino do mototaxista. O corpo dele foi encontrado com uma bala na nuca, em um ramal, no km 8 da PA-409, estrada de Beja.

Peritos do Instituto Médico-Legal informaram que, no local, foram encontrados resquícios de cocaína.

Uma quantia em dinheiro e o celular da vítima desapareceram. A moto foi deixada no local do crime. Tudo ainda é um mistério.

Estranho é que tudo aconteceu quase na entrada de um ramal onde vivem dez famílias. Ninguém teria visto ou ouvido nada.



NA TRAVE

Divulguei, aqui, que quem substituiria o recém-preterido (pela governadora Ana Júlia) diretor regional do Detran, Demi Fernandes, seria o presidente local do PDT, Raimundo Jorge.

Demi saiu por ser da cota do Jader Barbalho, ontem querido e hoje persona non grata nas hostes petistas.

O negócio é que o Detran tem novo diretor, Astrogildo Martins, ligado ao deputado estadual Miriquinho Batista, do PT.

Nao sei se pegaram o Jorginho de surpresa, mas o fato é que, até poucos dias antes da nomeação do novo diretor, conversei pessoalmente com o presidente local do PDT, de quem extraí a garantia de que seria ele, Jorginho, o escolhido. Faltaria só a nomeação ser publicada no Diário Oficial.

O problema, na política, é o quase!

De todo modo, boa sorte ao Gildo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MESMO DE FÉRIAS, ESTAMOS AQUI!


UM BLOG QUE CRESCE

O Verão vai pegando fogo e o blog também ferve nesses dias de julho: chegamos aos 113 seguidores. Valeu, Mestre Sika e Fabrício Coelho Carneiro.


VERÃO

O Corpo e Bombeiros de Abaetetuba divulgou um balanço parcial da Operação Verão nas Praias do município.

Nas praias de Beja e do Guajará de Beja foram registrados três casos de afogamentos, sem vítimas fatais.

A maior incidência é de pequenos acidentes com objetos perfuro-cortantes, com nove ocorrências.

Quem olha, assim, pensa que está tudo às mil maravilhas. Neca, neca. No último domingo, houve briga no final do dia em Beja. Ainda bem que o esquema de segurança está atento.

É bom ir com calma, gente. Ainda teremos mais três finais de semana pela frente.
A programação oficial do veraneiro em Beja só termina no dia 1º de agosto.



A IGREJA CAIU


Ainda ontem não haviam sido removidos os entulhos do que restou do telhado da igreja de Nossa Senhora do Carmo da Colônia Nova, no km 7 da PA-151.

O templo estava passando por reforma e ampliação e deveria ser reinaugurado no domingo (11), com a missa de abertura da festividade da padroeira da localidade.

Por isso, no sábado (10) foi realizado um mutirão para os últimos ajustes na obra. Trinta pessoas trabalhavam no local.

De repente, as paredes recém-construídas começaram a ceder, provavelmente, sob o peso da estrutura do telhado, que deveria suportar cinco mil telhas cerâmicas.

Tudo ruiu, levando junto as dez pessoas que trabalhavam lá em cima. Oito ficaram feridas, sendo que duas em estado grave.

Para o pedreiro José Dias, "foi um milagre não ter morrido ninguém". Ainda emocionado, até por ser morador da área, ele disse que "tudo aconteceu de repente, sem nenhum tipo de ruído, aviso, nada".

A igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1964 e levou dois anos para ser concluída, no dia 13 de maio de 1966.

A abertura da festividade, que deveria ser em grande estilo, foi adiada para esta sexta-feira.

Até pelo clima de tristeza que se intalou na localidade, o início da festa religiosa se dará de uma forma bem mais modesta. O bispo D. Flávio Giovenale celebrará uma missa no local.



VIOLÊNCIA



Os mototaxistas de Abaetetuba voltaram a promover mais uma manifestação nas ruas de Abaetetuba.

Foi ontem pela manhã, durante o enterro do mototaxista Lucielson Correa Faial, que morreu na segunda-feira, depois de permanecer internado por quase um mês na UTI de um hospital de Belém.
O rapaz, de 23 anos, havia sido vítima de um assalto, no qual acabou gravemente ferido.

O mototaxista saiu de casa para trabalhar no dia 15 de junho. No bairro de São Sebastião, ele apanhou um passageiro e, a pedido deste, uma outra mulher que esperava mais adiante.

Os três seguiram até o ramal do Tucão, a pouco mais de um quilômetro do centro da cidade. Alí, Lucileson descobriu que seria vítima de um crime.

A dupla anunciou o assalto. Mesmo implorando por sua vida (segundo relatos da própria vítima, ainda no hospital), Lucielson foi baleado e esfaqueado.

Mesmo ferido, o rapaz conseguiu correr até a entrada do ramal e, na rodovia, conseguiu ajuda.

Acabou entrando nas estatísticas das vítimas fatais da violência desenfreada que grassa por todos os lados.

A moto foi encontrada em uma casa abandonada na ocupação da Ultralar.

A polícia civil informou que está investigando o caso.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

É VERÃO!!!!

Praia de Beja nos anos 60: retrato de um tempo que não volta mais



TÚNEL DO TEMPO


Que cenário lindo! Sabem que praia é essa? É a nossa praia de Beja, bucólica, poética, exuberante...

Essa foto foi tirada lá pelos anos sessenta do século passado e integra o acervo do Jorge Machado.


O Jorge preserva vários outros momentos da praia de Beja de outrora.


Curiosos? Então, assistam ao quadro Memória Fotográfica, neste sábado, às 13h, no Programa Naldo Araújo.




CRESCEI E MULTIPLICAI


Naldo Pinheiro e José Erick nos dando o prazer da companhia. Já chegamos a 111 seguidores.




POLÍTICA


O ex-prefeito João de Deus deve optar por ficar fora do processo eleitoral deste ano. A tendência é que ele apoie, para governador, Simão Jatene, do PSDB.



O PSOL realiza, na manhã deste sábado, na Câmara Municipal de Abaetetuba, plenária para prestação de contas do mandato do senador José Nery, que tem base eleitoral no município.



TELEVISÃO
TV Record Abaetetuba canal 9 pronta para começar a gerar imagens de sua nova sede, na rua 1º de Maio, em frente ao estádio Humberto Parente.






OPERAÇÃO VERÃO

O Coronel Osmar Neto, comandante do Policiamento Regional, informa que a PM disponibilizará cinquenta homens nos finais de semana, na praia de Beja.

Esse efetivo estará na principal vila-balneário de Abaetetuba às sextas, sábados e domingos de julho. Nos demais dias da semana, serão vinte PMs em Beja.



RESCALDO

Como a turma anda errada no trânsito de Abaetetuba: a divulgação dos números da recente operação "União pela Segurança", realizada no último fim-de-semana, revela dados surpreendentes.

Só para se ter um exemplo: de 155 veículos abordados nas blitzes, 125 estavam com algum tipo de irregularidade!

Ou seja, de 155 veículos, só trinta estavam "limpos", sem nenhum tipo de infração.

A operação também inlcuiu o chamado policiamento assistencial, realizado em conjunto entre PM, Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

Nesse quesito, foram encontrados, em bares ou festas, quatro crianças e dois adolecentes. Os responsáveis foram notificados.

No combate à poluição sonora, executado pelas polícias civil e militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Médico-Legal, foram registrados locais com até 96 decibéis.


E não era festa, não. O abuso foi verificado em uma residência no bairro do Algodoal. Coitados dos vizinhos!


sábado, 3 de julho de 2010

PORQUE HOJE É SÁBADO...

ARRUMANDO AS GAVETAS

Demi Fernandes, atual diretor do Detran em Abaetetuba, está arrumando as gavetas. Ele deixa o órgão esta semana.

Demi assumiu o cargo por indicação do contador Vicente Maciel, que, por sua vez, era da cota do Jader Barbalho, no acordo entre PMDB e PT.


Mas eis que o PMDB rompeu com Ana Júlia, lançou candidato próprio (Domingos Juvenil) e, agora, está sendo defenestrado de todos os empregos que lhe foram dados.

Quem assume a direção do Detran em Abaetetuba é o Jorge Sena, o conhecido Jorginho, presidente do PDT local e que já trabalhou na área da tributação, nos governos de Elzemar Paes e, mais recentemente, na administração petista da prefeitura de Abaetetuba.

Jorginho está confirmadíssimo no cargo. Só falta sair no Diário Oficial. Ele esteve, inclusive, na recente convenção do PT que oficializou a recandidatura de Ana Júlia.



ADIOS, HERMANOS

Quem visitasse Abaetetuba assim na hora do almoço, acharia que o Brasil ainda estava na Copa.

Isso porque eram tantos foguetes, tanta festa, que, meu Deus!


Na verdade, a festança foi pela eliminação da Argentina. Quem tinha fogos encalhados desde ontem (e não foi pouca gente), tratou de usar os artefatos que ficariam sem uso por um bom tempo.





DESTINO: BEJA



Litto Leal, diretor regional da SETRAN, anunciando para esta segunda-feira o início dos trabalhos na PA-409, que liga Abaetetuba à Beja, nossa principal vila-balneário.

Os serviços incluirão uma operação tapa-buraco e correção de ondulações no asfalto, em todo os 22 km da sede do município ao distrito.

Corpo de Bombeiros reforçará o efetivo em Beja nos finais de semana. A partir das sextas-feiras, 19 militares ficarão na praia.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

VIVA O BRASIL


MAIS UM, MAIS UM, MAIS UM

Em dia de eliminação da seleção brasileira, só mesmo a felicidade de saber que o blog continua batendo um bolão.

Êta arrancada boa, sô. O blog recebe com carinho seu 109º integrante: valeu, Dhione Cardoso.




ADEUS, ÁFRICA




Esse não é um blog especialista em esporte, mas convém dar meu pitaco nesse dia tão triste para fanáticos por futebol, como eu.

Tem muito "entendido" de futebol aí criticando o Dunga. Convém não esquecer que o técnico (ex-agora, né?) estava sendo massacrado só porque resolveu cometer o "pecado" de peitar a Globo. Imagina ser desafeto da maior emissora do país...

Tá todo mundo chateado, é claro, mas culpado não é o Dunga. É a estrutura toda do futebol brasileiro que, há muito, apodrece nos seus intestinos.

Devíamos era massacrar a CBF, comandada pelo sujeitinho chamado Ricardo Teixeira. Só sabe ganhar bilhões às custas do nosso futebol.

Dunga foi fiel a seus preceitos, soube honrar a palavra empenhada com seus comandados. Nosso grande e incurável problema é não saber perder, é achar que a seleção brasileira é indestrutível.
Claro que ninguém deve absolver o Felipe Melo. Isso lá é coisa de jogador de seleção brasileira!!!
É por isso que gosto de ver futebol na ESPN. Lá tem um cara chamado Paulo Vinícius Coelho, o PVC, que saca tudo de futebol. Logo depois da convocação do Dunga, ele previu que, pelo histórico de descontrole emocional do Felipe, haveria a possibilidade do dito cujo causar problemas durante a Copa. Dito e feito.

Só fico é com saudade das reuniões na casa do Clay e da Edilza, quando promovíamos gostosas tardes torcendo pela seleção, organizando bolões e tomando algumas com familiares e amigos. Agora, só em 2014.

O único problema é que não podia contrariar a maioria, que prefeira ouvir a narração do Galvão. Dos males, o menor: pelo menos não serei obrigado a ouvir por um bom tempo o locutor mais importante e mais chato do Brasil. Eu, hein!!!

Fico com pena é daqueles vendedores de artigos verde- amarelos, que invadiam as as ruas e praças de Abaetetuba. O que fazer com o que sobrou?
Ah, e era tão bom ver as ruas da cidade, em pleno dia útil, com aquela cara de feriado...

Agora, torço pelo futebol. Que seja Argentina, Alemanha, Holanda, Uruguai, Paraguai, Espanha...torço pelo futebol.
Ah, e quem mandou tirar aquela foto com o pé-frio do Lula? Caramba... Pior que isso, só vendo o Mick Jagger na torcida canarinho. Aí, já é demais.


NA TV

Sábado é dia de Programa Naldo Araújo. Veja os destaques:

EM CIMA DO LANCE- A cobertura do dia em que Abaetetuba chorou a eliminação do Brasil.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA- Jorge Machado nos brinda com uma poesia em forma de fotografia, mostrando um instante sublime de preparação de uma noiva .

TUNICO E VARDIVINO- O Vardivino vai paquerar justamente... não conto, não. Só digo que a história é uma das mais legais desse quadro que é sucesso absoluto.

VERÃO- todos os preparativos para o mês de julho na Praia de Beja.

PARCEIROS- O programa apresenta uma novidade: mostraremos nossos patrocinadores de um modo diferente, sob a ótica dos clientes. Ficou super legal!!!

É neste sábado, às 13h, na Record, canal 9. Não percam!!!!