PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 30 de junho de 2010

NOTAS SOLTAS


BLOG

E o blog vai avançando: já são 108 os leitores cadastrados. Muitíssimo obrigado ao Iso Roberto e o Cláudio Moisés pela força.

Aliás, devo dizer que andei lendo uma coluna que o Iso Roberto andou escrevendo em um jornal local. Achei pai d'égua o estilo. Quem sabe não trabalhamos juntos em um projeto na área de impresso, que estou querendo colocar em prática no segundo semestre.


SAIU

Desculpem o atraso, mas convém informar que Rafael Dias não é mais o secretário municipal de administração. Rafael foi exonerado pela prefeita no início da semana.


CULTURA

A chuva atrapalhou a primeira noite do Festival de Bois e Pássaros de Abaetetuba.

Devido ao aguaceiro que desabou na cidade nesta terça-feira, a programação teve de recomeçar na manhã de hoje.

A programação está seguindo seu ritmo normal na noite de hoje na Praça da Bandeira.



Cordão de Bois e Pássaros: Abaetetuba revive antiga tradição cultural

POLÍCIA

Primeiro foi o Adriano, depois o Vagner Love e, agora, o goleiro Bruno. E assim, o Flamengo vai aparecendo mais nas páginas policiais do que no caderno de esportes.


VERÃO

A programação oficial do Verão 2010 na praia de Beja só começa a partir do dia 11 de julho.

A Fundação Cultural Abaetetubense ainda está elaborando a programação de palco.

Falando em verão, o Corpo de Bombeiros de Abaetetuba realiza o último treinamento em piscina das equipes que serão destacadas para as praias da região, na manhã desta quinta-feira.

Lembrando que, a exemplo do ano passado, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. Aí, o cabôco (é assim que se escreve por estas bandas, viu?!) que resolver tomar uma gelada na praia vai ter de se virar com aqueles copões de plástico.

Perguntinha impertinete: alguém vai fiscalizar a barulheira infernal que os sons automotivos promovem nas madrugadas de Beja?


TELEVISÃO

Uma forte descarga elétrica, provocada por um raio, danificou todo o sistema de produção e exibição da TV Abaetetuba. A emissora só está retransmitindo a programação do SBT. O programa Conexão só deve voltar ao ar na próxima semana.

terça-feira, 29 de junho de 2010

106 E EM FRENTE!!!

E a gente continua seguindo em frente: graças ao Chiquinho, Samale Fonseca e Rennan Willian avançamos para 106 o número de seguidores do blog. Salve, salve!!!!

O Chiquinho nos brinda com essa mensagem: Parabéns Naldo Araújo pelo blog,muita inteligência da sua parte em usar essa ferramenta global pública(internet). Através do teu blog que eu soube o que estava acontecendo em nossa cidade durante eu estar uma temporada fora de Abaetetuba a trabalho(SP),torço pra população abaetetubense aproveitar e valorizar mais esse meio de comunicação que nos é oferecido,parabéns Naldo,um abraço,CHIKINHO TECLADISTA!

Valeu, Chiquinho!




ZÉ DO PARÁ

Zé do Pará (à mesa, primeiro da esq. para a dir.): vereador não tinha salário.


Em uma das edições do Programa Naldo Araújo, o Jorge Machado mostrou, no quadro Memória Fotográfica, uma foto da antiga Prefeitura de Abaetetuba.

Nessa foto, tirada em 1967, localizamos o Zé do Pará, uma das figuras mais carismáticas da cidade e que estava, naquele momento, participando da posse do prefeito Hildo Carvalho.

Zé do Pará era um dos vereadores presentes, num tempo em que a atuação legislativa não passava de um trabalho voluntário, sem remuneração (ah, se fosse assim até hoje!).
Como fiz anteriormente, procurei o Zé para ele nos contar detalhes daquele flagrante histórico.

Mais de quarenta anos depois, Zé do Pará revelou-me detalhes pitorescos daqueles tempos em que atuar na Câmara Municipal era uma forma de demonstrar, através da política (e não da politicalha), o amor pela terra natal.

Dono de uma conhecida e prodigiosa memória, Zé do Pará nominou cada um dos presentes àquela foto. E falou até de como o prédio da Prefeitura havia sido adquirido.

Essa conversa rica em detalhes históricos ( e que será exibida no próximo sábado), reforça o papel do Zé do Pará como um autêntico amante de sua terra e seu povo, um abaeteuara como poucos.

Nem precisaria, mas Zé fez questão de dizer que atravessou toda sua trajetória política honestamente.

Zé foi um político que legislou sem salário...

... Parece estranho, né? Mas houve um tempo em que era assim que se fazia política.




TRÁFICO

Em mais uma etapa da Operação Tabatinga, a Polícia Civil de Abaetetuba prendeu, na manhã de hoje, seis pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que comercializava drogas no bairro da Angélica.

A operação reuniu policiais de todos os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional da PC no Baixo Tocantins, sediada em Abatetuba.

Entre os presos está Manoel Ferreira Margalho, conhecido como Tachi, que seria o líder do grupo. Ele comandaria todas as ações de dentro da penitenciária de Abaetetuba.

Questionado sobre como um presidiário conseguiria manter contatos e liderar uma quadrilha de dentro do presídio, o superintendente regional da PC, Délcio Santos, disse que isso poderia acontecer através de celulares, que chegariam às celas das mais variadas formas. "Até dentro da vagina de uma mulher isso é possível", informou.

Como impedir que isso aconteça? "Falta mais rigidez na inspeção", disse o superitendente.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

HOJE É SEXTA-FEIRA!!!!!

DE ABAETETUBA PARA O MUNDO



Oba: já contamos com 103 seguidores. Ana Maria, obrigadaço por estar em nossa companhia!!!

A propósito, recebi mensagem da nossa leitora Nívea Sena. Olha só que bacana:

Naldo, já era seguidora esporádica do blog, só agora é que me cadastrei oficialmente. Não deve lembrar de mim, mas sou filha do Olavo/Neide Sena, sou de Abaeté e atualmente moro em São José dos Campos-SP onde estudo Arquitetura e Urbanismo. Adoro o Blog, porque sempre fico por dentro do que tá rolando na terrinha e tenho interesse por tudo que acontece por aí. Obrigada por nos manter informada e Parabéns pelo seu trabalho!

Isso é que fascinante: descobrir que tem pessoas nos acompanhando em todo o país e em todo o mundo. Já recebemos mensagens de países como Espanha, França, Haiti...

...e como é bom ser lido em estados como Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo...

...de todos esses lugares recebemos mensagens, principalmente de conterrâneos, que, por motivos diversos, tiveram de deixar a terra natal, mas que nos escrevem cheios de saudade.



D. ÂNGELO

Neste domingo (27) Abaetetuba lembra os 15 anos da morte de D. Ângelo Frosi.

A data será marcada com uma celebração especial às 18h, na Igreja do Cristo Redentor.

D. Ângelo nasceu em San Basano, na Itália, e iniciou sua vida sacerdotal aos 24 anos. Foi ordenado padre em 1948 e, em 1970, ordenado bispo da Diocese de Abaetetuba.


A notícia da morte de D. Ângelo, em 1995, deixou a cidade consternada.

O cortejo fúnebre que acompanhou o corpo do religioso até o cemitério de Abaetetuba foi uma das mais impressionantes manifestações já vistas no município, com milhares de pessoas emocionadas nas ruas da cidade.

Anos depois, os restos mortais de D. Ângelo foram trasladados para uma tumba, ao lado do altar central da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Como jornalista, tive o privilégio de entrevistar D. Ângelo por diversas vezes, em momentos que me marcaram pela serenidade daquele religioso humilde.

Ao buscar alguma informação, o bispo sempre nos recebia, solícito. Era um bom homem.

Assim, acompanhei todo o desenrolar de sua enfermidade, as correntes de fé pela sua recuperação. E foi consternado, como milhares de abaetetubenses, que recebi a notícia de sua morte em São Paulo.

D. Ângelo, pela figura emblemática que foi, merece ser lembrado.


CORDÃO DE BOIS E PÁSSAROS



A Secretaria de Assistência Social de Abaetetuba promove nos dias 29 e 30 (terça e quarta-feiras) o I Festival de Bois e Pássaros dos Programas Sócio-Assistenciais do município.

A ideia é resgatar uma antiga tradição em Abaetetuba, quando, nessa época de festas juninas, cordões de bois e pássaros saiam às ruas da cidade em animadas programações.

O evento será realizado na Praça da Bandeira, iniciando às 18:30h.

Memória Fotográfica: foto da primeira prefeitura de Abaetetuba

TELEVISÃO
Sábado é dia de Programa Naldo Araújo, não perca:

As aventuras de Tunico e Vardivino - Vardivino decide fazer um "bico" como mototaxista. Adivinhem quem será seu primeiro passageiro?

Memória Fotográfica- Jorge Machado nos mostra como era o primeiro prédio da Prefeitura de Abaetetuba.

Pipas - uma reportagem especial mostra como esses inocentes brinquedos podem se transformar em motivos de tragédias.
Joia- Como é produzida uma joia? José Raimundo Cardoso, o mais conhecido joalheiro de Abaetetuba, nos mostra todo esse processo de produção joalheira.

O programa começa às 13h deste sábado, na TV Record canal 9-Abaetetuba.


BRASIL

O Brasil só empatou com Portugal. Por isso, desta vez não tivemos festa nas ruas de Abaetetuba.

O que importa é que vamos em frente. E eu continuo com o Dunga.
Ao hexa, Brasil!!!!!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

OLÁ, PESSOAL!



O TEMPO... AH, O TEMPO...

Obrigado, leitores. Obrigado, Nívea Sena e André Santos, que nos fizeram alcançar a marca de 102 amigos do blog.

Você, que nos lê em Abaetetuba, em outros municípios, estados e até em outros países, nos dê o prazer de tê-los como nossos seguidores.


O BLOG NA COPA

Esta semana será encurtada por mais um jogo do Brasil na Copa. A folga começa na sexta-feira às 11 horas da manhã.

Só vendo como fica a D. Pedro II, a maior avenida da cidade e uma das mais movimentadas vias públicas de todo o estado, em dias de jogos da seleção: completamente vazia.
Mas logo depois das partidas, até agora todas vencidas pelo escrete canarinho, é um fuzuê só pela cidade toda.

Haja vuvuzelas!!!!


TELEVISÃO

As Aventuras de Tunico e Vardivino, quadro apresentado dentro do Programa Naldo Araújo, enfoca neste sábado o problema da imprudência no trânsito.

Dessa vez, o Vardivino resolve fazer um "bico" como mototaxista. Aí, já viu, né?

Aliás, a dupla mais engraçada da cidade iniciou na semana passada uma incursão por temas educativos. No último programa, Vardivino e Tunico abordaram a poluição nos rios de Abaetetuba.

Assista às estripulias dessa dupla no Programa Naldo Araújo, todo sábado, às 13h, na TV Record-Abaetetuba- Canal 9.

VIVA JUNHO!!!!!
Esses são instantes da Quadra Junina em Abaetetuba, o maior evento do gênero em todo o nordeste paraense, encerrado no domingo, no Centro Cultural e Esportivo Hildo Carvalho, o antigo Bancrévea.












quarta-feira, 16 de junho de 2010

DE GUERRA E DE FESTAS

CONSEGUIMOS!!!!

Deu um trabalhãããão, mas conseguimos! O blog alcançou a marca de cem seguidores. Valeu, Eder David, nosso centésimo amigo cadastrado.

Estamos felizes, e não poderia ser de outra forma. Sabemos que podemos ir muito mais adiante. E iremos!!!

Agora, cá pra nós, e falo isso com uma certa pavulagem: não é bacana um blog tipicamente abaetetubense conquistar uma marca dessas?




ARTILHARIA PESADA


Não convidem para o mesmo convescote político os vereadores Edileuza Viegas e Pipico, e o ex-prefeito, empresário e comunicador João de Deus Ferreira.

Os dois parlamentares do PT acusam o dono da retransmissora local do SBT de ter exibido matéria na qual o pronunciamento da vereadora Edileuza, em uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal, teria sido "manipulado" (na versão dos parlamentares petistas), no que seria uma "deturpação" do que disse a vereadora em relação à ocupação de terras em áreas próximas à Vila de Beja.

A vereadora alega que a fala dela na edição final da reportagem ganhou um outro sentido. Em tempo: ela é a favor das famílias que ocupam as áreas do Cujari.

A coisa ficou feia na sessão desta quarta-feira e ganhou contornos ainda maiores por ser a sessão transmitida ao vivo pela Rádio Guarany para toda a cidade.

Pipico chegou a esbravejar várias vezes, utilizando palavras nada lisonjeiras para definir a reportagem exibida no Programa Conexão. Disse, inclusive, que processaria João de Deus por danos morais, caso o comunicador viesse tecer qualquer "crítica infundada" a seu respeito.

O ex-prefeito, no seu programa Conexão desta quinta-feira (17) disse que só iria se manifestar a respeito do assunto, quando estivesse a par de tudo o que foi dito na Câmara. Mas se adiantou em classificar de "moleques" e "moleca" quem o desancou na tribuna do poder legislativo municipal.






QUADRA JUNINA

O espetáculo é bonito, os grupos de dança são dignos de apresentação em qualquer lugar, o público é maravilhoso. Estamos falando da Quadra Junina de Abaetetuba, o maior evento do gênero em todo o Baixo Tocantins.


Todas as noites, a quadra do Centro Cultural Hildo Carvalho superlota, numa festa sem igual por estas bandas.


O evento, que faz parte do calendário oficial de Abaetetuba, teria tudo para ser 100% não fosse um detalhe: o calor insuportável no ginásio de esporte. Quem já foi lá diz que é coisa de louco.
A Fundação Cultural, logicamente, não tem culpa disso. Ela é responsável pela organização da festa.

Mas, fala a verdade, bem que a Prefeitura poderia arranjar uma forma de arejar melhor aquele caldeirão ali, né, não. O público e os grupos juninos penhoradamente agradecem.


ORGULHO ABAETETUBENSE



Soa como poesia aos ouvidos as notícias de jovens abaetetubenses que engrandecem, lá fora, o nome de nossa terra.


No esporte, o jovem Rosinaldo Júnior, de 14 anos, foi o destaque do Troféu Mônica Rezende de Natação, disputado no último final de semana, em Belém.


Júnior conquistou quatro medalhas de campeão e duas de vice-campeão na categoria infantil 2 masculino. Pela performance, recebeu o troféu Eficiência e, de quebra, o convite para treinar na Tuna Luso, da capital.


Outro motivo de júbilo foi a escolha da estudante Daynara Calandrine, da 8ª série da escola estadual Benvinda Pontes, como uma das representantes brasileiras na Conferência Internacional Infanto-Juvenil Sobre Meio-Ambiente, realizada de 4 a 11 de junho, em Brasília.


O projeto de Daynara, intitulado "Reciclagem de Papel", vinha sendo destaque desde a Conferência Municipal, passando pelas etapas estadual e nacional, até obter a indicação para a Conferência Internacional.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O BLOG É DOS LEITORES


BRAAAAAASIIIIIIL!!!!!!!!!!!!

Hoje, o blog é só alegria. Primeiro, porque é véspera de estreia do Brasil na Copa. Até quem não se liga em futebol sente que estamos naquele
momento mágico em que todos param para torcer, para se reunir com a família e os amigos, para celebrar a vida representada em um campo de futebol. Eu, que sou vidrado em tudo que se refere ao esporte mais popular do mundo, ando fazendo das tripas coração para acompanhar todas as partidas. Por isso, essa é a primeira Copa em que ando assistindo pedaços dos jogos ao
vivo e a reprise, na íntegra, nas noites da TV a cabo. mas o momento mais fantástico está batendo à porta. Para nós e para os amantes do futebol em todo mundo. É hora do Brasil entrar em campo. Então, vamos reunir a turma, fazer aquelas comidinhas especiais, providenciar o aperitivo e deixar a cervejinha bem gelada. É dia de Braaaasil il, il, il!!!!!!

O futebol é apaixonante, é mágico, é, para fanáticos como eu, o supra sumo dos esportes. Por isso, nestes dias, estou assim tão eufórico. Mas tenho outros motivos para tanto contentamento. Imagina em véspera de jogo da seleção na Copa, receber tantas mensagens positivas aqui no blog. É muita sorte reunida. Por isso, estou unindo, neste dia, a celebração da festa maior do esporte mundial com a pureza, a sinceridade e a força das mensagens enviadas pelos meus leitores. A segunda-feira pré-estreia dos canarinhos não poderia ser mais abençoada.





DAS MÃES EXTRAS QUE TIVEMOS


Varley Farias, lá do Ceará, nos brinda duas vezes. Tornou-se nosso 99º seguidor (falta só um para alcançarmos cem amigos do blog) e nos envia essa emocionante mensagem, a respeito da nota "A Eternidade do Amor", publicada neste espaço, no dia 30 de janeiro, quando minha inesquecível Tia Mundica completou dez anos de partida.

Amigo Naldo Araujo,

Amor, carinho e poesia leio no texto sobre a sua querida Tia Mundica, e suas palavras encharcaram-me o coração de saudade e dos meus olhos vazaram lágrimas que eu não sabia que ainda existiam em mim. É que eu também tive uma pessoa assim na vida. Irmã de minha mãe querida, a minha “Tia Mundica”, atendia pelo nome de Rita. Era dessas pessoinhas mirradas, cabelos branquinhos, sorriso fácil, faces marcadas pelo chicote do tempo. Mulher de físico pouco, quase nada, miúda, mas com um imenso coração que eu não sabia como lhe cabia, e que derramava carinho e que derramava carinho e bondade o tempo todo.
A minha Tia Rita, sempre tinha um sorriso para todos e suas palavras me acarinhavam a alma e isso me fazia completamente fã daquela pessoa maravilhosamente pura, doce e generosa.
Coincidindo com sua Tia Mundica, amigo, também a minha Tia Rita não constituiu família e por conta disso, ela sempre morou conosco, e eu tive o prazer de crescer sob aqueles carinhos que eu pensei imortais e hoje tenho a impressão de que não aproveitei o suficiente, e nem retribui nada do muito que recebi de graça daquele coração tão amável.
Cresci recebendo aquele amor e quando me faltou aquela fonte tão preciosa, me senti meio que sem ar, meio plantado num deserto sem água, meio sem rumo.
Lembro-me como se fosse hoje, aquele corpinho mirrado nos meus braços trêmulos, perdendo suas forças, seus olhos fechando-se para vida e seu carrasco, um maço de cigarros pela metade na cabeceira da cama, vendo mais uma de suas inúmeras vítimas sendo apagada, se esmaecendo no ar como fumaça.
Tenho consciência que se foi como fumaça no ar a materialidade de minha querida e amada Tia Rita, mas a sua alma abençoada continua a velar por mim, me aconselhando como outrora, quando tantas vezes eu, menino levado, desobedecia minha mãe, e suas palavras eram sempre de compreensão e diziam-me com jeitinho que eu devia obedecê-la. Sim, a minha tia também teve papel fundamental na minha criação e devo muito a ela.

Perdoe, amigo Naldo, essas palavras que não lhe trarão nenhum acréscimo a seu blog, mas é que não pude deixar de recordar e não quis perder a oportunidade de agradecer a Deus ter me dado essa pessoinha mirrada de coração oceânico.

Quero antes de me despedir, dizer que sou cearense, que tenho uma amiga conterrânea sua, uma pessoa que amo muito, que estou feliz em visitar seu blog, e tomar a liberdade de ser a partir de agora um seguidor desse espaço que cuidas com tanto esmero e talento.

Parabéns!

Abraços fraternos

Varley


É por essas e outras que mantenho e continuarei mantendo esse blog. Como diz aquele comercdial de TV:
emoção: não tem preço.



O INCENTIVO DO PAULO VALE OURO

Do leitor Paulo Ferreira Costa:

No último sábado, no meu primeiro dia de noivado, estive assistindo ao Programa Naldo Araújo e me deparei com um programa de excelente qualidade. Um programa que ao mesmo tempo entretém, educa, informa e ainda nos faz voltar no tempo, com histórias contadas da forma mais simples e encantadora por Jorge Machado. Estou torcendo não somente para o Brasil nessa Copa, mas também para que o Programa Naldo Araújo continue com essa qualidade que possui e quem sabe melhore ainda mais. Um grande abraço à Equipe Pro Mídia.
Obrigado, Paulo. Que sua vida e de sua futura família seja sempre abençoada. Suas palavras são palavras de quem constrói, de quem irradia incentivo e felicidade. Aos justos, a justiça. Aos felizes, a felicidade. A equipe ProMidia retribui o forte abraço.


MAIS UM, MAIS UM, MAIS UM

Pra completar os bons fluidos, só falta alcançarmos, hoje, nosso centésimo amigo do blog. Falta só um!!!!

sábado, 12 de junho de 2010

ESCREVINHANDO


SEMPRE EM FRENTE

Faltam só dois para alcançarmos a tão almejada marca de cem amigos do blog.

Quem me deu o prazer da "inscrição" de número 98 foi o Jajá, meu grande amigo, que, percorrendo a web, deu de cara com o nosso espaço aqui. Por onde andas, Jajá?

Esse negócio de blog me dá um imenso prazer. Olha só a mensagem que recebi de uma pessoa muito querida, a Clarisse, que mora lá pelo Nordeste, não sei se em Fortaleza ou Mossoró:

Primo Naldo, lendo todas as matérias do seu blog o que mais me emocionou foi sobre a tia Mundica lembro como se fosse hoje, uma turma jogando jogo da vida ou banco imobiliário e eu ficava só olhando, pois era pequena, e lembro bem das aulas particulares la em Belém. Hoje eu aqui formada em química e cursando direito, abraços.

Que bom reencontrá-la. E pensar que você ainda se lembra quando eu dava aulas particulares em Belém!


MIRITI EM BRASÍLIA

Recebo e agradeço convite para a abertura da exposição "Miriti: Arte da Amazônia", no dia 16 de junho, às 16:00h, no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional.

É a primeira vez que os artesãos de Abaetetuba estarão expondo nossa arte popular na capital federal. senador José Nery recepciona a turma por lá.


ÁGUA DA FONTE

O escritor abaetetubense João de Jesus Paes Loureiro esteve aqui na sua terra natal, na última quinta-feira, lançando seu novo livro Água da Fonte, obra inspirada em Abaetetuba.

A programação contou com a participação do Salomão Habib, o grande músico paraense, que, após um recital, foi aplaudido de pé, lá no Centro de Cultura e Artesanato de Miriti.


SANTO CASAMENTEIRO

13 de junho é o dia de Santo Antônio. O que vai ter de mingau, vatapá e... gente pedindo pra arranjar um bom casamento....

A respeito da nota sobre o santo casamenteiro, o leitor Dylsinho tira onda: Olá Naldo, bom citar a devoção ao "Santo Casamenteiro" na casa do Sousa, faltou dizer que o vatapá que ele e a D. Dalva preparam nem cachorro come, pois não sobra nada de tão delicioso que é!!!!
Ta faltando o Coroné Tunico divulgar quantos filhos ele realmente possui, pois antigamente na Rádio ele citava nomes como: Clementino,Charmoso, Bico Fino e Passa Fome; já no comercial da Loja ele cita 8 nomes diferentes,hehehe....

Um abraço, Dylsinho.


COPA

Leitor me escreve lamentando o fato de Abaetetuba não estar, como antigamente, enfeitada com o verde-amarelo da seleção brasileira. E diz que a situação das ruas da cidade não estimula ninguém a colocar bandeirinhas e outras decorações temáticas.

Algumas ruas estão decoradas. Pouco, perto de como era no passado. Mas que fica difícil decorar com a situação de algumas vias, ah, isso fica!!!
Terça-feira, 15 de junho. Dia em que Abaetetuba, é claro, também vai parar para torcer pelo Brasil.

ANARRIÊ!!!
E assim, nossas tradições vão ficando para trás. Lembram do tempo em que, nessa época do ano, havia festas juninas nas ruas?
Pois é, os terreiros não existem mais, por força de lei. Era bonito, mas, apesar de lamentarmos, temos de ter consciência de que os tempos são outros.
A violência nas ruas, a falta de educação dos que abusam da música em decibeis infernais, tudo isso contribuiu para que as românticas e autênticas festa juninas ficassem para trás.
Bom domingo!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

VIVA SANTO ANTÔNIO!!!



O SANTO CASAMENTEIRO

Domingo é dia de Santo Antônio, um dos mais populares santos da Igreja Católica.

Também não é para menos: o santo é comumente solicitado quando o assunto é arranjar casamento.

Em Abaetetuba, muitas famílias ainda preservam o costume de realizar trezenas, as treze noites de reza em homenagem ao santo casamenteiro.

A família Ribeiro, lá do bairro do Algodoal, festeja o santo há setenta anos, sempre com a mesma imagem em cedro.

O curioso é que o Cuia, que, com a morte do pai ficou responsável em manter a tradição, mandou restaurar a pintura algumas vezes.

Só que, nestas sete décadas, somente o rosto do santo permanece inalterado, sempre mantendo a pintura original.

Já na casa do eletricista Souza, no bairro de São Lourenço, a devoção a Santo Antônio dura mais de trinta e cinco anos.

Tudo começou com uma pequena estátua em madeira doada pelo saudoso padre Chumbinho, lá pelos anos sessenta.

Hoje, a imagem é outra e a festa só fez crescer, tornando-se uma das mais movimentadas manifestações de devoção a Santo Antônio em Abaetetuba.

Ah, quer saber por que a imagem de Santo Antônio da casa do Souza foi substituída?

A pequena pequena peça em madeira, doada pelo padre, acabou com a face danificada, depois de ter sido vítima de uma vela acesa, esquecida no oratório.

Aí, o Souza, desgostoso, pensou até em jogar fora a pequena imagem. D. Dalva, penalizada, deu um outro destino para a peça tão estimada.

D. Dalva resolveu pegar a peça danificada, colocou-a em um dos tijolos que seriam colocados na estrutura da nova casa, vedou-o com cimento e até hoje Santo Antônio está bem guardadinho em uma das paredes da casa da família Silva.


O ANIVERSÁRIO DO JAIME



Detalhe da retrete do Sítio do Jaime: conforto na hora do aperto


Segunda Geração: uma das atrações da festa em que os músicos foram homenagear Jaime Brasil


Muitos amigos foram levar seu abraço ao Jaime


O aniversariante na hora do discurso



Jaime Brasil, uma das melhores cabeças dessas bandas, esteve, como diziam os colunistas sociais, de niver no domingo.

O santareno mais abaetetubense da face da Terra reuniu os amigos para um animado churrasco em um sítio de sua propriedade, no ramal do Abaetezinho.

Bacana foi o grande número de músicos presentes. Aí, a festa foi a base de Sandália de Ambuá, Débora e Bruno, Kid, Cica, Segunda Geração, Jeba e muita gente fera da musica local.

Estive lá para dar um abraço no grande Jaime.


BLOGOSFERA

Salve, salve Pica-Pau e Rosélia Menezes, nossos mais novos seguidores. Faltam só 3 para alcançarmos a marca de 100 amigos do blog.

Interessantes os blogs do professor Ademir Rocha e do Gabriel Moraes. Li e gostei. Dois bons blogs produzidos aqui mesmo em Abaetetuba.

Sem contar que é indispensável dar uma passada no blog do Jaime Brasil.

Fico orgulhoso ao revirar a internet e verificar que o naldoraraujo.blogspot.com é citado em outros blogs Brasil afora.

Só aqui, na minha própria terra natal, ainda tem gente que... ah, vou seguir o conselho dos amigos: deixa pra lá!!!!


TELEVISÃO

Jorge Machado curtindo o sucesso do seu quadro Memória Photographica, exibido todo sábado no Programa Naldo Araújo.

O nosso pesquisador, professor e escritor tem recebido muitos elogios nas ruas e muitas sugestões de temas.

Aliás, no programa desta semana, Jorge inicia uma campanha para obter, por empréstimo, fotos antigas de acervos particulares. Tudo na base do empresta, reproduz e devolve.

Sucesso também tem alcançado As Aventuras de Tunico e Vardivino.

Acreditem: tem gente que se reúne em grupo para acompanhar as peripécias dessa dupla.

Esta semana, no clima da festa de Santo Antônio e do Dia dos Namorados, Vardivino resolveu arranjar uma namorada. Isso não vai acabar bem!!!!!

Programa Naldo Araújo, todo sábado, às 13h, na Record Abaetetuba, canal 9.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A ONIPRESENÇA DO COPACABANA


Gabriel Moraes, filho do grande amigo Zacarias de Moraes e sobrinho de meu estimado Manoel de Jesus, escreve agradecendo a uma menção que fiz do papel desses dois grandes profissionais na minha formação. É verdade, Gabriel. Quando ainda era bem novinho (bote tempo nisso!), costumava ouvir os programas do Zaca e do Manoel nos sonoros Copacabana. Morava nessa época lá na avenida D. Pedro II, bem no centro comercial de Abaetetuba. Fui, portanto, vizinho de longa data daquele importante serviço de publicidade. Cresci, literalmente, ouvindo todos os dias aquela trilha de abertura da programação, que até hoje, aliás, é mantida.

Lembro bem que, em uma certa época, passei a estudar à noite na escola Pedro Teixeira. Sem nenhum tipo de condução (e condição) ia caminhando de casa até o bairro do Algodoal. Ia tranquilo (hoje é impossível fazer isso) caminhando no finzinho do dia. Eu, o crepúsculo e, em boa parte do caminho, aquela vinhetinha de despedida do Copacabana, que até hoje não me sai da cabeça, embora só lembre de alguns trechos: "É mais um dia que se foi, é mais uma noite que chega envolvendo-nos com seu manto negro...". Já citei isso aqui em uma crônica, mas nunca deixo de lembrar que aquela era a deixa para a cidade, lá pelos anos 70, 80, cair no silêncio. Sem rádios ou TVs locais, era o Copacabana quem ditava o ritmo do tempo. Quando passei a estudar pela manhã, já no INSA, a mesma coisa: "Meu filho, acorda, o Copacabana já até entrou no ar...". Quando os raios luminosos invadem o horizonte, espalha-se mais um som...

Como disse anteriormente, o Copacabana era o mais importante veículo de comunicação de Abaetetuba. A primeira coisa que um político importante fazia ao chegar por aqui era, por recomendação dos assessores, subir as escadas do prédio Lucídio Paes, bem no coração da cidade. Lá, no segundo andar, o estúdio estava todo pronto para receber o ilustre visitante. Depois, era só descer e seguir pelas ruas do comércio sempre movimentado, ouvindo a repercussão daquela entrevista. Aconteceu algo importante, perdeu documentos, quer mandar uma mensagem de aniversário? Corre lá para o Copacabana. E lá se vão, creio eu, mais de quarenta anos de serviços prestados à comunidade. Desde os tempos do Bandute Sena (isso já não é da minha época), desde os tempos em que a empresa de som e publicidade irradiava sua programação através de alto-falantes, postados em direções opostas, bem na esquina da avenida principal com a Justo Chermont. Era o suficiente para ser ouvida, numa época em que não havia a desgraçada poluição sonora de hoje. As ondas sonoras viajavam, tranquilas, tendo como únicos rivais o barulho dos pô-pô-pôs que atracavam e desatracavam na orla e dos carregadores, que abriam caminho no grito. "Ti-ti-ti-ti abram caminho que eu quero passar", nos gestos que seriam eternizados nos versos do Pinduca. "Sou carregador da beira, meu carrinho é de mão..."

Assim, todos cumpriam seus afazeres, em casa ou no trabalho, com o som onipresente do Copacabana. Era tão comum que até nem percebíamos que passávamos o dia escutando aquelas músicas e aquelas informações. Mas, quando aquela musiquinha do Copacabana ecoava fora do horário habitual, em edição extraordinária, todos corriam para as esquinas, para baixo de uma das caixinhas de som. Era notícia quente, com certeza. Ou então... AAAAveeeee-Mariiiiiiaaaaaa. Silêncio. Em voz dramática, o locutor anunciava: " A família daquele que em vida se chamou (fulano de tal) cumpre o doloroso dever de comunicar a seus parentes e amigos o seu brusco falecimento...".

E assim , meu caro Gabriel, fui ouvindo, fui gostando, fui em frente. Nem vou lhe contar ( e isso, fora minha família, só minha esposa Edilma sabe) que costumava enervar minha Tia Mundica ao tentar reproduzir em casa a estrutura do Copacabana. E assim, com alto-falantes extraídos de velhos radinhos e vitrolas (e de aparelhos novos também) consegui, um dia, estender fios do nosso quarto até a cozinha. No "estúdio central" ligava uma vitrolinha, colocava uns discos do Roberto Carlos e pronto. Invadia a casa toda com aquele som de péssima qualidade. Mas, e daí? O importante era que o "meu" sistema de som e publicidade estava no ar. Foi o início de tudo. Estava definitivamente apaixonado pela comunicação. Um amor que não tem cura, que não tem preço... que não tem fim.