PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 31 de março de 2010

NOTICIANDO


PANE GERAL


O blog ficou quase uma semana fora do ar. Não bastasse o apagão de energia do domingo, sobrevieram panes na telefonia celular (fiquei sem contatos por vários dias) e nos provedores de internet.


Em razão dessas panes, fiquei sem responder a um questionamento do leitor Ruinaldo, que me escreveu perguntando se houve uma nova convocação de concursados na Prefeitura de Abaetetuba.



Meu caro Ruinaldo, lamentei muito não ter como responder o quanto antes, mas, só a título de informação, houve, sim, uma nova e última convocação dos candidatos aprovados e classificados no concurso de 2005.


Essa última convocação foi encerrada na segunda-feira (29), sendo preenchidas sessenta vagas para os cargos de agente administrativo, servente, vigia e auxiliar de serviços gerais.



Foram chamados candidatos inscritos em treze pólos da cidade e ilhas, que ocuparão suas funções nas secretarias municipais de obras e de educação.



ALMA DE REPÓRTER


Quem lembra daquele grave acidente de carro na entrada da cidade, ocorrido em abril, e quem acompanha o blog, sabe que recebi uma mensagem do motorista do Gol envolvido no acidente, agradecendo o que considerou uma cobertura profissional dos fatos.


Aí, retornei a mensagem para o Aldo César (o motorista do Gol) fazendo algumas perguntas e convidando-o a respondê-las, se isso fosse possível.


Pois bem, logo depois ele me mandou as respostas. Como vocês sabem, problemas técnicos mencionados acima me levaram a, somente agora, publicar o que me disse o Aldo a respeito desse triste fato.


P- Qual a causa real do acidente?


R-Não posso lhe responder com toda certeza, pois já tentei me lembrar mas não consigo, não consigo.


P-Qual o atual estado de saúde de todos os ocupantes do veículo?


R-Graças a Deus estamos todos fora de perigo, mas como você mesmo sabe, foi uma colisão muito forte. Posso dizer que estamos em fase de recuperação dos ferimentos.


P-Do que você se lembra em relação ao acidente?


R-Como disse anteriormente em relação ao acidente, não me lembro de nada, não ingeri nenhuma bebida alcóolica. Estava saindo do Equatorial em direção à cidade de Abaetetuba, é como se tivesse apagado da minha memória desde o momento da saída do clube até o acidente.


enviei pra você essas respostas porque sei do seu profissionalismo e responsabilidade jornalística.

Desde já agradeço o espaço.



CADÊ O PEIXE?


Feira do Peixe, realizada hoje em Abaetetuba, não saiu como esperada.



O movimento de consumidores na Feira do Produtor nem se comparou ao do ano passado.



Inicialmente vendido a três reais, o pescado teve seu preço reduzido por determinação da prefeita Francineti Carvalho.



O problema é que das três espécies acordadas com o Governo do Estado, só a piramutaba veio em quantidade suficiente. O estoque de pescada e dourada cabia em poucos paneiros.



Em entrevista à TV local, o vice-prefeito Ronald Sobrinho classificou a atitude do governo do estado como "propaganda enganosa".




PAIXÃO DE CRISTO


A novíssima paróquia de Nossa Senhora de Nazaré prossegue com uma das mais movimentadas programações da Semana Santa em Abaetetuba.



Hoje à noite será encenada a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, no salão paroquial de Nazaré.



Na quinta-feira haverá celebrações do Lava-pés e a instituição da Eucaristia, nas igrejas de Nazaré e do Sagrado Coração de Jesus.


A sexta-feira santa, em Abaetetuba, será marcada pela tradicional Procissão de Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.


Em vários setores e paróquias da Igreja Católica, será encenada a peregrinação de Jesus rumo ao calvário.


Amanhã, no clima da quinta-feira santa, publicaremos o conto A Via Crucis de Ashverus, do Francisco Girard, o nosso amigo Fifiti, atualmente radicado em São Luiz do Maranhão.



AMIA VAI ÀS URNAS


Marcadas para os dias 10 e 11 de abril as eleições da nova diretoria da Associação dos Moradores das Ilhas de Abaetetuba - AMIA.


A nova diretoria da AMIA, para um mandato de dois anos, será escolhida durante a plenária anual da entidade, que será realizada no Centro de Formação Cristã Laranjal.


A entidade representativa da população ribeirinha de Abaetetuba conta com aproximadamente três mil associados.




CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AÍ!


Na semana passada, o senador José Nery esteve reunido, em Brasília, com o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa.


Em pauta: a inclusão de Abaetetuba no plano de expansão da PF.


Já não era sem tempo uma presença mais efetiva da Polícia Federal por aqui.


A notícia só é ruim, mesmo, para os criminosos de todas as espécies.




DESABAFO


Da prefeita Francineti Carvalho, recebo e publico:


Amigos,


Abaetetuba é um município com muitos desafios a serem enfrentados. Entre eles: a falta de geração de renda, o crescimento desordenado da cidade, o elevado índice de violência, a baixa arrecadação tributária, o trânsito caótico e desordenado... Não é fácil para um gestor ( a) enfrentar todos estes desafios sem contar com o apoio do povo. Neste momento, estou passando pela grande dificuldade de ordenar o nosso trânsito em Abaetetuba. E vocês não imaginam o quanto isto está me custando. Percebo que muitos não a compreendem e querem continuar na irregularidade, brincando com as vidas humanas. Atualmente, travo uma batalha com os mototaxistas. Já fui até ameaçada de morte, mas não terei medo, pois conto com a proteção de Deus e o apoio de pessoas sensatas que comprrendem que esta é uma ação necessária. Sei que muitos agem desta forma por necessidade. Nosso município é pobre e com poucas possibilidades de renda, porém entre eles também existem os que não querem se submeter às regras e à lei. Há também os ambiciosos que compram várias motos e as alugam, há ainda os mal intencionados que usam este veículo como disfarce para assaltar... Tenho minha conciência tranquila de que estou fazendo tudo que é possível para conciliar o direito deles ao trabalho com o direito dos abaetetubenses ao trânsito justo e ordenado ( aumentei o número de concessões, aguardei um ano para que eles se legalizassem...), mas nem Cristo agradou a todos. Conto com vocês nesta luta em prol de Abaetetuba.


Um abraço,


Francineti







quinta-feira, 25 de março de 2010


TELEVISÃO

Estive ausente aqui do blog por dois dias, tratando dos preparativos para meu retorno à TV.

O Programa Naldo Araújo será exibido todos os sábados, às 13h, no canal 9.

Ainda não há uma data definida para a estreia, mas possivelmente será no dia 8 de maio.

A atração, em formato de revista eletrônica, incluirá jornalismo, entretenimento, esporte e cultura.




MANIFESTAÇÃO
A Associação de Mulheres de Policiais Militares de Abaetetuba promove nesta sexta-feira uma manifestação pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que propõe equiparar os vencimentos das polícias militares e bombeiros militares de todas as unidades da federação com os do Distrito Federal.
Por essa proposta, o piso salarial dessas categorias ficaria em torno de R$ 3,5 mil.
A mobilização pela aprovação da chamada PEC 300, reunindo mulheres de policiais e bombeiros, será em forma de caminhada, saindo às 8h do Batalhão da PM até a Praça de Conceição.
O percurso será marcado pela conscientização da sociedade sobre o tema e coleta de assinaturas em apoio à iniciativa.
A população será também estimulada a enviar mensagens aos representantes do Pará no Congresso Nacional, pedindo celeridade na tramitação do projeto.
IDAS E VINDAS
Professora Neusa Rodrigues estaria retornando ao governo municipal. Dessa vez, atuando na área da educação.
Nonato Loureiro convidado para assumir funções na Fundação Cultural Abaetetubense.
Reajuste salarial dos servidores públicos municipais não deve ultrapassar os 5%. O martelo só será batido, mesmo, após um estudo para análise do impacto desse reajuste na folha de pagamento.
Kawany Nery, filha do Caio Nery e da Wagna, e a Juliana, filha do Júlio Nery, encontram-se na Bolívia, cursando medicina na Universidad Cristiana daquele país.
Comunidade São Pedro (Vila Sucuriju-km 8 da PA 152-Moju) realiza no dia 4 de abril, domingo de Páscoa, o Dia de Memória, Resistência e Luta pela vida do povo e do planeta.
Será um dia de reflexão sobre a luta pela posse da terra, lembrando os integrantes de movimentos sociais considerados mártires dessa causa, como Irmã Dorothy, Benezinho, Pe. Sérgio, Virgílio e tantos outros.
A programação começa às 7h e é organizada pela Comissão Pastoral da Terra (região Guajarina),
Fundação Vergílio de Educação e Comunidade São Pedro do Sucuriju.
Preparem-se: em função da Sema Santa, a semana que vem será curtíssima.
O batente começa na segunda e se encerra na quarta-feira. Bom, né?
Dias de descanso, mas nunca devemos esquecer do verdadeiro sentido desses momentos que lembram a paixão e morte de Cristo.
Até amanhã!


segunda-feira, 22 de março de 2010

PARABÉNS, ABAETETUBA

Abaetetuba: 127 anos de emancipação política


VILA DE BEJA...O QUE SERÁ?


Nativos de Beja garantem: a Semana Santa será de maré cheia na praia mais visitada de Abaetetuba.


A água vai subir tanto, garantem os que entendem na prática, que chegará até a invadir os bares da orla.


Passou o reveillon, foi-se o carnaval, vem a Semana Santa... e a segunda ponte da estrada de Beja continua uma vergonha.


Não estamos falando apenas da vergonha, da imbecilidade, do impensável de termos uma ponte com um buraco enorme bem no centro do madeirame.


Falamos, sim, da brincadeira com vidas humanas. Ali, já morreram três pessoas. E o governo do estado, o que diz e o que faz?


Como diria uma comadre minha: Ana Júlia, minha mana, assim não vai dar não, viu?




PARABÉNS


O blog manda um super parabéns para o Dylsinho, um dos nossos mais fieis leitores, que hoje completa mais um ano. Vida longa, parceiro.


Salve, salve a grande Chica Quaresma, que mudou de idade no último sábado. Você merece todo o carinho que recebe!


Não é aniversário, mas os parabéns vão para os proprietários do bar Paxiúba, um dos recantos mais gostosos da cidade.


Depois da reformulação, o Paxiúba ficou muito mais bonito. É só conferir ali na Travessa São Joaquim, no bairro de São João.


Mais bonito e com a mesma qualidade do cardápio variado. Capivara, pirarucu, açaí... tá dando até água na boca. Sucesso para o Manoel e a Rosa.







UMA NOVA ONG


Foi enviado hoje para o Fundo Brasil de Direiros Humanos, o projeto de criação do Centro de Estudos Antônia Mesquita, com sede em Abaetetuba.


A nova ONG surge com o intuito de lutar para garantir a cada cidadão e cidadã abaetetubense todos os direitos civis, ambientais, econômicos, sociais, culturais e políticos.


A entidade deverá estar oficialmente implantada até o dia 15 de abril.




O PAPA E O MIRITI


O bispo de Abaetetuba, D. Flávio Giovenale, estará participando de um encontro com o papa Bento XVI.


D. Flávio viaja na próxima terça-feira para a Itália, levando junto uma lembrança para o Sumo Pontífice: uma peça do artesanato de miriti de Abaetetuba, assinada pelo artista Valdeli Costa.


Falar no Valdeli, a entidade comandada por ele, a Miritong, foi a escolhida pela Fundação Vale, do Rio de Janeiro, para desenvolver atividades de geração de renda junto a comunidades carentes de Abaetetuba.


A Miritong oferecerá oficinas de artesanato aos moradores das localidades Tauerá, Guajará e Vila de Beja.



O DIA DO MUNICÍPIO

Amanhã é o Dia do Município.

Nessa data, comemora-se a elevação de Abaetetuba à categoria de município, em 23 de março de 1883.

Os 127 anos de emancipação política serão comemorados com uma vasta programação, que começa às 5h, com alvorada festiva e continua com atividades cívicas e culturais na Praça da Bandeira.

Para os servidores públicos municipais é dia de ponto facultativo.

Parabéns, Abaetetuba!

sábado, 20 de março de 2010

SÓ NA MANHA!!!


Hoje e amanhã vou passear com a família, ler um livro, assistir a uns filmes, curtir uma música legal, tomar uma cervejinha com os amigos e... dormir bastante!

Ah, ainda vou dar uma esticada na academia, neste sábado, pra manter a forma.
A vida é bela!!!!

A gente se vê na segunda-feira. Até lá!

sexta-feira, 19 de março de 2010

ESCREVER É BOM DEMAIS


Estive na casa do Manoel, o conhecido Charroco, lá do Sirituba. É ele quem aparece tecendo paneiros naquele VT do Miritifest.


Ele me disse que o povo de lá ainda aguarda a tal da energia elétrica que prometeram um tempo desse.


Ah, e eles mandam avisar que também estão aguardando os promesseiros que, em tempo de eleição, aparecem por lá abraçando até cachorro.


E o Clube do Remo, hein. Tá ficando especialista em pegar de quatro!!!


Professor Jairo é o nosso mais novo amigo do blog. Chegamos a 87 seguidores. Faltam só 13 para os 100. Quer dar uma ajuda?

Falar no Jairo, o nosso professor de espanhol está finalizando uma apostila onde serão incluídas informações colhidas aqui do blog.

Amigo Gaba nos convida para as comemorações dos vinte anos da empresa Gaba & Dedé Paes Promoções e Eventos.

Você já sabe, mas sempre é bom lembrar: o aniversário da G&D, que promete balançar Abaetetuba, é dia 10 de abril, no estádio Humberto Parente. Vamos lá, claro!

Nosso leitor Dylsinho nos escreve apoiando a decisão de se criar uma Liga dos Blocos de Micareta.

Diz mais: "se o pessoal das escolas de samba tivesse feito isso há alguns anos, essas agremiações existiriam até hoje".

O blog tá com o Dylsinho.

Um anônimo (que pena! escreveu tão bem que merecia ser citado) nos escreve comentando a nota sobre a prática de esporte ao ar livre.

Segundo o nosso leitor, "a Prefeitura e alguns comerciantes ajudariam bastante se desobstruissem as calçadas para a prática da caminhada na Rodovia João Miranda".

Indignado, ele diz que "é um absurdo uma loja de motos, uma vidraçaria e um jardim de uma residência no meio da calçada. Usam como se fossem deles, colocam bicicletário e motos na calçadas. Cadê a Secretaria de Obras pra fiscalizar?

É isso aí, os leitores dando sua opinião sobre o assunto, conforme solicitamos. Valeu!!!

Prefeita Francineti Carvalho retornando hoje a Abaetetuba, depois de uma série de compromissos no sudeste do país.

Na manhã deste sábado (20) a artesã Nina Abreu estará fazendo o plantio de uma muda de miriti, no sítio Radini.

É a tradicional largada oficial para o Miritifest, que acontece de 9 a 11 de abril, na Praça da Bandeira.

Lambreta, o mais conhecido e folclórico vendedor de mingau de Abaetetuba, estrela o último programa da série Momento do Miritifest.

O velho e querido mingoleiro, devido apresentar problemas de coluna, recebeu recomendações médicas para maneirar nessa lida diária da venda de mingau.

O médico falou num dia e, no outro, Lambreta estava lá na beira, como vem fazendo há quase quatro décadas, a partir das cinco da manhã. Todo santo dia.

Bastante adiantadas as obras de revitalização da orla da cidade, no trecho entre a D. Pedro II e a 15 de agosto.

Um comerciante da área me disse ter visto, há alguns anos, um projeto do falecido engenheiro Lucival Lobato, que, se colocado em prática, resolveria boa parte dos problemas na nossa feira livre.

O projeto previa a instalação de bancas padronizadas nas laterias da 15 de agosto, deixando a via pública livre para o tráfego de veículos dos serviços de emergência, como ambulâncias e viaturas dos bombeiros.

Hoje, se alguém precisar de atendimento médico ou de uma ação de combate a incêndio naquela área, não haveria condições de veículos com esses fins chegar ao seu destino.

Aliás, as ruas de Abaetetuba há muito estão divididas. Metade para os pedestres (e olhe lá!) e metade para os caminhões que descarregam mercadorias nas portas dos supermercados.

Repararam como em frente ou ao lado dos supermercados só nos resta meia-pista?

Por falar nisso, ganha um doce quem me apontar um lugar em Abaetetuba onde não haja um flanelinha, pronto para vigiar todos os tipos de veículos.

Como diria aquele outro: Pogreço é pogreço!

Pratique esporte. Procure uma academia hoje mesmo ou deixe o marasmo de lado e dê uma corridinha ou uma simples caminhada alí pela Rodovia Dr. João Miranda.

Bom final de semana!

quinta-feira, 18 de março de 2010

HOJE É QUINTA-FEIRA...

Brasão do Município de Abaetetuba, criado por Jair Nery



DIAS DE FESTA

A próxima semana será de muitas comemorações em Abaetetuba.

Na segunda-feira (22) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará organizando uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, a partir das 8h, na Praça da Bandeira.

Já na terça-feira (23), embora poucos abaetetubenses saibam, é o Dia do Município.

Foi num dia 23 de março de 1883, há 127 anos, que Abaeté ganhava sua autonomia política, tornando-se município, de fato e de direito.
A data será comemorada com uma programação na Praça da Bandeira, a partir das 5h, com queima de fogos e alvorada festiva.
Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras, pronunciamento das autoridades, ato ecumênico, apresentações culturais e o "parabéns prá você".







A LIGA DAS MICARETAS


O ziriguidum nem bem acabou e já há movimentos com vistas ao carnaval 2011 em Abaetetuba.
Claudinho Sereni, do bloco Pimenta, está na expectativa da criação de uma Liga, reunindo os blocos de micareta.

Essa mobilização já não vem sem tempo. Tem muito bloco de outras paragens de olho no potencial do nosso carnaval de rua.

É bom o pessoal que coordena o carnaval de rua de Abaetetuba ir logo pensando nesse negócio estranho que foi o desfile de bois-bumbás deste ano.




O BLOG NA BOCA DO POVO

Thanks ao amigo Chico Laser que vez por outra cita o blog no seu programa diário na Metropolitana FM, o Ritmo Quente, de 14h às 15h.

Tem umas figuras que nos mandam mensagens pensando que o blog é a casa da mãe Joana. Quer ofender alguém? Faz isso cara-a-cara, que é mais honesto!!!!

Com quase 18 mil acessos e 86 seguidores, não vamos andar pra trás, né, não?

Controlem os nervos!!!






FESTANÇA!
Os vinte anos da empresa de shows e eventos Gaba e Dedé Paes serão comemorados em grande estilo.

A festa de aniversário está marcada para o dia 10 de abril, no estádio Humberto Parente.
O povão vai cantar os parabéns ao som do Poderoso Rubí - a nave do som, Viviane Batidão e Banda Batidão e a participação do Dj Marquinho Classe A, da Metropolitana FM.





XÔ, GRIPE A

A campanha de vacinação contra a gripe A em Abaetetuba continua nesta segunda-feira (22) atendendo os portadores de doenças crônicas, gestantes e crianças de seis meses a dois anos incompletos.

Houve mudanças nas datas da vacinação previamente divulgadas.

O atendimento às gestantes, que começa nesta segunda-feira vai até 21 de maio.

População de 30 a 39 anos, será atendida de 10 a 21 de maio.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FALANDO DE SUCESSO, SAÚDE, ELEIÇÕES, MIRITI...



O BLOG VAI CRESCENDO GRAÇAS A VOCÊS.

Similly é 86ª amiga do blog. A casa é sua!

Contagem regressiva para o 100º amigo(a) do blog. Me ajudem que a gente chega lá.

Faltam só 14 para nos igualarmos aos grandes blogs do Pará, que já ultrapassaram a marca dos cem seguidores.




PARABÉNS!!!!


Um forte abraço para a Marcelly, filha do casal amigo Ricochete e Gita. Apagou as velinhas do bolo neste domingo.

Mil felicidades para a Tânia, das sorveterias Trab's, que comemora mais um aniversário nesta segunda (15).


Ei, amigos, me mandem a data dos aniversários de vocês. Terei o maior prazer em falar dessa data tão importante aqui no blog.







O ARTESANATO DE MIRITI DE ABAETETUBA EM BRASÍLIA

O nosso artesanato de miriti será tema de uma exposição em Brasília.

A arte genuinamente abaetetubense ficará exposta no Salão Branco do Congresso Nacional, de 14 a 22 de junho.

Para os artesãos de Abaetetuba será um momento histórico, levando-se em conta que conseguir uma data para o Salão Branco não é nada fácil.

A fila para conseguir agendar um evento é tão grande que o senador José Nery, autor da iniciativa, vinha desde setembro do ano passado tentando, até conseguir uma data.



HORA DO VOTO

Dois políticos com base eleitoral em Abaetetuba já estão confirmadíssimos como candidatos a deputado estadual: o senador José Nery (PSOL) e a ex-vice- prefeita Antônia Botelho (PC do B).

O ex-prefeito João de Deus (PMN) nos conta que também estará no pleito, como candidato. Só não definiu se como deputado estadual ou federal. Mas que será candidato, disso não há dúvida.

Aliás, o João de Deus não ficou de fora de nenhuma das eleições nos últimos 22 anos, se não me falha a memória.

O Dj Daniel Bonney (PSC) também debutará no mundo político, como candidato a deputado estadual.

O vereador Pipico deve ser o herdeiro da horta petista do deputado estadual Miriquinho Batista, que pelo andar da carruagem, deve tentar uma vaga na Câmara Federal.

Isso se articulações poderosas, lá por cima, não mudarem os destinos das candidaturas do PT no Pará.

Não pensem os senhores candidatos de Abaetetuba que a vida será fácil até outubro. Já tem muitos políticos "de fora" garimpando votos por aqui.

Sabe como é, eles sempre voltam... de quatro em quatro anos!



DANDO PISSICA...



Que tal se algum de nossos vereadores abraçasse, de fato, a causa de quem pratica esportes ao ar livre, em Abaetetuba?

É bonito ver tanta gente praticando corrida ou caminhada na rodovia Dr. João Miranda. Ainda mais com aquele corredor verde, bonito, compondo uma cenário bacana para quem quer levar uma vida saudável.

Com esse povo todo na rua, buscando saúde e bem-estar, não seria hora de se criar algo como um programa de apoio efetivo a esses esportistas?

A coisa seria mais ou menos assim: a Câmara iria propor e a prefeita sancionaria uma lei criando um programa que garantiria instrutores, nutricionistas e até, quem sabe, instituiria faixas exclusivas para a prática de esportes ao longo da rodovia.

Sabe como é, o povo tem vontade, só que nem todo mundo faz os exercícios e nem se alimenta corretamente.

Aí, bem que o poder público poderia dar uma forcinha para quem não dispensa uma boa corridinha ali pela principal via de acesso a Abaetetuba.

Eu sempre que posso estou por lá, com a Edilma.

Nos finais-de-semana seriam realizadas competições para que nossos atletas amadores fossem estimulados a alcançar metas.

Seria uma festa todo sábado à tarde, por exemplo.

Nesse trabalho de formiguinha, um amigo, um parente, um vizinho chamaria o outro e, algum tempo depois, teríamos mais gente praticando esporte do que em rodas de bebedeira extrema (sim, porque eu também adoro uma cervejinha, só que de leve), drogas e outra formas de desgraçar a própria vida.

Ah, e o município também só teria a ganhar.

Mais gente entrando em forma, menos gente nas portas dos hospitais nos fins-de-semana cada vez mais violentos. Investiríamos em práticas salutares e deixaríamos de gastar tanto com cabeças quebradas, abdomens abertos a faca, peitos crivados de bala.

E, na segunda-feira, não teríamos tanta gente tentando dar nó nas empresas, com atestados médicos fajutos.

Sem contar que teríamos, simplesmente, uma população mais disposta, sem stress, e por aí vai...
Simples, né?

P.S. Se você acredita nessa ideia, entre em contato conosco. Vamos iniciar uma grande corrente por uma vida saudável.

sábado, 13 de março de 2010

PORQUE HOJE É SÁBADO...


QUANDO O DIABO ATENTA...

Esse caso aconteceu na noite de ontem, por volta de 21h, ali pelas bandas da Praça de Conceição, bem no centro de Abatetuba.

De repente, um homem vestido de mototáxi corre para um carro estacionado próximo à praça.

Na verdade, ele não era mototáxi. Estava só disfarçado. E o carro estacionado, na verdade, era o dele.

Dentro do veículo, a mulher do dito cujo estava...com outro!

A mulher, assustada, saiu em disparada, levando o passageiro proibido e deixando o marido traído saindo calmamente entre curiosos que já se aglomeravam diante da cena inusitada.
Não sei o que aconteceu depois...



DEPOIS DO SUSTO...UMA NOTÍCIA BOA

Lembram daquele grave acidente que aconteceu há alguns dias, na rodovia de acesso a Abaetetuba?

Pois é, está tudo bem com os cinco passageiros do Gol, que acabou engavetado na traseira de uma carreta, provocando uma das cenas de acidente de trânsito mais chocantes já vistas em nossa cidade.

Nesta sexta-feira, recebi um e-mail do motorista do Gol. Eis a mensagem:

"Só tenho a agradecer pela reportagem responsável e profissional que você fez, referente ao acidente com o gol vermelho. Jornalista deve ter responsabilidade em cada matéria que vá ser divulgada. Seja ela ao vivo ou não.

Eu era o condutor desse veículo, estavam comigo dentro do carro as seguintes pessoas : minha cunhada, meu irmão,meu cunhado e um colega. Dos cinco dentro do carro, apenas eu sou morador de Abaetetuba. Graças a Deus todos estão vivos."

Como não fui autorizado, não divulgarei o nome do motorista do veículo, mas enviei-lhe mensagem, deixando o espaço aberto para quaisquer outros esclarecimentos.

O importante, mesmo, é que tudo acabou bem.




NOS BASTIDORES DO MIRITIFEST

O Mirititifest tá chegando. De 9 a 11 de abril, na Praça da Bandeira, em Abaetetuba.

Caberá a Nina Abreu, uma de nossas mais conhecidas artesãs, o plantio de uma muda de miriti, num ato que já se tornou tradicional e marca o início do Miritifest.

A muda da palmeira, simbolizando o VII Miritifest, será plantada no próximo sábado(20), no sítio Radini, do Ray Cardoso.

O palco central do VII Miritifest será posicionado bem na esquina das ruas Pedro Rodrigues e Siqueira Mendes, ficando de frente para a Praça da Bandeira.

Toda a concepção visual do Miritifest ficará a cargo de Misael Lima, consultor do Sebrae nessa área.

A feira do artesanato de miriti será instalada na rua Pedro Rodrigues, entre a Siqueira Mendes e a Barão do Rio Branco.

No mesmo perímetro, só que do outro lado da praça, na rua Pedro Pinheiro Paes, ficarão os stands com outros tipos de artesanato e com os espaços destinados ao empreendedorismo.

O próximo programa da série Momento do Miritifest, que está sendo exibido na TV, vai enfocar o miriti como matéria-prima da indústria de cosméticos.

A personagem, dessa vez, é a Chica Quaresma, uma das baluartes do Miritifest. Começa nessa segunda-feira.

Bom final de semana a todos!

sexta-feira, 12 de março de 2010

EM BUSCA DA NOTÍCIA



  • INSTANTES DE TERROR


O assessor parlamentar Acrizio Galdez ainda está se recuperando do trauma após a violência da qual ele o senador José Nery foram vítimas no início desta semana.


Eles foram dois dos reféns de uma quadrilha de assaltantes que invadiu o Hotel Vila Rica, próximo ao aeroporto internacional de Belém, na madrugada de segunda para terça-feira.


Nery viajaria naquela manhã para Brasília e descansaria apenas duas horas no hotel.


Os bandidos renderam os funcionários da portaria e passaram a entrar em todos os quartos, assaltando os hóspedes.


Segundo testemunhas, era um bando organizado, formado por aproximadamente vinte integrantes, que se revezavam no saque aos cômodos.


De todas as vítimas, Acrizio Galdez foi o que sofreu a pior das torturas psicológicas.


O assessor, que também atua na área da comunicação em Abaetetuba, passou cerca de vinte minutos sob a mira de revólveres, com um dos criminosos dizendo, a todo instante, que era melhor matá-lo porque "ele tem cara de mau, de quem vai reagir".


O senador José Nery, identificado pelos documentos pessoais, foi levado para um local, juntamente com as outras vítimas.


Os bandidos deixaram o hotel duas horas depois, levando objetos pessoais e dinheiro das vítimas.


Só então, um dos seguranças conseguiu chamar a polícia.




  • COMUNICAÇÃO


O naldoaraujo.blogspot.com recebe convite para integrar a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação- ALTERCOM.


A entidade foi criada no último dia 27 de fevereiro, em São Paulo, com o objetivo de "defender os interesses políticos e econômicos das empresas e empreendedores da comunicação comprometidos com os princípios da democratização do acesso à comunicação, da pluralidade e da liberdade de expressão".


Grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Marcelo Sales, Eduardo Guimarães e outros, estão entre os entusiastas da iniciativa.


Convite feito, convite aceito.




  • PONTOS DE CULTURA


No dia 7 de abril serão implantados, em Abaetetuba, os mais novos Pontos de Cultura do Pará.


Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.


Em Abaetetuba, serão três os Pontos de Cultura: "Fábrica de Sonhos", coordenado pela Associação Arte Miriti de Abaetetuba-Miritong, "Conquistar", da ONG Caminho da Vida, e "Taiguara", coordenado pela Diocese de Abaetetuba/Pastoral doMenor.


Cada uma dessas instituições receberá anualmente R$ 60 mil (durante três anos), em capital e custeio, para desenvolvimento de ações e atividades que contribuam para a inclusão social e a construção da cidadania.


quarta-feira, 10 de março de 2010

NOTAS SOLTAS

FABIANE LIMA, nossa grande intérprete, nos dá o prazer da sua companhia aqui no blog. É a nossa 85ª leitora cadastrada.

NÃO ESQUEÇA DE AVISAR os amigos, os parentes, os vizinhos. Peça para eles, também, se cadastrarem.

OUTRAS INFORMAÇÕES sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe A: o Dia D para a população de 20 a 29 anos será no dia 10 de abril.

A CAMPANHA LOCAL DA VACINAÇÃO entra no ar hoje nas TVs locais.

OS INFORMES serão apresentados pelo coordenador da vigilância em saúde, Victor Viana.

ATÉ 18 DE MARÇO, Ronald Sobrinho é o prefeito de Abaetetuba em exercício.

FRANCINETI CARVALHO está em viagem entre Belo Horizonte e Brasília.

A PREFEITA DE ABAETETUBA participa de um curso de gestão na capital mineira. Na capital federal, a agenda prevê contatos políticos.

MAIS UM CASO DE AGRESSÃO contra um agente municipal de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira.

AO ABORDAR UM CARRO que entrava na contramão no estacionamento do Terminal Rodoviário, o agente do Demutran acabou agredido pelos dois ocupantes do veículo.

A SITUAÇÃO SÓ NÃO FICOU PIOR, porque seguranças do Terminal e populares intervieram.

LAMBRETA, um dos mais tradicionais vendedores de mingau na feira de Abaetetuba, recupera-se em casa de um problema de saúde.

BASTOU O CONHECIDO MINGOLEIRO ficar ausente da feira por dois dias, para o pessoal de lá sentir sua falta.

FOI UMA DAS RARAS VEZES (talvez a segunda) em que ele teve de se ausentar da feira nesses quase quarenta anos vendendo os deliciosos mingaus de miriti, milho branco, açaí e bacaba.

ENTRA NO AR, hoje, nas Tvs locais, a série Momento do Miritifest.

NINA ABREU, a nossa grande artesã, estrela o primeiro programa.

MAIS UM ASSUNTO abordado aqui no blog gera polêmica: a notícia, dada aqui em primeira mão, do processo de implantação de uma nova rádio comunitária em Abaetetuba.

NÃO PARAM DE CHEGAR mensagens comentando o assunto.

ATÉ AMEAÇAS DE PROCESSO e recados do tipo "cuidado com o que falas" já recebi.

CALMA, GENTE. O que tiver de ser, será!

terça-feira, 9 de março de 2010

CUIDADO COM A GRIPE!


ABAETETUBA VAI TOMANDO ARES DE CIDADE GRANDE, como não poderia de ser, assumindo todas as vantagens e desvantagens dessa situação.

FOI-SE O TEMPO em que os mais velhos diziam às crianças: - Saí da chuva, menino, olha a gripe!!!

AGORA, A VERSÃO MODERNA da recomendação adulta vem com um adendo: Cuidado com a gripe... A!!!

A MORTE DE UMA CRIANÇA no município vizinho de Moju acendeu o sinal vermelho nas autoridades de saúde de Abaetetuba.

NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (11), a Secretaria Municipal de Saúde inicia uma campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), conhecida como a gripe suína (nome que depois foi abolido pela Organização Mundial de saúde).

A AÇÃO EM ABAETETUBA faz parte da estratégia nacional de vacinação contra o vírus H1N1, do Ministério da Saúde.

A PREFEITURA DE ABAETETUBA estará iniciando uma campanha nos meios de comunicação, alertando a população para os sintomas e as formas de contágio da doença.

A VACINAÇÃO SERÁ FEITA POR ETAPAS e seguirá um cronograma, atendendo alguns grupos considerados prioritários.

DEVERÃO SER IMUNIZADOS, nesta etapa dos trabalhos, os profissionais de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, população de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, e idosos com sessenta anos ou mais.
TAMBÉM RECEBERÃO A VACINA pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, obesidade grau III, doenças respiratórias, cardíacas e imunodepressoras, doenças hematológicas, hepáticas e renais.

A META É VACINAR 80% da população abaetetubense.

O FOCO DA CAMPANHA são os chamados grupos prioritários, mas qualquer pessoa poderá ser imunizada em clínicas particulares. Resta saber se já há disponibilidade do produto na cidade.

COMO O NÚMERO DE VACINAS ainda não é suficiente para uma cobertura total da população, o Ministério da Saúde, em consenso com as secretarias estaduais e municipais de saúde, decidiu garantir a vacina, primeiramente, a esses grupos prioritários.

NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS foram incluídas aquelas pessoas mais propensas a contrair a doença.

34 POSTOS DE VACINAÇÃO estarão funcionando na cidade, ilhas e centro.
NA CIDADE, os postos funcionarão em hospitais públicos e particulares, centros de saúde, clínicas e laboratórios, cobrindo praticamente toda a área urbana.

NA ZONA RURAL (centro e ilhas), as pessoas incluídas nos grupos prioritários serão atendidas nas Unidades Saúde da Família.

"O TEMOR É TANTO, que muitas pessoas têm procurado os postos em busca de informações sobre como se vacinar", relata o coordenador de vigilância em saúde de Abaetetuba, Victor Viana.

ATENÇÃO PARA AS DATAS DE VACINAÇÃO:

  • Trabalhadores em saúde: 11 a 19 de março.

  • Gestantes: 22 de março a 7 de maio.

  • População com doenças crônicas: 22 de março a 2 de abril.

  • Crianças entre seis meses e menores de dois anos: 22 de março a 2 de abril.

  • População de 20 a 29 anos: 5 a 24 de abril.

  • População de 30 a 39 anos: 10 a 21 de abril.

  • População de 60 anos ou mais: 24 de abril a 7 de maio.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ELAS MERECEM!!!!


naldoaraujo.blogspot.com começa esse dia 8 de março, como não poderia deixar de ser, mandando um forte abraço a todas as mulheres, principalmente àquelas que são nossas leitoras fieis.

O ESPAÇO, HOJE, É DEDICADO ÀS NOSSAS MULHERES DO BLOG: Regiane, Diana Bruna, Lúcia Ferreira, Renata Nery, Ana Carla Soares, Mariane Santos, Tânia Maria Scherer, Cláudia Martins Rodrigues, Gracinha Martins, Caroline Figueiredo, Franciana Costa, Kaka Kaka, Naily Gonçalves, Pomba Enamorada, Katucha Dias, Alessandra, Juline Silva, Rute Ogando Cirilo, Jô Pires, Carla Nagel, Geanny Ginos (a eletrizante do Pará), Edilma Neves, Anna Karinna, Alessandra Oliveira, Jô Dias, Helem Benavides, Rosiane Silva, Luana Farias, Cândida Teixeira Modesto, Denise, Mayara Pinheiro, Jane Márcia Vilhena, Marcela Josefina, Cris Sousa.

A FELIZ COINCIDÊNCIA é que, hoje, estamos recebendo mais uma importante adesão. A nossa mais nova amiga do blog (a 84ª) é a Regiane. No Dia Internacional da Mulher, mais uma mulher nos fazendo companhia.


Abaetetuba: caminhada marca o Dia Internacional da Mulher

AS HOMENAGENS ÀS MULHERES estão sendo realizadas em todos cantos da cidade.

NO HOSPITAL DE SANTA ROSA, o dia começou com café da manhã especial e distribuição de lembranças às mulheres que estão hospitalizadas na maior unidade de saúde pública da cidade.

A MANHÃ DE HOMENAGENS será encerrada com uma palestra sobre prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

UMA CAMINHADA pelas ruas da cidade, agora pela manhã, foi um dos pontos altos da Semana da Mulher em Abaetetuba.

A MOBILIZAÇÃO começou na Praça do Barco e foi encerrada no Centro Maria do Pará, no km 1 da estrada de Beja.

NO CENTRO MARIA DO PARÁ está sendo realizada a exposição fotográfica "Imagem da Mulher Abaetetubense".

A PROGRAMAÇÃO DE HOJE será encerrada com a apresentação do Projeto Sou Mulher e sou Importante.

A PARTIR DE AMANHÃ, e até sexta-feira, será realizada a Semana de Assistência Jurídica Gratuita, de 14h às 18h, no Centro Maria do Pará.

UM SUPER BEIJO NAS MULHERES DA MINHA VIDA: minha esposa Edilma, minhas filhas Clara e Clarinha, minha mãe Teca.




Maria Cardoso: prêmio para o empreendedorismo abaetetubense


NA SEMANA DA MULHER, a boa notícia para Abaetetuba foi a escolha da empresária Maria de Nazaré Paixão Cardoso, como Mulher de Negócios, numa premiação do Sebrae.

MARIA CARDOSO venceu a etapa estadual desse importante concurso e agora irá para a fase nacional.

Foto Caminhada Dia da Mulher: Bebé Negrão/Foto Prêmio Mulher de Negócios-divulgação

quinta-feira, 4 de março de 2010


DE MUDANÇA


A LOJA ESPAÇO LIVRE, uma das maiores da cidade em artigos de recém-nascidos e moda infanto-juvenil, está mudando de endereço.

AINDA NESTA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO, Antônio Carlos Pimenta (foto) e equipe passarão para as novas instalações, na rua Barão do Rio Branco, ao lado da Microlins.

O ANÚNCIO DA MUDANÇA será feito em uma campanha publicitária na TV, estrelada pela dupla Coroné Tunico e Cumpadre Vardivino.

APÓS DEZOITO ANOS funcionando na Avenida D. Pedro II, ao lado do Banco da Amazônia, a loja vai, agora, para um espaço maior.

--------------------------------------------------------------------


LITERATURA



O ESCRITOR JOÃO BOSCO MAIA está lançando seu mais novo livro O Folhetim das Sánchez (do luar às flores).

O LANÇAMENTO será nesta sexta-feira, às 18h, no Café com Arte, na travessa Rui Barbosa, 1437 (entre Braz de Aguiar e Nazaré), em Belém.


O LIVRO, editado pela Paka-Tatu, tem o prefácio da professora Amarílis Tupiassú.


RECEBO E AGRADEÇO o convite enviado pelo autor.

-----------------------------------------------------------------


MIRITIFEST 2010


    Nina Abreu: a artesã na tela da TV



EM REUNIÃO NESTA QUARTA-FEIRA (3), o comitê gestor do Miritifest 2010 definiu o tema da campanha publicitária para este ano.


O MIRITI EM TODOS OS SENTIDOS. Este será o mote das mídias em rádio e TV.


A ARTESÃ NINA ABREU será uma das personagens marcantes da história dessa arte popular, a ser retratada nos VTs de 30".


A MÚSICA-TEMA DESTE ANO é Canto do Miriti, do compositor Capacete.


PRÁ QUEM AINDA NÃO SABE, o Miritifest volta a ser realizado em praça pública. Dessa vez, será na Praça da Bandeira, em Abaetetuba, de 9 a 11 de abril.


------------------------------------------------------------------


LUTO


MORREU à 1:30h da manhã de hoje, no Hospital Ophir Loyola, em Belém, Lúcio Maciel, conhecido em Abaetetuba como Mestre Lúcio.


MESTRE LÚCIO lutava, há mais de cinco anos, contra um câncer de próstata. O corpo está sendo velado na residência da família, na travessa Emídio Nery.


O ENTERRO será às 9h desta sexta-feira, no cemitério-parque da Angélica.


PAZ À ALMA DE MESTRE LÚCIO e força para Dona Olga e toda a família.


--------------------------------------------------------------------

QUENTÍSSIMAS

SENADOR JOSÉ NERY e bispo D. Flávio Giovenale acertando detalhes para uma ampla programação, em Abaetetuba, contra o trabalho escravo.


A IDEIA é realizar uma semana de conscientização da população para esse grave problema social que, em pleno século XXI, ainda existe nas relações de trabalho.


D. FLÁVIO estaria colocando, inclusive, à disposição dos organizadores da programação, as instituições de ensino ligadas à Diocese, como o Colégio São Francisco Xavier, o Centro de Formação Profissional Cristo Trabalhador e a escola Cristo Redentor.


FALANDO EM D. FLÁVIO, o líder da igreja católica no Baixo Tocantins viaja para a Itália no dia 7 de março e só retorna em 20 de maio. Vai rever a família.


TUCANOS EMPOLGADOS com a visita do ex-governador Simão Jatene a Abaetetuba neste final de semana.


PRÉ-CANDIDATO a governador pelo PSDB, Jatene cumprirá extensa agenda na cidade e nas ilhas, sábado e domingo.


LEI DO SILÊNCIO para os clientes da operadora de telefonia celular TIM. Ninguém merece esse castigo.


ABASTECER NOS POSTOS com a bandeira Texaco em Abaetetuba até que a gente abastece. O problema é conseguir transferir os pontos do programa Km de vantagens. A máquina vive quebrada.


GABA PAES nos informa que o processo de implantação da nova rádio comunitária de Abaetetuba está a pleno vapor.

A NOVA RÁDIO COMUNITÁRIA DE ABAETETUBA , cujo provável nome é Portal FM 104.9, será gerida pela Associação Comunitária Paraíso do Abaeté de Radiodifusão.

terça-feira, 2 de março de 2010

ABAETETUBA HOMENAGEIA AS MULHERES

SOU MULHER E SOU IMPORTANTE. Esse é o tema de uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e coordenada pelo Centro de Referência Maria do Pará de Abaetetuba.

A SEMANA DA MULHER foi iniciada na segunda-feira (1º) e vai até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com várias atividades, incluindo seminários, palestras e rodas de conversa, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Civil.

AS HOMENAGENS também incluem plantões na Delegacia da Mulher, Dia da Beleza e corrida exclusiva para mulheres, na manhã de domingo (7), com saída e chegada na Praça de Conceição.


NA SEGUNDA-FEIRA, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá caminhada, saindo às 7:30 da manhã da Praça do Barco até o Centro Maria do Pará.

NO CENTRO MARIA DO PARÁ, no km 1 da Estrada de Beja, será aberta a exposição fotográfica "Imagem da Mulher Abaetetubense". O encerramento será com a apresentação do Projeto "Sou Mulher e sou Importante".

DE 9 A 12 DE MARÇO, será realizada a Semana de Assistência Jurídica Gratuita, sempre de 14h às 18h, no Centro de Referência Maria do Pará.

---------------------------------------------------

MULHER ABAETETUBENSE EM DESTAQUE

MARIA DE NAZARÉ AMARAL PAIXÃO CARDOSO, das Lojas Amazonita, com sede em Abaetetuba e filias em Belém, foi uma das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Mulher de Negócios.


O ANÚNCIO foi feito na última quinta-feira (25 de março) no Hotel Regente, em Belém.

A PREMIAÇÃO é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com apoio da Fundação Nacional de Qualidade.

O PRÊMIO foi instituído em 2004, com o objetivo de valorizar e estimular o empreendedorismo feminino.


DAS TRÊS PREMIADAS na etapa paraense, Maria de Nazaré é uma das duas únicas concorrentes à etapa nacional do concurso, prevista para abril.

COMEMORANDO ESSA CONQUISTA INÉDITA para o empreendedorismo abaetetubense, Maria de Nazaré será homenageada com um encontro no salão nobre da Associação Comercial de Abaetetuba, na noite desta sexta-feira (5), reunindo empresários, amigos e imprensa local.


------------------------------ -----------

EXTRA! EXTRA!


JÁ NAS RUAS E NAS BANCAS, mais uma edição de O Jornal de Abaetetuba, do jornalista Nonato Loureiro.


ESSA EDIÇÃO destaca o carnaval de Abaetetuba, notadamente o que o editor-geral do periódico considera o carnaval de raiz.


TEM TAMBÉM notícias do dia-a-dia, crônicas, notas sociais e muito mais.


segunda-feira, 1 de março de 2010

UMA CENA CHOCANTE

Foto: JOÃO MAX



TRAGÉDIA NA ESTRADA



A CENA É DAS MAIS CHOCANTES JÁ VISTAS em um acidente de trânsito em Abaetetuba: o veículo Gol vermelho, de placas JUY 8593-Abaetetuba, engavetado na traseira de uma carreta da empresa de som e shows Vetron.



O ACIDENTE aconteceu no final da manhã deste domingo a altura do km 2 da Rodovia Dr. João Miranda, próximo ao Centro de Lazer Cata-Vento.



O GOL vinha no sentido estrada-centro da cidade e, por motivos até agora desconhecidos, o veículo de passeio, onde viajavam cinco pessoas, acabou engavetado no baú da carreta, que estava parada por problemas mecânicos.



A TRAGÉDIA atraiu a atenção de centenas de curiosos e o trânsito ficou lento por quase duas horas na pista de saída da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros retiraram os feridos das ferragens e os conduziram inicialmente ao hospital municipal de Santa Rosa.



DEVIDO AO ESTADO GRAVE, todos as cinco vítimas do acidente tiveram de ser transferidas para Belém. Não há, até o momento, informações sobre o estado de saúde dos acidentados.



CAUTELA NOS GASTOS COM A SAÚDE



O COSEMS, Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará, está enviando mensagem via e-mail a todas as prefeituras municipais, lembrando que a partir do segundo quadrimestre, os recursos da vigilância em saúde só serão repassados pela União a cada quatro meses.

NA NOTA, o secretário de saúde do município de Senador José Porfírio, Antônio Carlos, recomenda aos colegas secretários “cautela àqueles que têm sede ao pote...Não gaste tudo de uma vez. Planeje o recurso.”

A PREFEITURA DE ABAETETUBA foi informada de que “o atraso no repasse de recursos financeiros por parte do Ministério da Saúde foi em decorrência da alteração do sistema do SIAFI, pois só foram normalizadas as transferências no dia 19 de fevereiro.

O SECRETÁRIO ANTÔNIO CARLOS dá, então, uma dica inusitada e, porque não dizer sincera, aos gestores municipais: “Então basta aguardar e explicar aos fornecedores e funcionários o motivo de tanta demora, caso você não seja estrangulado antes”.





O CARNAVAL FOI ÓTIMO

NA NOSSA ÚLTIMA ENQUETE, o carnaval de Abaetetuba foi muito bem avaliado nessa votação, que contou com a participação de 65 leitores.
Eis os resultados:
ÓTIMO: 41 (63%)
BOM: 8 (12%)
RUIM 15 (23%)
PÉSSIMO 1 (1%)