PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SEGUNDONA PÓS-CÍRIO


-Ficamos fora do ar por dois dias. Motivo: pausa para curtir esses momentos cirianos ao lado da família.


-Amigo Lial Bentes na terrinha curtindo todos momentos da nossa maior festa religiosa. Retorna à Redenção na quarta-feira.


-O povo quer o Auto da Padroeira. Pelo menos, foi o que revelou nossa enquete. 79% aprovam e querem a permanência dessa manifestação religiosa e cultural. 20% são contra.


-Falando em Auto, nossos parabéns à coordenação. Este ano, houve menos pirotecnia e mais respeito ao símbolo sagrado dos católicos. Foi belíssimo.


-O Círio de Nossa Senhora da Conceição deste ano reuniu aproximadamente trinta mil pessoas e manteve o tempo médio de percurso. Foram três horas de caminhada da igreja de Nazaré até a catedral.


-Com as bênçãos da padroeira chegamos aos 65 leitores cadastrados. Obrigado ao Márcio Robert.


-Panorama foi o primeiro, e único, programa local a exibir as imagens da romaria fluvial e motoromaria ainda no sábado. Operação complicada e que teve êxito.


-Agradecemos à AC Frangos e Moda Kid's pela colaboração durante a cobertura da romaria fluvial. Obrigado ao casal amigo Chiquinho e Nildinha.



sexta-feira, 27 de novembro de 2009


-Cláudia Rodrigues, entre que a casa é sua. Nossa 64ª amiga do blog já chegou!


-Já está circulando mais um número do jornal Folha da Terra Abaetetubense, do amigo Ricochete. Essa edição vem com um lindo pôster de Nossa Senhora da Conceição.


-A trasladação ganha mais importância este ano. Não será mais aquela procissão com percurso quase que linear. Será bem maior, quase que se transformando em um segundo círio. Só que noturno.


-A partir de agora, essa tradicional procissão que sai na noite de sábado conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição até o local do círio, não fará o percurso inverso ao da grande romaria do domingo. Passará a ter roteiro próprio.


-O trajeto desse ano incluirá uma passagem pelos bairros de São João e São José, o que não acontecerá na procissão de domingo.


-Agradeço votos de feliz círio enviados pelo comunicador Chico Laser, da Rádio Metropolitana FM.


-Panorama deste sábado trazendo imagens inéditas do resgate de mais uma vítima de escalpelamento em Abaetetuba.


-Órgãos de segurança pública solicitaram as imagens exclusivas do Panorama sobre o protesto que interditou a PA-151 esta semana. No meio da multidão, haveria um foragido da justiça.


-Imperdível, neste sábado no Panorama, a homenagem do compositor Ney Viola à Virgem da Conceição. O almoço do sábado pré-ciriano será ao som de uma releitura do clássico Mater Purissima.


-Ney criou uma versão desse belíssimo hino oficial da padroeira. A obra tem, no preâmbulo, elementos de Pink Floyd e Led Zeppelin. O sacro e o rock no mesmo balaio artístico.


-Pra quem não sabe, o Mater Purissima é de autoria do músico abaetetubense Oscar Santos e do poeta paraense Bruno de Menezes.


-Entro de férias na terça-feira, dia 1º de dezembro. Vou ficar mais tempo com a família, ler uns livros, curtir uns filmes, praticar muito exercício físico e, claro, manter o blog atualizado.


-Aproveite o fim de semana e curta os amigos e os familiares que você não vê há tempos. Muitos moram em outras cidades, outros estados e até em outros países. Mas não deixam de visitar Abaetetuba nestes tempos em que a cidade canta:


Sob teu manto sagrado abrigo...


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LÁ VEM O CÍRIO...


-A santinha nos abençoa com mais amigos do blog. Franciana Costa, Alessandra Oliveira e Cris Souza, sintam-se em casa. O blog já tem 63 leitores cadastrados.


-Jornalista Luiz Solano manda recado aos amigos: estará em Abaetetuba a partir do dia 5 de dezembro. Vem para sua tradicional visita à terra natal, sempre nessa época de festividade de Nossa Senhora da Conceição.


-Em entrevista ao Panorama, que vai ao ar neste sábado, bispo D. Flávio Giovenale admite que há alguns "problemas" na concepção do Auto da Padroeira. Mas não deixa de ressaltar a importância dessa manifestação popular.


-Falar em Auto da Padroeira, a enquete da semana, que traz essa manifestação cultural como tema, está bastante animada. O tempo tá acabando. Vote logo.


-Recebemos, com carinho, lembrança do círio, que nos foi enviada pelo diretor do 4º Núcleo Regional da Setran, Litto Leal. Com os votos de um feliz círio. Muito obrigado.


-Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA- aproveita a chegada dos romeiros e realiza neste sábado, no Terminal Rodoviário e no Portal da Cidade, campanha de orientação em DST/AIDS. Haverá distribuição de preservativos.

O BLOG NA RECORD NEWS


Lembram quando a Helem Benavides, nossa conterrânea aqui de Abaetetuba e que trabalha atualmente na Record News, nos pediu autorização para veicular, em rede nacional, algumas notícias importantes publicadas aqui no blog? Pois é, essas informarções já estão sendo veiculadas (naquelas targs, no "rodapé" do vídeo) no canal de notícias da Rede Record. E com a citação da fonte: naldoaraujo.blogspot.com
O editor-geral do Panorama, Adalberto Aguiar, acabou atuando como "gerente de expansão" do blog nesse caso.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROTESTO

Moradores da localidade Alto Itacuruçá, na zona rural de Abaetetuba, interditaram a PA-151, a a altura da comunidade Pontilhão. Os manifestantes reivindicam melhorias no ramal que leva ao Alto Itacuruçá, que encontra-se em péssimo estado de conservação, situação que tende a piorar nessa época de chuva.
O tráfego na rodovia está interrompido desde as 5 horas da manhã de hoje. Há filas quilométricas de veículos dos dois lados da barricada, formada por paus e pneus. Toda a movimentação está sendo acompanhada pela Polícia Militar. O vice-prefeito Ronald Ferreira está no local ouvindo as reivindicações dos moradores.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SUBINDO...


É com muito orgulho que comunico: nosso blog rompeu a barreira dos 60 leitores cadastrados. Na verdade, já são 61. Obrigado ao Paulo e ao João Luiz Damasceno.

ESCALPELAMENTO: UMA TRAGÉDIA QUE SE REPETE




Mais um caso de escalpelamento em Abaetetuba. A tecedora de paneiros Elza da Silva Ferreira saiu de casa, no rio Panacuerazinho, às 5 e meia da manhã de hoje. Viajava na rabeta conduzida pelo irmão, José Antônio Ferreira. Vinha buscar o benefício mensal do Bolsa-Família. Foi quando deu-se um estranho ruído. Alertado pelo sobrinho, que estava junto, José deparou-se com a cena dantesca. A irmã com o couro cabeludo e parte da perna direita enroscados no eixo do motor. Imediamente, o motor foi desligado. A muito custo, Elza foi retirada das engrenagens. Agora há pouco, a vítima foi conduzida em estado grave para Belém no helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros.


Elza, que tem 33 anos e é mãe de seis crianças, teve parte do couro cabeludo arrancada, a orelha direita dilacerada e apresenta um corte profundo na perna direita.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DE OLHOS BEM ABERTOS


A campanha continua. Rumo aos 60 leitores cadastrados. Adelson e Gracinha Martins nos deram uma força. Só um. Só nos falta um!


Reportagem com o Leonardo Costa dos Santos, conhecido como "Dimenor", acusado de participação no assassinato do comerciante Ribeiro Jr, teve bastante repercussão em toda a cidade. Foi o assunto em várias rodas de conversa deste sábado. A matéria exclusiva foi ao ar no Panorama do último sábado.


Não vão ficar nada amistosas as relações entre alguns líderes comunitáros da região das ilhas, com o início das investigações sobre como vem se dando o processo de construção de casas populares nas localidades ribeirinhas de Abaetetuba. A Câmara Municipal deve investigar supostas irregularidades na distribuição de recursos federais.


Senador José Nery consultando as bases. Não está descartada a possibilidade de uma reeleição ao Senado. Os amigos e correligionários estão confiantes. As avaliações internas do PSOL também são alentadoras.



ENQUETE NOVA NO PEDAÇO

O Auto da Padroeira é o tema da nossa enquete desta semana. Nós precisamos ouvir sua opinião a respeito do assunto. Vá aí ao lado e vote.

O BLOG CADA VEZ MAIS PORRUDO!!!


Faço questão absoluta de ir citando cada pessoa que vem respondendo ao nosso chamado e cadastrando-se em nosso blog. É a alegria de ver que nossa família está crescendo, tornando-se cada vez mais (graças a vocês) um dos mais importantes espaços da blogosfera. E isso tudo made in Abaetetuba. Nas últimas duas semanas, a média de adesão é de duas pessoas por dia. Fantástico!!! Hoje, por exemplo, amanhecemos com a grata satisfação de receber, de braços abertos, o Jerônimo Milhomem e a Jô Dias.

57 amigos do blog. Falta um pouquito para chegarmos aos 60. A diferença é gitita, gitita!!!

DIAS DE EMOÇÃO


Contagem regressiva para a maior festa religiosa do povo abaetetubense. A programação oficial da festividade de Nossa Senhora da Conceição começa na tarde de sexta-feira (27) com a romaria ciclística. No sábado (28), a cidade será tomada por manifestações em louvor à padroeira. Logo no início da manhã, a procissão fluvial percorre as águas do rio Maratuaíra até a orla, onde multidões costumam saudar a chegada da santa, que logo em seguida é conduzida pelas ruas na motoromaria. À noite, acontece a trasladação, quando a imagem deixa a catedral e segue para a igreja de Nazaré, fazendo o percurso inverso ao do Círio.

Aí, chega o domingo, dia em que o povo católico de Abaetetuba sai às ruas em uma das mais importantes manifestações de fé do Pará.

domingo, 22 de novembro de 2009

DOMINGÃO



  • Bom dia para os novos amigos do blog Simão Pedro e Kaka Kaka. Agora, já são 55 os nossos leitores devidamente cadastrados.


  • Hoje é dia de começar o domingo indo à feira. Aqui em Abatetuba, a nossa famosa "Beira" tá colorida e perfumada por uma infinidade de frutas. É manga, é jambo, é bacuri...


  • Que tal um peixe frito com uma cervejinha gelada lá em Beja?

  • Ou quem sabe um dos inúmeros igarapés, com água geladinha?

  • Pra vocês, conterrâneos ou amigos da linda Abaeté, que estão distante desta terra maravilhosa, estamos vivendo o clima de mais uma festividade de Nossa Senhora da Conceição.

  • Fechem os olhos e, em pensamento, curtam todas as paisagens abaeteuaras e sintam como é lindo este domingo pré-ciriano!

  • Salve, salve. Você é feliz. E é isso o que importa!

sábado, 21 de novembro de 2009

TROCANDO IDEIAS




  • O blog não para de receber adesões. Caroline Figueiredo é a nossa 53ª leitora cadastrada.


  • Nos bastidores da gravação da entrevista da Rayana Correa, exibida agora há pouco no Panorama, a abaetetubense eleita Miss Pará Turismo 2009 não parava de falar do orgulho de ter representado nosso município. Ganhou também no quesito simpatia.


  • Falando em bastidores do Panorama, a entrevista exclusiva com Leonardo Costa dos Santos, acusado de participação no assassinato do comerciante Raimundo Ribeiro Jr, foi marcada pela tensão. A matéria foi feita na manhã de hoje. Ao ver que pretendíamos gravar, o acusado, conhecido como "Dimenor", disse, em tom ríspido, que não concederia nenhuma entrevista. Depois, acabou aceitando falar.


  • Apresentador Acrizio Galdez recupera-se bem de uma paralisia facial, resultado de um choque térmico. O Programa Mix de hoje foi apresentado pelo DJ Daniel Bonney.


  • Políticos gravando mensagens para homenagear Nossa Senhora da Conceição, cujo círio é no próximo domingo, 29. Senador José Nery gravou tendo como cenário natural o rio Maratauíra. A prefeita Francineti Carvalho vai gravar em casa, mesmo, tendo ao fundo a imagem da padroeira dos abaetetubenses.

  • A construção de casas populares nas ilhas de Abaetetuba, obras tocadas com recursos federais, vai render muitas discussões esta semana na Câmara Municipal. O vereador Regi diz ter provas de que há irregularidades nesse processo. A coisa parece que é grave. Aguardemos os próximos capítulos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OS DESTAQUES DO PANORAMA


Sábado é dia de Panorama. Veja porque o programa desta semana está imperdível:



  • Todos os detalhes da tragédia que abalou Abaetetuba: A tentativa de assalto que terminou com a morte de um rapaz de 26 anos.

  • Uma cidade manchada pela violência sexual: só este ano já foram registrados 60 casos de abusos contra crianças e adolescentes.

  • A festa de abertura da VII Extrabaeté: começou nesta sexta-feira a maior exposição dos trabalhadores de Abaetetuba.

  • Casca de côco: conheça as técnicas que estão transformando esses resíduos em objetos utilitários e até elementos paisagísticos.

  • A miss Pará Turismo 2009 é nossa: Rayana Correa concede entrevista exclusiva e fala do título conquistado para Abaetetuba.

Não perca. Neste sábado, às 12:30h na RedeTv! Canal 9. Eu espero vocês!




52 LEITORES CADASTRADOS


O blog bateu todos os recordes de acessos nos últimos dois dias. Já ultrapassamos a marca de sete mil visitas. Chegamos, enfim, a 52 leitores cadastrados. Damos as boas-vindas à Nayli Gonçalves, ao Fran e à Helem Benavides. naldoaraujo.blogspot.com, um dos maiores blogs do Pará. Valeu!!!!!!

DETALHES DE UM CRIME




PROTESTOS-Centenas de pessoas estão neste momento acompanhando o velório de Raimundo Ribeiro Jr. O corpo está sendo velado na sede do Tietê Esporte Clube, no centro de Abaetetuba, próximo ao local onde o rapaz foi morto durante uma tentativa de assalto, nesta sexta-feira, ao estabelecimento onde ele trabalhava com o pai.


Protestos estão sendo organizados agora pela manhã. Uma moto-carro-bicicleata sairá do local do velório até o Fórum, onde manifestantes pedirão providências contra a onda de violência que vem assolando o município.




O CRIME-As primeiras informações dão conta de que no início da tarde desta sexta-feira, dois homens chegaram em uma moto Honda Fan preta à loja Atacadão do Frango, na travessa Emidio Nery da Costa. Abordaram Ribeiro Jr., que trabalhava no comércio do pai, e anunciaram o assalto. O comerciante Raimundo Ribeiro, que costumava sentar todas as tardes na esquina bem próximo à loja, viu aquela estranha movimentação e resolveu agir. Armado, Ribeiro pediu para que o assaltante deixasse o filho em paz. A reação do criminoso foi imediata. Apontou o revólver e atirou contra Raimundo. Numa sucessão de medidas desesperadas, o filho iniciou uma briga com os bandidos. Acabou recebendo um tiro à altura do peito. Enquanto pai e filho agonizavam, os criminosos fugiam, diante dos olhares assustados da vizinhança. Na fuga, eles acabaram trombando com outra moto. Apressados, deixaram cair uma das armas. Também não tiveram tempo de observar que a placa da moto usada no crime, havia caído na rua. De posse dessa informação, a polícia chegou aum rapaz, que confessou ter alugado o veículo, sem saber, segundo ele, que os locatários eram bandidos. Outros suspeitos foram detidos, mas logo depois liberados. A única informação é de que os dois fugitivos foram vistos, com escoriações pelo corpo, nas imediações do bairro de Francilândia, na periferia da cidade.




DOR E DESESPERO- Ao saber da morte de Júnior, a família entrou em desespero. O pai, que continua internado com uma bala alojada na cabeça, pediu para que o filho não fosse sepultado sem a presença dele. O enterro de Raimundo Ribeiro Jr. está marcado para as 15:30h.




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

LEMBRANÇAS DE UMA JORNALISTA


Recebo, com carinho, a seguinte mensagem enviada pela leitora e colega de profissão Helem Benavides, da Rede Record:


Olá Naldo Araújo, você fez parte da minha infância assistindo ao seu jornal que na época passava em um canal que não lembro o qual, mas que eu adorava assistir. Hoje, sou também jornalista e moro em São Paulo e trabalho como editora internacional na TV Record e vendo o seu blog indicado por um amigo meu que mora aí em Abaetetuba que conheci pela internet me interessei em participar. Bom, Naldo, gostaria de saber se podemos adicionar algumas notícias suas em targ da Record News durante a programação Jornalística? Claro que iremos informar a Fonte que forneceu a Notícia no caso (naldoaraujo.blogspot.com)

Confesso que fiquei emocionado ao saber que faço parte de muitas histórias. Claro que tem minha permissão. Será um prazer. Sabe que um dia eu já fiz matéria para a Rede Record? Foi sobre um grande naufrágio em um rio aqui da região. A repercussão foi tanta que entrei dois dias seguidos em rede nacional, chamado pelo José Luiz Datena. Muito legal.

Obrigado, Helem.

Jornalista que é jornalista respeita o critério de citação da fonte original da informação.

TENTATIVA DE ASSALTO TERMINA EM MORTE NO CENTRO DE ABAETETUBA


Mais um caso que ilustra bem o cenário de caos na segurança pública. Agora há pouco, um rapaz foi morto em uma tentativa de assalto no centro de Abaetetuba. Dois assaltantes chegaram em uma moto ao Mercadinho Atacadão do Frango, na travessa Emídio Nery da Costa. Armados de revólveres, eles anunciaram o assalto. Ao ver que o dono do estabelecimento, Raimundo Ribeiro ameaçava reagir, os bandidos fizeram o filho dele, Raimundo Ribeiro Jr., de refém. Segundo testemunhas, o pai teria sacado de um revólver, mas essa informação não foi confirmada pela polícia. Os criminosos acabaram atirando no rapaz. Pai e filho foram levados para o hospital. Raimundo não corre risco de morte. Atingido a altura do peito, Júnior não resistiu aos ferimentos.
Houve pânico no local. Na fuga, os criminosos acabaram colidindo com outra moto, mas conseguiram seguir adiante. Com o choque, a placa acabou caindo na rua. Até uma das armas foi deixada para trás. Ao checar as informações da placa JVY 8405, a polícia chegou a um suspeito. Um rapaz foi detido e confessou ter alugado a moto, dizendo não saber que o veículo seria utilizado em um assalto. As investigações continuam. Centenas de curiosos permanecem em frente à delegacia local, em busca de informações.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UMA TRISTE REALIDADE


Abaetetuba é o terceiro município paraense -só perde para Belém e Ananindeua- em números de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. De janeiro até a primeira quinzena de novembro deste ano, foram atendidos sessenta casos no Centro de Referência Especializado da Assistência Social. Essa triste realidade foi divulgada agora há pouco pela coordenadora do CREAS, Marley Sobrinho, durante um seminário que está discutindo o assunto (ler nota anterior sobre o tema).

Os maiores abusadores, ainda segundo os dados oficiais, são parentes ou conhecidos das vítimas. Ou seja, o inimigo está dentro de casa. E pensar que entre os algozes estão tio, primo, avô, vizinhos, e por aí vai. Até um pastor evangélico está sendo acusado de pedofilia. Entre os números absurdos dessa ciranda de horrores está a confirmação de que há quatro relatos de violência praticados pelo próprio pai da vítima. Desses sessenta crimes hediondos, 51 foram contra meninas e 9 contra meninos. Até agora, apenas uma pessoa está atrás das grades. Isso porque praticou três crimes dessa natureza em datas distintas. Se continuasse solto...

O município conta hoje com uma rede de enfrentamento integrada por 46 órgãos e entidades. Mas, por que esses altos índices desse tipo de barbaridade? A resposta, dizem as autoridades no assunto, estaria justamente nessa união de forças. Há tantos casos porque há muitas denúncias. Há muitas denúncias, porque só agora a população sente-se segura em procurar ajuda. Claro que o tema é controverso. Alguns concordam que a rede faz o que pode. E que a violência sexual contra criaturas indefesas sempre existiu. Só agora estaria sendo descortinada. Outros acreditam que falta mais ação.
No evento, a indignação esteve presente nas palavras da presidente da APAE, Marcela Parente, que chorou ao lembrar de um caso ocorrido contra uma criança da relação pessoal dela. "E que até hoje continua impune", informou Marcela, engrossando o coro de vozes que pedem justiça. Que nunca vem. A prefeita Francineti Carvalho revela que não consegue esquecer os dramas que vivenciou, dos tempos em que exerceu a psicologia na Santa Casa de Misericórdia do Pará. "Era o pior dos pesadelos atender crianças que sofreram toda sorte de horrores. Que foram submetidas às mais profundas dores físicas e, pior, dores que calam fundo na alma". Bestialidade que não encontra justificativa.

De todo modo, triste foi observar que, no seminário, faltaram representantes dos órgãos de segurança. Políca Militar e Polícia Civil lá não estiveram. As igrejas, católica, evangélica ou de outras denominações, também não. A Câmara de Vereadores? Não deu as caras. Sem contar outras entidades. Todos deveriam ter colocado na agenda, em letras garrafais:

HOJE TENHO COMPROMISSO COM A INFÂNCIA E A JUVENTUDE.


DE PAPO COM O BLOG



  • A enquete da semana apresenta grande votação. O tempo tá acabando. Vá aí ao lado e dê sua opinião. Resultado final será divulgado no Panorama, sábado.

  • Pomba Enamorada? Nome estranho, né. Mas é o mais novo amigo do blog. E se é dos nossos, pouco importa o nome. Valeu, Pomba!

  • Nosso blog já registra 49 leitores cadastrados. Que orgulho!!!!

  • Entro de férias em dezembro. Mas o blog continuará sendo atualizado.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Abaetetuba estará realizando nesta quarta-feira (18), o I Seminário de Fortalecimento da Rede Socioassistencial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é alertar e mobilizar a sociedade e ainda buscar novos parceiros na luta contra esse tipo de crime, que vem se tornando cada vaz mais comum em nosso município. A abertura será às 9:00h no auditório do Ministério Público.

A BÍBLIA INTEIRA EM CEM HORAS


Igrejas Evangélicas de Abaetetuba organizando a Semana da Bíblia, de 8 a 13 de dezembro. A programação, que será realizada na Praça da Bandeira, inclui a leitura da bíblia por aproximadamente cem horas ininterruptas.

O RAMAL E O PROTESTO

Moradores do Itacuruçá, insatisfeitos com a situação precária do ramal que leva à comunidade, ensaiam um protesto para esses dias. A ideia é interditar a Rodovia João Miranda, a principal via de acesso a Abaetetuba.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DOE SANGUE


A biomédica Eliane Silva, do Núcleo de Hemoterapia e Hematologia de Abaetetuba, envia mensagem ao blog convidando a população para participar das Campanhas de Doação de Sangue, de 23 a 27 de novembro, na sede local do Hemopa, na travessa Santos Dumont, próximo à escola Benvinda Pontes. A programação será de 8:00 às 12:00, com distribuição de brindes e lanches diferenciados.

Seja um doador!

domingo, 15 de novembro de 2009

O CÉU É O LIMITE


Katucha Dias está conosco. Já são 48 os amigos do blog. E assim, vamos em frente! Inscreva-se você também. Vamos consolidar esse espaço como um dos mais lidos na blogosfera. O nosso orgulho é ver que um blog genuinamente abaetetubense figura entre os de maior número de leitores cadastrados.
Credibilidade a gente não compra na feira.

CANDIDATA DE ABAETETUBA VENCE O MISS PARÁ TURISMO 2009


É de Abaetetuba a Miss Pará Turismo 2009. Rayana Lobato venceu o concurso realizado na noite de sábado (14), na sede campestre da Assembleia Paraense, em Belém, disputando com outras 29 candidatas.
Com a vitória, Rayana ganhou uma moto zero quilômetro, seis meses de academia e, o mais importante, o direito de representar o Pará, com todas as despesas pagas, na etapa nacional do concurso, o Miss Brasil Tour, que acontece no ano que vem em Curitiba. De lá, sairá a representante do Brasil no concurso "Miss Turismo Internacional", a ser realizado na Malásia, no segundo semestre de 2010.
Na premiação, a coordenação do evento destacou o apoio concedido pelas prefeituras às suas candidatas. A prefeita Francineti Carvalho esteve no evento e comemorou, ao lado da torcida abaetetubense, o título para o nosso município.

sábado, 14 de novembro de 2009

BUSCAI E ENCONTRAI


Por Naldo Araújo


Em meio a tantas turbulências, vamos falar um pouco de poesia. Da poesia que é viver em Abaeté. Sem demagogias. "Buscai e encontrai", ensinou-me minha esposa Edilma, citando um trecho bíblico. E fui buscar a ternura de minha cidade. E encontrei motivos apenas com um olhar diferente, mais condescendente com o nosso cantinho de vida. E resolvi estender o convite a todos vocês, leitores, para o exercício do "olhar com ternura", que nos desviará, nem que seja por um instante, daquele olhar que só vê a pirataria, as drogas, a violência e tantos outros males sociais grassando por toda parte. Não pediria nunca que esquecessem, por completo, as nossas mazelas sociais. A intenção é outra. É momentânea. E vital.

Agora, não. Deixemos, apenas, que a inspiração flua desse clima gostoso que começa a instalar-se por toda parte. As chuvas de nosso inverno paraense ficarão encarregadas de dar à cidade um aspecto de paz e tranquilidade. Os dias amanhecerão mais preguiçosos. Nuvens de cupins fluturão por entre as garoas das manhãs cinzentas. As sombrinhas e os guarda-chuvas seguirão os passos apressados para a beira, incensada pelos cheiros das nossas frutas regionais. Mesmo entre a poluição sonora, será possível ouvir, de tão intenso, o som das sandálias percorrendo as ruas encharcadas. Passageiros desavisados de bicicletas sem paralamas, passarão nas garupas com as costas das camisas com respingos de lama. As marquises servirão de abrigo para os que foram apanhados de surpresa. Alguns preferem enfrentar a "chuva branca", que parece interminável. "Quem vai pra casa, não se molha", diz o dito popular. A água desaba do céu não sem antes anunciar-se com aquele "cheiro de chuva". E vai embora, sempre deixando no ar a essência da terra molhada.

Sintamos, pois, todas as nuances da época. O clima de festa e congraçamento a anunciar que o círio da padroeira está próximo. Logo, os dias de friozinho ganharão a companhia dos aromas que vêm das cozinhas. Agora, é tempo de sentir a maniçoba, o pato-no-tucupi, seguindo o que parece ser a receita-padrão das festas religiosas paraenses. Depois, virão o perfume das frutas natalinas. Aqui, lembro que a natureza é sábia. As chuvas se intensificam nessa época do ano e nos deixam mais no aconchego do lar. Ao lado dos nossos. A partir de hoje, todos os dias serão de felicidade. Por quê?

"Buscai e encontrai".

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SE LIGA NO PANORAMA




O Panorama deste sábado está imperdível. Olha só os destaques:

  • O homem acusado de ser o rei da pirataria nas ilhas de Abaetetuba concede entrevista ao Panorama na ala carcerária da delegacia. Ele é acusado de roubos, furtos e até assassinatos.


  • Um adolescente é espancado pela população logo depois de praticar um assalto. Acabou salvo pela polícia.


  • A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas esteve esta semana em Abaetetuba e concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso programa.


  • A incrível coleção de um conhecido personagem de Abaetetuba: Bebé do Preto e seu jardim de...televisores.


  • As mudanças na festividade de Nossa Senhora da Conceição.

É neste sábado, às 12:30h, na RedeTV! Canal 9.

CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TEM NOVA PRESIDENTE

Realizada agora há pouco, na APAE, a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social, para o período 2009-2011. A professora Marcela Parente foi eleita presidente, tendo como vice a assistente social Ana Maria Rodrigues e como secretárias Débora Nunes e Madalena Martins. O Conselho é formado por 12 pessoas, divididas em igual número entre representantes de entidades governamentais e nã0-governamentais. Entre as atribuições dos conselheiros estão a deliberação sobre políticas públicas e a fiscalização dos recursos destinados à assistência social.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

POPULAÇÃO TENTA FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS


Um fato que merece reflexão da sociedade. E muito mais cuidado ainda por parte do poder público. Cansados de tanta violência, moradores do bairro Cristo Redentor, em Abaetetuba, perseguiram e espancaram um adolescente de 17 anos que havia acabado de assaltar um ponto de video game, em companhia de três comparsas. A intervenção de policiais militares, chamados ao local, evitou que coisa pior acontecesse. Da quadrilha, só um conseguiu escapar. Justiça com as próprias mãos. Eis a que ponto chega a impaciência da população com a inércia de nossas autoridades. Segurança Pública é dever do estado e direito do cidadão.

PRONTO PARA VOTAR?


Tem enquete nova no blog. No clima de círio de Conceição, o tema é a mudança no início da motoromaria. Dê sua contribuição. Opine.


À leitora Mariane dos Santos, muito obrigado pelas palavras encorajadoras. Abração!!!!

NOSSA PADROEIRA EM BELÉM


Pelo quinto ano consecutivo, a imagem de Nossa Senhora da Conceição fará a tradicional peregrinação a Belém. Na tarde desta sexta-feira (13), a imagem da santa será recebida pelos devotos na Praça Amazonas. Daí, seguirá em procissão até a igreja de Conceição, no Jurunas. É um dos eventos pré-círio mais emocionantes, quando abaetetubenses residentes na capital e demais fieis aproveitam para reverenciar a padroeira de Abaetetuba.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SAUDADES DO CÍRIO DE ABAETÉ

A leitora Marlucia Margalho Nunes nos escreve cheia de saudade da terra natal:

Como eu gostaria de compartilhar com essa maior festa religiosa de Abaetetuba, mas infelizmente estou aqui em Recife-PE e vou rezar por aqui mesmo beijooooooooooos

Abaeté está aí com você, Marlúcia. Nem que seja em pensamento.

UMA CIDADE EM ALERTA


Subiu para 27 o número de casos confirmados da Doença de Chagas em Abaetetuba. Hoje, a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas no Pará, Elenild Góes, esteve no município e, ao lado das coordenações de vigilância sanitária regional e local, visitou os maiores hospitais da cidade, conversando com médicos e outros profissionais da área. O dia também foi reservado para reuniões com o secretário municipal de saúde, José Raimundo Farias.

NOVIDADES NO CÍRIO DE CONCEIÇÃO


O Círio de Nossa Senhora da Conceição, no dia 29 de novembro, vem com muitas novidades este ano. A primeira é a forma como a berlinda será apresentada, um segredo guardado a sete chaves. No mais, haverá mudanças nas manifestações que acontecem no sábado, véspera da maior festa religiosa de Abaetetuba. A procissão fluvial será toda sonorizada, através de links colocados em algumas embarcações, captando a cobertura especial da rádio católica da cidade. A motoromaria, por sua vez, será iniciada na Praça da Bandeira, e não mais na chegada da santa ao porto da cidade, o que gerava grande tumulto nas ruas estreitas do comércio.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ABAETETUBA FAZ FESTA PARA RECEBER PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS

Está sendo concluído neste momento, na Praça da Bandeira, o lançamento oficial em Abaetetuba do Projeto de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano. Nosso município foi o único da Amazônia contemplado com essa iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, que tem como objetivo implementar ações e serviços que ajudem na elevação do IDH-Índice de Desenvolvimento Humano das localidades selecionadas. Da lista, constam somente outros três municípios.
A programação foi iniciada hoje pela manhã, com um seminário público sobre o tema, na Escola Cristo Trabalhador. Desse evento, participaram autoridades políticas e gestores da União, Estado e Municípios, convidados pela prefeita Francineti Carvalho, além de representantes do UNICEF e da Confederação Nacional dos Municípios.
Agora à noite, foi realizada uma festa em praça pública, incluindo apresentações culturais e shows com artistas locais.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ASTRO É ASTRO


O lançamento oficial do Programa de Fortalecimento das Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local, nesta terça-feira (10) contará com shows de artistas locais. Pelo menos uma das atrações foi exigência dos representantes das Nações Unidas: The Litho's Show. O "astro pop" ganhou a simpatia do pessoal da ONU na última visita da equipe a Abaetetuba. A programação começa às 8 horas, com um seminário público na escola Cristo Trabalhador. À noite, haverá a programação cultural na Praça da Bandeira.

E ASSIM, VAMOS CHEGANDO LÁ!


Alessandra, Rosiane Silva e 1721 EDER. Chegamos a 47 leitores cadastrados. Faltam só 3 para 50. Obrigado a todos vocês que confiam neste espaço. Assim como recebo críticas (o que me engrandece), também recebo mensagens positivas (o que me fortalece). Compartilho, com orgulho, a manifestação da leitora Juline Silva*:
Oi,Naldo. [...] parabéns pelo seu blog. Ele é um exemplo de ética profissional, em que não se misturam informação e ideologia. (Segue questionamento sobre a Doença de Chagas).


Um ótimo dia a todos!!!


*Trecho extraído de comentário da nota Doença de Chagas assusta Abaetetuba.



domingo, 8 de novembro de 2009

ASSASSINADO

Foi sepultado agora há pouco, no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba, o funcionário público Wander Júnior. O corpo dele foi encontrado em avançado estado de decomposição no início da tarde deste sábado, na antiga pista de pouso de Abaetetuba. Wander estava desaparecido desde quarta-feira. Ele era servidor da Unidade de Saúde Heraldo Pantoja e, nas horas de folga, trabalhava como mototaxista. Ao receber a informação, uma equipe da Polícia Militar foi ao local, levando junto a esposa da vítima, que fez o reconhecimento. A própria equipe da PM localizou, no matagal, partes da moto que o rapaz havia comprado recentemente. O laudo do IML de Abaetetuba constatou que a vítima foi assassinada com um tiro na cabeça.

sábado, 7 de novembro de 2009

OPINIÃO HOJE E SEMPRE


Têm muitos leitores que só agora estão postando comentários para textos que não estão mais na galeira principal do blog. Isso é muito bom. Mostra que tem pessoas interessadas em dar sua contribuição. Por isso, é importante não lermos só as matérias atuais. Uma observada nas postagens mais antigas também é válida. É só clicar, por exemplo, no item 2009 ou nos meses correspondentes à matéria de seu interesse.

DESESPERO


Wander Júnior, de 27 anos, é auxiliar de consultório da unidade de saúde Heraldo Pantoja, no bairro do Mutirão, em Abaetetuba. Resolveu engordar a renda da família. Comprou uma moto e tornou-se mototaxista nas horas vagas. Saiu de casa na quarta-feira (4) à tarde. Deixou as filhas na escola. Disse à mulher que voltaria logo. Nunca mais foi visto. A preocupação da família virou desespero. Uma campanha nas ruas e nos meios de comunicação foi iniciada em busca de qualquer informação. O incrível é que várias informações têm chegado à família. Por três vezes, a notícia era de que o corpo de Wander tinha sido encontrado. Tudo trote. Pura maldade. Fora os desumanos, todos podem ajudar.

Os telefones de contato são: 91737851/82476680/91729992

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA URBANA


Cena de faroeste no centro de Abaetetuba agora há pouco. Três homens armados invadiram uma clínica particular localizada na rua Pedro Rodrigues, em frente à escola Basílio de Carvalho. Enquanto o dono da clínica, o médico Ronnie Freitas era rendido, os bandidos roubavam todos os pertences dos clientes, que estavam na sala de espera. A Polícia Militar foi acionada. Ao ver a movimentação de policiais, a quadrilha tentou fugir. Um dos integrantes do bando foi baleado na perna direita e está em estado grave no hospital público de Santa Rosa. Através de informaçoes da própria população, a PM conseguiu capturar outro assaltante, que confessou a participação no crime e está neste momento sendo ouvido na Superintendência da Polícia Civil. Ele informou que o bando veio do bairro da Terra Firme, em Belém. Um terceiro bandido não foi localizado.

CASTOR NO SBT


O Sistema Brasileiro de Televisão solicitou do humorista Castor um vídeo de 3 minutos. O material será analisado pela cúpula do SBT e, se aprovado, o artista abaetetubense será convidado para participar de um concurso de humor no Programa Silvio Santos. Castor esteve na emissora paulista em agosto e deixou comerciais dos quais ele foi protagonista, ao lado do Coroné Tunico. O SBT, então, buscou informações sobre o artista com a comediante Felizmunda, obtendo boas referências. Felizmunda, pra quem não sabe, é abaetetubense, amiga particular de Castor e vem fazendo sucesso em todo o Brasil, estando classificada para a final do concurso de piadas do Domingão do Faustão.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DE PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS EM ABAETETUBA SERÁ NA TERÇA-FEIRA


O lançamento oficial do Projeto Fortalecimento de Capacidades com foco em Desenvolvimento Humano Local será na terça-feira (10). A programação começa às 8h com um seminário público, na Escola Cristo Trabalhador. À noite, haverá show musical com artistas locais, na Praça da Bandeira.

Essa iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD- tem como objetivo implementar ações que garantam aos municípios o desenvolvimento sócio-econômico inclusivo e sustentável.

Abaetetuba foi um dos quatro municípios brasileiros selecionados para integrar o programa, que tem recursos de U$1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil dólares), a serem divididos entre essas cidades, de acordo com suas necessidades específicas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DOENÇA DE CHAGAS ASSUSTA ABAETETUBA


A Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba informa que são 13 os casos oficiais de Doença de Chagas no município. Só no Hospital Geral de Abaetetuba, 10 pessoas foram internadas com sintomas da doença desde o último sábado. 9 casos foram confirmados no laboratório anexo àquela unidade de saúde. 4 pacientes são de uma mesma família, moradora na 5ª rua do bairro da Aviação. Dois integrantes dessa família foram transferidos para Belém na tarde desta sexta-feira (4). Um deles, um homem de 45 anos, estava em estado grave e teve de ser removido em um helicóptero do Corpo de Bombeiros para a capital. Uma outra pessoa seguiu em um carro cedido pela prefeitura. Ambos estão internados no Hospital das Clínicas.

A Sesmab intensificará campanhas nos meios de comunicação, orientando a população sobre como evitar o contágio dessa doença transmitida pelo protozoário Trypanossoma Cruzi, presente nas fezes de um inseto conhecido como barbeiro.

TURISMO NO CÍRIO

Setor de Comunicação da Prefeitura de Abaetetuba, à frente Aldo Pantoja, organizando um mapa turístico da cidade. O material deverá estar pronto até novembro, a tempo de ser distribuído às milhares de pessoas que vêm para o Círio de Conceição, a maior festa religiosa dos abaetetubenses.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ONDE ESTÁS, QUE NÃO RESPONDES?


Muitas crianças trabalhando no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba, no Dia de Finados. Alô, alô Conselho Tutelar !!!

AQUI, NÃO!!!!

O blog não tem a menor vocação para a censura. Mas não podemos concordar com alguns comentários, que em nada acrescentam ao debate. Falemos, aqui, apenas, e tão somente, do lado profissional das pessoas citadas. Não iremos, em hipótese alguma, incorrer no erro de servir de instrumento para a disseminação do ódio e do rancor. Este é o motivo para que, a partir de agora, passemos a utilizar a ferramenta da moderação de comentários. Até então, isto não estava sendo preciso. Mas, ao percebermos os rumos que tais análises estavam tomando, não nos restou outra alternativa. Todos terão o direito de permanecer no anonimato. E nós lançaremos mão do dever de não deixar este espaço se transformar em algo sem conteúdo.
Abraços, amigos. E mantenham o alto nível das discussões.

APENAS NOVE MESES DEPOIS...


A administração da Vila de Beja, endossada pela comunidade local, está solicitando hoje, via ofício, uma visita do engenheiro-responsável da Terraplena, Daniel Pereira, à localidade. Os moradores do distrito localizado a 22 km de Abaetetuba querem saber da empresa responsável pela construção da orla da praia, o porquê da estrutura apresentar diversos problemas, inclusive com pontos de erosão. Prá você que não conhece, não pense que estamos falando de um serviço antigo. A obra foi entregue em janeiro deste ano.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

SAUDADE


Hoje é o dia de homenagearmos todos aqueles a quem amamos em vida. E continuaremos amando pela eternidade. Nesse Dia de Finados, reproduzimos a crônica "O Senhor de Escravos e a Santa Negra", de minha autoria, publicada originalmente em janeiro deste ano.

O SENHOR DE ESCRAVOS E A SANTA NEGRA


O poder em vida não é garantia de um reconhecimento imorredouro. Essa é a sensação que tenho todas as vezes que entro no cemitério público de Abaetetuba e vejo aquele túmulo logo na entrada do campo santo. Impossível ignorá-lo, pela simbologia da fé. Ali está uma mulher que o tempo transformou em santa popular. Mais alguns passos e, quase em frente à capela nos deparamos com o mausoléu imponente de quem um dia teve dinheiro, muito dinheiro, e, por extensão, poder, muito poder. Ela, Ana Cristina. Ele, Coronel Caripuna. Falaremos, ainda, de um terceiro personagem.
15 de agosto de 1884. A pequena vila de Abaeté comemorava mais um aniversário da adesão do Pará à independência. Foi nessa data bastante festejada naquela época que a localidade ganhava seu primeiro jornal. O Abaeteense trazia no seu primeiro número um retrato da vila para a posteridade:"(Abaeté) hoje possue apenas as ruas do coronel Caripuna e Siqueira Mendes, travessas do Tenente-Coronel Costa, da Conceição e mais três travessas com poucas casas, a praça 25 de março e o largo do Espírito Santo, sendo a mais bella rua a de Siqueira Mendes, edificada recentemente e que possue bons prédios e que é espaçosa e direita". O dono do jornal era o poderoso Coronel Antônio Francisco Corrêa Caripuna. Era ele quem mandava e desmandava. Rico dono de terras, Caripuna mantinha engenhos para a produção de cachaça, numa época em que a cultura canavieira era movida pelos braços dos escravos. O Abaeteense era mais uma forma dele reafirmar esse poderio econômico e político. Tão poderoso que a morte dele, em 1887, levou a nata da sociedade abaeteense às ruas. O túmulo seria todo de mármore importado da Europa. O mais belo dos jazigos já construídos por estas bandas.O Abaeteense passaria a ter outro dono. Claro, outro senhor poderoso. O dono de engenho Manoel João Pinheiro aparentemente pouco se importava com a situação do negro cativo. O periódico comandado por ele constantemente publicava notas oferecendo recompensa a quem desse notícias de negros fugidos das senzalas. O próprio primo havia sido vítima do roubo de uma montaria. “O ladrão, sem dúvida, foi o escravo Joaquim”, sentenciava o jornal. E completava: “É fácil de conhecê-lo: tem de menor o dedo de um pé e a metade de um da mão”.
A vida, contudo, pregaria uma peça no senhor escravocrata. Um belo dia, Manuel João Pinheiro percorria o rio Moju, quando conheceu uma escrava por quem sentiu forte atração. A negra não foi somente comprada. Acabou sendo desposada pelo novo proprietário, com o qual tivera sete filhos. Reza a lenda que, de tão bondosa, a escrava chamada Ana Cristina deixou profunda dor aos abaeteenses quando morreu. Da saudade para a devoção foi um pulo. Acabou virando santa popular.
O jazigo do poderoso Caripuna resiste ao tempo. Não deixou de receber deferências, mesmo que por vias tortuosas. Todos os anos, aparecem por lá centenas de fitas coloridas, mas é só pela pura ignorância de quem julga ser ali um monumento a um anjo, pelo fato do mausoléu ter sido ornamentado durante mais de cento e vinte anos por uma figura angelical. O capitão da Guarda Nacional do Império Manuel João Pinheiro desapareceu por completo. Não há registros sobre a data de sua morte. Nem o local onde seu corpo está sepultado. Ainda hoje, o túmulo da ex-escrava Ana Cristina é um dos mais visitados. São milhares de velas acesas, circundadas por centenas de pedidos e agradecimentos por graças alcançadas. Sem contar as inúmeras bonecas deixadas durante o ano todo. Como não há história totalmente perfeita há, sim, os que veneram Ana Cristina pensando tratar-se de uma criança.

Naldo Araújo


Texto publicado originalmente em janeiro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

CAIU NA REDE, É PEIXE!

E essa agora: 1o mil pessoas, aproximadamente, estariam cadastradas como pescadores, embora não saibam nem como é um mapará. A Policia Federal investiga a fraude em vários municípios paraenses. "Fraudes no seguro da pesca no Pará chegam a R$ 20 milhões", noticiam os jornais. Os falsos pescadores recebem uma faixa de um salário mínimo por mês. Rezemos para que a tarrafa da lei não descubra nenhuma maracutaia envolvendo pessoas aqui de Abaetetuba. Chega de escândalos!!!

E AGORA, JOSÉ?


O Partido Verde do Pará declarou apoio à reeleição da governadora Ana Júlia, do PT. Como fica o PV de Abaetetuba, aliado do governo tucano de Francineti Carvalho? O vice, alíás, é o verde Ronald Sobrinho.

DISPUTA ACIRRADA


Enquete da semana com uma disputa acirrada entre os quatro itens apresentados. Confira a votação até agora e dê também sua opinião. Lembrando que o resultado final será divulgado no Panorama do próximo sábado. E você, o que acha da decisão de realizar na Praça da Bandeira o Miritifest 2010?