PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

REFERÊNCIA

As notícias publicadas em primeira mão neste espaço estão sendo citadas em outros blogs. Isso é um orgulho para nós. O problema é que tem gente que está publicando e não está colocando o crédito, a fonte da informação. Quando é de fora, eles põem lá: fonte: Portal ORM, fonte: Diario do Pará, fonte: O Liberal... Não faz mal. Leitor do naldoaraujo.blogspot.com sabe onde leu! É só verificar a data de postagem do texto. Quem lê aqui, sabe primeiro!!!

MIRITI NO TCE

Representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estiveram nesta terça-feira (29) em Abaetetuba visitando e adquirindo produtos nos ateliês de artesanato de miriti. A nossa arte popular será tema de uma exposição em Belém no novíssimo Espaço Cultural Clóvis Moraes Rego do Centro de Memória do TCE, que ainda será inaugurado no próximo dia 8 de outubro. A exposição será aberta no dia 22 de outubro, permanecendo no local durante um mês.
O TCE fica na travessa Quntino Bocaiúva, no Largo do Redondo.

UM DIA APENAS

Falta somente um dia para o encerramento de mais uma enquete aqui do blog. Não deixe de dar sua opinião. Vá aí ao lado e vote!!!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A SAÚDE SOB NOVO COMANDO

O assunto mais comentado da semana aqui no blog foi a saída da psicóloga Aldenise Maués da Secretaria de Saúde de Abaetetuba (a notícia foi dada em primeira mão aqui neste espaço, ainda no sábado). Quem não leu a nota, é só recorrer ao nosso arquivo. Mas, falando no assunto, quem assumiu interinamente o comando da SESMAB foi José Raimundo Farias. Ele tem 41 anos, é enfermeiro(texto corrigido), especializado em gestão de planejamento e está concluindo uma especialização em auditoria de serviços de saúde, pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhava atualmente na equipe de planejamento da secretaria. Uma curidosidade: José Raimundo nasceu em Belém, mas tem o sangue abaetetubense. A mãe dele é cabocla ribeirinha nascida no rio Maracapucú.

EXIGÊNCIA PARA DIPLOMA DE JORNALISTA PODE SER RESTABELECIDA

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza,nesta quinta-feira(1º), audiência pública para discutir proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que estabelece que o exercício da profissão de jornalista é privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação, com habilitação em Jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
A proposta foi apresentada depois que o Supremo Tribunal Federal, em 17 de junho deste ano, decidiu, por maioria de votos, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego como condição para o exercício da profissão de jornalista.
Na justificação da PEC, Valadares afirma que uma consequência óbvia da não-obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão seria a rápida desqualificação do corpo de profissionais da imprensa do país: 'Empresas jornalísticas de fundo de quintal poderiam proliferar contratando, a preço de banana, qualquer um que se declare como jornalista'.

Fonte:Portal ORM

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O CÍRIO E O MIRITI

A Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba-ASAMAB-e o Sebrae realizaram na tarde desta segunda-feira (28), no auditório da Associação Comercial do município, a última reunião para definir os locais destinados a cada artesão na Feira do Miriti, em Belém. O evento acontece pelo terceiro ano consecutivo na Praça Kennedy, de 8 a 12 de outubro. Este ano, serão montados 84 estandes reunindo 252 expositores, entre artistas e ajudantes.
A organização dos espaços no local, porém, não agradou a todo mundo. Artesãos como Amadeu Gonçalves se mostraram decepcionados pelo fato da feira não ser exclusiva para o brinquedo de miriti. A tradiconal arte popular genuinamente abaetetubense dividirá espaço com outras formas de artesanato de vários municípios paraenses. "Fico triste em ver que nossa arte, que é um dos símbolos do círio de Nazaré, vem perdendo espaço na feira que surgiu justamente em função do brinquedo de miriti", lamenta Amadeu, ex-presidente da ASAMAB.

AMIGOS DO HOSPITAL

Amigos do Hospital. Esse é o projeto elaborado pelo Conselho de Gerência do Hospital de Santa Rosa. O objetivo é buscar parceiros que contribuam com a maior unidade de saúde de Abaetetuba. A iniciativa será apresentada aos empresários do município na noite desta terça-feira (28), na Associação Comercial de Abaetetuba.

domingo, 27 de setembro de 2009

DOMINGO NA PRAÇA


Hoje é domingo. Dia de curtir a família. Há os que vão passear nas praias, nos balneários. Há os que, como é o meu caso hoje, preferem ficar no aconchego do lar, ao lado da esposa e dos filhos, aproveitando cada momento do dia. No fim da tarde, quem sabe, um passeio na praça. Um programa bem saudável. Como faziam nossos antepassados, num tempo em que sair de casa não era tão perigoso. Tempos bem distantes, como naquele junho de 1926, quando o jornal O Colibri destacava, para a posteridade, a atmosfera simples e elegante da Abaeté daquelas primeiras duas décadas do século XX (a grafia da época foi preservada):

Começou o verão. A epocha invernosa cede logar aos bellos dias de sol[...] As tardes destes últimos dias têm sido lindas. Nota-se mesmo outra vida na cidade. Grupos de gentis senhoritas, garrulas, alegres, passeiam pelas ruas e avenidas, enfeitando-as com o encanto fugaz de seus sorrisos. De futuro, o ponto predilecto para os passeios da tarde será a Praça de Conceição. Sabemos que a banda de música "Club Carlos Gomes" tocará [...] as mais bellas e modernas peças de seu repertório.

sábado, 26 de setembro de 2009

QUANDO FALAR É UM PERIGO

Exibimos no programa Panorama a cobertura do assassinato de um mototaxista em Abaetetuba. Com exclusividade, entrevistamos a mãe da vítima e um colega de trabalho, que esteve com o Francisco momentos antes da execução. O rapaz foi morto com 5 tiros na noite da última quarta-feira, em uma rua da ocupação Ultralar, na periferia de Abaetetuba. A parte mais difícil da reportagem foi tentar ouvir moradores da área onde ocorreu o crime. Mesmo explicando que as identidades seriam preservadas, ninguém quis gravar depoimentos. Um medo compreensível, diante de tanta violência urbana. O curioso é que, quando as mães viam seus filhos conversando conosco, gritavam para que eles se recolhessem. Muitos simplesmente fechavam portas e janelas, quando nos aproximávamos.
Esse é o retrato do verdadeiro pavor que está invadindo nossa população.

MAIS UMA AO NOSSO LADO

Os amigos do blog recebem com carinho a Jane Márcia. Bem-vinda!!!

MUDANÇAS NA SAÚDE DO MUNICÍPIO

Confirmado: Aldenise Maués não é mais a secretária de saúde do município. A decisão, segundo ela, foi por "motivos pessoais". Em encontro com a prefeita Francineti Carvalho, Aldenise expôs seus motivos e teve seu pedido atendido pela prefeita. Francineti deve anunciar na segunda-feira o nome do novo titular da SESMAB.

NOITE DE HOMENAGENS

A CDL-Abatetuba reúne a classe empresarial do município para a Festa Lojista 2009,hoje à noite no salão de recepções Sal e Mel.Serão homenageados o Lojista do Ano de 2008, Caetano de Lima Nunes Jr.,o Tatá; Manoel do Carmo Rodrigues, o Moreno, como lojista mais antigo em atividade; e a Pastoral do Menor, que recebe a Comenda Manoel Ferreira Dias.
Ainda neste sábado, no sítio Amazônia, a empresa Mectec estará entregando a comenda Nivaldo Rocha a personalidades que contribuem com o desenvolvimento cultural, esportivo, educacional e social de Abaetetuba.O titular deste blog estará entre os agraciados. Obrigado pelo reconhecimento.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TEM MAIS GENTE CHEGANDO

Equipe Sepultura e Jéfferson Brunno conosco. Salve, salve!!! Já somos 22, aliás, 23 comigo, né!

A TURMA CRESCE

Já são vinte os amigos do blog. Assim, alcançamos o honroso posto de blog genuinamente abaetetubense com maior número de leitores cadastrados. Sejam bem-vindos Carla Nagel, Chico Laser, Carlos Henrique e Adalberto. Um forte abraço a quem está na turma há mais tempo: Helenna, Geração Eletrizante, Winniston, Marajó, Acrizio, Élison, Moraes, Carlos, Ademir-Heleno, Lial, Stoesel, Daniel Bonney, Wender Curió, Tânia, Edilma e Edilvani. Muito obrigado a vocês!!!!

VAMOS INTERAGIR?

O blog tem uma nova enquete. O assunto, agora, é o trânsito de Abaetetuba. Quer dar sua opinião? Então, vá aí ao lado e vote!

PANORAMA

Olá!
O programa Panorama está saindo do forno com reportagens quentíssimas. Vamos exibir uma entrevista exclusiva com a mãe do mototaxista assassinado esta semana em Abaetetuba. Ouvimos, ainda, uma testemunha que esteve com a vítima minutos antes da execução.
O programa também vai mostrar a atual situação da orla da praia de Beja, uma obra construída recentemente, mas que já dá sinais de deterioração.
No quadro Seus Direitos , o advogado Antônio Serrano responde às questões relacionadas aos direitos trabalhistas.
Neste sábado, vamos iniciar uma série de reportagens sobre o brinquedo de miriti, mostrando os preparativos dos artesãos abaetetubenses, às vésperas de mais um Círio de Nazaré, em Belém.
Esses e muitos outros assuntos neste sábado, às 12:45, no Panorama (RedeTV! Canal 9-Abaetetuba).

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ATÉ QUANDO?

A empregada doméstica Maria Rodrigues ainda tenta suportar a maior dor de uma mãe. O filho dela, o mototaxista Francisco, saiu para trabalhar na noite desta quarta-feira. Estava em um dos pontos, no centro de Abaetetuba. Com ele, estavam mais dois colegas à espera de clientes. Um rapaz, conhecido como Silas, chegou e pediu para que fosse levado em casa, no bairro de Santa Clara, na periferia da cidade. Queria fazer a corrida com um dos mototaxistas, em especial. O escolhido recusou. O rapaz insistiu. Aí, Francisco se ofereceu. Mesmo contrariado, o cliente foi com ele. Francisco não sabia, mas estava fazendo a sua última viagem.
Nem bem o passageiro foi deixado, Francisco era aborado, em uma das ruas escuras no local conhecido como Invasão da Ultralar, por dois homens que estavam em uma bicicleta. Um deles desceu e atirou cinco vezes no mototaxista. Nada foi levado da vítima. Isso é tudo o que a polícia sabe até o momento.
Hoje pela manhã, mototaxistas foram ao encontro de D. Maria. Ela ainda aguarda a chegada do corpo do filho assassinado, que havia sido levado para necrópsia em Belém. Francisco tinha 25 anos, era casado e pai de um menino de 9 anos. Em meio à dor, a mãe da mais nova vítima da violência urbana ainda foi capaz de dar conforto aos colegas de trabalho do filho: "Quero que vocês continuem voltando vivos para suas famílias, suas esposas, seus filhos. Meu filho não teve essa sorte".

A SUA OPINIÃO

Encerramos mais uma enquete. O tema foi esse:
ABAETETUBA É MAIS UMA VEZ CITADA NA IMPRENSA NACIONAL COMO A "MEDELLIN BRASILEIRA", EM REFERÊNCIA À UMA DAS SEDES DA MÁFIA COLOMBIANA. NA SUA OPINIÃO, QUEM SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR ESSA SITUAÇÃO, ALÉM, É CLARO, DOS TRAFICANTES?

83% responderam "nós, cidadãos, que ainda não aprendemos a cobrar providências de quem elegemos para nos representar".

26% responsabilizaram "o poder público, que não consegue resultadois positivos na luta contra as drogas".

13% consideram que os maiores responsáveis são "os usuários, que deviam receber o mesmo tipo de punição dos traficantes

Para 6%, a culpa é dos "nossos representantes nos parlamentos estadual e nacional, que não se empenham o bastante".

Como vimos, um resultado bastante eclético. Obrigado pela participação.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ARTE POR AMOR À SANTINHA


Círio de Nazaré chegando e os artesãos de miriti de Abaetetuba aceleram a produção do brinquedo que é um dos símbolos da maior festa religiosa dos paraenses. Quer dizer, quase todos os artesãos. Um deles, o Valdeli Costa Alves, apesar de ser um dos principais expoentes dessa arte, vai na contra-mão desse frenesi que se instala todo mês de outubro em todas as casas onde se produz essa arte popular.
É o que mais produz brinquedos de miriti no município. E é um dos que menos leva peças para a capital nessa época do ano.Isso acontece porque Valdeli é o único que tem mercado o ano todo. As obras dele são comercializadas em vários pontos do Brasil e até do exterior. O interesse pelos brinquedos populares e objetos utilitários feitos de miriti é tanto, que o artesão abaetetubense fundou há sete anos uma ONG, a Miritong, que é responsável pela comercialização da produção que atualmente alcança, em média, trinta mil peças por ano. É tanta encomenda, que ele acabou sem tempo para produzir para o círio. Apesar de não ser mais o foco principal de sua produção, ele não abre mão de participar, junto com outros colegas abaetetubenses, da Feira do Artesanato de Miriti em Belém. Só que hoje ele faz isso mais por tradição. "Pelo amor à santinha", conta um emocionado Valdeli.

OBRIGADO

Alcançamos duas marcas importantes para este espaço. Nossa enquete da semana vem recebendo a maior participação dos leitores até agora. E já são dezenove os amigos do blog. Valeu!!!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O CARRASCO

O carrasco dos times de Abaetetuba na segundinha do campeonato paraense tem nome: Jailson. O atacante do Cametá decretou a vitória da equipe da Terra dos Romualdos sobre o Vênus na tarde deste domingo pelo placar de 1 a 0. Jailson já havia marcado o seu na rodada anterior contra o Abaeté, por 2 a 1, dentro do estádio Humberto Parente.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Muito bem avaliado o novo quadro do programa Panorama (RedeTV! Canal 9- Abaetetuba). A partir de agora, todos os sábados, o advogado Antônio Serrano estará respondendo a perguntas sobre assuntos relacionados aos direitos do consumidor. Você também pode participar. Mande seus questionamentos para nossos estúdios, na travessa Padre Luís Varela, 1512 (ao lado do Banco do Brasil). Participe também pela internet: www.naldoaraujo.blogspot.com ou pro-midia@hotmail.com

QUEREMOS SUA OPINIÃO

A enquete da semana está sendo concluída. Ainda dá tempo de você opinar. Vá aí ao lado e participe.

PREFEITOS DE BELÉM E ABAETETUBA DISCUTEM REALIZAÇÃO CONJUNTA DA FEIRA DO ARTESANATO DE MIRITI

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, discutem hoje em Belém, a organização conjunta da Feira do Brinquedo de Miriti, que tradicionalmente é realizada na época do círio de Nazaré. Serão acertados detalhes como a estrutura para a exposição e comercialização do artesanato e a programação cultural nas Praças do Carmo e da Sé, na Cidade Velha.

domingo, 20 de setembro de 2009

O TUCANO BATEU ASAS E VOOU

Alguém poderia informar por onde anda o deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA)? Houve um tempo em que o nobre parlamentar não saía daqui de Abaetetuba. Essa quase onipresença sempre lhe rendeu bons dividendos eleitorais na terra da aguardente. Nas últimas eleições, foi o quinto deputado federal mais votado no estado. Os abaetetubenses colaboraram, despejando nas urnas mais de cinco mil votos. Mas o tucano parece que bateu asas. Quer ver Nilson Pinto, eleitor abaetetubense? Consulte as colunas sociais dos jornais. Ele estará lá, com certeza.
Aguardemos o ano que vem!

sábado, 19 de setembro de 2009

IMPIEDOSO

O bispo de Abaetetuba, D. Flávio Giovenale deveria acompanhar mais de perto a atuação dos padres da Diocese.Há religiosos como os padres Dante, Ciro, Reginaldo, Mariano e Renilson. Estes esbanjam simpatia e humanidade. Mas há também pessoas como o padre Ferdinando. A fama de mau-humorado e outros aspectos negativos desse cidadão talvez não tenha chegado ao conhecimento do líder da igreja no Baixo Tocantins. Ferdinando, entretanto, não deixa saudades por onde passa. Basta perguntar aos moradores da Vila de Beja, onde ele trabalha atualmente.
Tudo bem que ninguém precisa sorrir o tempo todo. Mas ser deselegante, aí já é demais. Que o diga a D. Dora, uma senhora de 84 anos, que disse ter sido desrespeitada pelo tal padre por discordar deste. E olha que D. Dora tem uma história de vida em Beja. Nasceu, cresceu, casou-se e jamais pretendeu sair de lá. Já padre Ferdinando parece não conhecer o que seja respeitar o próximo.
Esse é apenas um fato. Os fieis não se cansam de relatar episódios de rabugice do religioso.
Ao padre Ferdinando, uma sugestão: faça valer seu sacerdócio e siga a palavra de Deus, que prega sabedoria, compreensão e amor incondicional às pessoas.

SÃO MIGUEL ARCANJO

Neste domingo (20), Vila de Beja homenageia o santo padroeiro São Miguel Arcanjo, nesta que é uma das mais antigas manifestações religiososas do Pará. A história começa com a chegada das primeiras missões religiosas à região, vindas no rastro da ocupação portuguesa na Amazônia. Padres capuchinhos e jesuítas percorriam as aldeias, catequizando os índios. Nesse trabalho, eles iam logo providenciando a construção de capelas e igrejas. Foi o que aconteceu com Beja. Ainda no tempo em que esse local se chamava Samaúma, lá pelo século XVII, foi construída a igreja de São Miguel Arcanjo. Assim, ao redor do templo, o que era aldeia foi se transformando em povoado.Uma das mais importantes reformas da igreja foi em 1884. Um fato tão marcante, que acabou eternizado na área frontal do prédio histórico.
"Seu" Miguel Brito, um dos moradores mais antigos de Beja, conta que antigamente a festividade era muito maior, apesar da vila ser muito menor do que é hoje. Isso porque, ele explica, o acesso à localidade só se dava pelos rios, em viagens que duravam dias. "Quem vinha para cá, ficava os quinze dias de festa". D. Dora, de 84 anos, é o emblema vivo da fé em São Miguel. Vizinha da igreja, ela teve toda sua vida interligada ao templo. "Aqui, me batizei; aqui me casei e aqui foram velados todos meus entes queridos", relata, do alto de uma lucidez impressionante, a senhora de cabelos brancos, duas vezes viúva e mãe de sete filhos. "Sou do tempo em que bandas de música tocavam no coreto da praça e corais entoavam cânticos em lugar reservado na igreja".
A propósito, o pai de D. Dora era um dos moradores de Beja mais dedicados à igreja. Há 41 anos, ele morria, um dia depois de ter iniciado a colocação do forro do templo. "Seu" Miguel, por sua vez, trabalhou na construção da atual torre da igreja, que não constava no projeto original.
O círio de São Miguel sai às ruas de Beja, na manhã deste domingo. A caminhada começa às 7 e meia no Castelo e termina na igreja.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Wladimir Costa para vice de Ana

Nota no mínimo curiosa pinçada do blog do Ronaldo Brasiliense:

Não é verdade que o double de radialista e deputado federal Wladimir Costa (PMDB), flagrado jogando charme para a governadora Ana Júlia Carepa (PT), pleiteie a vaga de vice na chapa petista em 2010, em nome de seu partido. Não é verdade, repito


Comentário deste blog:

Se for verdade, como o Wlad passará a ser denominado pela turma que sempre o achincalhou?

Acontece que o “doutor” acadêmico é sim diferente do “doutor” profissional.

ANTONIO OLIVIO R. SERRANO

Esclareço, o termo “doutor” empregado a advogados, juízes e promotores decorre de tradição, multissecular tradição. A denominação surgiu na Europa no século 11 dc., aplicada primeiramente aos profissionais do Direito, onde com a complexidade crescente do comércio e das relações sociais nas cidades européias e principalmente italianas, começaram a despontar profissionais juristas, encarregados de interpretar as leis, costumes e regras à luz da compilação de textos autorizados do Direito Romano, e eles ensinavam essa sua ciência aos que queriam segui-la. Esses primeiros juristas apresentavam-se sob o titulo de “Doctor Legis”.
E, somente depois, com o decorrer do tempo foi estendido também o termo “doutor” aos médicos. Todavia, a idéia do termo “doutor” cientifico (aquele que conclui o curso de doutorado), somente surge em Berlim/Alemanha, na Universidade de Humboldt, já nos idos de 1810. ou seja, já no século 19 ac.
Concluindo, cito a jurista renomada, Maria Helena Diniz, que em seu Dicionário Jurídico, identifica duas acepções para a palavra “doutor” (1) a de tratamento honorífico a juízes, promotores, delegados, advogados e médicos, e (2) titulo daquele que defendeu tese de doutorado em universidade.

Ou seja, o melhor entendimento é de que a titulação científica difere do título profissional mas, ambos são de correto uso.



O autor é advogado militante, especializado em direito do trabalho.

POBRE PRAIA DE BEJA

Quando todos nós, abaetetubenses,vimos aquela orla da praia de Beja sendo construída, não deixamos de sentir um certo orgulho. Nossa principal vila-balneário iria, finalmente, ter um aspecto um pouco melhor. A bela paisagem natural da nossa praia mais famosa seria complementada por uma obra que a deixaria com mais um pé dentro do que se convencionou chamar de destinos turísticos mais apreciados pelos visitantes. Assim, começou a construção da orla de Beja. Uma história que só começou. E não está tendo um final feliz.
O fato é que, com menos de um ano o serviço executado pela empresa Terraplena não pode ser considerado sequer um serviço. E as indecências estão a olho nú. O piso apresenta rachaduras; em vários pontos o blokret simplesmente desapareceu; o parapeito de madeira ordinária que deveria ser temporário ficou como obra oficial; nem o projeto paisagístico saiu do papel. O pior é que em uma das extremidades do calçadão, o terreno cedeu pela força da água e abriu-se uma enorme cratera, lá pelas bandas do que um dia foi o igarapé Maria Coroa. A Associação dos Barraqueiros diz vir tentando, sem sucesso, uma justificativa da empresa Terraplena ou até mesmo da SETRAN. Cabe algumas perguntas, até agora sem repostas:
-Qual o custo total dessa obra?
-Por que o serviço vem desmoronando com tanta rapidez?
-Esse projeto um dia será concluído?
-Onde estão nossos políticos que ainda não se atentaram para tal situação?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ABAETÉ É DERROTADO DENTRO DE CASA

O Abaeté não foi bem em sua segunda apresentação na segunda divisão do campeonato paraense. Jogando agora à noite no estádio Humberto Parente, o Guará foi derrotado por 1 a 0 pelo Cametá. O único gol do jogo foi marcado aos 33' do primeiro tempo pelo atacante Jailson. O Cametá teve o volante Ismair expulso ainda no primeiro tempo. Mas o prejuízo do Abaeté foi maior. O ala direita abaetetubense Portuga foi expulso no início do segundo tempo e, logo depois, Giovani saiu contundido e não teve condições de retornar, deixando o Abaeté com apenas nove jogadores, já que o técnico Pneu havia feito as três substituições. Na análise do volante Emilson, do Abaeté, pesou a maratona de jogos dos últimos dias. "Jogamos na terça contra o Vênus e hoje (quinta), apenas dois dias depois, voltamos a campo. Agora é erguer a cabeça e voltar aos treinamentos visando o Vênus na próxima quarta-feira", disse o jogador.

CENA URBANA

Foi-se o tempo em que relatos de assaltos eram raros em Abaetetuba. No início da tarde desta quinta-feira, três homens armados de revólveres invadiram um açougue no bairro do Algodoal, renderam duas pessoas que estavam no local e fugiram em seguida levando uma balança, um aparelho de som e uma pequena quantia em dinheiro. Num cenário de violência crescente, foi alentadora a ação da polícia. Acionada, uma equipe da PM, comandada pelo tenente Gama, localizou os bandidos minutos após o assalto. Edivaldo Silva Lima, Antônio Silva e Firmo Santos Sena foram levados para a delegacia e autuados por assalto a mão armada. A superintende da Polícia Civil, Andrezza Franco, informou que após os procedimentos legais, os três serão transferidos para a penitenciária regional.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ABAETETUBA NA VEJA


No suplemento especial Amazônia da revista Veja desta semana, Abaetetuba é citada, infelizmente, de forma bastante depreciativa. Na reportagem "Terra sem lei", a revista diz que "os cartéis da droga controlam municípios inteiros. Seu poder em Abaetetuba, no Pará, é tão conhecido que a cidade foi apelidada de 'Medellin brasileira', em referência a uma das sedes da máfia colombiana". Veja completa: " Do Suriname vêm as embarcações com droga, o contrabando de armas, bebidas, cigarros e animais silvestres. A rota é conhecida, mas a Polícia Federal não tem gente nem disposição para fechá-la".

Comentário do blog: Triste, né!

O narcotráfico em Abaetetuba é o tema da nossa nova enquete. Vá aí ao lado e dê sua opinião.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ENQUETE ENCERRADA

Encerramos agora há pouco mais uma de nossas enquetes. A questão era essa: AS ESTRADAS QUE LIGAM ABAETETUBA À BARCARENA E VILA DOS CABANOS AINDA MANTÊM PONTES DE MADEIRA NO TRAJETO. MANIFESTANTES ACABARAM INCENDIANDO UMA DESSAS PONTES. NA SUA OPINIÃO:

Para 44% Foi correto. Só assim as autoridades olham para o problema

11% disseram não concordar. Ninguém deve cometer atos dessa natureza

Outros 44% dizem que seria melhor dialogar com as autoridades competentes

Aguardem a próxima enquete.

DEU EMPATE NO CLÁSSICO ABAETETUBENSE

Em partida válida pela primeira rodada do campeonato paraense da segunda divisão, o Abaeté venceu o Vênus agora à noite, no estádio Humberto Parente. O Vênus abriu o placar com Renan, aos 16'. O Abaeté empatou aos 40' da etapa inicial e virou o placar aos 15' do segundo tempo, com Pintinho.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CRÍTICAS DE MARAJÓ SERVIRÃO COMO ESTÍMULO AO VÊNUS


Entrevistei no último sábado, no Programa Panorama, o técnico e ex-jogador de futebol Marajó . O assunto era a estreia dos clubes abaetetubenses na segunda divisão do campeonato paraense. Com a sinceridade de sempre, Marajó não poupou críticas à cartolagem local, que segundo ele, não planeja o futebol a longo prazo. Segundo Marajó, "as duas equipes não devem ir longe com o atual plantel". Mas, na avaliação do ex-zagueiro de clubes como Remo, Vasco e Portuguesa, o Abaeté leva vantagem no "clássico da cachaça" desta terça-feira, no estádio Humberto Parente. Entre as críticas ao Vênus, Marajó lamentou a utilização de muitos atletas sem nenhuma experiência profissional e que, ainda por cima, têm de dividir os treinamentos com a carga horária em suas atividades extra-campo.É o caso do goleiro Alex, do Vênus, que corria o risco de não atuar porque o jogo havia sido marcado anteriormente para sábado à noite, e ele não conseguiu liberação pela empresa na qual trabalha no complexo Albras/Alunorte. A diretoria do Vênus considerou a entrevista bastante depreciativa e solicitou cópia do programa. As declarações de Marajó serão exibidas antes da partida e serviriam como estímulo para os jogadores do Azulão, que, também, não gostaram nada do que viram e ouviram.

sábado, 12 de setembro de 2009

AMIGOS DO BLOG

Iniciamos hoje no Programa Panorama uma campanha publicitária para divulgar ainda mais nosso blog. Esse é o primeiro passo para a ampliação de nossa atuação na internet. A ideia é partir também para a implantação de nosso site. Você pode fazer parte dessa história. Torne-se um de nossos leitores fieis. Vá aí embaixo no quadro "amigos do blog", cadastre-se e torne-se um dos nossos. Não paga nada, é super fácil e você ainda colabora para que nosso blog ganhe mais visibiliadade. Vá lá. Participe! Desde já, muito obrigado!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SAUDADES DA MINHA TERRA

Veja como o blog me dá lucro. Dia desses, reencontrei via internet, uma amiga dos tempos da adolescência. A Luzia foi embora faz tempo de Abaeté. Vive há onze anos em São Bento do Sul, em Santa Catarina, onde constituiu família e hoje mora com dois filhos. Leu recentemente aqui neste espaço a crônica sobre a nossa cidade lá pelos anos 70 (ver texto anterior). E mandou um comentário que merece ser compartilhado.

Naldo querido,
Visitei seu blog e confesso que tive de respirar fundo para não chorar.... não de tristeza, mas de alegria por você retratar com sutileza e sensibilidade as mais puras alegrias de minha infância.
Senti de novo aquele cheiro de café Abaeté todas as tardes em minha casa... me transportei para lá e ouvi o barulho do barco de meu pai (G.Neto) que infelizmente foi vendido há pouco.


Luzia informa que a irmã- Joana, que vive em Guarapari-(ES)- está viajando para Abaetetuba e encerra com uma frase fantástica:


Gostaria muito de ter ido junto, mas meu querer não é tudo e meu poder é limitado.
Aqui vivo quebrando pedras e plantando flores.


Nota do blog: Para mim, esse foi um reencontro que valeu muito mais do que um tesouro.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DE SONS, CHEIROS E LEMBRANÇAS

Naldo Araújo

As horas em Abaeté eram marcadas de um jeito diferente na minha infância. Eram marcadas pelos sons e reafirmadas pelos cheiros da cidade pequena dos anos 70. Assim, começávamos o dia, nós moradores daqueles arredores da beira, com a algazarra que vinha da rua. Ainda era possível ouvir a cantoria dos galos, uns aqui, outros acolá, e, em instantes, todos compondo um único recital da alvorada. Viriam, então, a onomatopéica procissão dos carregadores abrindo caminho com seus “titi-titis”; o ranger dos popopôs, num incessante ir e vir à beira-mar; o Vieira, que transformava seu carro-som em uma espécie de rádio, pelo qual ele lia as notícias do jornal do dia e até comentava os fatos. Os sonoros Copacabana impregnariam para sempre, nos ouvidos de toda uma geração, os seus prefixos e sufixos com aquela música que eu nunca descobri de quem era a autoria ( e que até hoje marcam o início e o encerramento das transmissões). Mas, as frases... essas ficaram: “Ao raiar de um novo dia, quando o sol distribui seus raios luminosos por todo o horizonte...” – A luz, os sons, naturais ou artificias, tudo remetia à aurora do dia, à aurora da vida!
E têm também os cheiros! Os inícios de tarde, silenciosos e modorrentos, eram invadidos por aquele cheiro inconfundível de café que exalava do prédio do Café Abaeté, percorria a praça, avançava por algumas casas, ia às narinas dos leões de pedra que adornavam a residência dos Ferreira (as peças foram sendo removidas de lugar de acordo com a especulação imobiliária, mas ainda estão lá) reafirmando a lembrança de que estávamos prontos para mais uma etapa do dia. O cafezinho era o despertar de uma sesta tranqüila. Estamos no auge do dia... no auge da vida!
As tardes permaneciam assim, no quase-silêncio. Quando ainda não haviam inventado os camelôs, os mototáxis e o boom de carros para uma cidade que não se preparou para tal, as vias públicas tinham um ar de civilidade, brincávamos nas calçadas e, quando o comércio começava a fechar as portas, montávamos as traves de pau no meio das ruas. Só anos depois fui entender o ódio dos comerciantes quando iam abrir o estabelecimento no dia seguinte e deparavam com as paredes “decoradas” com as marcas de bola. “...É mais uma noite que chega, envolvendo-nos com seu manto negro...”, sentenciava o Copacabana. Mesmo com a luz elétrica nas ruas, ainda era possível ver o Domingos acender lamparinas naquela portinha, onde vendia-se uma quarta de manteiga, dez bolachas Maria, umas cinco colheres de óleo de cozinha...” (não se acende mais lamparinas, mas até hoje, o Domingos está lá, na mesma portinha, na D. Pedro II, bem no centro comercial).
Antes, ouvíamos o alto-falante da igreja matriz entoar as notas tristes dos hinos sacros. Feito o lamúrio da despedida. Eis o crepúsculo da vida. Será?
Ainda tínhamos a sobrevida. Para os do meu tempo, talvez aquela fosse a melhor hora do dia. Pena que era tão fugaz! Pira-esconde, pião, bandeirinha (veja bem, tinha bandeirinha de homem, também). Com a variação no cardápio de opções, ainda tirávamos um tempinho para contar e ouvir histórias assustadoras. Não tínhamos o Discovery Channel, nem o National Geographic para dizer que aquilo era tudo papo furado. A gurizada daquela época acreditava e tremia com a história da moça que se vestia de branco e dormia no cemitério! Mas, nem tudo é eterno. Não tinha mais jeito, mesmo. Era voltar para casa naquele instante ou castigo na certa. Afinal, o Cine Imperador começava a executar o tema do filme “The good, the bad and the ugly”. Era o início da sessão, às oito horas da noite. E era o aviso de que aquela era hora de moleque estar em casa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NOVA ENQUETE. CONFIRA E PARTICIPE

Nossa última enquete teve boa particpação. Agora, precisamos ouvir sua opinião sobre um tema muito importante, que é a manutenção de pontes de madeira nas estradas da região. O que você acha? Participe!!!
Vá aí ao lado e vote logo!!!

ENQUETE ENCERRADA

Perguntamos aos nossos leitores:


Em quem você votaria para deputado federal, com base eleitoral em Abaetetuba, se os candidatos fossem esses:

64% disseram que votariam em José Nery (PSOL), atualmente senador da república.

23% votariam em Miriquinho Batista (PT), atualmente deputado estadual.

Vicente Maciel (PMDB) não recebeu votos

2% afirmaram não votar em nenhum desses candidatos.

Aguardem a próxima enquete

sábado, 5 de setembro de 2009

JÁ VOTOU?

Faltam só dois dias para o encerramento da nossa enquete da semana. Vá aí ao lado e dê seu voto. Sua participação é muito importante.

PREFEITA FALA PELA PRIMEIRA VEZ DA CIRURGIA

A prefeita Francineti Carvalho concedeu esta semana a primeira entrevista após a ooforectomia, cirurgia a qual ela foi submetida para a retirada do ovário. Com exclusividade, o Programa Panorama (RedeTV! Canal 9-Abaetetuba) foi até à casa da família da prefeita em Belém, onde ela está respousando. A entrevista foi exibida agora há pouco. Francineti informou que deve retornar ao município lá pelo dia 10 ou 12 deste mês. Um dos momentos mais marcantes, segundo ela, foi quando soube pela equipe médica que, no período em que ficou sedada, falava muito o nome do pai, o ex-prefeito Chico Narrina. Francineti também agradeceu as manifestações de carinho pela sua recuperação e diz estar ansiosa para voltar ao trabalho.

SEM DESFILES DO DIA DA RAÇA

O tradicional desfile do Dia da Raça na avenida D. Pedro II, no centro de Abaetetuba, não foi realizado este ano. Pelo menos na cidade, a única manifestação pelo 5 de setembro foi o hasteamento das bandeiras na Praça Francisco Azevedo Monteiro. A Secretaria Municipal de Educação preferiu organizar desfiles só na Vila de Beja.
Enquanto isso, o palanque das autoridades para a programação do sete de setembro ainda está sendo montado.
Atrasadinhos, hein?!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A PONTE, O ENGENHO, A IGREJA E O CEMITÉRIO

O programa Panorama deste sábado (5) apresenta uma reportagem especial sobre a comunidade Jaguarari. Trata-se daquela imensa faixa de terra que fica aos pés da ponte sobre o rio Moju, compondo o complexo da alça viária. Vamos matar a curiosidade de todos que passam por aquele local e devem se perguntar: Como seria aquela igrejinha que hoje está em ruínas? E aquele cemitério ainda está ativo?
Nossa equipe foi até às casas de antigos moradores. Um deles, o "seu" Pedro Abreu, é o único morador vivo que  chegou a frequentar a capela em honra à Nossa Senhora do Carmo. Visitamos, ainda, a fazenda que fica na margem esquerda do rio Moju,  e que hoje pertence a um grupo empresarial de Belém. Ali, funcionou o engenho Jaguarari, um dos maiores do estado dos tempos coloniais. Uma localidade que serviu de palco para a cabanagem.

Imperdível!!!!

Sábado, 12:45h, no Panorama (RedeTV! Canal 9- Abaetetuba)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FIQUEM DE OLHO NESSE NOME

Sérvulo Cardoso é o nome dele. Filho do popular Maxico, que por muitos anos viveu em Abaetetuba, Sérvulo é irmão do atual diretor-geral da Defensoria Pública do Estado, Antônio Roberto de Figueiredo Cardoso. Esse foi só um preâmbulo para vocês conhecerem um pouco desse personagem. O importante, contudo, é que o Sérvulo vem despontando como o mais novo político da praça. E parece que a coisa vai em frente. Coragem e ética não lhe faltam. E não pensem que ele é do tipo que entra na vida pública sem saber de seus compromissos. Sérvulo foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Abaetetuba, partido do qual afastou-se "por discordar dos rumos tomados pelo PT", conforme ele mesmo salienta. Profissional respeitado de uma empresa mercante multinacional, Sérvulo percorreu o mundo, adquirindo uma visão global das situações sócio-políticas e econômicas das mais diversas culturas. Os amigos não cansam de estimulá-lo a disputar eleição a um cargo público.  Se for para o bem...

OS PERIGOS DA ALÇA VIÁRIA

Mais um episódio que ilustra os perigos de se trafegar pela Alça Viária. Como se não bastassem os assaltos, buracos ou protuberâncias resultantes de reparos meia-sola têm feito vítimas. Agora há pouco, um caminhão de uma distribuidora de cerveja trafegava a altura da ponte sobre o rio Guamá (sentido Belém-Abaetetuba) quando, segundo o motorista Robério Alencar, o veículo caiu em um buraco. Com o choque,  o taipá (a parte que se abre da carroceria) cedeu.  A carreta transportava quinhentas grades de cerveja, das quais setenta caixas foram arremessadas ao chão, causando um prejuízo de aproximadamente seis mil reais. Até o final da tarde, ainda era possível se ver cacos, garrafas e caixas espalhadas por aproximadamente cinquenta metros. O restante da carga foi transferida para uma outra carreta da empresa distribuidora.

A VOZ DO LEITOR

Os comentários dos nosso leitores (para ler é só clicar no ícone 'comentários' abaixo de cada postagem) não devem ser desprezados. Pelo contrário, são sensatos e super importantes. Ao acabar de ler nossas notas, clique e leia também os comentários. Envie também seu ponto de vista. Vamos partir para o debate de ideias!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CONVERSA COM OS LEITORES

Alô, amigos. A enquete está rendendo. Você não deve ficar de fora. A propósito, gostaria de agradecer à professsora Marcela Parente, que começa a colaborar conosco. Professora, estou aguardando, para publicação, os resultados e a relação de Delegados eleitos para representar Abaetetuba na VII Conferência Estadual de Assistência Social.
Falo agora com Helenna Gauer. Muito obrigado pelos seus sempre valiosos comentários. Ao Abílio, um convite: registre-se no blog, você é muito importante para nós.
Obrigado, também, ao Edu Valente, que vez por outra faz uma visita ao blog.
Toda contribuição é importante.

DIREITO HUMANOS

A Defensoria Pública do Estado vem divulgando em todas as regiões do Pará o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. Em Abaetetuba, o PEPDDH foi apresentado em audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (1), no auditório do Ministério Público. O encontro reuniu representantes de órgãos  e entidades ligados ao tema. O programa foi criado em 2005 com o objetivo de garantir a proteção à integridade física, moral e patrimonial às pessoas consideradas defensoras dos direitos humanos e que, por esse motivo, possam vir a sofrer ameaças. O diretor-geral da Defensoria Pública do Estado, Antônio Roberto de Figueiredo Cardoso, que é abaetetubense, esteve presente ao evento.