PROGRAMA NALDO ARAÚJO, TODO SÁBADO AO MEIO-DIA NA RECORD CANAL 9

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CARNAVAL EM ABAETETUBA

O carnaval de Abaetetuba vai entrando, definitivamente, no calendário dos grandes eventos do gênero no estado. Este ano, os blocos de micareta surpreenderam pelo número de brincantes-alguns com até três mil-e pela grandiosidade dos trios. Mas nem só de exageros viveu a Folia de Momo abaetetubense. Boa parte da graça, mesmo, fica por conta dos tradicionais blocos de sujo, que resistem ao tempo. Um dos destaques é o Bloco do Fernandão, onde é proibido desfilar sem estar devidamente paramentado com todo tipo de sujeira-sem falar que este é o bloco onde homem nenhum pode estar de cueca. Ai do desavisado que resolver aparecer por lá com a roupa íntima masculina...
Ah, e tem também o Bloco das Virgens, que sai, há dezesseis anos, do bairro de Francilândia. Falar em homem vestido de mulher, tem, ainda, um pessoal também da Francilândia que disputa todos os anos uma partida de futebol onde todos os homens jogam...vestidos de mulher.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cresce o número de casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes em Abaetetuba. Os dados oficias ainda estão sendo levantados, mas o Centro de Referência Especializado da Assistência Social, onde as vítimas desse tipo de crime recebem atendimento psicosocial e pedagógico, antecipam que a incidência dessa tragédia social é preocupante. E o pior: o maior abusador está dentro de casa. O maior algoz é o padrasto. Os avós, notadamente os homens, vêm em segundo.

MORTE NA AVENIDA

O carnaval de Abaetetuba não foi só de festas. Quatro pessoas morreram no período da Folia de Momo. Uma dessas vítimas, Cleandro, de 23 anos, preparava-se para viajar na segunda-feira, 2 de março, para Ourilânida do Norte, onde trabalharia como eletricista. Não deu. O rapaz morreu no domingo de carnaval, em pleno corredor da folia, com uma facada no pescoço. O assassino, até agora desaparecido, aproximou-se, perguntou se a vítima o reconhecia e aplicou o golpe. A família admite que pode ter sido vingança, já que Cleandro costumava se meter em brigas de turmas.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

POLÍCIA FLUVIAL

O nosso blog sai mais uma vez na frente e informa: a Superintendência da Polícia Civil no Baixo Tocantins está elaborando um projeto para a instalação de uma unidade da Polícia Fluvial na região das ilhas. Os estudos devem ser enviados à Secretaria de Segurança Pública do Estado na próxima semana. A sugestão é de que a base de operações fique próximo à Vila Maiauatá, nos limites dos municípios de Abaetetuba e Igarapé-Miri.

MATADOURO NA MIRA DA PROMOTORIA

Outra exclusiva para nossos leitores. Não é de hoje que o Ministério Público está de olho nas péssimas condições do Matadouro Municipal. O abate de gado feito de forma irregular e a poluição de um braço de rio que passa em frente ao local, onde são despejadas vísceras e outros subprodutos do boi, já ensejaram diversas visitas dos órgãos de saúde e recomendações da Promotoria.
Agora, o promotor de justiça Haroldo Matos diz que só vai esperar passar esse período carnavalesco para anunciar uma medida definitiva. Vem bomba por aí!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

JORNALISMO?

Há jornalismo e "jornalismo". Há os que passam a vida utilizando a comunicação como meio de sustentação pessoal ou política (ou as duas coisas ao mesmo tempo). A notícia quando passa a ser comercializada como uma simples mercadoria, torna desprezível quem a mercantiliza. Não serve como instrumento da verdade e, por extensão, não serve à população. Vai direto para a lata do lixo!!!

TROCA-RELÂMPAGO DE COMANDO

No início da semana, a Polícia Militar de Abaetetuba tinha novo comandante. O major Leitão chegou, reuniu com autoridades, deu entrevistas e... poucos dias depois não estava mais à frente da PM. Na sexta-feira, mesmo, não compareceu a uma entrevista marcada três dias antes no programa Panorama. Ao ligar para o celular do oficial, a produção foi surpreendida pela informação de que o major teria ido embora por problemas de saúde da filha. Quem deu a notícia foi o capitão Nogueira, o novo comandante da PM.

AUSÊNCIA

Manter muitas atividades simultâneas tem seu preço. Foi esse o motivo de minha ausência deste espaço nos últimos dias. A preparação do programa de estréia do Panorama tomou-me muito tempo. Tivemos alguns atrasos na preparação do cenário e em alguns aspectos técnicos. Nada além do normal para quem se propõe a dar o melhor de si. E esse é o espírito de toda nossa equipe. Começamos bem, a julgar pela reação das pessoas nas ruas ou por telefone. As matérias foram bem avaliadas, com destaque para a reportagem sobre a Associação Milton Melo e sobre a pirataria nas ilhas de Abaetetuba.
Bom mesmo é voltar a viver a emoção de varar por todos os cantos do nosso município- e até fora dele em algumas situações-contando histórias e mostrando que é possível sim, fazer jornalismo com qualidade em nosso município. Agora, com tudo normalizado, volto minhas atenções para o nosso blog. Que bom rever vocês. E não esqueçam: Panorama, todo sábado, 12:30 na RedeTV! canal 9.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

OPINIÃO DO LEITOR

Mais uma enquete encerrada. Nosso blog perguntou sua opinião sobre o fato de nossas calçadas e vias públicas continuarem ocupadas pelo comércio formal e informal. 62% disseram que isso é uma vergonha, que o Código de posturas deveria ser respeitado. 25% disseram que as vendas devem permanecer, já que não há emprego e todos precisam trabalhar. 12% disseram que isso não está correto, mas se um pode, todos podem.

SEXTA-FEIRA 13- O NARCOTRÁFICO E A PIRATARIA

A pirataria nas ilhas de Abaetetuba é um dos temas que serão discutidos durante reunião nesta sexta-feira (13) no Centro Integrado de Governo, em Belém. Uma comitiva comandada pelo senador José Nery vai exigir do secretário de segurança pública do pará, Geraldo Araújo, providências imediatas para esse problema que afeta a vida de milhares de famílias ribeirinhas. Outro ponto crônico a ser cobrado é uma política de segurança efetiva para combater o narcotráfico, outra praga que assola a população abaetetubense, por estar diretamente ligada ao crescimento da violência no município.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FAROESTE

A cena se passou no início da noite deste domingo. Dois sujeitos de moto iniciaram uma discussão de trânsito na avenida D. Pedro II, a principal de Abaetetuba. Um seguiu viagem, enquanto outro mandou que a mulher e a filha descessem da garupa. Mais adiante, sacou de uma arma e deu dois tiros no desafeto. Não se sabe o estado de saúde da vítima. No centro da cidade!

TRÂNSITO CIVILIZADO

O trânsito de Abaetetuba vai, aos poucos, dando sinais de civilidade. O Departamento Municipal de Trânsito-DEMUTRAN- iniciou um trabalho bem interessante em frente ao Instituto Nossa Senhora dos Anjos. De 11:00 às 12:00 uma das pistas da rua Barão do Rio Branco, bem em frente ao colégio, é interditada para o tráfego de veículos, para que não haja aquele engarrafamento gigantesco que todos os dias se forma no local, bem na hora da saída dos alunos. Quem sabe a entrada e saída de outros estabelecimentos de grande porte tambem não merecesem igual atenção.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SUGESTÃO DO LEITOR

A respeito de nossas crônicas, que geralmente abordam temas da história de Abaetetuba, o nosso colaborador Élison Ferreira sugere:

"Naldo, me agrada muito o resgate da história política e social de Abaetetuba. Os livros publicados sobre Abaetetuba abordam o folclore, seus mitos e o rico e exótico linguajar. Creio que um livro com a linha de abordagem que você faz resultaria em uma produção muito interessante. Pense seriamente nessa possibilidade."

Muito obrigado, Élison. Na verdade, é nosso pensamento publicar a monografia apresentada na minha recém-concluída pós-graduação em Comunicação Social e que trata da época de ouro da imprensa em Abaetetuba (que considero o período entre 1884 e 1940). Bom saber que temos outros entusiastas pela causa.

QUEREMOS OUVIR SUA OPINIÃO

Tem enquete nova no blog. Vá aí ao lado e participe.

RESULTADO DA ENQUETE

Encerrada mais uma enquete do nosso blog. Perguntados sobre o que achavam da decisão da prefeita de Abaetetuba de anular o decreto de convocação de aprovados no último concurso público municipal, 62% disseram concordar com a medida, dizendo que o município não pode arcar com o inchaço da folha salarial; 25% concordaram em parte, achando que a prefeita deveria ter estudado melhor o caso, antes de demitir os concursados; 12% discordaram, alegando que quem passou no concurso merece permanecer na prefeitura.

TÁ CAINDO!!!

Pior do que a situação do cais de arrimo da Justo Chermont (entre a Tiradentes e Pedro Pinheiro Paes) é o que já vem ocorrendo com o cais de arrimo da Justo Chermont (na área da feira da farinha e do Mercado de Peixe). Alí, a coisa tá feia. 33 metros de calçada já foram, literalmente, por água abaixo. Em contato com o nosso blog, o secretário municipal de obras, Dagoberto Brilhante informa que aguarda para a terça-feira (10), a planilha de custos de um projeto de recuperação das áreas comprometidas do cais e construção dos trechos que ruiram. É aguardar!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VAI CAIR!

É o que pode acontecer caso não sejam tomadas providências urgentes em relação ao cais de arrimo da feira livre de Abaetetuba, no perímetro da rua Justo Chermont, entre as travessas Tiradentes e Pedro Pinheiro Paes. Há exatos três anos, a pedido da Pefeitura, o Corpo de Bombeiros deu um parecer preocupante. Foi verificada dilatação do piso, com afundamento da superfície acima do recomendável. As ferragens das vigas, em alguns pontos, estão expostas, sendo que algumas dessas colunas de sustentação estão arqueadas, revelando a fragilidade da obra, executada há mais de seis anos. Não há nenhum tipo de obstáculo que impeça o choque das embarcações com a estrutura de concreto. Outro fator que ajuda a deterioração da estrutura é a utilização do local para armazenamento de areia, tijolos, madeiras e outros produtos. O pedido da prefeitura aos bombeiros foi para buscar amparo legal para a retirada desse pessoal que resolveu transformar o espaço em depósito de material de construção ao ar livre. E em espaço público. A avaliação técnica foi feita e o resultado repassado para a Secretaria Municipal de Obras em fevereiro de 2006. Três anos depois, o problema persiste. Aliás, o problema piorou! Aguardemos a tomada de decisões!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

AGORA É OFICIAL

O Programa Panorama estréia no dia 14 de fevereiro às 12:30, na TV Miriti Canal 9, retransmissora da RedeTv! em Abaetetuba. A nova atração da tv abaetetubense incluirá jornalismo, arte e cultura, entrevistas com personalidades que fazem a história de nosso município. Haverá, ainda, seções dedicadas ao empreendedorismo e à cobertura dos principais eventos sociais.Um dos pontos fortes do programa será a apresentação de matérias especias. A primeira, por exemplo, falará da luta pela sobrevivência da Associação Milton Melo, que cuida de crianças com necessidades especiais.
Não perca. Panorama. Sábado, dia 14 de fevereiro, às 12:30, no canal 9.